O domingo foi delas. No
Dia Internacional da Mulher, entre
homenagens e rosas, a discussão sobre a igualdade de gêneros marcou território.
A
data também foi aproveitada por muitas marcas para falar com suas consumidoras, algumas mandaram bem, outras nem tanto.
O
fail levou alguns posts a serem apagados. Veja as melhores e piores iniciativas:
Chevrolet
Junte uma sala cheia de bonecas,
carinhos e um monte de
meninas e veja o que acontece. A
Chevrolet saiu-se bem na homenagem, falando de maneira lúdica sobre igualdade e, de quebra, promovendo seus serviços. No final do vídeo, há uma divertida esquete feita por 3 garotinhas. Aperte o play:
Avon
A marca de
cosméticos apostou no post de
vídeo, num recurso ainda pouco explorado no digital, para lembrar a luta pela igualdade de gêneros.
Botafogo
O time de
futebol usou o jogo de palavras no seu post de
oportunidade. "Fogão" muito além do
eletrodoméstico. Aí, sim!
Nextel
A lindeza de
bebê aí de baixo tem toda liberdade pra escolher o que vai gostar quando crescer. Difícil mesmo é não curtir o post da
Nextel. Até o momento foram mais de 208 mil likes e 3.500 compartilhamentos:
Unimed
A
Unimed acertou a mão ao defender a liberdade de escolhas das mulheres nas
redes sociais:
Mas nem tudo foi flores, a marca foi criticada no offline. A campanha que brinca com a ideia do universo feminino ser amplo e as mulheres, multifacetadas não foi bem recebida. Sinceramente, achei as críticas exageradas, os títulos são divertidos apenas. A patrulha do politicamente correto é um pé no saco, às vezes.
Atualização 9.3.2017
O blogueiro que vos escreve é redator publicitário, logo tende a ficar do lado da criatividade sempre. Antes de ser profissional da criação, sou homem, também trago alguns esterótipos de gênero, ensinados desde pequeno, que às vezes nem me dou conta. Talvez por isso tenha defendido os títulos.
Hoje, um ano depois, penso um pouquinho diferente - a gente tá aqui para evoluir, né! Não defenderia os títulos da mesma forma. Embora criativos, porque usá-los numa campanha? Pior, justo no Dia da Mulher! Ei, é possível ser criativo sem ser machista ;)
Livraria Cultura
A Cultura errou feio, errou rude ao usar uma série de estereótipos em sua homenagem. "E as mulheres que compram sapatos e leem
livros? Ou a
mulher só pode fazer uma destas coisas?", questionaram as internautas. O post foi apagado:
Fast Shop
Deu ruim também para o site de comércio eletrônico. Uma oferta para a "Semana da Mulher" promovendo a lavadora
Samsung dizia o seguinte: "Tenha mais tempo livre".
Uma internauta mandou o papo reto: "Parabéns Fast Shop e Samsung pela perpetuação dos estereótipos! Vocês contribuem para que possamos ultrapassar os preconceitos de gênero! Estou no aguardo, ainda na semana da mulher, das promoções de panelas,
aspiradores de pó e jogos de cama". Ironia mode on.
Caribbean Disco Club
Sem comentários. O post faz parte da seleção feita pela página
8 de março da depressão que compila fails ocorridos na data:
Devassa
Outra que meteu os pés pelas mãos ao homenagear as mulheres foi a marca de
cerveja. Veja o que escreveu a internauta Débora Vieira nos comentários do post: "Não precisava colocar uma mulher em posição / roupa provocativos pra falar sobre o Dia das Mulheres... Além disso, o dia das mulheres deveria ser lembrado como dia de luta por direitos iguais e não como deia de dar flores e
bombons. Se as mulheres estivessem mesmo no comando, não teríamos os piores salários, não seríamos assediada nas
ruas, não seríamos as principais responsáveis pelas tarefas domésticas".
Quer mais? O divertido
tumblr Quem foi que aprovou?,
aqui, reúne outras pérolas, vale a visita.
Via