80 anos do Zé Carioca: Disney lança música com Xande de Pilares e mais homenagens. Confira 'Os Zés do Brasil'

 


O querido Zé Carioca, personagem mais brasileiro da Disney, está soprando oitenta velinhas em 2022. 

Em homenagem a ele, a companhia convocou o sambista Xande de Pilares para cantar e celebrar os atributos do personagem que são também características do povo brasileiro, como alegria e resiliência. A música, composta e produzida por Leandro Lehart, se chama "Os Zés do Brasil". Assista ao clipe adiante.



Nascido e criado no Brasil

Foi durante uma viagem ao Rio de Janeiro que Walt Disney teve a ideia de criar Zé Carioca. O cria foi apresentado oficial real em 24 de agosto do ano seguinte na estreia mundial de "Alô Amigos", realizada na cidade carioca. Com a missão de introduzir o personagem no universo Disney, o filme de animação mostra o papagaio recebendo Pato Donald durante sua viagem ao Brasil e levando o gringo num role pela América Latina em que apresenta as culturas locais.

Assista à abertura de "Alô Amigos", 1942:



Walt Disney desembarcou no Brasil em 17 de agosto de 1941, veio com ele uma equipe de 16 pessoas que incluía seus principais desenhistas e animadores, como Franklin Thomas e o casal Lee e Mary Blair. Trouxe a esposa e posou ao lado do presidente Getúlio Vargas.

Walt Disney e sua equipe onde hoje é o bairro da Barra da Tijuca


Após "Alô Amigos", Zé Carioca apareceu nos quadrinhos. Nas histórias, o bamba inicialmente conhecido como Joe, depois José, passava com seu jeito malandro por aventuras e perrengues nos morros cariocas. Fruto da "política de boa vizinhança" do governo Franklin D. Roosevelt, o personagem não fugiu de uma visão estereotipada e superficial do brasileiro. Ainda assim conquistou diversos fãs pelo mundo e se tornou um marco na cultura pop do país.



Tô na rua, na luta, com amor

As celebrações dos 80 anos anos do Zé começaram em julho durante a Bienal do Livro de São Paulo com o lançamento do livro "O Essencial do Zé Carioca", uma coletânea com catorze histórias em quadrinhos marcantes do papagaio, desde sua estreia nas HQs aos dias atuais. Vale dizer, as tirinhas pararam de ser publicadas no fim dos anos 1990 pela Abril, tiveram um breve retorno em 2014 e agora são publicadas pela editora Culturama. Em 2021, Zé ganhou sua primeira graphic novel, "Viagens Fantásticas". 

As histórias recentes trazem uma versão menos estereotipada do Zé Carioca reforçando o otimismo e a solidariedade do personagem.

Sou do povo, festeiro e vencedor

Ainda em 2022, as comemorações contam com o lançamento de um livro em que Zé Carioca dá sua versão a episódios da história brasileira, escrito por Eduardo Bueno. Também vem por aí conteúdos, filtros e stickers para as redes sociais, histórias em quadrinhos inéditas e coleções temáticas de produtos licenciados do personagem. A Disney espera que o licenciamento comercial da imagem do papagaio renda um crescimento de 250% este ano. 

E claro, um single e um clipe com Xande de Pilares. O sambista representou, confira "Os Zés do Brasil":



De lambuja, fique com mais trechos de "Alô Amigos":




Veja também: