Apenas por que você não vê não significa que não está lá.
Um olhar mais atento é necessário para poder enxergar o menino em situação de rua. Sentado nos degraus, ele certamente seria pisado pelos passantes ― não apenas no sentido literal. A imagem chama atenção para o modo como naturalizamos a miséria e [não] vemos as pessoas em vulnerabilidade que vivem entre nós.
De Kevin Lee, China 2008, a arte de rua intitulada "The Invisibility Of Poverty" [A Invisibilidade da Pobreza] inspirou uma campanha da Ogilvy & Mather Shanghai para UNICEF com objetivo de ampliar a conscientização sobre o abandono que afeta as crianças no país asiático.
Durante a intervenção, crianças sem-teto em Pequim foram pintadas de forma idêntica ao ambiente, de modo que eram quase indiscerníveis da paisagem urbana ao seu redor, e então fotografadas. As imagens são comoventes.
"Não me ignore", diz o título da mensagem em chinês ao lado. Abaixo, em caracteres menores, o texto destaca a situação de mais de 1,5 milhão de crianças carentes na China, paradoxalmente uma das maiores economias do mundo.
Com as fotografias, o UNICEF conseguiu arrecadar o equivalente a aproximadamente 30 mil dólares em apenas cinco dias para ajudar essas crianças.
A Campanha que recebeu o nome "Invisible Child" [Criança Invisível] foi premiada com o Lápis de Prata no One Show 2008. Embora as fotos sejam de 14 anos atrás, voltaram a circular nas redes recentemente e continuam a sensibilizar milhares de pessoas.
Talvez seja o momento por que passa o mundo que nos torna tão conscientes da dor e do sofrimento que, geralmente, ignoramos. Ou talvez seja simplesmente a curiosidade e o apelo que as imagens provocam.
Seja qual for o motivo, o impacto visual e a mensagem que tais fotos evocam são um lembrete para todos nós resgatarmos a compaixão e a empatia pelas pessoas que sofrem ao nosso redor e ajudá-las em vez de desviar o olhar.
Fotografia e Pintura Corporal por Kevin Lee, Haohui Zhou e Bin Liu.
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