Páginas

12 de julho de 2016

O lado obscuro da Disney dissecado em Dismaland Calais, de Jeffrey Gillete


Lembra da Disneylandia macabra criada por Banksy em agosto do ano passado? Jeffrey Gillete foi um dos artistas cujas obras compunham Dismaland.


Autor de obras pós-apocalípticas há mais de 20 anos, Jeffrey apresenta agora Dismaland Calais, série inspirada no sombrio parque de diversões de Banksy. São 15 pinturas que subvertem o mundo colorido dos personagens Disney.


O trabalho de Jeffrey Gillete tem um quê de Mad Max com pegada bem-humorada. Ele fala sobre sua inspiração: "Em meus vinte e tantos anos acabei por ingressar no corpo de paz no Nepal. Eu estava lá por dois anos em um ambiente isolado onde tive muito tempo para ler livros pesados e pensar. Eu descobri os pontos de vista do pessimista filósofo alemão Arthur Schopenhauer, e encontrei consolo em suas ideias sobre o sofrimento e a arte. A partir dai a ideia de levar as coisas que as pessoas gostam e impondo o pior cenário nasceu. Meu trabalho é basicamente a trilha sonora visual para as suas ideias com uma injeção de humor.

Dismaland Calais está em exibição no Lawrence Alkin Gallery, em Londres, até 23 de julho. Confira um pouco do que você vai ver por lá:











Jeffrey Gillete 

Veja também: