Frummel é um gatinho abandonado e, desde que foi adotado e encontrou um lar, transformou completamente a vida de seu novo amigo, como um amuleto da sorte.
Há um outro lado nessa fábula. O do homem disposto a rever seus erros e preconceitos, seja contra gatos pretos ou pessoas negras. O do homem disposto a escrever uma nova história a ponto de tomar uma decisão que mudaria para sempre a vida de seus novos vizinhos...
Bem, assista ao filme no player abaixo e saiba mais sobre a campanha em seguida.
Com criação da TBWA Holanda, o comercial divulga o sorteio de Ano Novo da Staatsloterij, a maior loteria do país. Intitulado "Frummel", o filme sob a assinatura "Believe in Luck", de dezembro de 2020, segue a mesma linha da campanha do ano anterior que mostra um ouriço da sorte fofinho em uma história também cativante.
Talvez o grande plot do filme, que mais do que dinheiro fala sobre valores, não seja o homem abrir mão do bilhete premiado, mas a gente perceber que ele foi quem encontrou a maior riqueza. Uma que dinheiro algum consegue comprar e que existe dentro de cada um de nós.
O Twitter liberou a lista dos assuntos que mais mobilizaram o tuiteiro brasileiro em 2021. A retrospectiva da plataforma #SóRolouNoTwitter, divulgada na quinta-feira, 9, traz os destaques entre janeiro e novembro em categorias como esporte, TV, cinema, música, games e mais.
Quando o esporte entra em campo, as Olimpíadas de Tóquio foram o assunto mais comentado, seguido pelo Campeonato Brasileiro e as Paralimpíadas. Nossos atletas olímpicos, que voltaram do Japão carregados de medalhas, não foram páreo, porém, para os esportistas mais falados na rede social, três jogadores de futebol: Neymar, Gabigol e Messi, respectivamente. O clube mais comentado foi o Flamengo, na segunda posição ficou o Atlético Mineiro.
Na área do entretenimento, o Big Brother Brasil conquistou o Top 1 de reality show mais comentado. A Fazenda e No Limite completam o pódio. Já na categoria Programas de TV, as três primeiras colocações são todas da Globo: Fantástico, Jornal Nacional e Mais Você. "Amor de Mãe" é o destaque em novelas, enquanto Carla Diaz e Paulo Gustavo foram os atores mais comentados pelos brasileiros.
Em filmes, "Liga da Justiça de Zack Snyder" superou "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" e levou a primeira posição como o longa com maior número de menções.
Na categoria séries, "Elite", "WandaVision" e "Sex Education" foram as mais comentadas pelos tuiteiros, apesar de todo o hype em torno de "Round 6" e "La Casa de Papel".
O grupo de K-pop sul-coreano BTS foi o mais falado pelos brasileiros no Twitter na categoria "Bandas e Cantores", Anitta aparece na segunda posição.
Já "Girl From Rio", da artista brasileira, ficou com o primeiro lugar dos álbuns mais mencionados na plataforma em 2021.
Em games, o Top 3 é composto por Genshin Impact, seguido por League Of Legends e Valorant.
Por fim, o Twitter, que não é Gen Z, mas bem cringe por sinal, incluiu na retrospectiva os emojis mais utilizados na sua timeline.
O tuiteiro anda triste, e ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente. O emoji de palhaço fecha o pódio, sinal de que muita gente anda fazendo papel de trouxa por aí. Apenas no quarto e quinto lugares aparecem carinhas de amor, e , respectivamente.
Confira a lista completa dos assuntos mais comentados na plataforma #SóRolouNoTwitter em 2021
"Vax", abreviação para "vacina", foi eleita como a Palavra do Ano pelo Dicionário Oxford, da Inglaterra, e surpreende 0 pessoas.
Segundo a tradicional instituição inglesa, o termo, que foi muito usado em campanhas de imunização contra covid, é o que melhor resume e define o ano de 2021. A escolha ocorrida na segunda-feira, 1º de novembro, foi "óbvia", pois a palavra causou "um impacto mais impressionante", explicou à BBC, Fiona McPherson, editora sênior do Oxford English Dictionary [OED].
Grafias vax e vaxx são aceitas, mas a forma com apenas um "x" é a mais comum
"É uma palavra que remonta pelo menos à década de 1980, mas de acordo com as nossas pesquisas, raramente foi usada até este ano", contou Fiona. Entre os muitos termos usados como sinônimo de vacina em inglês, como "jab" e "shot", "vax" acabou sendo escolhido por sua "força de chamar a atenção e de não precisar de explicações".
A executiva também destacou a versatilidade em formar outras palavras, como "vaxxie", selfie feita durante a aplicação, e "anti-vax", negacionista da vacina.
O gado pira
Curiosamente, "vax" vem do latim "vacca", que, sim, meus amigos, significa "vaca".
Na passagem do século XVIII para o século XIX, entre o final da década de 1790 e início de 1800, o trabalho pioneiro do médico e cientista inglês Edward Jenner desenvolveu uma vacina contra varíola usando varíola bovina, uma infecção causada por vírus que dá de modo brando em vacas. Daí a explicação para a origem do termo. "Vax" foi registrado pela primeira vez em 1799. Já "vaccination" [vacinação] e "vaccinate" [vacinar] tiveram seus primeiros registros em 1800.
Palavra do Ano
De acordo com o respeitado dicionário em língua inglesa, a eleição da Palavra do Ano é uma forma de refletir sobre "o ethos, o humor e as preocupações" das pessoas no fim de ano. Com mais de 14 bilhões de verbetes e constantemente atualizado, o dicionário coleta palavras de fontes de notícias em todo o mundo de língua inglesa.
Palavra do Ano 2020
No ano em que o mundo viu explodir a pandemia da covid-19, o Oxford tomou uma decisão inédita e elegeu como Palavra do Ano não um termo, uma expressão ou mesmo um emoji, como já fez anteriormente, mas uma série de palavras, como covidiots, Blusday [a forma como os dias da semana se confundem entre si, reflexo do isolamento social], além de outros sem relação direta com a pandemia, como "Black Lives Matter", "descolonizar" e "aliado".
Curiosos para saberem o que as pessoas mais procuraram na internet durante o ano? O Claraboia traz a retrospectiva dos temas e termos em alta no Google em 2021, ano que ficou conhecido como 2020.1.
As listas são criadas com base nas buscas que obtiveram o maior aumento neste ano em comparação a 2020. Além dos termos mais buscados no Brasil, no site da retrospectiva é possível conferir o resultado global e de outros países, basta selecionar o nome do país desejado.
Year In Search 2021
Chamado "Year In Search", o site do Google traz um resumo do que foi destaque mês a mês até outubro [novembro e dezembro ficaram de fora pois ainda não tiveram os dados apurados]. A plataforma traz os acontecimentos em alta e detalhes sobre eles. A intenção é relembrar os momentos marcantes ao longo do período, afinal as buscas refletem cada momento.
Confira as buscas de maior destaque no Brasil em 2021
Buscas do ano
O ano foi marcado pelo acidente trágico que provocou a morte precoce de Marília Mendonça, em novembro. O nome da cantora sertaneja aparece na primeira posição do ranking dos termos mais buscados pelos brasileiros. Também tiveram destaque a procura por eventos esportivos do futebol. Confira:
Marília Mendonça
Eurocopa
Palmeiras
Libertadores
Brasileirão
O que?
A categoria engloba a curiosidade dos brasileiros resumida pela pergunta "o que?" em relação a termos e acontecimentos. Ícone da rinha entre a Gen Z e os Millenials, a palavra "cringe" bombou no Top 1 da categoria. Na segunda posição da lista, o termo "basculho" repercutiu nacionalmente após ser dito por Gil do Vigor quando o ex-BBB discutia com a funkeira Pocah, outra participante do reality da Globo.
O que é cringe?
O que é basculho?
O que aconteceu com o WhatsApp?
O que é politraumatismo?
O que estuda a gelotologia?
Acontecimentos
Segundo o Google, os rolês mais pesquisados foram as Olimpíadas 2021, sediadas no Japão, a esperada vacina da Covid e o fail do WhatsApp. O caso Henry Borel e a perseguição a Lázaro também obtiveram destaque entre os acontecimentos mais buscados.
Olimpíadas 2021
Vacina Covid-19
Whatsapp fora do ar
Caso Henry Borel
Caso Lázaro
Música [Letra]
As letras de música mais buscadas foram "Girl from Rio", da cantora carioca Anitta, em seguida "Estrelinha", em homenagem à Marília Mendonça e, fechando o Top 3, "Batom de Cereja", hit chiclete do ex-BBB Rodolffo. "Deus me Proteja de Mim", a canção de Chico César teve enorme procura pela letra original após ser cantada por Juliette durante o reality, o que lhe garantiu o quarto lugar e, na quinta posição, a música de um artista internacional mais buscada, "Drivers License", de Olívia Rodrigo.
Girl from Rio, de Anitta
Estrelinha, de Di Paullo & Paulino com Marília Mendonça
Batom de Cereja, de Israel & Rodolffo
Deus me Proteja de Mim, de Chico César
Drivers License, de Olivia Rodrigo
Filmes
A categoria também apareceu com destaque nas buscas do Google. Os dois filmes mais buscados fazem parte do MCU, universo cinematográfico da Marvel, já a terceira posição traz personagens da DC, revelando uma alta procura por produções envolvendo a temática do herói.
Assista "Year In Search 2021", a retrospectiva em vídeo do Google:
Tendências de maior destaque por mês
Janeiro
Em janeiro de 2021, vacina foi o assunto de saúde mais buscado em todo o Brasil. As buscas por como ajudar Manaus, que passou por uma crise sanitária com a explosão de casos de covid-19 e falta de oxigênio para pacientes, cresceram +5.000% no mês.
"O que é queer" foi o termo mais buscado.
"doomscrolling" foi pesquisado mais do que nunca no mundo, mas a pesquisa "afirmações" teve uma alta histórica.
Em 2021, o mundo pesquisou "canções de marinheiro" mais do nunca na história do Google Trends.
Graças a Bernie Sanders e suas luvas estilosas, a pesquisa por "luvas" atingiu o nível mais alto de todos os tempos no planeta.
A principal atividade voluntária pesquisada foi "voluntário de vacinação", mas as pessoas também se mostraram muito interessadas em saber "como abrir um negócio" — mais do que "como conseguir um emprego".
Fevereiro
Fruto da pandemia, o interesse de busca por "carnaval em casa" teve um aumento de 110% em fevereiro de 2021.
O "Ano-Novo Chinês" atingiu o maior interesse de busca dos últimos seis anos neste mês.
Apagões no mundo todo aumentaram as pesquisas por queda de energia em 5.000%.
O termo "alma gêmea" foi pesquisado mais do que nunca em todo o planeta: as pessoas ficaram mais carentes por causa do distanciamento social.
"Como ajudar o texas" teve um índice elevadíssimo de buscas, em razão da confusão climática causada pelo frio extremo.
O interesse por "como conservar" atingiu um pico histórico mundialmente em 2021, reflexo da conscientização de preservar o meio ambiente.
O daft punk virou a principal tendência mundial do ano sobre separação depois que a dupla anunciou o fim de uma carreira musical de 28 anos.
Março
"Como ajudar uma pessoa com ansiedade" foi a pergunta da categoria "como ajudar" mais feita pelas pessoas na busca do Google em março de 2021.
"bifobia", ou seja, preconceito contra bissexuais, bateu recorde de interesse no Brasil.
Neste mês, a covid-19 teve mais interesse de busca do que em qualquer outro mês desde o início da pandemia.
A entrevista de Meghan e Harry com Oprah Winfrey se tornou a mais pesquisada na história do Google globalmente.
A pesquisa "vigília de clapham" se tornou a tendência mais popular de vigília no mundo todo, após a prisão de pessoas no sul de Londres reunidas para homenagear Sarah Everard.
"Como fazer mudança com plantas" foi pesquisado mais do que "como fazer mudança com crianças" ou "como fazer mudança com animais de estimação" em todo o mundo em 2021.
O mundo pesquisou o impacto das mudanças climáticas mais do que nunca neste ano.
Após a manobra frustrada de um navio, o "Canal de Suez" teve um índice extraordinário de buscas.
Abril
"Quando vou ser vacinado" foi a pergunta que mais cresceu em abril.
A brincadeira "amarelinha" atingiu seu pico histórico de busca no Brasil neste mês, mas "elástico" seguiu a tendência e teve o dobro de pesquisas em relação ao mês anterior.
Desde 2005 não se buscava tanto sobre doação de alimentos no país como em abril de 2021.
Este ano, "te amo" em linguagem de sinais foi pesquisado mais do que nunca no mundo todo.
A pesquisa "preguntas para conocer a alguien" aumentou globalmente pelo segundo ano consecutivo, o que mostra que os amantes hispânicos estão em busca de uma paixão.
No mundo todo, as pesquisas por "Estádio Arun Jaitley" tiveram uma alta histórica em abril, em razão da 14ª temporada de críquete da Indian Premier League.
O termo sustentabilidade bateu recorde de pesquisa globalmente este ano.
Maio
O comediante Paulo Gustavo foi a pessoa mais pesquisada do mundo no dia do seu falecimento em maio.
Já a ex-bbb Juliette se tornou a mulher mais buscada no Brasil no mês.
As pessoas buscaram por "Feliz dia das mães" mais do que nunca.
As buscas por pinhão bateram recorde no Brasil em maio, fruto da expectativa pelos festejos juninos.
A pesquisa quando é a semana dos enfermeiros atingiu o número mais alto de todos os tempos em 2021.
Em maio, "como ajudar a palestina" foi uma tendência de pesquisa no mundo todo, mas "como manter a saúde mental" também esteve entre os mais buscados.
Este ano, "eurovision" foi pesquisado de 3 vezes mais do que "american idol" no mundo — ambos são programas de calouros.
A pesquisa" vencedoras miss universo méxico" aumentou em mais de 3.450% em maio no mundo todo.
Junho
Em junho, "o que é cringe" foi a pergunta mais cringe e de maior alta no Brasil.
O interesse por comida típica de festa junina disparou em junho, afinal quem não adora as guloseimas, não é?
"Como fazer curau de milho" foi a pergunta relacionada à culinária que mais cresceu no Brasil em junho.
O mundo pesquisou positivismo corporal mais do que nunca em 2021.
As "pesquisas tempo em southampton" e "seleção de críquete da nova zelândia" foram tendência no mundo.
Este ano, o mundo todo pesquisou "o que é retrógrado" mais do que nunca. Esse pessoal além cringe, ainda é retrógrado...
Em 2021, "classificação da copa américa" e "tabela da copa américa 2021" tiveram índices de busca extraordinários no mundo todo.
A pesquisa "parada do orgulho perto de mim" aumentou +5.000% no mundo inteiro.
Julho
O interesse por skate foi recorde no Brasil em julho após a medalha de Rayssa Leal.
Baile de Favela se tornou a música mais buscada do Brasil em julho após o solo de Rebeca Andrade.
Este ano, o interesse mundial pela pesquisa "vencedor do concurso ortográfico" atingiu o maior índice em cinco anos.
Os termos incêndio e enchente foram ambos pesquisados globalmente em julho.
Em julho, "quantas vezes a itália ganhou a euro" foi uma tendência global pela primeira vez na história do Trends.
Agosto
São Paulo foi uma das dez cidades que mais buscaram por plantas em agosto de 2021.
"folclore brasileiro" foi o assunto que mais cresceu no Google Imagens, impulsionado pela série Cidade Invisível.
Afeganistão foi o tópico de maior alta no Google Notícias em agosto, por causa da retomada do Talebã. "Como ajudar o Afeganistão" também foi uma tendência no mundo todo
Este ano, a Índia pesquisou o termo medalha de ouro mais do que nunca.
