Estava escrito: mensagens de texto enquanto dirige aumenta em 23 vezes a chance de acidentes

Impulsionadas pelas redes sociais, as mensagens de texto ou SMS estão entre os serviços mais utilizados pelos consumidores de telefonia móvel. O racional foi aproveitado de maneira esperta pela Abbott Mead Vickers BBDO [Londres]. A campanha usa a manipulação de imagem para mostrar que digitar textos enquanto dirige aumenta em 23 vezes a chance de se envolver num acidente.


A cara do dono

Bacana e bem humorada essa campanha da F/Nazca para o Honda Fit. Mostra a busca por um novo automóvel do ponto de vista do carro.

Além da capa: heróis e seu alter ego face a face | Danny Haas

Alter ego, por Danny Haas.




Ousadia explícita | Sexy Fingers

Outra criação da organização não governamental francesa AIDES. Riqueza visual e rítmica no combate à AIDS.

Inglês para inciantes

Curto à beça situações que brincam com o uso das palavras e de seus significados. Em busca de referências, a gente encontra cada uma, um pouco de humor para começar a segunda-feira.



Encontre a sua praia

A agência Cramer-Kasselt, de Chicago, é uma das meninas dos olhos da atual criação publicitária. É deles o conceito Find your beach para a cerveja Corona. Simples, direto e, por isso mesmo, criativo. Gostei bastante da solução que encontraram para o filme.

Para poucos

Próxima de completar 100 anos, a Leica se prepara para o lançamento no Brasil. A campanha, sob a batuta da F/Nazca, destaca o peso e a tradição da tradicional marca alemã. As máquinas fotográficas e outros componentes óticos são fabricados em pequena quantidade e por meio de processos de manufatura, numa fábrica na cidade de Solms.


Quem é vivo compra agora

O conceito que dá título ao post é da campanha vencedora do Profissionais do Ano 2011, na categoria Mercado Norte/Nordeste, que já havia faturado as duas principais premiações do Estado de Alagoas em 2010. Ponto para a Novagência Comunicação, que transformou o lançamento do cemitério Memorial Parque Maceió num case bem-sucedido de marketing, através do humor.



Eu gostei, mas o tom da comunicação me lembrou muito a campanha Vota Brasil, da Justiça Eleitoral, para as Eleições 2008. Essa sim, genial!

Você não sai da minha cabeça

Sabe aquela horrível sensação de que você está com algo preso entre os dentes e que todo mundo está notando? Esse foi o mote para a criação da campanha abaixo. O conceito Se fica grudado no seu dente, fica grudado na sua cabeça é muitooo bom! A criação é da Publicis New York.


Bud tá de cara nova: Budweiser estreia nova lata



A latinha de Bud ganhou um tapa no visual. Dez anos depois da última mudança, a Anheuser-Bush InBev divulgou a nova versão para a embalagem da marca de cerveja.

O design vem com o vermelho mais carregado e o logo em branco. É o 12º modelo, desde que a bebida foi lançada em lata, em 1936.

A ideia é atrair os mais jovens com um visual menos branco e mais colorido.


Via

Quem precisa de uma mesa? Barrigas viram móveis em anúncio que zoa a vida sedentária


Direção de arte pra lá de inspirada. A campanha é da JWT Brasil.

Por todo canto: campanha criativa de desodorizador de ar para donos de pets

Muito bacana a solução visual que a Agência Grey, da Indonésia, encontrou para comunicar a importância do uso de desodorizadores de ambiente por quem possui bichos de estimação. É, queridos amigos, vocês podem não perceber, mas o cheiro está lá rsrs ;)






Recifolia: série de prints promove Carnaval fora de época no nordeste


Nada como uma festa para animar um domingo dorminhoco.

Direção de Arte colorida e títulos bem-humorados para valorizar a folia de Recife. Campanha é da RGA Comunicação.



Daqui não saio, daqui ninguém me tira

Conceito inspirado e Direção de Arte que soube fugir das primeiras ideias para comunicar o potencial turístico da região: Aquitaine, you will not want to leave it.

Ultra mega master blaster potência

Supimpa a solução da Morphy Richards para comunicar a capacidade de sua linha de secadores. A Direção de Arte soube ir muito além do universo de salões de beleza.

