Cannes Lions 2021: BR estreia com 16 Leões e 8 agências premiadas. Festival distribui 9 GPs no 1º Dia

 


Começou a 68ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Neste ano, a premiação mais hitada da publicidade mundial será realizada de forma full digital, de 21 a 25 de junho. 

Cannes Lions Live 2021 dá início aos trabalhos com queda de 6% no número de peças inscritas em comparação a 2019 - a edição do ano passado foi cancelada por motivos de coronavírus. Mesmo aceitando cases veiculados em 2020, foram realizadas 29.074 inscrições, o menor número desde 2012 quando superou 30 mil trabalhos inscritos.

Noventa países disputam em 28 categorias, uma a mais do que a última edição do evento, em 2019. A nova área Creative Business Transformation estreia com 202 inscrições e premiará trabalhos que demonstram o impacto das mudanças criativas na transformação dos negócios das empresas. Film é a categoria mais disputada esse ano, com 2.726 trabalhos inscritos.

O Brasil chega em Cannes com 1.472 peças. Número 30% menor em relação à última edição. Apesar da queda considerável de 30%, somos o terceiro país no total de inscrições, atrás apenas de EUA e Reino Unido.

Resultados do primeiro dia

Cinco das 28 categorias divulgaram resultados oficiais no 1º dia do Festival. Brasil faturou 16 Leões, sendo dois de Ouro, seis de Prata e oito de Bronze. Oito agências brasileiras conquistaram 15 troféus e um Leão de Prata, em Outdoor, foi para o case "In Someone Else's Shoes", inscrito pela produtora de som Studio Tesis e criado pela Arnold Boston para o banco Santander.


O Brasil saiu-se melhor em Outdoor com sete Leões [1 Ouro, 4 Prata, 2 Bronze] e depois em Print & Publishing com cinco troféus [1 Ouro, 1 Prata, 3 Bronze], sendo 1 Ouro e 1 Prata para o trabalho da Africa para a Folha de S. Paulo, 1 bronze para a peça "Son", da Leo Burnett Tailor Made para ABTO [Associação Brasileira de Transplante de Orgãos], 1 bronze para Racism Uncovered da Africa para Afro Brasil Museum e 1 bronze para "True Fashion", da AlmapBBDO para Alpargatas/Havaianas.

Em Pharma, as agências BR garantiram dois Leões [1 Prata, 1 Bronze], para a Health & You e a TracyLocke, respectivamente. Design também rendeu dois Leões [2 Bronze], um para a Africa e outro para AKQA. Na categoria Health & Wellness não houve trabalhos brasileiros premiados, os cases finalistas das agências AKQA, Africa e Artplan não se converteram em Leões.

Destaque para as agências Africa, com cinco Leões [1 Ouro, 2 Prata e 2 Bronze], e AlmapBBDO, também com cinco troféus [1 Ouro, 1 Prata e 3 Bronze]. Os outros Leões foram para VMLY&R e Suno, que dividem 1 Prata, Havas Health & You e Collletivo Design, que também dividem 1 Prata, e AKQA, Leo Burnett Tailor Made e TracyLocke, com 1 Bronze cada.

O trabalho brasileiro mais premiado até agora é "O Valor da Notícia", da Africa para o jornal Folha de S.Paulo, com três Leões, 1 Ouro, em Print & Publishing, e 2 Prata, em Print & Publishing e Outdoor. 


Assista:



A agência Africa também ganhou Prata com a série "Femicide/Burning/Oil", mais uma vez para a Folha, e um Bronze em Print & Publishing para "Racism Uncovered", criado para Afro Brasil Museum. O outro Leão, de Bronze e em Design, foi para o case "Salla 2032".


Assista:



Cases premiados da AlmapBBDO [1 Ouro, 1 Prata e 3 Bronze]: "True Fashion" (Backstage 1, 2 e 3),  para Havaianas, conquistou Ouro em Outdoor e Bronze em Print. "Doritos Wassabi", Prata [Outdoor] e Bronze [Outdoor]. "Hunter Cast", para Snickers, Bronze [Outdoor].


Bronze em Print & Publishing: "True Fashion", da AlmapBBDO para Alpargatas/Havaianas.


Prata e Bronze em Outdoor: "Doritos Wassabi"


Bronze em Outdoor: "Hunter Cast" para Snickers.



Leo Burnett Tailor Made levou Bronze em Print & Publishing por "Son", para ABTO. 


A AKQA conquistou Bronze em Design por "Code of Conscience", para o Instituto Raoni. A TracyLocke ganhou um Bronze em Pharma por "Beautiful Dreamer", para Pfizer. A agência Havas Health & You levou Prata por "Idverse". E VLMY&R e Suno dividem um Leão de Prata em Outdoor por "We Stand", para o Santander.



Nove GPs distribuídos, BR levou nenhum

Foram entregues 9 Gran Prix no primeiro dia do Festival, três categorias tiveram mais de um GP. Nenhum deles para o Brasil. Alguns cases premiados, entretanto, contam com brasileiros na ficha. 

Confira os prêmios por área:

PHARMA LIONS
"Sick Beats", da Area 23- FCB Health Nova York para a Woojer [Estados Unidos]


Assista:



HEALTH & WELLNESS
Foram entregues dois GPs na categoria.

"#StealOurStaff", da TBWA\London para Beco [Reino Unido]


"#WombPainStories", da AMV BBDO London para Essity [Reino Unido] Body Form/ Libresse



LIONS HEALTH FOR GOOD
"Addrespollution.org", da AMV BBDO London para Central Office for Public Interest [Reino Unido]



DESIGN
Foram distribuídos dois GPs na categoria.
"H&M Looop", da AKQA Estocolmo para a H&M (Suécia)


Assista: 


O segundo GP da categoria foi para o trabalho "Notpla", da Superunion London para Notpla.



OUTDOOR
Foram entregues três GPs na categoria
Série Day, "Day 35", "Day 28", "Day 32" ["Moldy Whopper"], da Ingo Estocolmo, David Miami e Publicis Romenia para Burger King [Suécia]

O case traz brasileiros na ficha. São eles: Fernando Pellizzaro e Jean Zamprogno [group creative directors, Sergio Takahata [senior art director], Stefane Rosa [group account director], da David Miami, e Eduardo Marques [chief creative officer] e Ivan Montebello [art director, da Publicis.

São eles: 


"Shutter Ads", da Publicis Itália para Heineken [Itália]


"Village Electrique", da Publicis Conseil para Renault [França]



PRINT & PUBLISHING
"Courage is Beautiful", da Ogilvy London e Ogilvy Toronto para Dove [Reino Unido]

A campanha conta com os brasileiros Dedé Laurentino e Juliana Paracencio na ficha. Assista:



Confira o videocase:


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Anitta entra para Conselho de Administração do Nubank

 


Nubank acaba de anunciar Anitta como a nova integrante do seu conselho administrativo. Cantora vai participar de reuniões trimestrais com outros seis conselheiros e a diretoria da banco para ajudar a traçar estratégias para o futuro do negócio.

Anitta se torna a terceira mulher a integrar o grupo. Ao divulgar a novidade em suas redes, nesta segunda, 21, a cantora brincou que tem pessoas pedindo a ela para aumentar o limite do cartão. 



Iniciando os trabalhos, Anitta comentou suas primeiras impressões sobre o novo trampo no blog do Nubank. "Muita gente na América Latina sempre viveu de emprego informal. Como essas pessoas vão ter histórico de crédito? Fiquei impressionada ao ver o trabalho do Nubank em fazer com que milhões de pessoas se sintam incluídas, podendo ter uma vida financeira melhor", contou.

Cria de Honório Gurgel, subúrbio do Rio de Janeiro, Anitta conhece de perto as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros no corre do dia a dia. A chegada da cantora e empresária, agora milionária, traz sua expertise em construção de marcas e, apesar dos clientes já se sentirem conectados com o banco, a ideia é que ela contribua para ampliar tal conexão, garante o Nubank.

"Anitta tem profundo conhecimento do comportamento dos consumidores nesses mercados que tem explorado e tem muita experiência em estratégias de marketing vencedoras. Essas competências foram chave para a convidarmos para o conselho. Nenhum outro conselheiro possui essa experiência", afirma David Vélez, CEO e fundador da empresa.



Sem cachê

"Anitta não se juntou ao Nubank para ser garota-propaganda ou fazer o lançamento de um produto específico, mas para ser conselheira para uma série de decisões estratégicas. Entendemos que ela simboliza muito bem a missão do Nubank de empoderamento das pessoas e desafiar o status quo", afirma a instituição.

Em vez de cachê a cantora terá, como conselheira, direito a remuneração diferida em ações ["restricted stock units"] do banco, avaliado em 30 bilhões de bidens numa rodada recente de capital. Tal formato de compensação é atribuível a todos os funcionários.

É, meus amigos, perdoem-me o jogo de palavras, mas a poderosa está dando um show.



A notícia do novo trampo de Anitta no Nubank se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes. O nome da cantora e da empresa ocuparam a primeira e a segunda posição, respectivamente, dos assuntos mais comentados no Twitter.









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Nem todo mundo gostou, entretanto.





Claro que ia virar assunto para a zoeira e memes:



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