As pesquisas mundiais por skate park bateram um recorde de cinco anos no mês.
O mundo pesquisou "y2k" mais do que nunca em 2021, fruto do interesse pelas tendências do final dos anos 90 a meados dos anos 2000.
Em agosto, como ajudar o haiti teve um alto índice de buscas no mundo todo.
Setembro
As buscas pela primavera atingiram recorde histórico no Brasil em setembro.
São Paulo foi a cidade com maior interesse pelo termo ansiedade em todo o mundo.
Pesquisas por "personas influyentes" foram duas vezes maiores globalmente em relação a agosto.
O mundo pesquisou por "mulheres indígenas desaparecidas" mais do que nunca, com o Canadá liderando a busca.
Este ano, o interesse de pesquisa por "luz vermelhaluz verde" e "honeycomb toffee" atingiram um recordes, graças ao sucesso da série Round 6.
Em 2021, a Suíça teve o maior interesse na pesquisa casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Globalmente, o interesse por vulcão triplicou de agosto a setembro.
Outubro
Halloween foi o tópico que mais cresceu no Brasil.
Os brasileiros perguntaram quando vai parar de chover mais do que nunca na história.
Neste mês, "caiu hoje" foi uma tendência de busca global, aumentando mais de 5.000% em relação a setembro, devido a interrupções globais em várias plataformas de mídia social.
A "mudança climática é causada por humanos" e "como comer menos carne ajuda na mudança climática" foram buscas frequentes no Reino Unido.
Na Índia, a busca que cor de vestido usar no navratri dobrou entre 2020 e 2021.
Neste mês, a pesquisa maquillaje para dia de muertos (maquiagem para o dia dos mortos) aumentou mais de 5.000% no mundo todo.
No mundo todo, as buscas por mamografia bateram um recorde histórico nesse mês, resultado positivo da campanha Outubro Rosa
Nem só de exuberância e perigos é feita a vida selvagem. Há um outro lado da natureza um tanto prosaico e divertido. Que o diga o "Comedy Wildlife Photography Awards". O concurso criado no Reino Unido, em 2015, elege anualmente as fotos de animais selvagens mais engraçadas.
A ideia da premiação é mostrar um lado mais leve da fotografia da vida selvagem e usar o humor para promover a conservação de animais. Em 2021, o "Comedy Wildlife Photo" está apoiando um projeto de proteção para orangotangos.
Primeiro colocado
O grande vencedor deste ano foi "Ouch!" ["Ai!", em tradução literal]. A foto mostra um macaco gritando em cima de um fio. Registrada pelo fotógrafo amador Ken Jensen, a imagem dá a impressão que o bicho está com dor nas partes por ter caído sentado em cima do bendito fio. O clique feito na província de Yunan, na China, em 2016, superou mais de 7 mil inscrições.
"Ough, fio feladaputa!"
"Isso é, na verdade, uma demonstração de agressão, mas na posição em que o macaco está, parece bastante doloroso!", diz a descrição da foto.
Segundo Jensen, grupos de macacos vivem livremente em uma área de florestas próxima ao rio Xun e não costumam ser ariscos perto de humanos. O macaco da foto mostrava sinais de agressividade quando sentou no fio, dando a deixa para o clique campeão.
"É um ótimo sentimento saber que uma imagem [clicada por mim] está fazendo as pessoas sorrirem ao redor do mundo e ajudar causas importantes de conservação animal", disse o fotógrafo. O vencedor ganhou um safari no Quênia e um troféu feito à mão na Tanzânia.
Além do prêmio principal [Overall winner] conquistado por Jansen, a competição cujo resultado foi divulgado em 16 de novembro possui outras categorias. Foram escolhidos vencedores nos quesitos animais voadores, animais aquáticos, animais terrestres, melhor portfólio e votação popular.
Confira as fotos premiadas por categoria.
Creatures in the Air [Criaturas no Ar]
A imagem de um pombo com uma folha cobrindo o rosto, intitulada "I guess summer's over" [Eu acho que o verão acabou], foi a campeã da categoria. O clique do fotógrafo John Speirs também ganhou na categoria Votação Popular.
