30 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Ação,
Coca-Cola,
Concorrência,
Cor,
Facebook,
Fail,
Futebol,
Lata,
Logo,
Pepsi,
Trollagem
}
Trollagem da Pepsi pra cima da Coca em 3, 2, 1...
Primeiro a
Coca-Cola coloriu suas latinhas de
verde, amarelo e azul pra entrar no clima da
Copa das Confederações, numa iniciativa ~quase~ inédita [a marca já usou
latas comemorativas em ações de âmbito regional].
O que a Coca não esperava é que um estudante de publicidade [Marcelo Silveira, de 20 anos] usasse uma folha de papel com um círculo recortado para localizar uma imagem muito semelhante ao
logo da Pepsi e postasse em seu
Facebook. Daí, já viu, né, a montagem está bombando nas
redes sociais.
|
Tem Coca-Cola, pode ser? |
Não demorou pra
Pepsi pegar carona na escorregada da
rival e postar a imagem que abre esse post, sem legendas nem explicações, mas muitooo parecida com a montagem do estudante.
Veja o filme da Coca:
Curtiu? Acesse o hotsite com várias coisas bacaninhas
aqui.
Pra ver a matéria do G1 com detalhes sobre o achado de Marcelo, clique
aqui.
29 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Amizade,
BBH,
Bebida,
Criança,
Pai
}
Sabe aqueles comerciais gostosos de assistir e que iluminam o seu dia nem que seja por alguns instantes?
Pals da marca inglesa de
sucos Robinsons é um desses. Ele emociona e faz lembrar que a vida pode ser leve e gostosa como um sorriso.
O final é surpreendente. Mesmo. Vale à pena assistir novamente pra ir percebendo as nuances de que não se deu conta à primeira vista:
Não continue a ler se ainda não viu...
;)
Viu, falei que era incrível! Agora, reveja observando os detalhes: as diferenças entre os
garotos de força, tamanho e até a sombra. Tem também a fala de
Star Wars, o cansaço depois de empurrar o
brinquedo, a pouca habilidade com o
videogame portátil, a distância das pedras jogadas n'
água...
Daí, alguém questiona: Lindo, sim, mas vende suco? Claro que vende e da maneira mais sólida possível, ao criar vínculo emocional entre a
marca e os consumidores.
Publicidade de primeira.
Criação da
BBH London e produção da Academy Films.
28 de maio de 2013
at
13:58
Tags:
{
Animação,
Automóveis,
Making of,
Personagem,
Peugeot,
Young e Rubicam
}
Ao trazer Penélope Charmosa e outros
personagens inesquecíveis do clássico de Hanna-Barbera para promover o novo
Peugeot 208 [
aqui], a
Y&R despertou a nostalgia em muita gente. Dê um confere nos
detalhes e curiosidades dos bastidores do filme com ares de superprodução que envolveu mais de 200 pessoas.
Pasmem! O projeto foi realizado em apenas 3 meses, incluindo criação, desenvolvimento e finalização. As filmagens consumiram 5 dias e 2 meses foram de pós-produção.
Coadjuvantes que roubaram a cena, os
carros cheios de bossa usados no filme são fiéis aos do desenho de 1968 e fazem parte do acervo pessoal de colecionadores ao redor do mundo. A produção só chegou até eles graças a um intenso trabalho de
pesquisa.
O Carrão Aerodinâmico do Peter Perfeito veio da Finlândia. O Carro-Tanque do Sargento Bombarda e Meekley, da França. O Carro à prova de balas da Quadrilha da Morte, da Espanha. Já o Cupê Mal-Assombrado, dos Irmãos Pavor e o Carrinho pra Frente, da Penélope Charmosa vieram da Inglaterra.
A
computação gráfica deu conta de dar vida e movimento ao
cachorro Muttley, à Máquina do Mal do Dick Vigarista e à Lata Voadora do Barão Vermelho.
Aperte o play:
at
08:00
Tags:
{
Apple,
Campanha,
Filmes,
Google,
iPad,
Lançamento,
Microsoft,
Tablet
}
Microsoft alfineta Apple no comercial de lançamento da linha de tablets com Windows 8. A grande sacada é o uso do Siri, assistente virtual da concorrente, se desculpando pelas limitações do iPad.
"Desculpe, eu não mostro atualizações assim...", "Desculpe, eu só consigo fazer uma coisa por vez..."," Eu acho que essas coisas não são um PowerPoint..." hahahaha
Less talking. More doing, algo como
Fale menos. Faça mais, é o
slogan que assina o filme. Genial.
O mais irônico é que o comercial faz menção a uma
campanha antológica dos anos 2000,
Get a Mac. Nos anúncios, a Apple trolava a Microsoft ao comparar 2 caras, um descolado [Mac] e o almofadinha [PC, a cara do Bill Gates].
Para ver uma compilação com praticamente todos os filmes dessa campanha, considerada ícone da publicidade de produtos de
tecnologia, clique
aqui.
Enquanto a
concorrência agia, a Microsoft mantinha-se confortável no trono da liderança. Demorou, mas a empresa finalmente acordou diante a perda de território para os concorrentes. Investida na qual já provocou a Apple e a Samsung [para promover o Windows phone]:
E também o
Google Chrome [a Microsoft critica a postura invasiva de monitoramento do Google]:
"Um vídeo que vazou", segundo a empresa de Bill Gates. Interessante é que ele usa as ideias de um comercial do próprio Chrome, veja o original
aqui.
27 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Humor,
Porta dos Fundos
}
Em algum momento da sua vida, alguém vai querer entrar no seu corpo com objetivos não tão legais. Seja ele um bofe excitado da marinha, uma galera mal encarada da prisão ou até um espírito do capeta. Seria muito bom você acreditar em Deus.
|
Diabo confronta pastor durante tentativa de expulsão |
Depois de trolar
restaurantes, gays, padres... o
Porta dos Fundos apronta novamente, dessa vez pra cima dos pastores. Os
crentes evangélicos estão se doendo à beça, o vídeo tem gerado polêmica na
internet...
26 de maio de 2013
at
16:10
Tags:
{
Dinheiro,
Video
}
Imagine um mundo sem dólares, reais e que tais. Se o
vil metal não existisse o que você estaria fazendo agora? Teria feito as mesmas escolhas?
Antes de responder, deixe-se levar pela narração do escritor e filósofo britânico Allan Watts. A voz potente e ao mesmo tempo doce de Watts é um convite a reflexão: você é feliz?
Se preferir ver a versão original, sem legendas, clique
aqui.
25 de maio de 2013
at
17:59
Tags:
{
Animal,
Charge,
Humor,
Jornal,
Tablet
}
Definitivamente, o futuro não tá pra
peixe!
Não resisti ao trocadilho ;)
A
charge de André Dahmer é dica cabalística da Rafa Oliveira.
Postado do meu
tablet hehe
Veja também:
A morte anunciada do papel
24 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Bebida,
Coca-Cola,
Energético,
Lata,
Pendrive,
Video
}
Cadê o pendrive?!? Quando você mais precisa do dito cujo, na hora H de salvar um job para apresentar ao chefe ou ao cliente, ninguém sabe, ninguém viu!
O que você faz? Pede pra sair? Se joga de um precipício? Vira monge budista? Nãããoooo! Toma um
energético e se acalma, rs. A
Gladiator tem a solução, a marca da
Coca-Cola do México criou a primeira lata pendrive. Basta posicionar a embalagem em frente à câmera do seu computador e transferir os arquivos desejados através do site
usbcan.mx.
Latinha enfeitiçada? Nem um pouco, nada fica armazenado na
embalagem, que funciona como um
Dropbox usando seu login do
Facebook. Pronto, agora que você salvou
o mundo o arquivo, já pode terminar de tomar seu energético em paz. O vídeo é bem divertido. Dá o
plei:
Cá entre nós, não seria muito mais prático usar email ou dropbox ou qualquer outro disco virtual gratuito para enviar o arquivo? Imagina o trabalho de ligar a câmera, enquadrar corretamente a latinha e ainda guardá-la pra quando precisar. Pois é, a ação tem sido criticada por isso.
Fato é que a lata pendrive teria morrido como mera sugestão ainda no brainstorm de muita agência. Não foi o que aconteceu com a The New, da Cidade do México. Sorte dela ter uma Coca-Cola pra apostar na ideia.
23 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Ação,
McCann,
Refrigerantes,
São Paulo,
Sprite
}
São Paulo é uma cidade de concreto. Dura. Para piorar, passou por
administrações um tanto questionáveis que produziram obras como o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, se preferir. Um
cinza de perder de vista.
Pois a
Sprite decidiu oferecer sombras portáteis para quem enfrenta a selva urbana. Numa ação pra lá de simpática, limoeiros plantados em latas gigantes do
refrigerante amenizam o clima e a vista de quem encara o monstrengo nos fins de semana.
Criação da
WMcCann.
22 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Inseticida,
Inseto,
Mídia inteligente,
Outdoor,
Video
}
Ideia ~esperta~ para promover o poder matador do inseticida Orphea4D, um outdoor com ~produto~ aplicado vai se enchendo de mosquitos mortos.
A peça, entretanto, apenas simula o efeito do spray. No lugar do inseticida, uma cola onde os
insetos literalmente grudam, dando a impressão de uma verdadeira matança. Segundo a agência responsável pelo outdoor, 230 mil insetos foram exterminados. Dá um confere:
Bacana a princípio, a ideia perde um pouco da graça a partir do momento em que o truque é revelado. Fazer o que, ossos do ofício, do contrário seria propaganda, literalmente, enganosa.
21 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Animação,
Criatividade,
Sangue,
YouTube
}
A gente sempre tá à espera de alguma coisa, seja pelo carregamento de um vídeo no YouTube ou por uma doação de sangue que irá salvar a sua vida.
Exagerada a comparação? Nem tanto.
A
animação Waiting for Life criou uma ligação entre essas duas realidades aparentemente distantes para incentivar as pessoas a doar sangue.
A ideia usa a barra de progressão do YT como extensão do cateter para passagem do líquido salvador. Emocionante.
Dê o play:
Criação inspirada da Heads para o Hemorio.
20 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Humor,
Mulher,
Video
}
A dica para animar o início da semana é de uma leitora do
Claraboia que pediu pra não ser identificada porque já lhe aconteceu algo parecido. Ok, ok... valeu, pelas risadas!
19 de maio de 2013
at
15:32
Tags:
{
Li por aí
}
17 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Argentina,
Camisinha,
Print,
Young e Rubicam
}
Não pense. Divirta-se mais.
Pra desejar bom finde pra geral, tomei emprestado o conceito do anúncio aí de baixo. Se bem que, bem provável, só os homens entenderão.... criativamente machista, rá!
Em tempo, o
print é para promover
camisinhas com efeito retardador hehe ;)
Criação ousada da
Y&R da
Argentina.
16 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Aniversário,
Google,
Internet,
Jogo
}
Para marcar o aniversário do Breakout, aquele jogo de tijolinhos da Atari que fazia a alegria de geral no século passado, o Google lançou um easter egg [coisas escondidas na webz, divertidas de encontrar, exatamente como um ovo de páscoa. Digamos, um segredo virtual].
Como faz? Vai no Google Images e pesquisa por Atari Breakout [ou clique aqui]. Pronto, agora você já pode dizer adeus à sua produtividade se divertir à vontade. Ao final, ainda dá pra compartilhar sua pontuação ;)
Dica da Patrícia Hirschen.
15 de maio de 2013
at
15:14
Tags:
{
Animal,
Fotos,
História em quadrinhos,
Humor,
Instagram
}
Bem bacana, só faltou a anta gente que fica tirando foto de si mesma em frente ao espelho :P
Para ver mais sobre o Instagram, clique
aqui. Mais animais,
aqui. E mais piadinhas divertidas,
aqui.
Dica da Noemi Reis.
at
07:00
Tags:
{
AlmapBBDO,
Amor,
Banco de Imagens,
Filmes,
Fotos,
Getty Images,
Video
}
Quantos tempo é necessário para contar os encontros e desencontros de um casal que se conhece ainda criança, se afasta ao longo da vida e se reencontra anos mais tarde?
Após ir do
Amor ao
Bingo em 873
fotos [veja
aqui] e ser
premiada por isso, a
Getty Images lança nova campanha, agora para promover o acervo de
vídeos. O comercial utiliza o material disponível para compra, pra ser exato: 85 segundos colhidos de 105 vídeos diferentes. No total, a empresa possui 63.103.983 segundos de vídeos para você contar histórias. Sejam elas quais forem.
Mas para os apaixonados os números aí de cima são apenas ~detalhes~, para eles importa que o filme é emocionante.
Criação da
AlmapBBDO.
clicae:
14 de maio de 2013
at
16:57
Tags:
{
Código de barras,
Embalagem,
Massas,
Restaurante
}
Excelente aproveitamento do código de barras impresso nas
embalagens para comunicar os atributos e benefícios da
marca. A iniciativa bomba lá fora, mas ainda é tímida por aqui. Esse é para um
restaurante de
massas.
at
08:00
Tags:
{
Animal,
Coca-Cola,
Crowdfunding,
Filmes,
Greenpeace,
Ong
}
"Nós fizemos um novo anúncio da Coca-Cola, com um ~toque~", declara o Greenpeace da Austrália. Realmente, parece ser mais um dos [excelentes] comerciais da marca - clima pra cima, gente jovem e feliz...
Não é. De repente, a mensagem muda o tom e se torna impactante.
A
ong faz um alerta sobre o estrago que as garrafas plásticas provocam, poluindo o meio ambiente e matando os
animais, seguido de uma grave denúncia: a companhia estaria atuando contra a legislação de reciclagem prestes a ser implementada no país.
Aperte o
plei:
A iniciativa ainda inclui uma ação de crowdfunding [financiamento coletivo, algo como uma mega "vaquinha"] que pretende exibir o vídeo na
televisão. Para contribuir, acesse
aqui.
Ponto para o Greenpeace por mirar na gigante [claro, se a acusação for verdadeira]. Certamente, outras empresas poluem tanto ou mais que a Coca-Cola, mas não chamariam tanta atenção. A marca paga o preço por atrair os holofotes [faz lembrar o que aconteceu ao
Mc Donald's e o documentário
Supersize Me].
Controverso, o
filme levanta questões importantes: a companhia é responsável pelas
embalagens jogadas ao mar pelas pessoas? Por outro lado, a Coca-Cola tem a oportunidade de chamar a responsabilidade pra si e investir na sua capacidade de conscientização ambiental. Um desafio e tanto, é aguardar pra ver.
13 de maio de 2013
at
12:00
Tags:
{
Cosméticos,
Design,
Embalagem,
Logo,
Mulher,
Nívea,
Rebrand
}
Uma senhora de quase 100 anos serviu de inspiração para unificar a identidade visual da marca em todo o mundo - a famosa latinha azul, de 1924.
O
logo circular e a
tipologia da era Bauhaus são a base do
projeto gráfico levado a cabo pelo
fuseproject:
Uma
mudança e tanto, que transformou o shape de
produtos utilizados por mais de 500 milhões de
mulheres em 170 países ao redor do mundo.
A nova linha tem uma cara moderna e substitui toda sorte de
embalagens que ao longo dos anos se multiplicaram no portfólio da marca.
O tapa no visual ainda contribuiu para a empresa reduzir o uso de materiais na produção, só de plástico foram cerca de 15% de economia.
Curti.
at
08:00
Tags:
{
Humor,
Teatro,
Video
}
Olha quem trouxe pra desejar boa semana pra vocês. Ela mesmo, irmã Selma, com seus olhos serenos e indefectível espírito cristão.
Mais atual do que nunca, a ~religiosa~ segue as mesmas escrituras de Felicianos, Marcos e outros... Lembra do combinado, né? Trate de achar graça, se não irmã Selma anota seu nome no caderninho de orações ;)
12 de maio de 2013
at
08:00
Tags:
{
Ação,
Aplicativo,
Calendário,
Dia das Mães,
Mãe,
NBS,
Oi,
Telefonia
}
Contar um segredo é doar-se um pouco. Do seu mundo, do seu universo, da sua verdade e, claro, da sua confiança. Também é uma maneira de estar próximo, mesmo de longe. Nada mais justo do que contar segredos pra quem doou a vida pra você. Feliz Dia das Mães!
A ação da empresa para comemorar a
data pretende mostrar de maneira inusitada e divertida que com a
Oi você fala tanto que vai acabar falando sobre o que nunca quis:
Na fanpage da marca [
aqui] há um
app detalhando o local dos orelhões localizados no
Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, no caso de você querer ir até um deles dar um alô pra sua
mãe. As melhores revelações ganham um par de smartphones. Criação da NBS.
11 de maio de 2013
at
19:02
Tags:
{
Calendário,
Dia das Mães,
Doodle,
Filmes,
Google,
Homenagem,
Mãe,
Obrigado!,
Trilha sonora,
Twitter,
YouTube
}
Para esse
Dia das Mães, o Google decidiu fazer algo diferente, além do tradicional
Doodle, também há um comercial.
Virais selecionados do
YouTube, com cenas divertidas e emocionantes, embaladas por uma
trilha animada [I Just Want to Thank You, do Tim Myers] são o jeito de a marca dizer "obrigado".
A campanha convida os filhos a agradecer às suas mães e incentiva uma
homenagem online: você pode enviar seu vídeo ou foto através da
hashtag #HereToTheMoms.
Como não poderia deixar de ser nos comerciais do
Google, o roteiro aproveita para mostrar como os serviços oferecidos pela empresa estão presentes no dia a dia das pessoas [veja
aqui como usá-los para celebrar a
data]. Mais do mesmo? Pode ser, mas
mãe que é mãe tá andando pra isso. Vale o play:
Criação da Whirled. Curtiu as cenas? Dá para vê-las por completo nos links disponibilizados na página do vídeo [
aqui].
at
08:00
Tags:
{
Amor,
Contos de fada,
Cor,
Curta
}
Formas,
cores e sons compõem um mosaico inebriante e psicodélico pra contar uma linda [e trágica]
história de amor.
Hiatus, do diretor Tom Jobbins, está a milhas dos
contos de fadas onde os amantes são felizes para sempre.
A
trilha é sublime [dá pra comprar pelo iTunes,
aqui].
O play é por sua conta e risco:
Curtiu? Visite a página do projeto no
Facebook, bem
aqui.