O que Papai Noel faz nas férias?

Para o lançamento de sua campanha de verão, a Pepsi aproveita o fato de que muitos acreditam que a forma como conhecemos a figura do bom velhinho - bochechas rosadas, roupa vermelha e barba branca - seja creditado à Coca-Cola e cutuca a arqui-rival de um jeito bem irônico.

E pensar que o CONAR nunca aprovaria a veiculação de um filme desses por aqui.

Pontos de vista: as ilustrações instigantes de Noma Bar

Gosto bastante das obras com múltiplas leituras da ilustradora Noma Bar. A artista israelense manipula suas formas minimalistas com muita inteligência.









"Ame sua vagina": Love Your Vagina Song



Como anunciar coletores menstruais de silicone [WTF?] sem ser chato didático?

O pessoal da Mooncup, fabricante dos tais aparatos, encontrou um jeito superbacana. Pediram às suas consumidoras que enviassem os nomes pelos quais chamam suas... digamos, xexecas.

Foram 14 mil respostas diferentes das quais selecionaram 25 para criar uma música incrível convidando as mulheres a se sentirem bem com seus corpos.

Confira aí em cima.

Via

Como encontrar a felicidade numa caixinha

O Mc Donald's levou ao pé da letra a expressão que dá nome a um de seus produtos de maior sucesso. A marca fez a alegria da criançada ao oferecer versões inusitadas e divertidíssimas do Mc Lanche Feliz. A criação é da Leo Burnett, de Londres. Espírito lúdico superbem captado pelo vídeo da ação, destaque para a trilha sonora... dá uma vontade de voltar a ser criança e por um minuto acreditar que é possível encontrar a felicidade dentro de uma caixinha.



Via

Pobre, Archaeoptryx! Que dó!


O blogueiro está fugindo do foco do Claraboia, mas impossível não compartilhar essa informação com vocês: o Archaeoptryx acaba de perder o título de primeiro ancestral das aves!

Como assim?!?

Se também curte paleontologia, você deve estar tão surpreso quanto eu. O bicho perdeu o posto que era seu há um século e meio, desde que foi descoberto dois anos após Darwin publicar A Origem das Espécies

Agora o bom e velho Tryx é considerado um reles dinossauro com penas, parecido com as aves.

Coitado!

Afinal de contas, quem lhe passou as pernas, digo as asas?

Segundo o cientista responsável pela publicação, estão no páreo o Epidexipteryx, o Jeholonis e o Sapeornis [Caraca! Outro desses e minha língua dava um nó!] - espécies descobertas há pouquíssimo tempo e que ainda estão sendo estudadas pelos especialistas.

Que dó, que dó, que dó!

Sei que também ficaram com pena do pequeno passarinho dinossauro, para animar esses ânimos, um viralzinho. E vida que segue.

Acesso liberado

Campanha supimpa que foge da linguagem comum da categoria. E o mais bacana, brazuca. A assinatura é da Mohallem/Artplan, de São Paulo. Gostei bastante do tom descontraído da comunicação, reforçado pela ilustração despretensiosa. Repare também nos detalhes que fazem a diferença: a direção de arte aproveita o direcionamento vertical da ilustração no formato dos anúncios e o mesmo acontece em relação ao texto que parece cair do frasco como gotas. Conjunto de soluções que reforçam o conceito do produto, Unblock your nose.

Se quiser ver mais sobre descongestionantes nasais, postei um filme muitoooo legal dias atrás.

[Clique nas imagens para ampliar]

Adeus, Amy

O que Amy Winehouse tinha de surtada tinha de talentosa. Muito louco o que a genialidade pode fazer a uma pessoa, a cantora entrou para uma sinistra lista de astros que morreram aos 27 anos. O Claraboia se despede relembrando fotos utilizadas pela publicidade que já foram postadas no blog. Clique nas imagens para rever o post original.

Aos 16 anos

DNA musical

Flash vs HTML 5

Dica de um amigo Diretor de Arte, o Google Swiffy converte Flash em HTML 5. Com ele você já pode ver aqueles arquivos .SWF no seu iPhone ou iPad. O recurso suporta Flash 8 e ActionScript 2.0 e roda nos browser mais utilizados pelo mercado. Não me surpreenderia, se daqui a pouco o Google lançarr serviço de teletranspote, rsrs.

Sobre linhas e pontos finais: outdoor criativo simula caneta que tinta não acaba utilizando o vento

Seja sincero: você já usou uma caneta até a carga acabar, até o finzinho mesmo? Eu confesso que nunca! Minhas canetas simplesmente somem, esqueço em algum lugar, empresto e não devolvem, a tinta seca e me desfaço delas... enfim nunquinha tive o prazer de gastar uma Bic até o final.

