A Embratur lançou nova marca para promover o turismo do Brasil no exterior. O novo logo, que traz o slogan "Visit and love us" [Visite e nos ame], foi desenvolvido pelos próprios funcionários da Embratur e vem causando uma puta treta.
Vem comigo.
Turismo do Brasil no exterior ganha nova marca pic.twitter.com/g0LzggikNe— Nada tá bom nunca (@nadatabomnunca) July 16, 2019
Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo [Embratur] a inspiração para a nova marca veio da bandeira brasileira.
"É o maior símbolo nacional. Nossa natureza, nossos esportistas, a música, a comida, todos estes pontos da cultura nacional levaram nossa bandeira lá fora, com muita maestria, e nós, como governo, devemos fazer jus a esse país tão rico”, disse o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, à Agência Brasil.
💛💚 Embratur lança nova marca— Embratur (@EmbraturNews) July 16, 2019
Inspirada na Bandeira Nacional, símbolo do país reconhecido em todo o mundo, a mudança já começa a repercutir na imprensa nacional: https://t.co/y3lthhhVit 🇧🇷🗞
Além da bandeira BR, a rosa dos ventos foi outra fonte de ideias. "Nos inspiramos também na rosa dos ventos, em um Brasil que em todas suas direções é lindo e cheio de vida, natureza, cultura e encantamento”, acrescentou Neto."Esta nova marca chancela isto e a importância do governo federal dá ao setor do turismo, fortalecendo a imagem do Brasil e sua bandeira em todo o mundo", afirmou.
A nova marca foi desenvolvida pelos próprios servidores da Embratur, sem agência, e vem acompanhada do slogan "Visit and love us" [Visite e nos ame]. O objetivo, explica a Embratur, é "levantar uma outra bandeira do Governo Federal, que é a de economicidade. Pode se ressaltar também a agilidade do processo, que em pouco tempo trouxe este projeto à tona".
Outra mudança é a grafia do nome do país. "Brazil", com Z no lugar do S, como se escreve no inglês. Segundo a Embratur, a intenção é facilitar as buscas na web realizadas pelos estrangeiros e, assim, fortalecer o marketing digital da marca
Papo reto? Ficou
O slogan, especialmente, gerou um toró de críticas.
eu realmente não compreendo essa construção 'visit and love us' https://t.co/G3szYgoWR1— rosana hermann (@rosana) July 16, 2019
Eu entendo. Se chama Google Tradutor, design no paint com fonte prima da Comic Sans. Governo liderado pelo Bozo não ia ser diferente.— Garota Hacker Enxaqueca (@GarotaEnxaquek4) July 16, 2019
Serrasse foi coisa de amadores, sim ou com certeza?
"Imagino que o logo não foi feito por um designer. Há tantos fundamentos faltando. O inglês, como foi dito, não foi bem traduzido. Está com cara de Google Translate. Poxa gente, invistam mais em profissionalismo, principalmente nesses casos, disse outro comentário.
O IDEAL seria “Visit us and love it”— Deborah Quintal (@quintalzinha) July 16, 2019
MAS QUEM SOU EU PARA CORRIGIR, NÉ
Pq o “visit”ficou sem objeto direto e o “love us” ficou solto. Dá a impressão de “visite (o quê?) e nos ame (pessoas - quem)— Deborah Quintal (@quintalzinha) July 16, 2019
Mas vc quer na verdade que a pessoa ame o Brasil (it) e não nós, né (us).
Fica a aula gratuita pra vocês.
