Adeus YouTube Rewind: após cancelar edição 2020, YT encerra de vez retrospectiva anual

 


Deu ruim pro Rewind.

A famosa retrospectiva anual do YouTube que desde 2011 compilava os vídeos mais populares, os youtubers mais assistidos, os memes e modinhas que bombaram durante o ano em um vídeo-celebração foi oficialmente encerrada pela plataforma.

Prestes a atingir a 10ª edição, um fim melancólico para aquela que chegou a ser uma das retrospectivas mais aguardadas da internet.

O game over definitivo foi anunciado em primeira mão pelo TubeFilter e depois confirmado nos canais oficiais do YouTube na quinta-feira, 7. 



"Obrigado a todos os criadores envolvidos no Rewind - estaremos 👀 para seus Rewinds enquanto redirecionamos nossas energias para celebrá-los e as tendências que fazem parte do YouTube 🔥 com um tipo de experiência diferente e atualizada - fique ligado!"

O YouTube garantiu, entretanto, que continuará a divulgar a lista dos vídeos e tendências que mais bombaram durante o ano.

Tem, mas acabou

O adeus pra valer do YouTube Rewind é o ápice de um processo que vem desde 2018, ano em que o vídeo tornou-se o mais descurtido da história da plataforma, o que gerou uma série de piadas e memes, além de a comunidade de youtubers ter ficado incomodada com os criadores selecionados para participar da produção. A edição seguinte, de 2019, não repercutiu entre os usuários e nem de longe recuperou o prestígio de outrora. Já em 2020, no auge da pandemia e dos protestos antirracistas nos EUA, devido ao assassinato de George Floyd, o Rewind acabou cancelado, segundo o YouTube, por "não soar correto continuar o show".

Parte indiscutível da história e da cultura da internet, o YouTube Rewind claramente não soube se reinventar frente aos novos tempos e novos desafios, como disputar a audiência com novos players como o Instagram e o TikTok.


O que vem depois do Rewind?

O fim de Rewind não quer dizer que o fim de ano no YouTube passará em branco. Em seu lugar, para os próximos anos, a plataforma planeja uma "experiência atualizada e diferente", sem entrar nos detalhes do que vem a ser isso.

Já para 2021 o YouTube afirmou que está incentivando seus criadores a fazerem suas próprias retrospectivas enquanto essa "nova experiência" não é lançada oficialmente. "Vamos continuar a inspirá-los a ver a miríade de formas que os produtores de conteúdo mais criativos do planeta – os youtubers – podem encapsular o fim do ano em seus vídeos, enquanto o YouTube aposenta o vídeo Rewind", escreveu um porta-voz ao TubeFilter.

Vamos aguardar o que vem por aí.

Veja também: