Páginas

28 de junho de 2016

Cannes Lions 2016 Prêmios Especiais: AlmapBBDO SP leva Agência do Ano e Leão de São Marcos em homenagem a Marcello Serpa


No sábado, 25, encerrou-se a 63ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.

Os orgulhosos vencedores já podem ostentar seus Leões, afinal conquistar um troféu na mega moder fucker maior e mais importante premiação de publicidade do mundo não é para os fracos.

Nas categorias especiais, mais dois prêmios são brasileiros, o cobiçado Agência do Ano, para AlmapBBDO São Paulo e o Leão de São Marcos, para o bamba Marcello Serpa.

Confira os vencedores do Cannes Lions Special Awards:

Agency of the Year

1ª AlmapBBDO, São Paulo
Grey New York
3ª INGO, Stockholm

Pela quarta vez, a AlmapBBDO São Paulo é consagrada Agência do Ano. Além do título, a agência se despede dessa edição do festival com 21 Leões [3 Ouro, 6 Prata e 12 Bronze].


Este prêmio especial é concedido com base no número de troféus e de cases finalistas. O Brasil levou nove vezes o título de Agência do Ano, que já foram para DM9DDB [1998, 1999 e 2009], F/Nazca S&S [2001] e Ogilvy & Mather [2013].

Os outros vencedores foram R/GA Nova York [2015], Adam&EveDDB Reino Unido [2014], Wieden+Kennedy Portland Estados Unidos [2012], BBDO Nova York [2008], Saatchi&Saatchi Nova York [2007], TBWA Paris França [2006], TBWA Paris [2003, 2004, 2005], Saatchi&Saatchi Reino Unido [1996, 2002], BBDO Estados Unidos [1997], Lowe Howard-Spink Reino Unido [1995] e BBH Reino Unido [1993, 1994].


Independent Agency of the Year

Droga5, New York
Jung von Matt, Hamburg
3ª Wieden+Kennedy, Portland


Network of the Year

1ª Ogilvy & Mather
2ª BBDO
Y&R


Holding Company of the Year

1ª WPP
2ª Omnicom
3ª Interpublic


Palme d’Or 

1ª Tool, EUA
2ª Epoch Films, EUA
3ª Stink, Reino Unido

Prêmio oferecido à melhor produtora.



Grand Prix for Good - Cannes Lions 

Unfairy Tales, da 180LA Santa Monica [EUA], para Unicef.

Troféu dedicado a trabalhos realizados para ongs ou serviços públicos, que não se enquadram nos critérios de Grand Prix em outras categorias do festival.

O case vencedor relata o sentimento de crianças refugiadas através de três filmes de animação. O principal deles, Malak & the Boat, conta com dez brasileiros na ficha técnica e teve a brasileira Hefty como produtora de som.


Os brasileiros são os diretores de criação Rafael Rizuto e Eduardo Marques, da 180LA; o diretor de design da House of Colors, Adhemas Batista; o diretor do filme e roteirista André Holzmeister; o produtor e compositor musical da Hefty, Edu Luke; a editora de áudio da Hefty, Elisa Gatti; os animatic freelancers Ricardo Almeida e Guilherme Neder, o gerente de produção freelancer Luiz Abud e o renderizador freelancer Luiz Abud.

Além deste prêmio, a campanha levou Ouro em Cyber, Prata em Film Craft e Bronze em duas categorias, Entertainment e Film.

Confira Malak & the Boat:



No ano passado, o GP for Good foi para o movimento “The Ice Bucket Challenge”, o Desafio do Balde de Gelo, lembra dele?


Grand Prix for Good -  Lions Health

Man Boobs, da David Buenos Aires para Movimiento Ayuda Cancer de Mama – Macma.


Prêmio dedicado a trabalhos realizados para ongs ou serviços públicos.

A campanha usa as tetas de um gordinho para mostrar às mulheres como prevenir o câncer de mama. Apelar para os peitinhos masculinos foi um modo genial de escapar da censura aos seios nas redes sociais.


Bem-humorado, o vídeo chama a atenção para a autoprevenção ao mostrar uma mulher apalpando fazendo o exame de toque no sujeito enquanto explica o procedimento.

Confira:



Além do Grand Prix For Good, o case também faturou dois Leões de Ouro no Lions Health, em Branded Content: Digital e em Digital: Online Video.