Bjos de 💡
O pessoal que trabalha com Turismo não gostou nada:
Como turismóloga sinto vergonha https://t.co/jOyfHijIAk— Carla Gonçalves (@carlacristina1) July 16, 2019
Secretários de turismo pedem que Embratur retire do ar campanha de conotação sexual https://t.co/cHQ1eGD4Hx— UOL Notícias (@UOLNoticias) July 25, 2019
Claro, teve toró de memes:
a nova marca do Turismo pic.twitter.com/DEcp0fcYdu— Tigra de Zamboja (@Pernetinha1) July 17, 2019
É a versão deprimida e desprovida de amor próprio do meme "come to Brazil". https://t.co/6y0oREpivI— Detetive Pikachu (@arrobaleatoria) July 16, 2019
eu quando to carente https://t.co/ZERFGjUAdK— patricj (@patrickzanca) July 16, 2019
— martin (@martin_wiehe) July 16, 2019
Confira mais reações:
Olha essa logo! E esse slogan dúbio? https://t.co/eQEh7Xe46S— André Fran (@andrefran) July 16, 2019
E devem ter pago caro..."Come to Brazil and you will love us". Tira a conotação de turismo sexual. E é mais inglês. "Visit" sozinho não é usado; "come and visit", "visit me", "she visited the museum". "Visit Brazil and love it" também funciona.— Clarissa Gordo (@clarissagg) July 16, 2019
Aí vc lê: "A nova marca foi desenvolvida pelos próprios servidores da Embratur, trazendo economia e agilidade no desenvolvimento do projeto". Vai lá ferão, tá massa!— Carlyson Oliveira (@Carlyson) July 16, 2019
A galera tá se ligando no significado de "US":
— nude do gilvan™ (@gilvan_milgrau) July 16, 2019
Visit and love UNITED STATES— William De Lucca (@delucca) July 17, 2019
isso é tranquilamente o B de Boticário https://t.co/nJwTiboE5X— Bernardo Pereira (@berunardo) July 16, 2019
O B é bem parecido com o do Boticario pic.twitter.com/ntUXcw6APB— theGus◾️ (@GusTheMini) July 17, 2019
"Visit and Love Us?" Parece tabuleta em porta de PUTEIRO— sergio bretas (@serbretas) July 16, 2019
Estou em prantos. Dá vontade de jogar meu TCC (que foi sobre place branding) pela janela. Não pelo Z, obviamente, porque acho que foi a menor alteração, mas pela marca e conceito mesmo.— Nalu (@analuconti) July 16, 2019
“brazil: ama nóis pelamor de deus” https://t.co/SiitOxQe3X— Thiago (@dooart) July 16, 2019
Sem falar o design gráfico.... quem o fez? Um sobrinho que leva jeito pra desenho?— daniel ferstl bastos (@danielffb) July 17, 2019
Foi o Eduardo que traduziu?!?!— Ale Marjorie (@alemarjorie) July 16, 2019
"Love us" é o "fuck us" chique.— Caolho 🌹 (@CPreparado) July 16, 2019
Sem falar o design gráfico.... quem o fez? Um sobrinho que leva jeito pra desenho?— daniel ferstl bastos (@danielffb) July 17, 2019
Sobre a nova marca do Turismo Brasileiro, visando apenas os erros de comunicação e design:— Carlyson Oliveira (@Carlyson) July 16, 2019
1.Slogan:
O presidente convidou gringos para aproveitarem as mulheres brasileiras
O presidente sofre críticas constantes sobre evidenciar os EUA
Aí os caras mandam um: Visit and love US pic.twitter.com/DDzwNH30Mj
2. Usar Brazil com Z e evidenciar apenas a língua inglesa com a desculpa de "facilitar as buscas na internet pelos estrangeiros". Velho, não tenho esses dados mas creio que a maior parte dos nossos turistas são de língua espanhola. Esse Z não cola. E claro, não somos assim.— Carlyson Oliveira (@Carlyson) July 16, 2019
3. Por último e não menos importante, QUE TIPOGRAFIA É ESSA, BIXO? Não passa firmeza em nada, parece que, a qualquer momento, as letras vão cair dali.— Carlyson Oliveira (@Carlyson) July 16, 2019
3. Por último e não menos importante, QUE TIPOGRAFIA É ESSA, BIXO? Não passa firmeza em nada, parece que, a qualquer momento, as letras vão cair dali.— Carlyson Oliveira (@Carlyson) July 16, 2019
Sigo firme usando meu GIF do ano pic.twitter.com/FgKiK16flR— Angie Dois 🏴🇧🇷 (@angiedois) July 16, 2019
Veja também:
Queimadas na Amazônia: logo alerta para a importância da preservação da floresta
O que você vê na marca das Cataratas do Iguaçu?
Indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada gera memes e vira piada no 'Isso a Globo não mostra'
Logo fail: marca de clínica odontológica remete a posição sexual
Logo do Facebook ganha releitura mais realista
Logo da Coca-Cola é recriado com órgãos internos que a bebida afeta | Uncover the Truth
Pepsi Feel Light: marca explora linhas da logo criando incríveis imagens de esporte e aventura
'O progresso de um é o progresso de todos': Johnnie Walker atualiza o 'Keep walking'
McDonald's inverte logo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
YouTube muda logo pela 1ª vez em 12 anos: destaque para o famoso 'play', ainda mais vermelho
Novo logo do Facebook: veja o Antes e Depois
Tóquio 2020 já tem um logo pra chamar de seu
O novo [nem tanto] logo da HP
Google apresenta novo logo após 16 anos: saiba porque isso é bom pra você
Logo pizzaria Pezzacock
Rebranding: logos criados por médicos
Pó olímpico: tráfico usa Olimpíadas para vender cocaína
Logo oficial da Copa da Russia 2018 é revelado pela FIFA e vira piada na internet
Correios apresenta nova marca | Rebranding
Porque não usar arquivo JPEG no seu logo | NoJPEG
Superman 75 anos
Tiger Nuts | Consegue ler o nome do produto?
E se as marcas fossem escritas do jeito que a gente fala? | Logos abrasileirados - #Comofala
Logo da Pepsi escondido nas latinhas de Coca-Cola