Brasil encerrou a temporada de caça aos Leões em Cannes com 68 troféus [3 GPs, 13 Ouros, 18 Pratas e 34 Bronzes]. As derradeiras categorias anunciadas nesta sexta, 25, foram: Glass, Film, Sustainable Development Goals e Titanium.
No último dia do Festival de Criatividade, o país abocanhou mais nove Leões. São eles: 1 Grand Prix em Glass, 6 Leões em Film [1 de Prata e 5 de Bronze] e 2 Leões em Sustainable Development Goals [1 de Ouro e 1 de Bronze]. Em Glass, a VMLY&R fez história ao conquistar o primeiro GP da categoria para o Brasil com a campanha "Eu Sou" para Starbucks. A área estreou no Cannes Lions em 2015 .
A Africa lidera o ranking das agências brasileiras com 21 Leões [1 GP, 6 Ouros, 4 Pratas, 10 Bronzes], seguida pela AKQA, com 12 Leões [3 Ouros, 5 Pratas, 10 Bronzes]. Fechando o pódio, VMLY&R com 9 Leões [1 GP, 1 Ouro, 4 Pratas, dois deles com a Suno, 3 Bronze] - confira a listagem completa no final do post.
No comparativo com edições anteriores, o Brasil teve um desempenho aquém dos 85 Leões que ganhou em 2019 e dos 101 Leões de 2018.
Leões por categoria
GLASS - 1 GP para o Brasil
O prêmio máximo da categoria é BR, meus amigos. A VMLY&R volta pra casa com o GP pelo trabalho "I am" para Starbucks. A campanha voltada para os LGBTQIA+ teve como objetivo dar suporte a pessoas trans no processo de retificação do nome de batismo para o nome social com o qual se identificam.
No último dia do Cannes Lions, a agência VMLY&R também foi destaque na categoria "Sustainable Development Goals", com um Leão de Ouro e um de Bronze, pelo case "The Commitent para CCWD.
FILM - 6 Leões para o Brasil [1 Prata, 5 Bronze]
O trabalho "Let Her Run", criado pela Africa, ganhou um Leão de Prata na categoria. A campanha para o SporTV lidou com o drama enfrentado por mulheres atletas impedidas de competir em provas oficiais por registrarem taxas naturais de testosterona acima do padrão.
"Let Her Run" também ganhou o Leão de Bronze.
Os outros Bronzes de Film foram para os cases "Late Night Stores", da David para o Burger King [saiba mais sobre a campanha]; "Salla 2032", da Africa para House Of Lepland; "We Watched It All", da AKQA para Netflix; e "Inertia City", da Wunderman Thompson para United Nations.
SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS - 1 Leão de Ouro e 1 de Bronze para o Brasil
O trabalho "The Commitment", da VMLY&R para CCWD, ganhou Ouro e Bronze na categoria. Campanha teve como objetivo o combate ao casamento infantil no Malawi, um dos países mais pobres do mundo, localizado na costa oriental africana.
6 GPs concedidos para 4 categorias, 1 para o Brasil
GLASS
"I am", da VMLY&R para Starbucks
FILM
Foram concedidos três GPs na categoria. "Crocodile Inside", da BETC Paris para Lacoste; "You Can't Stop Us", da Wieden+Kennedy de Portland para Nike; e "#Wombstories", da Chelsea Pictures Los Angeles / AMVBBDO Londres para Essity [Bodyform].
O case #Wombstories, da Chelsea Pictures, de Los Angeles com a AMVBBDO, de Londres, para Essity [Bodyform], também faturou o GP de TITANIUM e GP de Film Craft.
SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS
"The 2030 Calculator", criação da Farm de Estocolmo para Doconomy
Total de Leões por categoria
Outdoor [7] - 1 Leão de Ouro, 4 Leões de Prata, 2 Leões de Bronze
Design [2] - 2 Leões de Bronze
Print & Publishing [5] - 1 Leão de Ouro, 1 Leão de Prata, 3 Leões de Bronze
Pharma [2] - 1 Leão de Prata, 1 Leão de Bronze
Health [zero]
Creative Data [1] - 1 Leão de Prata
Creative Strategy [1] - 1 Leão de Prata
Direct [3] - 1 Leão de Ouro, 2 Leões de Bronze
PR [4] - 2 Leões de Ouro, 2 Leões de Bronze
Media [4] - 2 Leões de Prata, 2 Leões de Bronze
Social & Influencer [2] - 2 Leões de Bronze
Entertainment [3] - 1 Leão de Ouro, 1 Leão de Prata, 1 Leão de Bronze
Entertainment for Sport [5 - 1 GP, 1 Leão de Prata, 3 Leões de Bronze
Entertainment for Music [1] - 1 GP
Film Craft [1] - 1 Leão de Bronze
Industry Craft [3] - 1 Leão de Ouro, 2 Leões de Bronze
Digital Craft [1] - 1 Leão de Prata
Mobile [5] - 3 Leões de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze
Radio [3] - 1 Leão de Ouro, 1 Leão de Prata, 1 Leão de Bronze
Creative Business [1] – 1 Leão de Bronze
Creative E-Commerce [1] – 1 Leão de Bronze
Brand Experience [4] – 1 Leão de Ouro, 2 Leões de Prata, 1 Leão de Bronze
Innovation [zero]
Creative Effectiveness [zero]
Glass [1] - 1 GP
Film [6]) - 1 Leão de Prata, 5 Leões de Bronze
Titanium [zero]
GP For Good [zero]
Sustainable [2] - 1 Leão de Ouro, 1 Leão de Bronze
Ranking por categoria - BR
Card via Clube da Criação
Ranking por agência - BR
*30 pontos para cada GP, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
"Como vou explicar dois homens de mãos dadas para uma criança?", o surrado argumento homofóbico foi colocado em cheque em campanha do Burger King lançada nesta quarta-feira, 23 de junho, Mês do Orgulho LGBTQI+.
A fim de mostrar que o tema é muito mais simples do que parece e deve ser abordado sem tabus, o BK reuniu crianças e adolescentes que falam do amor e da diversidade. A iniciativa em apoio à causa, uma cocriação da DAVID com especialistas em psicologia e diversidade, mostra a perspectiva infantil quanto ao amor e ao respeito.
Intitulado "Como explicar?", o filme retrata de forma genuína o olhar infantil sobre a temática. Acompanhadas por pais e mães, crianças compartilham seu ponto de vista e respondem a perguntas feitas por profissionais de modo espontâneo, em uma gravação sem roteiro.
"O lançamento da campanha tem como objetivo endereçar um ponto de reflexão à população em geral. O preconceito é uma construção social e, com toda a responsabilidade que nos cabe enquanto companhia, conseguimos mostrar que os pequenos carregam o discernimento a partir de um olhar muito sensível e humano", analisa Juliana Cury, diretora de marketing do Burger King Brasil.
Cartilha com dicas
Além do filme, o BK lança, em parceria com a ONG Mães Pela Diversidade, uma cartilha com dicas e instruções para as pessoas que desejarem se aprofundar no assunto. A peça funciona como um guia na hora de conversar sobre o tema com as crianças. O conteúdo, aberto e gratuito, pode ser baixado neste link.
"Essa cartilha contém a informação necessária para desconstruir o preconceito e para que cada vez menos as famílias sofram o efeito da LGBTfobia", afirma Maju Giorgi, idealizadora e coordenadora nacional da ONG. O Mães pela Diversidade receberá doações da marca para ampliar o projeto.
Aprovação e ataques lgbtfóbicos
Na tarde desta quinta-feira, 25, o termo Burger King aparece entre os assuntos mais comentados do Twitter. A campanha foi bem recebida e tem conquistado elogios pelo cuidado e respeito em sua elaboração.
Apesar disso, a ação foi alvo de ataques na internet disparados por grupos conservadores que pedem o "cancelamento" da marca e usam a hashtag #BurgerKingLixo.
#BurgerKingLixo Ora Ora quer dizer q o @BurgerKingBR irritou a tradicional família brasileira. A mesma família q vai pra Paulista comemorar 500 mil mortesvítimas de negligência e irresponsabilidade?? Agora q eu compro no Burger King mesmo. pic.twitter.com/HLlkfXeWkw
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) June 25, 2021
Procurada pela imprensa, a rede de restaurantes se pronunciou. "No BK, acreditamos no respeito como princípio básico de todas as relações humanas e não toleramos o preconceito. Aqui, todas as pessoas são bem-vindas", divulgou em nota.
"O desenvolvimento da campanha 'Como Explicar', voltada e pensada especificamente para o público adulto, contou com a curadoria de especialistas em psicologia para garantir o uso de uma linguagem adequada, bem como uma consultoria de diversidade e das ONGS Mães pela Diversidade e APOLGBT. O Burger King reforça seu compromisso de contribuir na construção de uma sociedade cada vez mais plural e com o respeito como princípio básico", conclui o comunicado.
Assista:
Confira mais algumas reações:
Burger King faz propaganda para dizer que crianças estão cagando pra dois homens ou duas mulheres se beijando, e que pais homofóbicos usam isso como desculpa pra serem preconceituosos. Momentos após: pais homofóbicos sobem tag #BurgerKingLixo porque se incomodaram com a propagand