Logo da Pepsi escondido nas latinhas de Coca-Cola


Trollagem da Pepsi pra cima da Coca em 3, 2, 1...

Primeiro a Coca-Cola coloriu suas latinhas de verde, amarelo e azul pra entrar no clima da Copa das Confederações, numa iniciativa ~quase~ inédita [a marca já usou latas comemorativas em ações de âmbito regional].


O que a Coca não esperava é que um estudante de publicidade [Marcelo Silveira, de  20 anos] usasse uma folha de papel com um círculo recortado para localizar uma imagem muito semelhante ao logo da Pepsi e postasse em seu Facebook. Daí, já viu, né, a montagem está bombando nas redes sociais.

Tem Coca-Cola, pode ser?

Não demorou pra Pepsi pegar carona na escorregada da rival e postar a imagem que abre esse post, sem legendas nem explicações, mas muitooo parecida com a montagem do estudante.

Veja o filme da Coca:



Curtiu? Acesse o hotsite com várias coisas bacaninhas aqui.

Pra ver a matéria do G1 com detalhes sobre o achado de Marcelo, clique aqui.

Gostoso é quando te faz sorrir: emocionante história de amizade com um final surpreendente


Sabe aqueles comerciais gostosos de assistir e que iluminam o seu dia nem que seja por alguns instantes? Pals da marca inglesa de sucos Robinsons é um desses. Ele emociona e faz lembrar que a vida pode ser leve e gostosa como um sorriso.

O final é surpreendente. Mesmo. Vale à pena assistir novamente pra ir percebendo as nuances de que não se deu conta à primeira vista:



Não continue a ler se ainda não viu...

;)

Viu, falei que era incrível! Agora, reveja observando os detalhes: as diferenças entre os garotos de força, tamanho e até a sombra. Tem também a fala de Star Wars, o cansaço depois de empurrar o brinquedo, a pouca habilidade com o videogame portátil, a distância das pedras jogadas n'água...

Daí, alguém questiona: Lindo, sim, mas vende suco? Claro que vende e da maneira mais sólida possível, ao criar vínculo emocional entre a marca e os consumidores. Publicidade de primeira.

Criação da BBH London e produção da Academy Films.

Corrida Maluca do Peugeot 208 | Making of


Ao trazer Penélope Charmosa e outros personagens inesquecíveis do clássico de Hanna-Barbera para promover o novo Peugeot 208 [aqui], a Y&R despertou a nostalgia em muita gente. Dê um confere nos detalhes e curiosidades dos bastidores do filme com ares de superprodução que envolveu mais de 200 pessoas.


Pasmem! O projeto foi realizado em apenas 3 meses, incluindo criação, desenvolvimento e finalização. As filmagens consumiram 5 dias e 2 meses foram de pós-produção.


Coadjuvantes que roubaram a cena, os carros cheios de bossa usados no filme são fiéis aos do desenho de 1968 e fazem parte do acervo pessoal de colecionadores ao redor do mundo. A produção só chegou até eles graças a um intenso trabalho de pesquisa.


O Carrão Aerodinâmico do Peter Perfeito veio da Finlândia. O Carro-Tanque do Sargento Bombarda e Meekley, da França. O Carro à prova de balas da Quadrilha da Morte, da Espanha. Já o Cupê Mal-Assombrado, dos Irmãos Pavor e o Carrinho pra Frente, da Penélope Charmosa vieram da Inglaterra.


A computação gráfica deu conta de dar vida e movimento ao cachorro Muttley, à Máquina do Mal do Dick Vigarista e à Lata Voadora do Barão Vermelho.

Aperte o play:

Less talking. More doing | Microsoft usa siri para trolar Apple

Microsoft alfineta Apple no comercial de lançamento da linha de tablets com Windows 8. A grande sacada é o uso do Siri, assistente virtual da concorrente, se desculpando pelas limitações do iPad.

"Desculpe, eu não mostro atualizações assim...", "Desculpe, eu só consigo fazer uma coisa por vez..."," Eu acho que essas coisas não são um PowerPoint..." hahahaha


Less talking. More doing, algo como Fale menos. Faça mais, é o slogan que assina o filme. Genial.



O mais irônico é que o comercial faz menção a uma campanha antológica dos anos 2000, Get a Mac. Nos anúncios, a Apple trolava a Microsoft ao comparar 2 caras, um descolado [Mac] e o almofadinha [PC, a cara do Bill Gates].



Para ver uma compilação com praticamente todos os filmes dessa campanha, considerada ícone da publicidade de produtos de tecnologia, clique aqui.

Enquanto a concorrência agia, a Microsoft mantinha-se confortável no trono da liderança. Demorou, mas a empresa finalmente acordou diante a perda de território para os concorrentes. Investida na qual já provocou a Apple e a Samsung [para promover o Windows phone]:



E também o Google Chrome [a Microsoft critica a postura invasiva de monitoramento do Google]:



"Um vídeo que vazou", segundo a empresa de Bill Gates. Interessante é que ele usa as ideias de um comercial do próprio Chrome, veja o original aqui.

Feliz 2ª feira | Demônio do Porta dos Fundos

Em algum momento da sua vida, alguém vai querer entrar no seu corpo com objetivos não tão legais. Seja ele um bofe excitado da marinha, uma galera mal encarada da prisão ou até um espírito do capeta. Seria muito bom você acreditar em Deus.

Diabo confronta pastor durante tentativa de expulsão 

Depois de trolar restaurantes, gays, padres... o Porta dos Fundos apronta novamente, dessa vez pra cima dos pastores. Os crentes evangélicos estão se doendo à beça, o vídeo tem gerado polêmica na internet...

Se dinheiro não existisse


Imagine um mundo sem dólares, reais e que tais. Se o vil metal não existisse o que você estaria fazendo agora? Teria feito as mesmas escolhas?


Antes de responder, deixe-se levar pela narração do escritor e filósofo britânico Allan Watts. A voz potente e ao mesmo tempo doce de Watts é um convite a reflexão: você é feliz?



Se preferir ver a versão original, sem legendas, clique aqui.

O fim do jornal de papel


Definitivamente, o futuro não tá pra peixe!
Não resisti ao trocadilho ;)

A charge de André Dahmer é dica cabalística da Rafa Oliveira.

Postado do meu tablet hehe

Veja também:

A morte anunciada do papel

Lata pendrive, uma dessas ainda poderá salvar o seu dia

Cadê o pendrive?!? Quando você mais precisa do dito cujo, na hora H de salvar um job para apresentar ao chefe ou ao cliente, ninguém sabe, ninguém viu!


O que você faz? Pede pra sair? Se joga de um precipício? Vira monge budista? Nãããoooo! Toma um energético e se acalma, rs. A Gladiator tem a solução, a marca da Coca-Cola do México criou a primeira lata pendrive. Basta posicionar a embalagem em frente à câmera do seu computador e transferir os arquivos desejados através do site usbcan.mx.


Latinha enfeitiçada? Nem um pouco, nada fica armazenado na embalagem, que funciona como um Dropbox usando seu login do Facebook. Pronto, agora que você salvou o mundo o arquivo, já pode terminar de tomar seu energético em paz. O vídeo é bem divertido. Dá o plei:



Cá entre nós, não seria muito mais prático usar email ou dropbox ou qualquer outro disco virtual gratuito para enviar o arquivo? Imagina o trabalho de ligar a câmera, enquadrar corretamente a latinha e ainda guardá-la pra quando precisar. Pois é, a ação tem sido criticada por isso.

Fato é que a lata pendrive teria morrido como mera sugestão ainda no brainstorm de muita agência. Não foi o que aconteceu com a The New, da Cidade do México. Sorte dela ter uma Coca-Cola pra apostar na ideia.

Sombra portátil com pés de limão | Refresque suas ideias Sprite


São Paulo é uma cidade de concreto. Dura. Para piorar, passou por administrações um tanto questionáveis que produziram obras como o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, se preferir. Um cinza de perder de vista.


Pois a Sprite decidiu oferecer sombras portáteis para quem enfrenta a selva urbana. Numa ação pra lá de simpática, limoeiros plantados em latas gigantes do refrigerante amenizam o clima e a vista de quem encara o monstrengo nos fins de semana.



Criação da WMcCann.







Outdoor que captura insetos promove inseticida

Ideia ~esperta~ para promover o poder matador do inseticida Orphea4D, um outdoor com ~produto~ aplicado vai se enchendo de mosquitos mortos.