Imagino que canetas sejam como elefantes, ao perceberem o fim próximo, aceitam seu destino e partem sem avisar. Certamente deve existir um cemitério delas num lugar incerto, assim como o dos elefantes, rs.

Pois a Horse Pen, marca de canetas cujo benefício é durar até a última gota, usou uma ideia simples e inteligente para comunicar seu diferencial. Com o auxílio de linhas azuis, outdoors colocados em lugares de vento intenso simulam uma escrita infinita. Ecocriatividade da McCann da Tailândia que não utilizou eletricidade nem qualquer outro recurso tecnológico.


Quando é melhor não sair da cama

Nariz entupido é um saco, né! Pois a Saatchi de Geneva usou o argumento de maneira criativa e inusitada num filme para o spray nasal Otrivin. Levou ouro em Cannes. Após assisti-lo, fico imaginando quantas vezes já não passei por essa situação, impossível não achar graça! rs

O que fazer num domingo chuvoso?

Perder tempo com coisas tão divertidas quanto inúteis navegando pela web =D

X-Men dançando Lady Gaga



Para deixar o domingo de chuva um pouco menos cinzento, uma paródia mega divertida do hit da Lady Gaga. Com vocês "X-Men Born This Way".

Confira no player acima [lembre-se de ativar as legendas em português].


Atualização 3.8.2018

Ilusão & Surrealismo | Tang Yau Hoong

Irado as ilustrações de Tang Yau Hoong, artista, ilustrador e design gráfico da Malásia.







Para mais ilustras, clique aqui. Pra mais animais, aqui.

Pausa para o cafezinho: copos Ctrl Alt Del

Copos no formato das teclas Ctrl+Alt+Del, perfeitos para aqueles momentos em que você precisa dar uma paradinha. Você pode adquiri-los aqui.

Pesos e medidas

Campanha da  Lew'Lara\TBWA, São Paulo, para a ong Doe seu Lixo. O layout para lá de inspirado deixa claro que uma vida inteira de pessoas dedicadas ao meio ambiente não faz frente ao tempo que o lixo leva para se decompor. Muitooo iradoo! Faturou Lápis de Prata na 36ª edição do One Show.



Existem razões para acreditar

Dois posts atrás falei sobre 50 cartazes que contam a história da Coca-Cola, isso me fez lembrar de um filme muito bacana, veiculado no início deste ano, que vale a pena rever. É o tipo de mensagem que faz a gente se sentir bem e com vontade de ajudar a construir um mundo melhor.

A força está com você | The Force - Volkswagen

Quem nunca brincou ser um super-herói quando pequeno que atire o primeiro raio congelante. O garotinho carismático aí do filme também tem grandes planos só que na pele do mega vilão Darth Vader.

The Force, aposta da Volkswagen para o Super Bowl deste ano tá bombando nas redes sociais. Criação poderosa da Deutsch, de Los Angeles. Iradooo!

Dá o play:

A história da Coca-cola em cartazes

Tenho uma amiga publicitária que coleciona tudo da Coca-Cola, canetas, chaveiros, canecas... tudinho. Poucas marcas conseguem conquistar esse nível de aspiração. Que tal rever a trajetória desse ícone no mundo inteiro através de 50 cartazes? A coletânea foi preparada pela Revista Exame.

O impacto de uma lambida: tampa de iogurte como mídia em ação de solidariedade


Acho que 10 entre 10 pessoas têm o hábito de lamber o lacre após abrir o iogurte.

A mania inspirou a a agência Grey Brasil a utilizar a película de proteção como mídia pra passar uma mensagem importante.

"Muitas crianças não têm isso para comer. Ajude."

Iniciativa esperta para o Ação Criança.

Doces selvagens: publicitária cria cenários incríveis enquanto filha está dormindo

Tempos atrás postei uma série de fotografias sobre o sugestivo título Descubra a vida selvagem, tenha filhos. Pois Adele Enersen, uma publicitária finlandesa, aproveitou sua licença-maternidade para projetar os sonhos de sua pequena de um jeito criativo e divertido. Para saber mais sobre as criações de Adele, é só clicar aqui.





















Minutos atrás, enquanto preparava este post, minha prima, que até ontem era um bebê e agora deve estar com 12 ou 13 anos, me chamou pelo programa de mensagens instantâneas. Até ae, nada demais, não fosse pelo adiantado da hora - o relógio acabou de dar uma da manhã - e pelo fato de meu tio sempre ter sido rigoroso com as filhas em relação a horários e internet. Não resisti e perguntei à Mônica o que fazia acordada  e ainda mais online, tipo, e seu pai? Ela respondeu sem titubear, que ele havia desligado o computador, mas ela e a irmã, um ano mais velha, voltaram a ligar.

Filhos, cedo ou tarde, eles se tornam selvagens... quer você queira ou não, rsrs