Healthcare Agency of the Year

1ª Medulla Communications, Mumbai
2ª Langland, Windsor
McCann Health, Hong Kong


Healthcare Network of the Year

1ª McCann Health
Publicis Healthcare Communications Group
3ª Ogilvy Commonhealth


Prêmios honorários previamente anunciados

Leão de São Marcos

Entre os maiores nomes da publicidade mundial, o brasileiro Marcello Serpa, ex-sócio da AlmapBBDO, foi o homenageado desse ano.


"O Lion of St. Mark reconhece os indivíduos que fizeram contribuições excepcionais e significativas para a criatividade em toda a nossa indústria", disse Philip Thomas, CEO do Cannes Lions.

Reconhecido como o Diretor de Arte mais premiado no Brasil, Serpa conquistou mais de 160 Leões ao longo da carreira. Prêmios memoráveis como o Grand Prix de Print em 1993 para o Guaraná Antarctica e o GP de Print em 2010 para Billboard, Britney, Eminem, Marilyn, Bono e Amy.

Peça premiada com o GP de Print, AlmapBBDO para o Guaraná Antarctica, 1993

"As realizações do Marcello são conhecidas em todo o mundo, mas, talvez mais notavelmente, foi responsável por levar para casa o 1º Grand Prix da América Latina, em 1993. Desde então, participou de quatro júris, duas vezes como presidente, e durante seu mandato na AlmapBBDO a agência ganhou o Agency of the Year três vezes", acrescenta Thomas.

Sobre a homenagem, Marcello Serpa comentou: "Minha vida e carreira seriam completamente diferentes, e provavelmente um pouco chatas, se Cannes Lions nao existisse. Essas pequenas escadas para o palco estão ligadas a mim e eu sempre assisti com inveja e admiração algumas lendas da criatividade ficarem no topo delas. Sinto-me honrado e extremamente feliz por ser reconhecido como um stand-out dentro da indústria. Este prêmio é como receber uma injeção de adrenalina diretamente no ego de qualquer pessoa".

Parabéns, Serpa!

Amy, GP de Print 2010: AlmapBBDO para Billboard

O primeiro Leão de São Marcos foi concedido em 2011. Já receberam o troféu Bob Greenberg [R/GA, em 2015], Joe Pytka [diretor, em 2014], Lee Clow [Media Arts Lab, em 2013, Dan Wieden [W+K, em 2012] e John Hegarty [BBH, em 2011].


Cannes Lion Heart

Blake Mycoskie, filantropo e criador da marca de calçados TOMS [Shoes for Better Tomorrows] é o homenageado na edição deste ano.


Criado em 2014, o Lion Heart Award é dedicado àqueles cujo pensamento inovador sobre o uso da força das marcas fez diferença para as pessoas e o planeta. No ano passado, foi concedido a Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA e presidente do The Climate Reality Project. O primeiro vencedor do troféu foi Bono, vocalista do U2.



Media Person of the Year

Shane Smith, fundador e CEO da Vice Media.

Em 2015, o prêmio foi dedicado ao o chinês Sy Lau, presidente do ITS Online Media Group e vice-presidente da Tencent.

O troféu, concedido desde 1999, já teve ganhadores como Silvio Berlusconi [1999], Steve Ballmer [Microsoft, em 2008], Mark Zuckerberg Facebook, em 2010], Eric Schmidt [Google, em 2011], Jack Dorsey [Twitter, em 2012], Salar Kamangar [YouTube, em 2013] e Richard Pelpler [HBO, em 2014].


Creative Marketer of the Year

Samsung Electronics, que somente em 2015 conquistou 27 Leões no Cannes Lions.

Criado em 1992, o prêmio especial já foi entregue para executivos de empresas como McDonald´s [2014], Coca-Cola [2013], Mars [2012], Ikea [2011], Unilever [2010], entre outras. Apenas Nike [2003 e 1994] e Heineken [2015 e 1995] receberam duas vezes.

Veja também:

Cannes Lions 2016: Leões de Film, Film Craft, Titanium & Integrated
Fantasmas em Cannes: AlmapBBDO devolve Leões após treta de anúncios da Bayer
Leões do Brasil em Cyber, Mobile, Creative Data e Media. Não deu BR em Innovation e Entertainment
Leões do Brasil em Outdoor, Design, Digital Craft e PR. Product Design não deu BR
Cannes Lions 2016: GP de Creative Effectiveness fica com a incrível Monty's Christmas da Adam & Eve DDB
Leões do Brasil em Direct, Promo & Activation, e Radio. Glass não deu BR
Brasil conquista 14 Leões em Print
Cannes Lions 2016: divulgado o shortlist de Print & Publication, Direct, Promo & Activation, Radio e Glass
Cannes Lions 2016: Brasil conquista 5 Leões no Lions Health