Pé de pato mangalô três vezes!!!: a mandiga no futebol no comercial para Copa da Nike

Mandinga, assim como o futebol, não é invenção nossa, mas é genuinamente brasileira! Em ano de Copa do Mundo a Nike lança um filme que mescla dois mundos para lá de amados por essa gente que sabe que misturrar dá samba!

A criação é da F/Nazca e produção da O2 Filmes. Texto primoroso, locução idem! Aliás, se alguém souber o nome do narrador, por favor, me envie.

Eu quero mais beijar na boca!!

Acredite, para um jovem em idade sexual mau hálito é uma das coisas mais assustadoras que existe! Rsrs.  O conceito “Dê um Up” foi criado para reforçar a sensação de refrescância de Close Up Gel, aliada ao poder do enxaguatório bucal, que traduz atitude e confiança ao jovem consumidor no momento do xaveco na balada, se você for paulista, ou da letra na pista, se carioca. A BorghiErh/Lowe é a responsável pela campanha de lançamento.

Sem palavras: ctrl + z


O pedido de desculpas mais criativo que já vi! Chega, quase, a dar vontade de receber um cartão assim, rsrs. Achei no Swiss Miss.

Você já tomou o chá da coca?


Sede de leão, a Coca-Cola Brasil acaba de ampliar seu portfólio ao lançar o Leão Ice Tea, chá pronto para beber. O produto, que equilibra os sabores do chá preto e das frutas limão e pêssego, nas versões regular e zero açúcar, chega aos mercados em fevereiro, sob a chancela e a qualidade da marca Leão, maior conhecedora de chás do Brasil, desde 1901.

Em tempo, o CADE aprovou a compra da Leão pela Coca-Cola em 2009, desde que a última deixasse de comercializar o chá Nestea, marca Nestlé licenciada para a BPW (Beverage Partners Worldwide).

Pai e mãe: camisinha versus dor de cabeça

Coincidência ou chupada? Comente!


"Para  todos aqueles que usam os produtos da concorrência: Feliz Dia dos Pais", livre tradução. Anúncio da Lowe/África do Sul para Durex, fabricante de preservativos, de 2001.


Não tenho os créditos do anúncio da Bayer, se alguém os tiver, por favor, deixe nos comentários!

Seja Puro. Sexo seguro nunca está errado

Taí uma maneira inteligente de dizer que pode sobrar criatividade, só não pode faltar a camisinha. Desenvolvida pela JWT para o Gapa/BS (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids da Baixada Santista), a campanha Seja Puro defende o sexo com segurança e a diversidade sexual. Vale à pena conferir:





Plantando idéias

Quem disse que o ecologicamento correto tem de ser ecochato? Ação superbacana desenvolvida pela Lew'Lara\TBWA para a ong SOS Mata Atrlântica. Produzidas em acetato e fixadas aos caules das árvores do Parque Ibirapuera, as cintas serão recolhidas e devidamente descartadas, ao final da ação.

Velhinha morre [ou não] em incrível curta espanhol indicado ao Oscar | The Lady and the Reaper - Javier Recio Gracia



Uma bondosa senhorinha espera por sua morte para, enfim, reencontrar seu falecido esposo. Quando finalmente chega a sua hora, ela desperta na sala de emergências de um hospital - um renomado médico a trouxe de volta à vida e travará uma frenética batalha para mantê-la entre os vivos a todo o custo.

O excelente The Lady and the Reaper [La dama y la muerte], de Javier Recio Gracia, foi indicado ao Oscar 2010. Com oito minutos de duração, o curta de animação traz Antonio Banderas como um dos produtores.

Alerta spoiler: é incrível, mas a gente acaba torcendo pela morte  da velhinha.

Vi no Animation Blog.

Walmart é a marca mais valiosa do mundo


Avaliada em US$ 41, 4 bilhões, a rede varejista americana foi considerada a marca mais valiosa do mundo pelo segundo ano consecutivo. O estudo realizado pela Brand Finance, consultoria independente com sede em Londres, traz o Google na segunda colocação. Complementando o Top 5 das 500 marcas mais valiosas  estão Coca-Cola, IBM e Microsoft.

O banco Santander e a montadora Mitsubishi se destacaram como as empresas com as ascensões mais vigorosas do ranking. O primeiro pulou da 41ª para a 12ª colocação e a segunda da 220ª para a 25ª, crescendo impressionantes 493%.

O aumento da participação de empresas brasileiras é outro destaque do relatório. São 8 em 2010, contra 6 em 2009. O banco Bradesco pulou da 75ª para a 42ª posição, sendo o mais bem posicionado, sua marca é avaliada em 13,2 bilhões. Também aparecem na lista o Banco Itaú (115º), o Banco do Brasil (117º lugar), a Petrobrás (147º), a Oi (196º), a Vivo (194º), a Gerdau (437 º) e a Vale (486º). Deu no M&M.

Do tempo do onça

Dias atrás, postei um filme para a Mon Bijou de que gosto muito e que na época foi censurado. Veja como o anunciante transformou a proibição numa oportunidade para promover ainda mais sua marca.

Imagem

Usar mensagens de computador já está meio batido, mas ainda é possível render boas peças, como esta para o WWF.

O que você vê? O que você sente?

Campanha criada pela AlmapBBDO para a Veja que vai direto no ponto fraco da publicação, considerada tendenciosa por muitos. Isto que é adequação! Genial!!!



Quando vi, fiquei tentando imaginar o briefing... Veja também a versão em inglês.

Sexo com canetas

Não, não é uma nova modalidade sexual, apenas uma maneira de falar sobre o assunto, sem, necessariamente, escrever uma palavra, rsrs. Vi no Sexpedia, da Revista Época.



 
 
 
 
 
 

Do tempo do onça: Mon Bijou X Comfort, pode citar o nome do concorrente?

Gosto muito da expressão que dá título ao post. Do tempo do onça quer dizer coisa antiga, que há muito tempo não se vê. Curiosamente, a expressão encerra em si o próprio significado. Preciosidades como essa aumentam meu fascínio pela língua portuguesa.

Bom, isso foi apenas uma introdução para o que de fato me traz aqui. Hoje pela manhã, lembrei de uma propaganda que fez sucesso há alguns anos. Trata-se do anúncio para o amaciante de roupas Mon Bijou, da Bombril, protagonizado pelo imortal Carlos Moreno, que além de citar o nome do concorrente líder, Comfort, mostra a embalagem do produto. 


O filme causou certo rebuliço na época de seu lançamento, chegando a ser censurado por iniciativa do concorrente. Propaganda tradiça, correta e de alto nível. Assista:

Bud no Brasil: uma das marcas de cerveja líderes no mercado americano chega ao país


Mais um post sobre cerveja... juro que é mera coincidência, rsrs!

Vi no M&M que a Budweiser, líder do mercado norte-americano, será lançada no Brasil pela Ambev.

Seis agências foram convidadas para participar da concorrência que lançará a marca no país. Entre elas, a DM9DDB, do Grupo ABC, que já atende Guaraná Antártica e Bohemia da companhia. Pode contar ainda a favor da agência, o fato de que a Bud é atendida globalmente pela DDB.

Inspiração como bala perdida! Hein?

Desculpem o exagero da comparação, mas inspiração é, de certo modo, como bala perdida... pode vir de qualquer lugar, rs. Prova disso é o grito de guerra usado pela torcida do Djurgardens (Suécia), inspirado em o Rap das Armas, dos MCs Junior e Leonardo. O funk chegou até lá pela trilha sonora do filme Tropa de Elite, de José Padilha. Com mais de 200 mil acessos, é um dos vídeos mais vistos no You Tube.

PALAVRA x IMAGEM 2

Alguns me acusam de puxar brasa para a sardinha da Redação, de hiperbolizar a palavra. E eles estão certos, pelo menos em parte. Sou aficcionado por letras [veja aqui e aqui], mas isto não me impede de reconhecer a importância da imagem. Por isso, selecionei duas campanhas em que as imagens falam por si e, simplesmente, dispensam títulos, texto e comentários.


Criação TBWA\PHS, Helsinque, Finlândia.


Criação BBR Saatchi & Saatchi, Tel Aviv.

Sobre encontros ao acaso e anúncios de oportunidade

Ontem, ao levantar a camisa para aproveitar o pé de vento que corre na saída do prédio onde trabalho, ouvi o comentário de uma mina que saía logo em seguida:

     - Hum, que gostoso!!

Instintivamente, olhei para trás e, com bom humor e certa malícia, disse:

     - Obrigado! rsrs

A mina respondeu com um sorriso tímido e também bem-humorado.

Lógico, percebi que ela se referia ao frescor da brisa, mas não podia perder a oportunidade de engatar uma conversa, né!

Ótima ocasião para falarmos sobre "anúncios de oportunidade". Eles se inspiram em algo que virou notícia para promover determinado produto ou serviço. A rápida veiculação é uma característica importante para o público fazer a associação. Dessa forma, a marca mostra que está antenada ao que acontece, associando-se a conceitos e estabelecendo conexões que lhe agregam valor.

Confira, por exemplo, o anúncio impresso da Tigre comemorando a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.


P.S. Falei pra vc, minha linda, que a maneira como a gente se conheceu acabaria virando um post! ;)

A proteção de um abraço: campanha tocante frisa importância do cinto de segurança

"Abrace a vida, use sempre o cinto de segurança", em livre tradução, é o tema da campanha criada para Sussex Safer Roads Partnership, do Reino Unido, para alertar sobre a importância do uso do equipamento. Com forte apelo emocional (habillmente explorado), o filme é de arrepiar.



Mais cerveja

Sim, adoro cerveja... digo anúncios de cerveja, rsrs. Eles sempre rendem bons assuntos. Por isso, elegi este, lançado dezembro passado, para voltar ao tema.

O conceito da Skol, como não poderia deixar de ser, está redondinho. A direção de atores também, repare na hora que ela pede para fazer o mandiocão fritinho e quando o garçom volta com o bandejão, muito engraçado!

Publicidade, sem frescura e de qualidade! Criação: F/Nazca