"Quem apagou a luz?"
Creatures on the Land [Criaturas na Terra]
O cão-da-pradaria que parece assustar uma águia, nos EUA, foi a foto que deu ao fotógrafo Arthur Trevino a primeira colocação da categoria. Trevino intitulou a imagem como "Ninja Prairie Dog" [Cão de pradaria ninja].
"Quando esta águia careca falhou em agarrar este cão-da-pradaria, ele saltou em direção à águia e a assustou por tempo suficiente para escapar para uma toca próxima. Uma verdadeira história de Davi contra Golias!", diz a descrição da imagem.
Boo!!!
Creatures Under the Water [Criaturas dentro d'Água]
A foto tirada por Chee kee Teo, em Singapura, de uma mamãe lontra que carrega seu filhote na boca para ensiná-lo a nadar levou o prêmio da categoria.
"Uma lontra de pelo liso mordeu sua lontra bebê para trazê-la de volta para a aula de natação", descreve a legenda da imagem, intitulada "Time for School" [Hora da Escola].
"Vai fazer natação, sim!"
Melhor Portfólio
A categoria teve como vencedora a fotógrafa Vicki Jauron que registrou vários cliques de um elefante se divertindo na lama, no Zimbábue. Aprecie "The Joy of a Mud Bath" [A alegria de um banho de lama].
Há algo de mágico no Natal. De algum modo as festas de fim de ano nos levam de volta à infância e nos reconectam com nossa essência. Essa é a história de "Imaginary Iggy", o comercial do Méqui [UK] que veio para aquecer corações e está fazendo adultos chorarem.
Ao som de uma versão de "Time After Time", de Cyndi Lauper, o filme acompanha a jornada de uma garotinha chamada Matilda e seu inseparável amigo imaginário, Iggy. À medida que vai crescendo, a menina vai se distanciando dele, afinal a doce criatura pertence a um universo que já não cabe mais em sua vida. Entretanto, Iggy faz parte dela, bem como de cada um de nós: é nossa criança interior.
Às vezes podemos nos afastar e até esquecer, mas nossa essência é o que temos de melhor. A magia do Natal pode resgatá-la para nos fazer companhia a vida toda.
Certamente vai cair um cisco no seu olho. Assista ao filme no player abaixo e saiba mais sobre a campanha a seguir.
Criado pela Leo Burnett e com produção da Object Animal, "Imaginary Iggy" tem na direção Bert & Bertie, dupla de diretoras e roteiristas de longas e séries que também estão dirigindo os episódios da série do Gavião Arqueiro, no Disney+.
Também caiu de amores pela versão exclusiva de "Time After Time"? Saiba que a música está disponível para download e parte dos lucros será doado a FareShare, rede de 18 distribuidores de produtos alimentícios do Reino Unido para ajudar no combate à fome.
Em formato de animação, o comercial integra a tradicional campanha de Natal da rede de restaurantes McDonald's no Reino Unido, #reindeeready, e começou a ser veiculado em 12 de novembro.
Esqueça as decorações coloridas, os sinos retumbantes, os papais noeis sorridentes, esqueça. Os festivos símbolos do Natal cederam espaço a uma cena impactante no cartão acima.
Dura crítica a Israel pela perseguição aos palestinos, a imagem, conhecida por "cartão de Natal de Banksy", choca por atualizar a passagem bíblica que trata da fuga de José e Maria, com Jesus ainda no ventre, para Belém.
Fosse nos dias de hoje, a família de refugiados não conseguiria fazer a travessia devido ao polêmico muro que o governo israelense vem construindo na fronteira com a Cisjordânia.
A autoria da obra é atribuída a Banksy, artista de rua britânico famoso por sua arte engajada e cuja real identidade ninguém sabe. Embora atual, a imagem não é nova, viralizou a primeira vez em 2005.
Em tempo: local do nascimento de Cristo, Belém atualmente faz parte do território palestino.