As fotos mais engraçadas do mundo animal 2023 edition

 


A vida selvagem tem seu lado prosaico e divertido, acredite. Prova disso é o Comedy Wildlife Photography Awards, concurso que desde 2015 elege as fotos mais bem-humoradas dos habitantes do reino das selvas

A premiação fundada no Reino Unido pelos fotógrafos profissionais Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam tem como missão mostrar um lado mais leve e brincador da fotografia da vida selvagem e usar o humor para chamar atenção para a conservação da natureza. O Comedy Wildlife ainda apoia organizações e projetos de preservação ao redor do mundo. 

Primeiro lugar: canguru guitarrista

Na edição 2023, foram mais de 5,3 mil inscrições, feitas por 1.842 fotógrafos de 85 países. Vamos às fotos vencedoras.

A grande campeã foi "Air Guitar Roo" que flagra uma fêmea canguru cinza ocidental em uma pose diferenciada. Segundo o australiano Jason Moore, que registrou a imagem, a fêmea está mostrando toda sua habilidade e técnica ao tocar uma guitarra imaginária. A foto já pode virar capa de álbum de alguma banda de rock, não é mesmo?


O clique foi resultado de um lance de sorte, conta Moore. Ele estava fotografando aves aquáticas em um lago ao amanhecer, nas proximidades da cidade de Perth, na Austrália Ocidental, mas não obteve uma boa foto para contar história. Desistiu e voltava para casa quando decidiu passar por uma área onde os cangurus costumam se reunir. Acabou que a luz da manhã ajudou a iluminar o solo de guitarra da mamãe canguru que lhe deu a vitória no concurso.

Por sua conquista, o fotógrafo recebeu um troféu artesanal da Wonder Workshop da Tanzânia, uma bolsa para câmeras da THINK THANK [empresa de equipamentos fotográficos profissionais], e também um safári na Reserva Masai Mara, no Quênia. 

Cinco categorias

Além do prêmio principal [Overall winner], a competição cujo resultado anunciado em 23 de novembro destaca as fotos mais engraçadas em outras seis categorias. Foram escolhidos vencedores nos quesitos animais voadores, animais aquáticos, animais terrestres, jovem fotógrafo, votação popular e melhor portfólio.

Creatures in the Air [Criaturas no Ar]

O primeiro lugar da categoria foi para a foto da aterrisagem desastrada de uma garça que cai do galho e se espatifa na água em uma reserva ambiental na África, feita pelo italiano Vittorio Ricci. 

Daise do tombo, corre aqui


Creatures Under the Water [Criaturas dentro d'Água] 

A categoria de animais subaquáticos consagrou uma lontra que parece bailar fotografada em Singapura por Otter Kweek.

Baila comigo


Juvenil e Escolha do Público

O prêmio na categoria para jovens fotógrafos foi para o polonês Jacek Stankiewicz pela foto "Disputa", de dois verdilhões em um momento tenso no mundo das aves em uma floresta perto de Cracóvia. O jovem também foi o vencedor na categoria Escolha do Público cujo resultado é definido por votação popular via internet.

Para Jacek, a imagem mostra uma acalorada discussão no mundo das aves. O pequeno verdilhão parece irritado, ou "delatando que seu irmão fez algo errado". 

Fofoca?


Melhor portfólio

A categoria que premia a melhor série de fotografias do concurso teve como estrela um esquilo clicado na Áustria. O fotógrafo Timea Ambrus registrou o que parece ser uma tentativa de alçar voo que acaba frustrada, sob o olhar atento de um companheiro que tenta entender o que está acontecendo: "que porra é essa?".





Menção Honrosa

Auto-intitulado "o concurso de fotografia mais divertido do mundo", o Comedy Wildlife divulgou ainda outras dez fotos consideradas como "Vencedores Altamente Recomendados". Entre elas, a de uma tartaruga "fazendo amizade" com uma libélula e a de um macaco estiloso segurando o próprio rabo. 

Este filhote de raposa cinza fotografado em Virginia [EUA] encontrou um lugar tranquilo para descansar após treinar suas habilidades de caça e parece relaxar com seu "cigarro". 

Ele e seu charuto não quer guerra com ninguém

Este habitante de uma floresta de macacos em Ubud, Bali. A fotógrafa Delphine Casimir conta que a área é considerada mágica e sagrada para o povo balinês. "Será que o nosso dândi é a reencarnação de uma divindade?", brinca.

Santa elegância

O fotógrafo Pratick Mondal pretendia registrar chacais, hienas e pássaros no Parque Nacional Keoladeo, na Índia, mas havia um cervo, bem no meio da trilha. Bem na hora do clique, um macaco intruso roubou a cena e começou a se coçar, enquanto estendia a pata como se estivesse sinalizando o caminho. 

É aqui a seção dos desodorantes?

Já tartaruga fotografada em Israel parece estar feliz convidando a libélula para o jantar.

Vamos comer?

Divirta-se com as demais fotos que mereceram Menção Honrosa:

Já é 2024

Olha, um boneco de neve!

Cansada!

Pikaboo!

Meus óculos!

Fui eu que fiz


Veja também: