'Pênis na Fiocruz': fala de Capitã Cloroquina na CPI da Covid gera piadas e memes. Estão vendo rola em tudo

 


CPI da Covid segue como um dos assuntos mais hitados nas redes - por que choras, "No Limite"? 

Em seu depoimento à comissão, Capitã Cloroquina causou choque, risos e uma avalanche de piadas e memes por motivos de um "pênis inflável".



E pensar que toda essa repercussão foi provocada por apenas um pinto em uma ação de saúde pública.



Vem comigo que no caminho te explico

A médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, conhecida como Capitã Cloroquina por sua insistência na defesa do medicamento comprovadamente ineficaz no tratamento do corona, falou nesta terça, 25, à comissão parlamentar que investiga supostas omissões e irregularidades do [des]governo no enfrentamento da pandemia que já deixou 450 mil mortos e ameaça uma terrível terceira onda.

Durante o depoimento de Mayra, o senador Randolfe Rodrigues [Rede-AP], vice-presidente da CPI, exibiu um áudio da secretária detonando a Fundação Oswaldo Cruz, uma das instituições científicas mais importantes do país e respeitada em todo o mundo, por um suposto posicionamento esquerdista. A gravação em que ela conta como teria sido uma visita sua à Fiocruz botou fogo no parquinho.

"A Fiocruz é um órgão ligado ao Ministério da Saúde, que é mantido com recursos do Ministério da Saúde, e trabalha contra todas as políticas que são contrárias à pauta deles de minorias. Tudo deles envolve LGBTI, eles têm um pênis na porta da Fiocruz, todos os tapetes das portas são a figura do Che Guevara, as salas são figurinhas do "Lula livre", "Marielle vive", disse a voz da secretária na mídia reproduzida durante a CPI.



Minutos antes, Mayra havia feito elogios e definido a instituição como de excelência. Exposta pelo áudio, ela não só confirmou a veracidade da gravação, como corrigiu Omar Aziz, presidente da comissão, que acreditava ter ouvido ela dizer "tênis". 



Foi "pênis" real oficial, vossa excelência.







Pênis bombando

As falas de Mayra repercutiram nas redes. Termos "Fiocruz", "Mayra", "Randolfe" e "Capitã Cloroquinas" ficaram entre os assuntos mais comentados do dia no Twitter Brasil. 

Além disso, a palavra "pênis" aparecia como destaque em "pesquisas relacionadas" na aba da CPI da COVID da rede social.



Capitã Cloroquina, Pazuzo e TrateCov

Mayra ganhou a alcunha de Capitã Cloroquina pelo afinco em promover o "tratamento precoce" para covid-'19 à base do medicamento, mesmo sem comprovação científica. Em janeiro, lançou em Manaus, ao lado do então Ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a plataforma TrateCov, que facilitava o acesso da população à cloroquina.

O lançamento do site ocorreu um dia após o governador do Amazonas, Wilson Lima [PSC] pedir apoio do governo federal para o envio de cilindros de oxigênio de outros estados, devido ao agravamento da pandemia na região. O TrateCov acabou fechado após duras críticas. Atualmente, Pazuello mudou por completo o discurso, ele diz que a plataforma foi colocada no ar por hackers contrários ao governo.

As pessoas não engoliram o depoimento de Mayra que foi bastante criticado e motivo de ironias e piadas. Confira as melhores reações e memes:





















































Veja também:


Charge bônus: