O ex-mozão da Barbie sessentou. Criado pela Mattel em 1961, dois anos após o lançamento da boneca, Ken se tornou um dos principais personagens do universo da loira, famosa mundialmente por ser associada a um modelo de beleza padrão e inatingível, apesar dos esforços da empresa nos últimos anos de mudar tal percepção.
Idealizado por Ruth Hanlder, uma das fundadoras da Mattel, o boneco chama-se Ken em homenagem ao filho da empresária, Kenneth. Ken surgiu como irmão da Barbie e depois virou namorado da boneca. Posição que ocupou por mais de 40 anos. O casal seguia inovações sociais e do mundo da moda e ditava tendências. Hoje os dois já não formam mais um casal, mas continuam dividindo a vida como melhores amigos. Ao longo de gerações, Ken integrou lançamentos icônicos da marca, estrelando como coadjuvante em filmes e brinquedos, onde fez papel de médico, piloto, bombeiro etc.
Um dos novos modelos, inspirado no Ken original, de 1961, traz a clássica roupa de banho vermelha. O segundo modelo faz o estilo fitness com um halter na mão nos moldes de "Great Shape Ken", lançado em 1984. Por último, uma versão que aposta em um look divertido e colorido em homenagem ao "Rocker Derek Ken", de 1985.
Como podem notar pelos novos bonecos, é nítido o esforço da Mattel no sentido de abraçar a diversidade. A marca convida o público a postar uma foto enquanto as crianças brincam com o Ken adicionando a hashtag #VocêPodeSerTudoKenQuiser.
No Brasil, à fama dos bonecos representarem uma estética padrão virou meme como crítica divertida a um público conservador de valores questionáveis. Além disso, o boneco Ken virou piada para zoar publicitários.
Veja também: