Brasil conquista 90 Leões em Cannes: vem ver a lista dos Leões brasileiros


A caçada chegou ao fim. Sete dias e 24 categorias depois, BR se despede de Cannes Lions 2016 trazendo para casa 90 Leões [10 Ouro, 22 Prata, 58 Bronze] em 17 categorias. Desempenho mais modesto que nos anos anteriores. Em 2015, foram 108 e o recorde em 2014, 116 Leões.

No ranking de troféus, o país se manteve na 3ª posição. O Reino Unido conquistou o 2º lugar com 164 Leões e os EUA garantiu a liderança, ostentando 354 Leões.

O título de Agência do Ano também é brasileiro, da AlmapBBDO São Paulo. As agências Grey Nova York e INGO Estocolmo, ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. A Almap faturou 21 Leões [3 Ouro, 6 Prata, 12 Bronze]. Seriam 23, mas a agência devolveu dois Bronzes, em Outdoor e Print, por conta da treta envolvendo a campanha da Bayer para Aspirina.


Também em Outdoor e Print, o trabalho mais premiado da Almap, Endless possibilities para a Getty Images, conquistou dois Ouros. Mesmo abrindo mão de Leões, foi a agência brasileira mais premiada em Cannes. Como diria a pensadora contemporânea, Inês Brasil, "Segura essa marimba, monamour!".

Outro destaque BR foi o Leão de São Marcos em homenagem a Marcello Serpa.

No apagar das luzes do festival, o título de Holding do Ano ficou com a WPP, o de Rede de Agências do Ano, com a Ogilvy & Mather, o Palme d'Or, que premia a melhor produtora, com a Tool EUA e o Creative Marketer of the Year, com a Samsung Electronics. Já a Droga5, uma das agências que o blogueiro mais admira, é a Agência Independente do Ano.

Confira todos os Leões brazucas:

Desempenho agências brasileiras Cannes Lions 2016
Agências
Ouro
Prata
Bronze
3
6
12
3
9
2
1
4
2
2
2
1
6
7
1
4
AKQA
1
3
Ogilvy
2
2
10ª
1
1
1
11ª
W3Haus
1
3
12ª
Havas Life
1
1
13ª
LDC
1
1
13ª
1
1
15ª
1
16ª
Triunfo Sudler Campinas
1
16ª
1
16ª
WMCANN
1
TOTAL = 90
10
22
58

Veja também: