Just add color

A Converse acabou de colocar nas ruas [literalmente] uma campanha iradaaa que tem tudo a ver com o universo street da marca. Grafiteiros e outros artistas urbanos foram convidados para colorir cidades da Áustria, Alemanha e Suíça. O tênis Chuck Tailor - ícone da marca e símbolo pop do século 20 - esteve presente o tempo todo, na forma de estêncil, de ilustração e de outras expressões artísticas. O povão pôde participar, o que contribuiu pra manter o clima underground da iniciativa. Ficou Phodaaa! Bem que podia vir aqui pro Brasil, né não? Confira as fotos e assista ao vídeo-case a seguir.














3 Corujas

Logo conceito de Mikeymike.



Pôneis malditos 2

Sim, eles estão de volta. Além do filme para TV, há uma versão estendida para internet e um aplicativo para o Facebook, o Hiponeitizador. Tudo exatamente como no ano passado. Mas, diferentemente da nova Nissan Frontier [que está mais potente], os equinos parecem não ter o mesmo carisma da primeira campanha. Terão força para viralizar? Só o tempo e você pode dizer ;)




Via

Novidades à vista:o Claraboia agora divulga lista dos posts mais vistos


O blog traz novidades.

Agora você pode acessar os posts mais populares. Eles ficam na parte inferior da página inicial [só correr a barra lateral até o fim]. Outras mudanças você vai descobrir interagindo. Fique à vontade ;)

As novidades são agradecimento pelas suas visitas. Graças a elas e aos amigos [só divulgo o blog entre eles], o Claraboia não para de crescer.

Neste mês, bateremos nosso recorde de views mais uma vez - bem que tentei divulgar números, mas cadê que me lembro como calcular porcentagem [essa nada mole vida de redator].

Obrigado pelo carinho e pelo incentivo! Em especial, aos meus seguidores Anderson Silva, Gustavo Venceslau, Diego Dores, Leonardo Amorim, Marina Dantas, Danielle e Claire.

O vovô da Quaker deu um tapa no visual


Com 134 anos, o vovô da Quaker anda mais vaidoso do que nunca. Arrancou a papada, aparou a cabeleira e deixou os ombros à mostra. A silhueta está mais alongada, o que o faz parecer ligeiramente mais jovem e vibrante - afinal, aveia é vista como uma alimentação saudável e de energia.

Larry [o passarinho do Twitter é seu xará] abandonou a moldura oval que lhe atribuía o status de um quadro antigo na parede para se mostrar mais vivo e bem disposto. Agora, dois blocos vermelhos em tons ligeiramente diferentes compõem o pano de fundo. A variação de tonalidade confere uma sensação de movimento ao logo. O Est 1877, ladeado por folhas estilizadas de louro, e as diagonais da parte inferior sugerem um selo de qualidade e ratificam a mensagem de tradição, qualidade e confiança.

As mudanças são obra do estúdio Hornall Anderson e foram executadas de modo que ninguém perceba que algo está diferente. Não que o senhor esteja envergonhado de se assumir metrossexual, o objetivo da Pepsico é revigorar a marca sem abrir mão da tradição. Seu Larry manteve a dignidade e os pés de galinha.

    Antes                                                      Depois


#FAIL

Pirataria aérea. Literalmente, hehe. Deram mole... #quedeselegante


Cérebros ou Bundas?



Outro dia, a minha agência foi desclassificada de uma concorrência por falta de bundas. Ganhar ou perder concorrências faz parte do nosso negócio e as afinidades que levam um cliente a escolher uma ou outra agência são insondáveis por isso não ficamos tristes pela desclassificação. Ficamos chateados mesmo foi com o critério utilizado.

"Quantos funcionários tem a agência?", é como veio escrita a pergunta no formulário da concorrência. O que ela queria dizer era: só faremos negócios com vocês caso vocês já tenham um número suficiente de bundas amarradas em cadeiras (nome científico: gluteus maximus trancafiadus). Vale lembrar que, salvo raras exceções, na grande maioria das agências o trabalho é realizado principalmente com outra parte do corpo, o cérebro, que por sua vez, mesmo não estando presente no local de labuta pode ser acionado através de uma rede mundial de computadores chamada Internet — Duh! . Então, que diferença poderia fazer, nos dias de hoje, a quantidade de bundas que oferece um prestador de serviços ao seu cliente? Pra esse pessoal, fazia muita.

Me parece que um cliente interessado em bundas não entende de negócios. Afinal, se entendesse saberia que no ramo de serviços mão-de-obra é um dos custos mais altos. Uma boa agência terá sempre o tamanho exato da demanda de seus clientes e só crescerá junto com o aumento da demanda. Uma agência com excesso de pessoal vai cobrar mais caro de seus clientes sem necessariamente entregar mais. É como presumir que um escritório de advogados com 400 advogados vai livrar a sua barra melhor do que um que tenha apenas 10 chefiado pelo Dr. Márcio Thomaz Bastos. Ingenuidade.

Com apenas 8 bundas, ou 16 nádegas (se você for do financeiro), já tivemos anúncios, outdoors e filmes veiculados em mais 30 países. Acabamos de fazer uma campanha de mídia local na cidade de Nova York com o maior sucesso pra lançar a flagship Galeria Melissa nos Estados Unidos. Trabalhamos para grandes empresas multinacionais como a Grendene, a Kraft e Viacom. A questão é que usamos mais de 100 cérebros pra isso tudo, mas apenas 8 bundas.

Olhando o mundo pela perspectiva do traseiro não dá pra medir a eficiência de negócios do século XXI. É preciso considerar que existimos num mundo com a Internet conectando múltiplos e talentosos cérebros via arquivos de texto, imagem áudio e vídeo. Esta é a era do networking e netweaving para aqueles que gostam de um bom jargão.
Julgar a qualidade de uma agência criativa pelo número de funcionários que tem é como achar que o motor de 1000 cilindradas de uma moto Yamaha R1, que produze 180 cavalos de força é a mesma coisa que o motor de 1000 cilindradas do Uno Mille, que produz 48 cavalos de força. Falta de conhecimento.

Segundo conversas que andei tendo com colegas empresários da comunicação, descobri que existe um número mínimo de 25 popôs cravados nas Giroflex para que uma agência seja levada a sério pelo mercado. Um dos colegas com quem falei, inclusive, está pagando o investimento inicial da agência há mais de 5 anos. Seu raciocínio estava certo, a agência prosperou diante do tradicionalismo do mercado. Mas será que não teria sido melhor se ele pudesse investir esse dinheiro em atender melhor os seus clientes do que pagar juros ao banco para tranquilizá-los de que há gente suficiente para atendê-los?

Morro de rir toda vez que me lembro da história que o Francesc Petit, da DPZ me contava quando eu tive a felicidade de trabalhar com ele. Diz que uma vez uma repórter perguntou pra ele: "Sr. Petit, quantas pessoa trabalham na DPZ hoje em dia?" Ele parou, pensou e mandou: "Ah, no máximo uns 20%."

Acredito que o futuro das agências é ter no escritório apenas os 20% de funcionários fixos sem os quais o negócio não vive. E ter os outros 80% em hub, com cérebros conectados e retaguardas globalizadas por aí. A capacidade de pessoas e empresas de se conectar umas com as outras é que fará a diferença nos negócios dos próximos anos. É uma vantagem competitiva importante.

Isso vale pra agências com 10 ou 1000 funcionários. Gerir mal nosso negócio para atender inseguranças sem fundamento não parece boa governança. Mesmo que isso funcione no curto prazo, os resultados para ambas as partes serão sempre negativos no fim das contas. Utilizar esse tipo de critério para selecionar uma agência ou sucumbir à pressão de inchar se negócio para agradar seus clientes são práticas correntes no mercado. Resta saber com que parte do corpo queremos atuar. 

Rodrigo Leão é sócio e diretor de criação da Casa Darwin - Vi no m&m

Marcas de batom como cartão de visita

Solução esperta da OpusMúltipla, de Curitiba, para divulgar os serviços de uma maquiadora. No lugar do cartão de visita convencional, um carimbo que simula marca de batom. Criativo e funcional - tem a vantagem de poder ser aplicado em guardanapos, tecidos, folhas de papel...



A Deus, Millôr

Março está se indo e leva com ele mais um tanto da genialidade brasileira.



Veja também:

Muto | Arte sem limites


Fora de série é a expressão que melhor descreve o trabalho do artista de rua, Blu

O talento do cara extrapola as fronteiras da técnica e da arte ao misturar grafite e stop motion. O resultado desse caldeirão é de tirar o fôlego, curte só:

Chico Anysio | Obituário

Entre as homenagens dedicadas ao mestre do humor, esta se destaca pela excelência em criatividade. Chico merece.

[Clique na imagem para ampliar]

Via Francisco DElia Lucchini.

Hoje é dia do Grafite, bebê

27 de março é o Dia Nacional do Grafite - instituído após a morte de Alex Vallauri, um dos precursores do grafite no Brasil. Via EqqoArt.


Ovo de Páscoa Redondinho Skol vem recheado com cerveja


Ovos de páscoa temáticos ou com surpresa não são exatamente novidade. Bom, não eram até a Skol resolver prestigiar seus fãs mais engajados nas plataformas digitais e lançar um ovo recheado com cerveja - redondo e original ;)

Preparado com chocolate trufado, o Redondinho, como é chamado a tentação, foi desenvolvido em parceria com a chocolateria Folie e vem num kit, um mini-engradado personalizado com 6 unidades.


A ação Páscoa Redondinha tem como principal canal o Facebook.

A Skol vai presentear os usuários que mais interagirem com a marca na web, os fãs que se marcarem nas fotos do ovo postadas na fan page também serão presenteados e receberão o kit em casa. A partir de hoje, uma edição limitada de kits estará à venda através da rede social.

 O que vai ter de gente curtindo a página da cervejaria... Esperta essa Skol, não?

Criação é da F/Nazca.

Confira o vídeo no início do post.

Livros e praias: Ikea monta biblioteca nas areais de Sidney

A Ikea colocou 30 modelos de sua estante mais famosa - Billy - nas areias de Bondi, em Sidney. Um dia inteirinho em que os banhistas, digamos, frequentaram outra praia. Além de pegar livros emprestados, eles podiam trocar por outros livros ou fazer uma doação para a Fundação Literária da Austrália.

A iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos da marca em 2012.



Feliz 2ª feira | Que se foda


Para mais Calvin & Haroldo, clique aqui. Pra mais quadrinhos, aqui. Agora, se você quer ligar o foda-se, mete o dedo aqui.

Mulher pelada também é cultura

Campanha da Playboy pra mostrar que a revista é bem mais que só mulher pelada. A criação é da Young & Rubicam da África do Sul.

Objetificação mode on. Os marmanjos piram e as feministas gritam.





Dance como se ninguém estivesse olhando


DC Comics | Aplicações do novo logo


Há tempos queria voltar a falar do novo logo da DC Comics, aquele que o pessoal mais purista andou chiando. Isso foi só até a gigante dos quadrinhos apresentar as aplicações. Eu gostei desde o início, mas as aplicações são realmente ducaraleooo.