Mapa de DNA: anúncio impresso criativo para marca de motocicleta

Follow your DNAs, conceito para a Riffel que entra para a série dos melhores que já vi em campanhas de motocicletas. Ponto também para a Direção de Arte que soube tirar proveito da estrutura da molécula.

Seja safo

Por que correr riscos desnecessários no trabalho? O conceito é supimpa, o texto, redondinho e a solução visual, supercriativa. Colocar um eletricista trabalhando dentro de um aquário para comunicar que o utilitário é seguro foi genial, rsrs.

Andando nas nuvens: anúncio criativo para sapatos de salto alto

Gostei da solução visual para destacar a sandália salto alto da Soho. Simples e direta, ficou fácil entender como as mulheres se sentem em cima de um calçado da marca.

Tamanho limitado

Large films don't fit in here, conceito excelente para comunicar um Festival de Curta-metragens. Destaque para a manipulação de imagem da Direção de Arte.

Direto do seu sofá para um campo de guerra

Muito bacana a solução visual usada para destacar a qualidade de som e imagem da Sony. Nota dez para a manipulação de imagem.

Keep Walking | Johnnie Walker


Certa vez ouvi algo que decidi levar para toda a vida... "Todo mundo pode estar contra você, o universo inteiro pode estar contra você, mas a única pessoa que não pode jogar contra você é você mesmo".

Para ilustrar a frase, um dos meus conceitos publicitários favoritos, se não, o favorito - um clássico da Propaganda, de Johnnie Walker. Um brinde às grandes ideias!

Fast speed

Associação visual inusitada para comunicar a velocidade de transmissão de dados do aparelho celular.

Te acorda voando

Bom dia, flor do dia


Posicionamento ousado para uma marca de café. Eu curti!

Lunch time

Wild life is waiting for you, conceito genial para uma agência de viagens de aventura. Destaque para o babador de bolinhas, sutileza da Direção de Arte que fez a diferença.

Caneiros malditos

Muito bom! Quem já precisou ficar até de madrugada para concluir um projeto vai se sentir vingado.

Build Yours

Conceito PHODDAAA, Direção de Arte idem! Vai para a série de anúncios que eu gostaria de ter feito.

Se a vida te deu um limão faça uma limonada

Sabe aqueles dias, caro criativo leitor do Clabraboia, em que acordou com o pé esquerdo? Os breafings estão incompletos, a campanha que você se amarrou em fazer foi aprovada com ressalvas pelo cliente - refação à vista - e para variar, chegou novo pedido do atendimento com deadline para ontem. Nada mais falta acontecer? Errado! Você ainda derrama café no desktop...

Pois é, numa situação como essa nada como uma frase feita [em geral, eu as abomino]. O que explica o título deste post.

Deja vu: coincidência, chupada ou referência?

Sabe aquela impressão de que você já viu algo parecido antes? Publicitários gonna hate! rs :P


Peças e até campanhas inteiras muito similares são recorrentes na publicidade, afinal ideias estão livres por aí para todo mundo. Além do nível de semelhança, o ponto chave da questão é buscar identificar se houve apenas uma coincidência de pessoas diferentes terem a mesma ideia, se o segundo trabalho inspirou-se em um anterior para apresentar algo novo ou, ainda, se é uma cópia praticamente igual — a famosa "chupada", no jargão publicitário.

Os quatros prints abaixo apresentam conceitos extremamente parecidos que aludem à fecundação. O primeiro, de uma operadora de trens de alta velocidade na Europa, anuncia viagens com foco em casais para Londres; os dois seguintes, de restaurantes; o quarto da marca de café solúvel Nescafé; e o último integra uma campanha da Unicef contra fome.

Anúncio 1:


Anúncio 2:


Anúncio 3:


Anúncio 4:


Anúncio 5:

Most wanted brands

Conceito supimpa aliado a uma direção de arte primorosa. Destaque para a manipulação de imagem. Isso que se pode chamar de publicidade de primeira.

A primeira DR a gente nunca esquece

Mulheres... dizem que são mais maduras que nós homens, em compensação adoram uma DR [discutir relação]. O moleque do castigo ae de baixo passou por uma dessa mais cedo do que esperava.