'Bahianinho' das Casas Bahia cresceu: mascote agora é adolescente, se chama CB e vira influenciador



O carismático mascote das Casas Bahia ganhou uma mudança radical no shape. Baianinho se tornou adolescente, trocou o chapéu de couro típico dos vaqueiros nordestinos pelo boné, agora faz selfies e prefere ser chamado de CB - referência às iniciais da rede varejista.

Criado nos anos 1960  o personagem já havia repaginado o visual antes, passando por algumas alterações no cabelo, no formato do rosto e nas roupas. Dessa vez, além de uma remodelação mais profunda que o transformou em um jovem hiper conectado e ativista de causas ambientais, sociais e de sustentabilidade, ele passa a responder como porta-voz da empresa feat influenciador.


Com 30 segundos de duração, o vídeo de apresentação do novo visual, intitulado "Sou o Bahianinho, mas agora pode me chamar de CB", foi divulgado na sexta-feira, 16, em todos os canais da marca. 

Assista:



O novo mascote também já estreou na TV o comercial "Quero Ser Grande", exibido a primeira vez no domingo, 18. 

Em seguida, uma nova ação digital chamada "Evolução", ganha as redes da companhia. As peças, uma cocriação entre Miagui e Y&R, mostram a passagem do Bahianinho tradicioanl para o adolescente CB.

Parte da esforço de lançamento ns redes, o antigo personagem está registrando em posts uma viagem que faz pelo Brasil. A tour mostra como o país mudou. Ele conclui que, assim como as Casas Bahia, ele "também quer crescer", percebendo que "quer influenciar as pessoas, falando sobre assuntos relevantes e levantando a bandeira da sustentabilidade.

"Para mostrar como o Bahianinho cresceu e se tornou o CB, criamos uma história em que o personagem antigo se depara com todas as mudanças que estão acontecendo com a marca e percebe que precisa evoluir para fazer parte dessa transformação", diz Cristian Santoro, ECD da Y&R agência responsável pela campanha.

"Além dos filmes, planejamos uma série de conteúdos em que vamos mostrar a jornada do CB pelo Brasil se encontrando com vários personagens que vão ajudá-lo na missão de se tornar um 'influencer' digital que conhece de perto o Brasil e o brasileiro", completa Santoro.

Novas missões

CB chega com um novo papel institucional, o de assumir o posto de porta-voz da marca. Com redesign assinado pelo estúdio Miagui, o personagem vai usar uma linguagem leve animada e expressiva, sempre iniciando seus vídeos  com uma apresentação em Libras, a fim de reforçar o comprometimento da marca com a inclusão.

"A nova fase da marca exige um porta-voz que personifique esses valores e essa personalidade. Isso vai permitir que ele se atue como mais um ponto de humanização no relacionamento com o cliente e em diferentes temas, como a tecnologia e a sustentabilidade", afirma Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo.

A sustentabilidade será o grande tema defendido pelo novo personagem, garante a empresa. "Ele vai ajudar a promover as diferentes iniciativas que a companhia realiza na área". Entre elas, o programa de reciclagem Reviva, que atua desde 2015 em parceria com cooperativas espalhadas pelo país. O mascote também dará visibilidade a questões como economia circular e o descarte correto do lixo eletrônico.

Dono de uma personalidade própria que conversa com o branding da empresa, CB fala sobre si e os temas de seu interesse. Como influenciador, ele também assume a missão de prestar assistência aos clientes e traduzir a linguagem digital para os mais velhos - uma mudança e tanto em relação ao Bahianinho que sequer falava.

Veja também: