Após vazamento, trailer de GTA 6 bate recordes e ostenta números. Game fenômeno de popularidade chega em 2025



Pouco após vazar na internet, a Rockstar Games confirmou as imagens e liberou oficialmente o 1º trailer do GTA 6, um dos mais aguardados games dos últimos tempos ― o lançamento que estava previsto para terça-feira, 5, às 11h, ocorreu nesta segunda-feira, 4.

Depois de muita espera, o trailer de revelação do sexto jogo de Grand Theft Auto, vulgo GTA 6,confirma muito daquilo que os rumores e vazamentos anteriores já apontavam, como ter dois personagens como  protagonistas — incluindo a primeira mulher dos jogos modernos da franquia. Com tanto buzz em torno de seu lançamento, o vídeo vem batendo marcas impressionantes e históricas. 

Vem comigo.



Heróis às avessas

Ao som de "Love Is A Long Road", música de Tom Petty, o trailer apresenta o casal de protagonistas, Lucia, uma mulher latina, e seu namorado, Jason. Ex-presidiários que tentam construir uma nova vida em Vice City, cidade fictícia de Grand Theft Auto inspirada em Miami, nos EUA, mas as coisas não saem como o esperado e eles precisam, digamos, pegar um atalho à la Bonnie e Clyde ― casal que tocou o terror e deixou um rastro de roubos e assassinatos nos EUA, no início do século 20.

As cenas exploram o cotidiano e diversos cenários de uma das cidades mais icônicas e queridas da franquia, que já teve até um game próprio, o GTA: Vice City, de 2002, e retornou no spin-off GTA Vice City Stories, de 2006. O jogo, porém, terá um mapa muito mais amplo e será ambientado no estado de Leonida, versão fictícia da Flórida. E, ao contrário desses dois jogos cuja trama se passa na década de 1980, os acontecimentos de GTA 6 se dão no tempo atual. Inclusive, é possível ver a presença de redes sociais, brincadeiras com sugar babies e veículos contemporâneos no trailer.

Uma curiosidade e vários easter-eggs

O primeiro trailer divulgado faz referência a acontecimentos reais e um tanto bizarros, ocorridos nos EUA, e que viralizaram nas redes sociais. Como se vê, muito da essência que caracterizou GTA, como tiroteios, perseguições, situações absurdas e muito sarcasmo, permanecerá no novo jogo da franquia. 

"Grand Theft Auto VI continua nossos esforços para ultrapassar os limites do que é possível em experiências de mundo aberto altamente imersivas e baseadas em histórias. Estamos entusiasmados por poder compartilhar esta nova visão com jogadores de todo o mundo", declarou o fundador da Rockstar, Sam Houser, em comunicado à imprensa.

Surra de cliques, likes e recordes

Apesar do vazamento [ou com um empurrãozinho dele], em seu primeiro dia, a prévia superou 90 milhões de visualizações e se tornou o vídeo não musical mais assistido em 24h no Youtube, destronando o vídeo "$1 vs $100,000,000" do youtuber Mr. Beast, recordista anterior com 59,4 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas. 

Considerado o maior youtuber da atualidade, Mr. Beast reconheceu que seu recorde foi quebrado pelo novo GTA.

 

Bastaram apenas 32 horas para a prévia do sexto jogo da franquia GTA superar, na madrugada desta quarta-feira, 6, a marca histórica de 100 milhões de visualizações e avante na plataforma. Em menos de dois dias, o vídeo bateu as os números do GTA 5.

Enquanto isso, puxado pela repercussão do GTA 6, o primeiro trailer do GTA 5 também ultrapassou 100 milhões de visualizações mais de 12 anos após ser publicado no Youtube. Lançado em 2 de novembro de 2011, o antecessor tem agora um total de 101 milhões de visualizações.



Além do recorde de visualizações em 24 horas, GTA 6 também quebrou o recorde de trailer com mais likes na história do Youtube. O game bateu 9,3 milhões de curtidas, e rapidamente superou o trailer de Vingadores: Guerra Infinita cujo recorde é de 4,1 milhões de likes.

Fazendo história

O primeiro trailer do GTA 6 sai dez anos depois do lançamento do último jogo, o GTA 5, de 2013, que ostenta a marca de mais de 190 milhões de cópias vendidas. No total da franquia, iniciada em 1997 com o primeiro Grand Theft Auto, são mais de 410 milhões de unidades comercializadas.

A trajetória de sucesso do GTA 5, inclusive, garantiu definitivamente o lugar da Rockstar entre as grandes desenvolvedoras e abriu caminho para tornar o GTA 6 um dos maiores fenômenos de popularidade da história dos games e da cultura pop, possivelmente o jogo mais aguardado de todos os tempos.



Primeiro game inédito desenvolvido e publicado pela Rockstar desde Red Dead Redemption 2, lançado em outubro de 2018, GTA6 é o oitavo título da franquia, considerando que GTA Vice City e GTA San Andreas, sucessos do PlayStation 2 e Xbox, foram lançados entre GTA 3 e GTA 4, e não fazem parte da série numerada. 

GTA 6 será lançado em 2025, em data ainda não revelada e será jogável no PlayStation 5 e Xbox Series X e S, confirmou a Rockstar, sem mencionar PC. A expectativa é que, assim como em GTA 5, a versão para PCs seja lançada no futuro. A desenvolvedora estadunidense também não comentou nada sobre sua parcela multiplayer.

Assista ao trailer:


É, família:



Confira mais algumas reações e memes:









































































Veja também: