Você compraria uma arma se conhecesse sua história? | Guns With History


A pergunta provocativa aí do título foi o mote da ação de uma ong americana dedicada a conscientizar as pessoas sobre o perigo das armas de fogo. O experimento social funcionou como uma pegadinha.

Numa loja falsa com câmeras escondidas, montada em Nova York a fim de atrair, principalmente, os que iam adquirir sua 1ª arma, o vendedor [ator] perguntava aos consumidores o motivo da compra - 60% dos americanos consideram que uma arma em casa aumenta a segurança.


Então, o vendedor começava a apresentar os ~produtos~ e a história por trás de cada um deles. "Esta é uma das mais populares. Calibre 22, seis polegadas... E é também a arma que uma criança de 5 anos encontrou no quarto dos pais e utilizou para matar o irmão de 9 meses", manda na lata de um casal.


Em seguida, mostra a etiqueta de identificação do armamento com a assinatura "Cada arma tem uma história. Não vamos repeti-la". Chute aí quantas pessoas desistiram de efetuar a compra. Em seguida, veja a reação de espanto e o depoimento dos consumidores no final do vídeo:



Belo tapa na cara da sociedade da ong States United to Prevent Gun Violence. Criação da Grey, de Nova York.







Totó aceita tampinha de cerveja no lugar das fichinhas | Super Bock Super World Cap



Já parou pra pensar por que a criatividade é representada por uma lâmpada acesa?


No caso desse totó, a grande sacada tem outro formato, a de uma tampinha de garrafa.


Ideia simplesmente genial que deu novos contornos ao buraquinho por onde são inseridas as fichas do pebolim. Imagine, você de boas tomando uns bons drinks com os amigos e, pah, a cerveja ainda garante diversão extra.

Ação genial que agrega valor à experiência de marca.


Gol de placa da Ogilvy de Lisboa para a Super Bock.

Em tempo, a lâmpada acesa simboliza a criatividade porque é comum o pensamento de que boas ideias são resultado de um momento de inspiração que surge de repente, em um click - como o acender de uma lâmpada.

Soluções criativas até podem surgir dessa forma, mas não é o que acontece na maioria das vezes.

No processo criativo há, sim, um estágio final que se parece com um estalo quando os elementos se combinam e a ideia toma forma na mente. Mas para isso acontecer já rolou muita transpiração. Pergunte à galera da Ogilvy lá da terrinha ;)

Confira o vídeo da ação no player lá de cima.