Bombou em 2016: Google divulga os termos mais buscados do ano



Tem, mas acabou. O ano está subindo para o telhado, há quem diga que não deixará saudades.

Talvez 2016 seja lembrado como o ano que deu ruim: atentados, bombardeios, Brexit e outros acontecimentos colocaram nossa humanidade à prova.


Assim começa os primeiros minutos do Year in Search 2016, a retrospectiva do Google com os termos mais buscados durante o ano. Após reconhecer as bads, o vídeo lembra que também aconteceram coisas boas, como as Olimpíadas do Rio e a ajuda aos refugiados.

Em meio a cenário tão conturbado, o termo mais buscado do Google foi... tcharannn... Pokémon Go, Pasme! Em seguida iPhone 7 e, fechando o Top 3, Donald Trump.


Em seguida, Prince na quarta posição; Powerball na quinta, e David Bowie em sexto. Deadpool, Olimpíadas 2016, o joguinho Slither.io e Esquadrão Suicida completam a lista dos dez mais, respectivamente.


No Brasil, o termo mais buscado também foi Pokémon Go. Os Jogos Olímpicos 2016 entraram na segunda posição, seguidos por Big Brother Brasil em terceiro. As buscas BR mais bombadas incluem ainda os termos Chapecoense, as Eleições 2016 e o ator Domingos Montagner.

No Year in Search 2016 você também pode ver os termos mais buscados por áreas: Personalidades, Mundo, Cinema, Tecnologia, Esporte, Obituário, Música e Entretenimento. Na plataforma também é possível conferir as pesquisas que obtiveram aumento extraordinário em 2016 por mês ou região.

Dê o play no vídeo que abre o post.

Assim, o Claraboia despede-se de 2016.

Obrigado a todos que fizeram parte dessa história, seja apenas uma visitinha ou esperando ansiosamente por cada novo post. Agradecimentos especiais aos queridos seguidores do blog. Vem 2017.

Nóis se vê por aí!

Porra, veriador! Aí não tem como te defender.


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A humanidade viveu momentos inesquecíveis durante o ano - para o bem e para o mal.

Inspirada na obra o Jardim da Delícias Terrenas, do artista holandês Hieronymus Bosch - ótima referência por sinal -, a ilustração acima reúne 127 acontecimentos que chacoalharam nosso querido planetinha azul em 2016.

Quantos deles você consegue identificar?

O desenho lembra a série 20 things, da Syzygy, que juntava as 20 coisas que bombaram na internet durante o ano, de 2010 a 2014.

Criação de Niv Bavarsky.

Clique na imagem para ver a retrospectiva visual em maior resolução. A colinha com o resultado está aqui.

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As melhores campanhas de 2016: o top da publicidade BR


Ideia simples e impacto nível Wooooow levaram a premiadíssima Infinitas Possibilidades ao topo da lista das campanhas brasileiras mais fuedas do ano.

Merecidamente.

Com execução primorosa, Infinitas Possibilidades, da AlmapBBDO para Getty Images, mostrou partes de rostos anônimos formando a fisionomia de personalidades como o papa Francisco.

A campanha mais premiada do país em 2016 conquistou, entre outros prêmios, 8 Leões em Cannes [2 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes] e um inédito Grand Clio em Print para o Brasil no Clio, de onde também saiu com 4 Ouros e 2 Bronzes.


O ranking divulgado pela Meio & Mensagem traz trabalhos da Talent Marcel, Soko, Publicis, Africa, W3haus, AKQA, F/Nazca S&S, JWT, WMcCann e Lew’Lara\TBWA, entre outras. Para chegar ao resultado, a publicação consultou 83 presiden­tes, chairmans, vice­-presidentes ou diretores de criação entre os dias 7 e 15 de dezembro.

Segundo a M&M, eles não puderam es­colher campanhas da própria agência nem ações de empresas em que atuaram antes. Fora isso, valiam campanhas in­tegradas, anúncios de TV, prints, ações digitais, out-­of-­home e outras mídias, desde que criadas por agências no Brasil e dirigidas ao público BR ou que o país es­tivesse no target.


Em cinco anos do ranking, vale destacar que Ipiranga é o único a aparecer no Top 10 em todas as edições. Em 2012, o anunciante ocupou a 3ª posição; em 2013, a 6ª; em 2014, a 9ª; em 2015 levou o 5º lugar, posição que manteve este ano. As campanhas são assinadas pela Talent Marcel.

Em 2016, a C&A aparece duas vezes entre as dez melhores. Curioso é que o ano foi o 1º e último da parceria C&A-Al­mapBBDO. A agência preferiu abrir mão da conta e não atender mais o cliente. Oficialmente, o motivo da treta foi "divergências de crenças e filosofia".


A breve parceria ren­deu campanhas marcantes, co­mo Despertar, do slogan Misture, Ouse, Divir­ta-­se, 3º  lugar no ranking 2016, e Dia dos mis­turados, 6ª mais votada que foi parar no CONAR após re­clamações sobre cenas onde casais invertem roupas e dão um rolezinho romântico. Os criativos ainda lembraram outras duas campanhas: Dia dos Pais e Natal.

