A luta pela igualdade de gêneros definitivamente entrou na pauta. A
propaganda reflete as tendências da sociedade e insere-se na conversa procurando estabelecer uma conexão engajadora com o público feminino.
Algumas empresas estão batendo um bolão, outras nem tanto. Mas vamos falar de coisa boa?
Marcas conscientes do seu papel social aproveitaram o
Dia Internacional da Mulher, para abraçar a causa através de iniciativas que focam o empoderamento feminino, a equidade de direitos, a luta contra o assédio, a violência doméstica e, ainda, homenageiam e inspiram as
mulheres.
Confira o que Netflix,
Twitter, Lego,
Nike, YouTube, Microsoft e muitas outras prepararam.
1. Netflix
A plataforma criou o vídeo "Respeita as minas" onde mostra que sem
mulheres, não haveria histórias. A ideia é destacar a importância das
personagens femininas em suas
séries.
2. Lego
A marca de
brinquedos lançou a linha
Super Heroes Girls, os kits trazem mulheres fortes como Batgiril,
Mulher Maravilha e Arlequina.
Além disso está preparando a
coleção Mulheres da Nasa, com profissionais pioneiras na agência espacial americana. As iniciativas são grandes exemplos de representatividade.
3. Cruzeiro
A equipe mineira de
futebol fez um gol de placa na luta pela igualdade de gêneros ao estampar números da violência contra a mulher nos
uniformes.
A ação aconteceu nesta quarta-feira, 8, durante a partida em que enfrentou o Murici/AL, pela Copa do Brasil.
A ação em
homenagem ao
Dia Internacional da Mulher repercutiu na imprensa BR e internacional.
4. Desafio do acidente entre pai e filho
O enigma postado pela página Quebrando o Tabu fez muita gente queimar os neurônios e mostrou quão estereótipos de gênero podem estar profundamente arraigados em nosso pensamento.
Até agora são
mais de 78 mil reações e 97 mil compartilhamentos.
Já decifrou a resposta sobre quem seria a tal pessoa? O avô do garoto? O padrasto? Outro pai, no caso de uma união homoafetiva?
Nãaao, nada disso. A resposta é bem mais simples do que todas essas suposições. A pessoa mais competente para operar o menino era, na verdade, a
mãe do garoto.
5. Jornal O Globo
No vídeo, profissionais da jornal carioca leem comentários machistas e preconceituosos enviados pelos de leitores.
6. Atroveran
A campanha da marca de
remédio contra cólica incentiva mulheres a se livrarem rápido daquilo que as fazem sofrer. Criação da Conspiração Filmes.
7. Mulher interrompida - Agência BETC
A agência de
São Paulo desenvolveu um
app que conta quantas vezes uma mulher não consegue concluir sua fala por ser desnecessariamente interrompida por um homem - um tipo de violência conhecido como
manterrupting.
8. Buscofem
Um vídeo com depoimentos reais de mulheres falando
frases machistas que elas ouvem todos os dias foi a aposta desse outro medicamento contra cólica para o
Dia da Mulher.
9. YouTube
A plataforma convidou mulheres de todo o mundo - famosas como
Ellen DeGeneres e Malala Yousafzai ou anônimas - para enviar mensagens inspiradoras no vídeo criado especialmente para a data.
10. Twitter
O microblog criou a conta Twitter Women com o objetivo de divulgar temas que promovem o empoderamento feminino.
11. Microsoft
A marca criou um vídeo para quebrar o estigma de que carreiras de engenharia, ciências e
tecnologia são coisa de homem e incentivar garotas escolherem estas áreas. Confira acima.
12. TNT
A ação da TNT também combate os estereótipos de gênero. A
intervenção "Não deixe o 'isso não é pra mulher' vencer" da grafiteira Magrela mostra uma garota desatando nós em alusão às amarras que a sociedade impõe às mulheres. O
grafite feito em São Paulo faz parte do movimento Real Content, projeto de conteúdo inédito sob a batuta da Y&R.
13. Companhia das Letras
A editora distribuiu
gratuitamente 150 exemplares do
livro "Sejamos Todos Feministas, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie em frente à estação de metrô Barra Funda, em
São Paulo.
14. United Color of Benetton
"Mulheres não são a metade mais fraca", o conceito poderoso e provocativo é o mote do comercial da marca lançado na Índia. O filme diz às mulheres para não desistirem de lutar por seus direitos.
15. Nike
A campanha da marca veiculada na Rússia tem o objetivo de valorizar as mulheres russas após a descriminalização da violência doméstica no país.
A iniciativa utiliza a tradicional
música clássica tocada em teatros grandiosos para mostrar do que as mulheres são feitas.
No filme, uma
garotinha canta a canção infantil "What are our boys and girls made of?". A apresentação segue de boas, até a menina russa mudar a música original e dizer que mulheres não são feitas de sinos e flores, mas de garra, força e determinação.
Nesse momento, atletas de patinação, ginástica olímpica, skate e futebol saem da plateia para encorajar a jovem cantora.
Além do vídeo, a Nike criou uma série de atividades esportivas e culturais para as moradoras de Moscou.
A marca volta a quebrar esterótipos de gênero em outra campanha, dessa vez na Turquia. Veja abaixo:
16. ONE
Quantas meninas estão fora da escola nesse momento ao redor do mundo? A
organização One.org chama atenção para esse aspecto através de uma campanha e de um site.
17. Sydney Boys High School
Quer saber porque o feminismo é importante para as mulheres? Estudantes
homens de uma escola australiana fizeram a mesma pergunta às suas mães, irmãs e namoradas. Eles reproduzem as respostas no vídeo acima:
18. Boneca gigante de Olinda
Os bonecos gigantes do
Carnaval de Recife ganharam uma versão feminina. A boneca foi equipada com
câmara de segurança e transmitia informações em tempo real para a central da polícia enquanto descia as ladeiras de Olinda durante o Carnaval.
O objetivo da ação do Disque Denúncia de Recife era garantir mais segurança aos foliões. A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Turismo e da Secretarias de Segurança Urbana.
19. A menina e o touro de Wall Street
A
intervenção urbana interage com a famosa estátua em frente à bolsa de valores americana, marcando território pela igualdade de gênero.
20. Livro Rebel Girls
Escrito por duas autoras,
Rebel Girls é bibliografia fundamental para quem tem filhas. O
livro direcionado ao público infanto-juvenil traz histórias de mulheres reais a fim de ampliar a representatividade feminina e inspirar garotas.
21. Domino's Pizza
A filial BR da rede de pizzarias usou uma suculenta
pizza fatiada para destacar as conquistas do feminismo ao longo dos anos e lembrar que o mundo precisa de mais.
22. L'Oréal
A marca de
cosméticos aproveitou o Dia da Mulher para uma mensagem inclusiva e de valorização das mulheres trans, negras e pobres. "A luta de uma é a conquista de todas", diz. Confira no player aí de cima.
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