A peça, entretanto, apenas simula o efeito do spray. No lugar do inseticida, uma cola onde os insetos literalmente grudam, dando a impressão de uma verdadeira matança. Segundo a agência responsável pelo outdoor, 230 mil insetos foram exterminados. Dá um confere:



Bacana a princípio, a ideia perde um pouco da graça a partir do momento em que o truque é revelado. Fazer o que, ossos do ofício, do contrário seria propaganda, literalmente, enganosa.

Campanha criativa de doação de sangue usa barra de progressão do YouTube | Waiting For life

A gente sempre tá à espera de alguma coisa, seja pelo carregamento de um vídeo no YouTube ou por uma doação de sangue que irá salvar a sua vida.

Exagerada a comparação? Nem tanto.


A animação Waiting for Life criou uma ligação entre essas duas realidades aparentemente distantes para incentivar as pessoas a doar sangue.

A ideia usa a barra de progressão do YT como extensão do cateter para passagem do líquido salvador. Emocionante.

Dê o play:



Criação inspirada da Heads para o Hemorio.

Feliz 2ª feira | Transvaginal


A dica para animar o início da semana é de uma leitora do Claraboia que pediu pra não ser identificada porque já lhe aconteceu algo parecido. Ok, ok... valeu, pelas risadas!

Alma mole. Vida dura

Por aí.

Don't think. Enjoy Longer

Não pense. Divirta-se mais.

Pra desejar bom finde pra geral, tomei emprestado o conceito do anúncio aí de baixo. Se bem que, bem provável, só os homens entenderão.... criativamente machista, rá!


Em tempo, o print é para promover camisinhas com efeito retardador hehe ;)

Criação ousada da Y&R da Argentina.

Joguinho escondido no Google comemora 37 anos

Para marcar o aniversário do Breakout, aquele jogo de tijolinhos da Atari que fazia a alegria de geral no século passado, o Google lançou um easter egg [coisas escondidas na webz, divertidas de encontrar, exatamente como um ovo de páscoa. Digamos, um segredo virtual].

Como faz? Vai no Google Images e pesquisa por Atari Breakout [ou clique aqui]. Pronto, agora você já pode dizer adeus à sua produtividade se divertir à vontade. Ao final, ainda dá pra compartilhar sua pontuação ;)


Dica da Patrícia Hirschen.

Se os animais tivessem Instagram

Bem bacana, só faltou a anta gente que fica tirando foto de si mesma em frente ao espelho :P


Para ver mais sobre o Instagram, clique aqui. Mais animais, aqui. E mais piadinhas divertidas, aqui.

Dica da Noemi Reis.

85 segundos para contar uma história de amor | Getty Images

Quantos tempo é necessário para contar os encontros e desencontros de um casal que se conhece ainda criança, se afasta ao longo da vida e se reencontra anos mais tarde?


Após ir do Amor ao Bingo em 873 fotos [veja aqui] e ser premiada por isso, a Getty Images lança nova campanha, agora para promover o acervo de vídeos. O comercial utiliza o material disponível para compra, pra ser exato: 85 segundos colhidos de 105 vídeos diferentes. No total, a empresa possui 63.103.983 segundos de vídeos para você contar histórias. Sejam elas quais forem.


Mas para os apaixonados os números aí de cima são apenas ~detalhes~, para eles importa que o filme é emocionante.


Criação da AlmapBBDO.  clicae:

Criatividade em barras


Excelente aproveitamento do código de barras impresso nas embalagens para comunicar os atributos e benefícios da marca. A iniciativa bomba lá fora, mas ainda é tímida por aqui. Esse é para um restaurante de massas.

Greenpeace faz comercial da Coca-Cola | Só que não

"Nós fizemos um novo anúncio da Coca-Cola, com um ~toque~", declara o Greenpeace da Austrália. Realmente, parece ser mais um dos [excelentes] comerciais da marca - clima pra cima, gente jovem e feliz...


Não é. De repente, a mensagem muda o tom e se torna impactante.


A ong faz um alerta sobre o estrago que as garrafas plásticas provocam, poluindo o meio ambiente e matando os animais, seguido de uma grave denúncia: a companhia estaria atuando contra a legislação de reciclagem prestes a ser implementada no país.


