Banksy inaugura versão macabra da Disney | Dismaland vira abrigo para refugiados



O trabalho mais recente de Banksy expõe o lado sombrio da "magia" Disney. Dismaland é um "parque familiar inadequado para crianças" de causar arrepios.

O artista, conhecido pelas provocações sociais em forma de arte, aproveitou sobras de um resort abandonado há 15 anos por falta de visitantes para criar uma versão satírica da Disneylandia. Tensooo.


Banksy montou a exposição no mais absoluto sigilo. A área na cidade de Weston-super-Mare, no Reino Unido, permaneceu isolada até a inauguração. Cartazes identificavam o local como set de filmagens de um tal filme chamado Gray Fox para despistar curiosos e possíveis advogados da Disney.

Morte divertindo-se no carrinho bate-bate:
poster de divulgação. Sente a vibe

Na abertura do post, você vê um comercial para promover a atração, e abaixo uma visita guiada pelo parque. Mete o dedo no play:



Dismaland reúne 10 obras de Banksy e de 58 artistas do mundo todo, entre eles, Caitlin Cherry, Josh Keyes, Damien Hirst, Polly Morgan, Mike Ross, Bill Barminski, David Shrigley, Bäst e Espo.


Destaque para a carruagem acidentada da Cinderela rodeada por paparazzis e um tanque de refugiados.



Não é a 1ª vez que Banksy usa esse nome. Anos atrás, o artista fez um grafite de Mickey Mouse junto à frase: "Bem-vindo a Dismaland. A vida não é sempre um conto de fadas".


"Você está procurando uma alternativa açucarada, banal e sem alma para o dia de folga de sua família comum? Ou até mesmo um local mais barato. Então, este é o lugar ideal para você - um novo mundo caótico onde você pode escapar de seu escapismo sem sentido. Em vez de uma barraca de hambúrguer, temos um museu. No lugar de uma loja de conveniência, temos uma biblioteca. Temos uma loja de presentes também".



Além de atrações satiricamente bizarras, funcionários entediados refletem a vibe de Dismaland. Na entrada, um deles pergunta se “você está portando algum unicórnio”.

"Eu sou um imbecil": frase ilustra balões

Após cinco semanas, mais de 150 mil visitantes e quase R$ 120 milhões faturados, a expo chega ao fim. A área do parque irá virar abrigo aos refugiados e imigrantes. A remoção das instalações começaram ontem [28].



No site oficial, a info que alertava sobre algumas proibições - "tintas em spray, canetas marca texto, facas e representantes legais da Walt Disney Corporation" - deu lugar a outra tão irônica quanto: "Nenhum ingresso estará à venda”.


Veja mais fotos:






Caveirão? Veículo parece o utilizado pela polícia do Rio nas operações em favelas


 

Veja também:

Banksy cria grafites que chamam atenção para a crise dos refugiados
O lado negro da Disney dissecado em Dismaland Calais, de Jeffrey Gillete