A caçada chegou ao fim. Sete dias e 24 categorias depois, BR se despede de Cannes Lions 2016 trazendo para casa 90 Leões [10 Ouro, 22 Prata, 58 Bronze] em 17 categorias. Desempenho mais modesto que nos anos anteriores. Em 2015, foram 108 e o recorde em 2014, 116 Leões.
No ranking de troféus, o país se manteve na 3ª posição. O Reino Unido conquistou o 2º lugar com 164 Leões e os EUA garantiu a liderança, ostentando 354 Leões.
O título de Agência do Ano também é brasileiro, da AlmapBBDO São Paulo. As agências Grey Nova York e INGO Estocolmo, ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. A Almap faturou 21 Leões [3 Ouro, 6 Prata, 12 Bronze]. Seriam 23, mas a agência devolveu dois Bronzes, em Outdoor e Print, por conta da treta envolvendo a campanha da Bayer para Aspirina.
Também em Outdoor e Print, o trabalho mais premiado da Almap, Endless possibilities para a Getty Images, conquistou dois Ouros. Mesmo abrindo mão de Leões, foi a agência brasileira mais premiada em Cannes. Como diria a pensadora contemporânea, Inês Brasil, "Segura essa marimba, monamour!".
Outro destaque BR foi o Leão de São Marcos em homenagem a Marcello Serpa.
No apagar das luzes do festival, o título de Holding do Ano ficou com a WPP, o de Rede de Agências do Ano, com a Ogilvy & Mather, o Palme d'Or, que premia a melhor produtora, com a Tool EUA e o Creative Marketer of the Year, com a Samsung Electronics. Já a Droga5, uma das agências que o blogueiro mais admira, é a Agência Independente do Ano.
Confira todos os Leões brazucas:
Desempenho agências
brasileiras Cannes Lions 2016
|
||||
Agências
|
Ouro
|
Prata
|
Bronze
|
|
1ª
|
3
|
6
|
12
|
|
2ª
|
3
|
9
|
||
3ª
|
2
|
1
|
4
|
|
4ª
|
2
|
2
|
2
|
|
5ª
|
1
|
6
|
||
6ª
|
7
|
|||
7ª
|
1
|
4
|
||
8ª
|
AKQA
|
1
|
3
|
|
9ª
|
Ogilvy
|
2
|
2
|
|
10ª
|
1
|
1
|
1
|
|
11ª
|
W3Haus
|
1
|
3
|
|
12ª
|
Havas Life
|
1
|
1
|
|
13ª
|
LDC
|
1
|
1
|
|
13ª
|
1
|
1
|
||
15ª
|
1
|
|||
16ª
|
Triunfo Sudler Campinas
|
1
|
||
16ª
|
1
|
|||
16ª
|
WMCANN
|
1
|
||
TOTAL = 90
|
10
|
22
|
58
|
Veja também:
Cannes Lions 2016: Leões de Film, Film Craft, Titanium & Integrated
Fantasmas em Cannes: AlmapBBDO devolve Leões após treta de anúncios da Bayer
Leões do Brasil em Cyber, Mobile, Creative Data e Media. Não deu BR em Innovation e Entertainment
Leões do Brasil em Outdoor, Design, Digital Craft e PR. Product Design não deu BR
Cannes Lions 2016: GP de Creative Effectiveness fica com a incrível Monty's Christmas da Adam & Eve DDB
Leões do Brasil em Direct, Promo & Activation, e Radio. Glass não deu BR
Brasil conquista 14 Leões em Print
Cannes Lions 2016: divulgado o shortlist de Print & Publication, Direct, Promo & Activation, Radio e Glass
Cannes Lions 2016: Brasil conquista 5 Leões no Lions Health
Fantasmas em Cannes: AlmapBBDO devolve Leões após treta de anúncios da Bayer
Leões do Brasil em Cyber, Mobile, Creative Data e Media. Não deu BR em Innovation e Entertainment
Leões do Brasil em Outdoor, Design, Digital Craft e PR. Product Design não deu BR
Cannes Lions 2016: GP de Creative Effectiveness fica com a incrível Monty's Christmas da Adam & Eve DDB
Leões do Brasil em Direct, Promo & Activation, e Radio. Glass não deu BR
Brasil conquista 14 Leões em Print
Cannes Lions 2016: divulgado o shortlist de Print & Publication, Direct, Promo & Activation, Radio e Glass
Cannes Lions 2016: Brasil conquista 5 Leões no Lions Health