Aperte o plei:



A iniciativa ainda inclui uma ação de crowdfunding [financiamento coletivo, algo como uma mega "vaquinha"] que pretende exibir o vídeo na televisão. Para contribuir, acesse aqui.

Ponto para o Greenpeace por mirar na gigante [claro, se a acusação for verdadeira]. Certamente, outras empresas poluem tanto ou mais que a Coca-Cola, mas não chamariam tanta atenção. A marca paga o preço por atrair os holofotes [faz lembrar o que aconteceu ao Mc Donald's e o documentário Supersize Me].

Controverso, o filme levanta questões importantes: a companhia é responsável pelas embalagens jogadas ao mar pelas pessoas? Por outro lado, a Coca-Cola tem a oportunidade de chamar a responsabilidade pra si e investir na sua capacidade de conscientização ambiental. Um desafio e tanto, é aguardar pra ver.

Nívea de cara nova | redesign global

Uma senhora de quase 100 anos serviu de inspiração para unificar a identidade visual da marca em todo o mundo - a famosa latinha azul, de 1924.


O logo circular e a tipologia da era Bauhaus são a base do projeto gráfico levado a cabo pelo fuseproject:



Uma mudança e tanto, que transformou o shape de produtos utilizados por mais de 500 milhões de mulheres em 170 países ao redor do mundo.


A nova linha tem uma cara moderna e substitui toda sorte de embalagens que ao longo dos anos se multiplicaram no portfólio da marca.


O tapa no visual ainda contribuiu para a empresa reduzir o uso de materiais na produção, só de plástico foram cerca de 15% de economia.


Curti.


Feliz 2ª feira | Irmã Selma, Terça Insana



Olha quem trouxe pra desejar boa semana pra vocês. Ela mesmo, irmã Selma, com seus olhos serenos e indefectível espírito cristão.

Mais atual do que nunca, a ~religiosa~ segue as mesmas escrituras de Felicianos, Marcos e outros... Lembra do combinado, né? Trate de achar graça, se não irmã Selma anota seu nome no caderninho de orações ;)

Conte um segredo para a sua mãe | Revelações no Orelhão

Contar um segredo é doar-se um pouco. Do seu mundo, do seu universo, da sua verdade e, claro, da sua confiança. Também é uma maneira de estar próximo, mesmo de longe. Nada mais justo do que contar segredos pra quem doou a vida pra você. Feliz Dia das Mães!


A ação da empresa para comemorar a data pretende mostrar de maneira inusitada e divertida que com a Oi você fala tanto que vai acabar falando sobre o que nunca quis:



Na fanpage da marca [aqui] há um app detalhando o local dos orelhões localizados no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, no caso de você querer ir até um deles dar um alô pra sua mãe. As melhores revelações ganham um par de smartphones. Criação da NBS.

I just want to thank you | Homenagem do Google às mães


Para esse Dia das Mães, o Google decidiu fazer algo diferente, além do tradicional Doodle, também há um comercial. Virais selecionados do YouTube, com cenas divertidas e emocionantes, embaladas por uma trilha animada [I Just Want to Thank You, do Tim Myers] são o jeito de a marca dizer "obrigado".


A campanha convida os filhos a agradecer às suas mães e incentiva uma homenagem online: você pode enviar seu vídeo ou foto através da hashtag #HereToTheMoms.


Como não poderia deixar de ser nos comerciais do Google, o roteiro aproveita para mostrar como os serviços oferecidos pela empresa estão presentes no dia a dia das pessoas [veja aqui como usá-los para celebrar a data]. Mais do mesmo? Pode ser, mas mãe que é mãe tá andando pra isso. Vale o play:



Criação da Whirled. Curtiu as cenas? Dá para vê-las por completo nos links disponibilizados na página do vídeo [aqui].

We can be ghosts now | Triângulos coloridos em uma história de amor épica

 

Formas, cores e sons compõem um mosaico inebriante e psicodélico pra contar uma linda [e trágica] história de amor.


Hiatus, do diretor Tom Jobbins, está a milhas dos contos de fadas onde os amantes são felizes para sempre.


A trilha é sublime [dá pra comprar pelo iTunes, aqui].


O play é por sua conta e risco:



Curtiu? Visite a página do projeto no Facebook, bem aqui.