O Brasil se despede do Festival Internacional de Criatividade de Cannes com 99 Leões [14 Ouro, 33 Prata e 52 Bronze] - a 4ª melhor participação do país na história do Cannes Lions, o maior e mais importante evento internacional da publicidade.
O desempenho BR teve um crescimento de 10% em relação a 2016 [90 Leões], ficando atrás apenas dos recordes de 2013 [115 Leões], 2015 [108 Leões] e 2014 [107 Leões].
No ranking de países, garantimos a 4ª posição. O EUA ficou na 1ª colocação [429 Leões], seguido pelo Reino Unido [131 Leões] e Austrália [113 Leões].
Neste sábado, 24, as agências BR conquistaram os 2 Leões derradeiros: 1 Bronze em Film, com "Everything in Black and White", da F/Nazca S&S para a Leica Gallery, e 1 Bronze em em Integrated, com o case "Preços na camisa", da DM9DDB para o Walmart.
No ranking das agências BR, a AlmapBBDO conquistou a liderança com 22 Leões [5 Ouro, 9 Prata, 8 Bronze. A Ogilvy ficou na 2ª posição com 11 Leões [3 Ouro] e a DM9DDB em 3º com 10 Leões [1 Ouro]. Veja a lista completa no final do post.
O desempenho da AlmapBBDO garantiu a ela o 2º lugar na premiação de Agência do Ano - título que levou em 2016. Nesta edição, o 1º lugar foi conquistado pela Clemenger BBDO da Austrália.
Além do título de Agência do Ano, outros Prêmios Especiais foram entregues no último dia do Festival, entre eles, o Lion of St. Mark. A categoria que homenageia personalidades por suas importantes campanhas e contribuições ao Festival concedeu Leão a David Droga, fundador da Droga5.
Vamos aos prêmios por categoria.
FILM - 1 Leão para o Brasil
*Bronze*
"Everything in Black and White", da F/Nazca S&S para a Leica Gallery
O Bronze para a campanha da F/Nazca foi unanimidade entre os jurados, segundo o representante brasileiro do júri, Erh Ray, sócio e co-presidente da BETC/Havas. O publicitário também considerou o desempenho do Brasil bom, "Não foi excelente, mas nunca foi nessa categoria, exceto pelo GP conquistado há dois anos", disse em alusão à campanha "100", também da F/Nazca Saatchi & Saatchi para a Leica.
Confira:
O GP de Film, um dos prêmios mais disputados de Cannes, foi para "Superhumans", do Channel 4 para a Paralimpíada Rio 2016.
Para o presidente do júri, Pete Favat, CCO da Deutsch North America, "We’re the superhumans", da Blink Productions do Reino Unido, para o Channel 4, para os jogos paralímpicos Rio 2016, juntou uma série de atributos, como ousadia, diversidade e igualdade de gênero, além de resgatar o orgulho das pessoas com deficiências físicas. Tais credenciais levaram o case a conquistar o Grand Prix da categoria.
Poderíamos ter escolhido um GP off-line e um online, mas a campanha Superhumans tem as duas coisas”, pontuou.
Confira:
INTEGRATED - 1 Leão para o Brasil
*Bronze*
"Preços na camisa", da DM9DDB para o Walmart
O trabalho que já havia faturado um Ouro em Direct colocou os jogadores do Fluminense de Feira pra entrar em campo pela última rodada do Campeonato Baiano com camisas que estampavam ofertas do Hiper Bompreço, marca da rede Walmart no lugar dos números usuais.
O GP da categoria, outro que está entre os mais cobiçados do Festival, foi para o trabalho "Boost Your Voice", criado pela dupla de brasileiros Rafael Rizuto e Eduardo Marques da 180LA.
No ano passado, a empresa de telefonia móvel Boost, nos Estados Unidos, decidiu ajudar a população durante as eleições presidenciais americanas. Ciente de que o acesso das pessoas às urnas é, muitas vezes, dificultado pela distância e pelas poucas áreas de votação disponíveis, a marca transformou suas lojas nos EUA em locais de votação.
