Abra-se para o mundo

Criado pela Bold Ogilvy para a empresa de telefonia grega Cosmo Kapta, o anúncio a seguir pertence àquela categoria de filmes que conseguem atingir mais que a mente dos consumidores, ficam registrados no coração de quem os vê pela força da idéia e pela sensibilidade com que foram produzidos.

A começar pelo conceito 'As melhores coisas acontecem quando você está aberto para o mundo'. Eu gostaria de tê-lo criado. Simplesmente sensacional!


open space from mpared on Vimeo.

As famosas giraffinhas do Giraffas estão de volta

Gosto muito da solução criativa desenvolvida pela DPZ para o Giraffas. As marionetes são divertidas e contribuíram para construir a imagem da marca, que possui em seu DNA a irreverência e o humor.

As girafinhas, que têm as vozes feitas pelo excelente Beto Hora, voltaram agora numa nova campanha.



Repare que a girafa 'Lula' não tem o chifre correspondente ao dedo mínimo. Hilário!

Para ver mais filmes, inclusive os bastidores da campanha, clique aqui.

Dobras para quem se desdobra: origamis para dar um gás na criatividade


A palavra origami é formada pela junção do verbo ori [dobrar] e do termo gami, adaptação de kami [papel].

Arte milenar japonesa,, ótima atividade para aqueles momentos em que o prazo da campanha está se esgotando e a criatividade foi embora.


Pare, relaxe um pouco, divirta-se muito e volte com todo gás ao batente.


Para ver mais, clique aqui. Achei no Swiss Miss.

Sobre limões e limonadas: erupção de vulcão inspira anúncio de aspirina


Umas das premissas do marketing é transforme a crise em oportunidade. Foi exatamente o que fez a Graffiti BBDO, de Bucareste, ao utilizar a recente erupção do vulcão-trava-língua Eyjafjallajokull, na Islândia, como oportunidade para promover a Aspirina da Bayer.

A peça cujo título é "Livre-se da dor de cabeça" foi veiculada em outdoors no caminho para aeroportos e em revistas de viagem.

BrandZ Top 100 edição 2010

A edição 2010 da lista com as cem marcas mais valiosas do mundo, elaborada pela Millward Brown, mantém o todo poderoso Google no topo. A marca está avaliada em US$ 114,3 bilhões, valor 14% superior ao do ano anterior.

A Petrobras, empresa brasileira melhor colocada, de acordo com a pesquisa, está no 73º lugar do ranking, avaliada em US$ 9,7 bilhões.

Na 98ª colocação, o Bradesco também entrou para a lista , repetindo a posição de 2009. A valorização da marca foi de 13% em comparação ao desempenho anterior, atingindo US$ 7,4 bilhões.

Abaixo, as 20 marcas mais valiosas do mundo, seguidas pelas brasileiras que estão entre as cem mais (valor em US$ bilhões):

1- Google............114,260
2- IBM..................86,383
3- Apple................83,153
4- Microsoft..........76,344
5- Coca-Cola........67,983
6- McDonald’s......66,005
7- Marlboro..........57,047
8- China Mobile....52,616
9- GE....................45,054
10- Vodafone........44,404
11- ICBC..............43,927
12- HP..................39,717
13- Walmart..........39,421
14- BlackBerry......30,708
15- Amazon...........27,459
16- UPS................26,492
17- Tesco..............25,741
18- Visa.................24,883
19- Oracle.............24,817
20- Verizon...........24,675
73- Petrobras..........9,675
98- Bradesco..........7,450

'Qual fonte você precisa': encontre a tipografia ideal para seu projeto

Não sou muito fã de fluxogramas, mas este chama atenção pela funcionalidade. Responde a uma pergunta que causa enorme angústia - ao menos para Redatores.


Por Julian Hansen. Tradução, Lucas Oliveira.

Mulheres-fruta sob uma nova ótica


Logo desenvolvido para uma empresa de cuidados com a pele, dedicada ao público feminino e adepta de produtos naturais. Genial o modo como o designer associou conceitos como pele bonita e saudável, feminilidade e procedimentos naturais, através da maça. Fruta que, assim como o pêssego, remete à idéia de maciez e suavidade.

Destaque para a associação visual entre as partes íntimas da fruta e as da mulher. O logo é sensual sem ser vulgar. Tudo que as mulheres-fruta aqui do Brasil mais perseguem.

Vi no LogoPond!

Rock your life

Muito bacana o conceito desenvolvido para a rádio Oui FM. Rock é para quem tem atitude. Seja para o bem ou para o mal.

Você é capaz de reconhecer as pessoas nas fotos antes de terem a suas vidas transformadas pelo rock?

Leg Agency [Paris, França]

Títulos em forma

Malhação e Redação [desculpem o duplo 'ão'] são assuntos de que gosto muitooo! Genial poder encontrá-los em anúncios para lá de inspirados.

Nada como exercitar corpo e mente. Destaque para a interação entre os títulos e o corpo da modelo!




Agência: DM9DDB
Direção de Criação: Sérgio Valente, Pedro Cappeletti
Redação: Alexandre Peralta
Direção de Arte: Luiz Gustavo Dias

Harley-Davidson usa ChatRoulette em comercial criativo de custo quase zero

A agência alemã Sassenbach desenvolveu uma campanha bastante criativa e barata através do ChatRoulette, atual sensação da web, para a Harley-Davidson. A webcam mostra uma placa em que se pode ler a frase: "Desculpe, estou na estrada", reforçando o conceito de atitude e liberdade da marca de motos.

Mensagem simples e eficiente com custo praticamente zero. Assista a seguir.



Long night ahead

O conceito é superbacana mas não sei a comunicação funciona à primeira vista.

'Primeira vista' aqui é quase um trocadilho! rsrs



Cliente: BelCuore Café
Agência: Ogilvy, Brasil

Toz art

Sempre gostei de grafite, penso que é uma forma de arte que ainda traz consigo valores como livre expressão, rebeldia, criatividade, ousadia. Pena que raramente, temos acesso aos criadores das obras, não raras vezes confundidos com pichadores.

Não é o caso de Toz, o grafiteiro que espalhou sua obra pelas ruas do Rio é cada vez mais solicitado para exposições e trabalhos profissionais. Seus personagens foram transformados em Toy Art [custam 65 reais cada] e serão expostos na Galeria Movimento em Copacabana, entre os dias 30 de abril e 29 de maio.

Nina, Shimu, BB Idoso e o Julius esperam por você. Para conhecer mais, acesse o flickr do artista.

 

As paredes têm ouvidos: você consegue achar 16 rostos escondidos nessas imagens?

A campanha do celular Viewty Smart da LG, com configurações inteligentes e uma supercâmera, passa o conceito do produto de maneira também inteligente, convidando o público à interação. Em cada uma das peças há 16 rostos escondidos, você consegue encontrá-los?


[Clique para ampliar]

Argentinos do samba

Com a assinatura “Qualquer torcida fica redonda”, Skol estreia comunicação para a Copa do Mundo. A nova campanha traz um filme politicamente incorreto e futebolisticamente muitooo engraçado! Não sei se nosssos hermanos argentinos vão gostar...

Wow, o post número 100

 

Acreditem, cheguei ao centésimo post no CLARABOIA!

Uma marca e tanto, considerando que até começar a publicar, duvidava se teria assunto para tanto. Agradeço aos dois leitores e meio, porque o terceiro deles, só entrou no blog por acaso =)

Brincadeiras à parte, obrigado a todos que leem e contribuem com o CLARABOIA, em especial à Mari, pelo incentivo e dicas sobre html!

Não deixem de comentar!

[ ]
LP

Para quem só pensa naquilo

A nova campanha da Ceylor levou ao pé da letra a frase que dá título ao post. Destaque para a utilização do produto na forma de balão de pensamento.

O slogan 'Don't just think about it' é prova de que mesmo em mercados saturados de idéias - camisinhas estão no portfólio de 10 entre 10 estudantes de publicidade - ainda é possível fazer a diferença.



Passeata de formigas

O que, a princípio, parece um documentário sobre vida natural e, logo depois, um protesto bem-humorado à favor de idéias politicamente corretas, revela-se um excelente viral criado pela FCB para Cannes, de Baygon. Em tempo, as formigas são reais.

Arte na cidade para pensar

Rock band | Logo inspiração

Não conheço o som da banda de rock Bison, de Vancouver, Canadá, mas o logo criado para representá-la, sem sombra de dúvida, está entre os mais criativos que já vi.

O design utilizou as letras da palavra "BISON" de modo que formassem o animal, bicho forte e selvagem que provavelmente inspira o som da banda. Genial a forma como detalhes do corpo, chifres e olho, por exemplo, foram aproveitados em sincronia com cada letra.

Achei no Logopond.

Pixels

Já imaginou Nova Iorque sendo invadida por pixels? [Por que sempre ela?]. Se você é fã de video-games, vai adorar esse curta! Aqueles joguinhos que fizeram sucesso na sua velha infância sob uma nova ótica.

O filme, de Patrick Jean, produzido pela One More Production, é impedível!!


Enviado por onemoreprod.

Promoção Sony te leva ao Japão

Que tal faturar uma viagem de 15 dias, com direito a passagem, estadia, 2500 dólares para gastar e mais um acompanhante? E ainda: uma TV LCD Full HD de 69 " (já com o decodificador digital incorporado)!!!! Tentador, não?

Para ganhar a viagem ao Japão é 'simples', basta acertar as seguintes perguntas a respeito da foto abaixo:

1) Quem está com sono?
2) Quantas mulheres há no grupo?
3) Quem acordou agora?
4) Quais são os dois gêmeos?
5) Quem está com raiva?
6) Quem está alegre?



Recebi esta mensagem por e-mail, não tenho noção se é apenas uma piada, se de fato existe tal promoção ou se trata de uma ação de marketing viral muito bem bolada pela empresa. Agora que é muito divertida, não há sombra de dúvidas, rsrsrs

Contribuíram Fernanda Chaves e Rodrigo Cezar.

Roupa fresca

Com o objetivo de divulgar o novo Ariel, que promete deixar a roupa com aroma de fresca e aspecto de limpeza por muito tempo, a ação foi certeira na escolha do local: o setor de produtos fescos dos supermercados. Lugar que, além de tudo, tem alta circulação de donas de casa. Genial!

Polvo apaixonado encara incríveis aventuras pra ficar com o mozão | Octopus in love



Em homenagem ao Dia do Beijo, comemorado hoje, o Claraboia traz a animação de dois polvos apaixonados.

Os desafios que eles têm de vencer para ficarem juntos renderam uma história sensacional. Destaque para o roteiro e a trilha sonora.

Fica a dica, talvez aquele beijo que você tanto espera só dependa de um pouco mais de esforço. Do seu esforço ;)

Veja também:

Dia do Beijo: BRs perdem o beijo, mas não perdem a zoeira. Vem ver as melhores reações
Liberte seu Beijo

Espaço interno

Campanha formidável para o pen drive Sandisk, a mensagem de que o produto tem grande capacidade de armazenamento é passada de forma direta e inteligente.

Destaque para o layout minimalista, eu, particularmente, sou fã!

Se cidades famosas do mundo fossem letras | All Type

Tenho fascinação por All Types, não à toa sou redator. Estes são para a Penguin Books. Jeito inteligente de dizer "Viaje com palavras, conheça o mundo".




Olá, gatinha!


Para comemorar os 50 anos, a Sanrio, empresa criadora da Hello Kitty, investirá pela primeira vez em marketing de guerrilha no Brasil. Para isso, escolheu a agência Espalhe, que ainda será responsável pelas ações em redes sociais e de relacionamento com a imprensa.

Vi no Blog de Guerrilha.

A incrível árvore de chicletes

Para uns é apenas nojento, para outros é genial, algo como "arte plural", definitivamente resultado da ação espontânea de muitos. Fato é que é impossível ficar indiferente à árvore de chiclete, que fica no centro de Ribeirão Preto (SP).

Tudo começou no dia em que um jovem resolveu grudar um chiclete na árvore, outro jovem viu e grudou outro chiclete, os amigos também fizeram a mesma coisa e assim, grudar chicletes naquela árvore virou cool.

Isso é que se pode chamar de "ação viral"! Se eu fosse de alguma empresa de goma de mascar, juro que adotava a árvore. Fica aí a sugestão Adams, rsrs.




Vi no Follow the Colours.

One minute fly

Ainda sobre como aproveitar as coisas boas, tema do post anterior, responda a pergunta abaixo após ver a animação, rs...

O que você faria se lhe restasse apenas um minuto de vida?

Eu certamente rasgaria a lista de itens! Hehe ;)

Viva a vida!

O conceito da campanha do Ecosport não é nenhuma novidade, mas a redação e o design deram nova roupagem ao velho conselho. Destaque para os títulos e para as imagens dos carrinhos que mesclam ícones de aventura e natureza.
 

 
A primeira peça, postei em homenagem a Vinicius Duarte, amigo e fotógrafo. Vlw, Vinie!  

[Clique nas imagens para ampliar, o visual e a mensagem valem à pena!]

Filme de A a Z

De Roel Wouters, o curta mostra um adulto e uma criança desenhando o alfabeto. Divertido!

Artistas: Gradus W. Wouters (nascido em 2003) e Job Wouters (1980).

Publicitários X Putas

Se você não é publicitário, NÃO LEIA!!!

Informação restrita para os colegas, trata-se de uma bela comparação da nossa profissão.

1 – Você trabalha em horários estranhos (que nem as putas).
2 – Te pagam para fazer o cliente feliz (que nem as putas).
3 – Seu trabalho vai sempre além do expediente (que nem as putas).
4 – Você é mais produtivo à noite (que nem as putas).
5 – Você é recompensado por realizar as idéias mais absurdas do cliente (que nem as putas).
6 – Seus amigos se distanciam de você e você só anda com outros iguais a você (que nem as putas).
7 – Quando você vai ao encontro do cliente você precisa estar apresentável (que nem as putas), mas quando você volta parece que saiu do inferno (que nem as putas).
8 – O cliente sempre quer pagar menos e quer que você faça maravilhas (que nem as putas).
9 – Quando te perguntam em que você trabalha você tem dificuldade para explicar (que nem as putas).
10 – Se as coisas dão erradas é sempre culpa sua (que nem as putas).
11 – Todo dia você acorda e diz: NÃO VOU PASSAR O RESTO DOS MEUS DIAS FAZENDO ISSO (que nem as putas).
12- O pior é que a gente gosta (que nem as putas)

A lembrança e sugestão são do Antonio Malheiros, por e-mail. Se você gostou, leia o post 'Evite surpresas', provavelmente o texto serviu de inspiração para o filme.

ChatRoulette killer: assassinato em frente às câmeras divulga canal de terror



Imagine a bad, você tá de boas dando um rolezinho pelas câmeras aleatórias do ChatRoulette quando se depara com uma mina simpática.

Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom até que do nada surge um cara com uma faca enorme e corta o pescoço da garota.

Tensooooo!

Dá o play aí em cima e continue a ler o post pra saber mais.


ChatRoulette killer é uma campanha da McCann Erickson Madrid para divulgar o canal de terror Buzz TV. A iniciativa está entre as primeiras campanhas executadas através do ChatRoulette, novo hype da internet.

Curtiu? Você pode ver o case da ação abaixo:



Em tempo, se você ainda não sabe o que é ChatRoulette, não conte para ninguém! Aproveite e clique aqui e aqui.

Evite surpresas

O filme a seguir, dos estudantes Marco Túlio e Douglas Padilha, traça um retrato bastante fidedigno do modo como algumas agências atuam. Prostituem o mercado, aceitando valores abaixo do razoável, praticando concorrência desleal, não cobrando pela criação, além de outras práticas impublicáveis... Como se fossem p*, ou pior, filhas das p*.

A qualidade da produção levou o vídeo a concorrer na categoria Universitário do FestVídeo, de Ribeirão Preto.

Tetris X Contra

Animação impagável, haja criatividade! rsrs

Verdadeira Ilha de Lost é descoberta

Por Sherlock Crusoé da Silva, Redação Yahoo! Brasil Notícias


O Serviço Secreto Britânico acredita ter encontrado a verdadeira Ilha de Lost, um arquipélago remoto que, surpreendentemente, parece ter inspirado a criação do seriado norte-americano.

A descoberta foi feita por acaso, no ato da prisão de piratas somalis que haviam sequestrado um cargueiro norueguês no golfo de Áden. Com os piratas, foi encontrado um mapa que mostrava a localização de uma ilha. Enviados ao local, agentes da SAS, a tropa de elite da Força Aérea inglesa, relataram que a área está sob forte influência de um campo eletromagnético até então desconhecido.

O que mais deixou os agentes perplexos foi a descoberta de destroços de um avião Boeing 737 sem nenhum vestígio de corpo por perto. No avião, havia apenas um caixão, vazio, no compartimento de bagagens. Na ilha, havia ainda um cão da raça labrador com uma coleira em que se lê o nome Vincent.

O coronel John Smith, fã da série Lost, foi quem primeiro atentou para as coincidências. "Em 20 anos de SAS, nunca havia ficado tão assustado", confessou. Os piratas somalis usavam a ilha como esconderijo. Havia um bunker com uma escotilha no topo e uma sequência de números - 4, 8, 15, 16, 23 e 42. Os militares dizem não saber o que isso significa.

A ilha ainda não foi batizada. Um agente sugeriu o nome "Lost" ("Perdido", em inglês), mas outro argumentou que isso não fazia sentido, já que a ilha não estava mais perdida. Como ela foi descoberta por militares britânicos, caberá à Rainha Elizabeth II o batismo da ilha.

Dos quatro piratas somalis presos, dois, curiosamente, usavam camisas do Botafogo. Um deles se chamava Paulinho Criciúma, um nome pouco comum na Somália. Eles dançavam ao som do Rebolation quando foram surpreendidos pelos agentes britânicos.

Dentre o material apreendido com os piratas constavam três caixas de CDs do Biquini Cavadão, dezenas de latas de Goiabada Cascão e garrafas vazias de Guaraná Jesus. Um imenso tonel cor de rosa levou o Serviço Secreto Britânico a concluir que o local era usado para fabricação pirata da bebida, que depois seria vendido em camelôs das ruas da Tanzânia.

Caro leitor, esta notícia é um trote de 1º. de abril.

Se como eu, você é fã de Lost e também caiu... passe adiante! Agora, cá entre nós, podia ser verdade, né não! rsrsrs

Logorama

Se você é "um vendido ao sistema", digo publicitário, ou simplesmente não tem vergonha de assumir que gosta, sim, de marcas não deixe de assistir ao filme Logorama. Um curta de 15 minutos em que todos os personagens, objetos e até cenários são ícones ou mascotes de marcas famosas.

Criado pelo trio francês H5, o filme está bombando nas premiações. Além de Melhor Curta no Cannes Film Festival, foi  vencedor do Oscar na categoria Melhor Curta de Animação.

Politicamente incorreto, nada como ver o palhaço símbolo do Mc Donalds como o vilão da história. É diversão garantida!! Tente contar quantas marcas reconhece...

Agora é torcer para nenhuma empresa processar os produtores da animação. Como disse Nicolas Schmerkin, um dos criadores - "Espero que eles tenham a mente aberta de que isso é ficção e não representa a realidade".