Agora chega de mais-mais e bora conferir a lista das 20 Melhores Campanhas da Publicidade BR em 2016:

1. Infinitas possibilidades, da AlmapBBDO para Getty Images – 294 pontos



2. Palavrões fofos, da Talent Marcel para Tigre – 284 pontos



3. Despertar, da AlmapBBDO para C&A – 260 pontos



4. Xuxa e o baixinho que sumiu, da Netflix e Soko para a série Stranger Things – 144 pontos



5. Lá nas novelas, na caverna e nos zumbis, da Talent Marcel para Ipiranga – 136 pontos



6. Dia dos misturados, da AlmapBBDO para C&A – 109 pontos



7. The cliché, da Publicis Brasil para Heineken – 97 pontos



8. Watermopilasgrado, da Africa para Mitsubishi – 96 pontos



9. Espelhos do Racismo, da W3haus para a ong Criola – 95 pontos



10. Palavras Mágicas, da AlmapBBDO para HP – 92 pontos



11. Dont Look Away, da AKQA para Usher – 89 pontos



12. Pé na porta, da AlmapBBDO para Volkswagen – 87 pontos



13. Bigodon, da F/Nazca S&S para Skol – 86 pontos



14. Toda mulher vale muito, da WMcCann para L’Oréal – 80 pontos



15. Doe as barras, da J Walter Thompson para ong Atados – 79 pontos



16. Estrada, da F/Nazca S&S para Skol – 60 pontos



17. Vovloglers, da Africa para Itaú – 58 pontos



18. Músicas de violência, da FCB Brasil para O Estado de S. Paulo – 57 pontos



19. Leilão, da Publicis Brasil para Habib´s – 56 pontos



20. Bolt vs Flame, da Lew’Lara\TBWA para Nissan – 54 pontos



Em tempo, a M&M pediu a cada votante que fizesse uma lista com as dez ações apontadas em ordem de preferência. Desta for­ma, atribuiu­-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, as­sim, sucessivamente, até 1 pon­to para a décima. Segundo a publicação, alguns eleito­res selecionaram menos cam­panhas. Entretanto, a maioria enviou votos completos e cerca de 160 ações foram menciona­das por pelo menos um jurado.

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Logo do Facebook ganha releitura mais realista


O ilustrador polonês Michal Dziekan criou uma puta versão para o famoso logo do feicebuque. A charge do artista dá um tapa de realidade em quem vive com a cara mergulhada na rede social.

Estática ou em movimento, a ilustra é uma bela sacada, não?


Aproveite que o ano novo taí e dê um tempo no virtual, o mundo real é para ser encarado de frente ;)

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RIP Carry Fisher: Princesa Leia de Star Wars morre aos 60 anos


O universo ganhou mais uma estrela.


Carry Fischer morreu na manhã desta terça-feira, 27. Atriz que estava internada nos Estados Unidos, após sofrer um ataque cardíaco, terminou o trabalho em Star Wars 8.

Geeks do mundo inteiro despedem-se da eterna Princesa Leia.




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via GIPHY

As imagens mais marcantes de 2016 | Year in Focus Getty Images



2016 foi osso?

via GIPHY

Foi. Mas também teve grandes momentos. Vem conferir as melhores imagens do ano que se despede com uma péssima fama.


A cada ano, a Getty Images faz uma seleção das fotos mais impactantes e importantes de seu banco de imagens.


O Year in Focus é oportunidade de rever ou se inteirar dos acontecimentos que bombaram no período e ainda aprender sobre fotografia.


Confira no player acima o videozinho que apresenta a retrospectiva com algumas das imagens mais phoddas de 2016 e saiba mais a seguir.


Entre os mais de 130 mil acontecimentos registrados pela Getty Images, esporte, entretenimento, conflitos e outros assuntos que marcaram o ano, como a crise política BR, as eleições americanas, o Brexit e a guerra na Síria, passando pelas Olimpíadas do Rio e os bastidores do Oscar.


Em 2016 in Focus é possível explorar as imagens por temas ou pelas mais populares. A plataforma também faz homenagem a grandes nomes que faleceram durante o ano, como David Bowie, Prince e Muhammad Ali.


Detalhe: repare na expressão da mulher que aparece na primeira foto, cara de "Já deu 2016!", sim ou com certeza?


Outros destaques BR entre as imagens são a seleção Brasileira de Futebol e a posse do golpista.



Vale a visita.

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Do amor ao bingo

O melhor presente é estar junto: velhinho tenta aprender inglês em um tocante comercial de Natal



Presentes caros podem impressionar, mas estão longe de ser a melhor coisa a oferecer a quem se ama.

Acompanhe as aventuras de um carismático tiozinho esforçando-se para aprender inglês. Na sala, no café da manhã e até durante o banho ele se dedica ao novo idioma, sempre acompanhado por seu intrigado cachorrinho.

Uma simpática história de Natal que mostra que não há fronteiras quando o que nos move é o amor - com direito a um final surpreendente.


Confira no player do início do post.

Criação da agência Bardzo, de Varsóvia, para o site de leilões Allegro - uma espécie de eBay da Polônia.

Feliz Natal aos leitores do Claraboia! =)

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Sabe aqueles cumprimentos de fim de ano hiper mega master blaster clichê? Do  tipo "Boas Festas e blá blá blá", esqueça!

zoeira levou o "Feliz Natal!" a um outro nível. Invencionice da Drogaria Araújo que criou uma mensagem gif usando produtos da própria loja.

Prepare-se para frases como "Ubon" dessa época é "Passatempo" com a família, comEno, bebEno" e outras pérolas, enquanto a garota-propaganda exibe os produtos que inspiraram os trocadilhos, como o famoso biscoito e o conhecido sal de fruta.

Imperdível!

Confira na imagem gif que abre o post e saiba de onde vaio a inspiração abaixo.


Agora você já sabe, leve sempre um "sonrisal" no bolso rosto ;)

Solução criativa e barata para promover o relacionamento com os clientes. Mandou bem, drogaria Araújo! Malandramente, a loja aproveitou a ideia de três garotos que mitaram ao pedir pizza pelo WhatsApp de um jeito muito divertido.

Veja abaixo:

























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