A ação da agência 180LA teve como líder executivo de criação o brasileiro Eduardo Marques. Junto com sua dupla, o diretor de arte Rafael Rizuto, Marques foi responsável por conduzir o projeto da Boost - o case já havia recebido o GP de Promo & Activaction e, agora, foi eleito como o melhor trabalho de comunicação integrada.
"Integrated não significa um uso integrado de plataformas de mídia, mas representa um trabalho tão forte que transcende a mídia, a cultura e a sociedade. E esse case cumpriu esses critérios", analisou Khai Meng Tham, co-chairman e CCO global da Ogilvy & Mather, presidente do júri de Integrated.
Confira:
TITANIUM
Após conquistar três GPs em um único dia [PR, Glass e Outdoor] e ser aclamada pelo público e pela crítica, "Fearless Girl", ou "Garota Destemida" foi aclamada como a ideia
A ação da McCann Nova York para o fundo State Street Global Advisor chamou a atenção do mundo para a questão de gênero ao colocar a estátua de uma menina em frente à estátua do icônico búfalo, um dos símbolos de Wall Street.
"Fearless Girl" vai além de tudo que a indústria da propaganda já fez. Mesmo depois que nós não estivermos mais aqui, esse ícone ficará. Ele acompanha a cultura de nossos tempos atuais e não passa uma mensagem apenas para as mulheres, mas para todas as pessoas. Ele fala sobre enfrentar medos e desafios que todos os seres humanos têm. Sem dúvida, é um trabalho que mudou a percepção da publicidade global", exaltou Khai Meng Tham, co-chairman e CCO global da Ogilvy & Mather.
Nizan Guanaes foi o representante brasileiro do júri de Titanium & Integrated. O publicitário também afirmou que "Fearless Girl" é mais do que apenas uma peça publictária. "Aquela garotinha representa a publicidade enfrentando o touro. Ela passa uma mensagem para toda a indústria ter mais coragem e enfrentar os desafios. Queremos uma 'Fearless Industry'", concluiu.
Além de consagrar o case da McCann Nova York, o júri de Titanium [composto pelo mesmo grupo que avaliou os trabalhos de Integrated] concedeu mais três Leões - A categoria não distingue os vencedores em Ouro, Prata e Bronze.
Os trabalhos premiados foram "Boost Your Voice”, da 180LA para Boost Mobile - que também levou o GP de Integrated; "The Refugee Nation", da Ogilvy Nova York [case que conta com a participação da produtora brasileira Asteróide] e "My Mutant Brain", da norte-americana MJZ para a Kenzo.
Confira:
AGÊNCIA DO ANO
Na cerimônia de encerramento do Cannes Lions, em que são divulgadas as premiações mais aguardadas, Clemenger BBDO, da Austrália, foi anunciada como Agência do Ano.
Na segunda posição ficou a AlmapBBDO, a agência brasileira conquistou esse título em 2016. Já o terceiro lugar foi conquistado pela McCann de Nova York, a agência foi responsável pela mega master blaster premiada campanha "Fearless Girl".
LEÃO DE SÃO MARCOS
Coube a David Droga, fundador da Droga5, uma das agências mais criativas do mundo, receber a homenagem pelo conjunto da carreira profissional. Droga chorou no palco ao receber o prêmio.
Segundo Philip Tomas, CEO da Ascential, empresa dona do evento, o publicitário é o criativo mais premiado da história do Festival, com mais de 190 Leões.
O troféu especial pela contribuição para a indústria criativa já foi entregue seis vezes. No ano passado, o Lion of St. Mark foi entregue a Marcello Serpa, ex-sócio da AlmapBBDO. O brasileiro é considerado um dos maiores nomes da publicidade mundial.
Antes dele, receberam a honraria: Bob Greenberg, fundador da R/GA [2015]; Joe Pytka, diretor da PYTKA [2014]; Lee Clow, chairman da TBWA\Media Arts Lab [2013]; Dan Wieden, co-fundador da Wieden + Kennedy [2012]; e John Hegarty, fundador da BBH [2011].
Confira o quadro final de Leões das agências brasileiras:
Via Meio & Mensagem |
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