Make dreams happen: pôsteres tipográficos e minimalistas de Shahir Zag

Hoje é 6ª feira. Inspire-se.


Mas não transborde.


Do not let this botle serve as an inspiration to call your ex ia a pathetic attempt to get back together. Some very fine grapes have died in the making of his wine. Show some respect.

Cheio de ideias fora da caixa e autor de frases e sacadas incríveis, Shahir Zag cria posters tipográficos e layouts minimalistas que questionam o status quo. São dele as imagens que ilustram este post.

"Para fazer sonhos acontecerem, você precisa assistir menos TV", aconselha o quadro. Já o rótulo é mais enfático: "Não deixe que esta garrafa sirva de inspiração para ligar para o seu ex numa patética tentativa de voltar a namorarem. Algumas uvas muito finas morreram na produção deste vinho. Mostre algum respeito".

Engana-se quem pensa que o cara é escritor, filósofo, pensador ou qualquer coisa que o valha. Shahir é Diretor de Criação da Y&R Mena. Publicitário como eu e muitos leitores do Claraboia. Sim, caro colega, você também pode ser um "vendido ao sistema", segundo os críticos de plantão, e ser útil a sociedade por inspiração.

Para ver mais de Zag, dê uma olhada no seu Tumblr.

Can't buy me love, Amendoim | De coadjuvantes a protagonistas

Há muitas formas de contar histórias, gostei especialmente destas. A narrativa vai sendo contada de forma inteligente e mostra o crédito pessoal como raramente visto – com viés humanizado.

Conheça Karen e Jeremiah:



Conheça Joe:



Conheça Steve:



Criação da Goody Silverstein & Parners, San Francisco, para a TD Ameritrade.

De lambuja, Zezé, a coadjuvante que roubou a cena em Avenida Brasil e abiscoitou o Prêmio Extra de Televisão como Revelação de 2012, nesta 3ª feira. Eu fui!

Puzzle Keyboard | Teclado customizável

Que tal um teclado que pode ser personalizado de acordo com seus gostos e usos? Isso mesmo, o designer Wan Fu Chan apresentou um modelo conceito que pode ter as teclas rearranjadas ou removidas, criando combinações customizadas para tornar a digitação mais eficiente. Diga adeus à LER [Transtorno por Movimentos Repetidos].

O teclado também pode ser usado como controle remoto quando você assistir a filmes ou shows no computador. Ideia supimpa, daquelas que você olha e diz "como não tinha pensando nisso antes".


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Você não tem que ser perfeito para ser um pai perfeito



Taí uma campanha bacana não só pelas boas intenções, mas principalmente pela criatividade.

De modo bem-humorado, as peças incentivam a adoção de crianças sem apelar para sentimentalismos, o que é muito comum nesse tipo de campanha.


Criação é da Kirshenbaum Bond Senecal + Partners, de Nova York, para o Ad Council/Adopt Us Kids.

Veja o 2º filme:

Feliz 2ª feira | Sufoco

O que pode ser pior do que uma segunda-feira chuvosa?


Tabuada.


Domingo é dia de culto

Algum pastor com ares de publicitário usou o ~onipresente~ Facebook para atrair fiéis.

Acredite, com um pouco de dedicação, ele teria futuro na profissão. O título está adequado ao público e une universos distintos - a rede social e o reino de Deus - através de analogias criativas [excesso no uso de palavras comuns].

Exceção para o nome. Savebook, convenhamos, um pecado de trocadilho hahaha.


Agora, larga o face vá viver a vida ;)

Letras e Pessoas


Mesmo que o nome lhe soe estranho, você certamente conhece o Scrabble. O famoso joguinho de montar palavras ganhou uma campanha global bem bacana.


O conceito tem tudo a ver com a dinâmica do jogo - Letter and Words personifica letras e palavras, atribuindo lhes comportamentos e atitudes beem humanos.


Veja os filmes da campanha. Não deixe de reparar na trilha sonora. Iradaaaa.



Os comerciais de TV estão sendo veiculados na Alemanha, na França, na Espanha e em países da América Latina. Os brasileiros Paulo Coelho e Arício Fortes, agora na Áfica, entram na ficha técnica.



A criação é da Pereira & O'Dell.



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21 Anos | Novo hit do YouTube

Ao completar 21 anos, o jovem Cory ganhou do pai, Ian McLeod, um presente pra lá de especial: um vídeo que traz uma foto de cada um dos seus dias, desde que era bebê.


McLeod teve a ideia da homenagem antes mesmo do garoto nascer. São aproximadamente 7.665 imagens, exibidas em pouco mais de 6 minutos. Esperta, a edição começa lenta, acelera até atingir supervelocidade e diminui o ritmo à medida que se aproxima do final.


O mais bacana é acompanhar o crescimento do garoto e tentar identificar os diferentes momentos que viveu ao longo de 21 anos - como aquele em que aparece visivelmente puto entediado por ter sido acordado pelo pai pra tirar a foto ou os desenhos feitos pelo próprio moleque.


A dedicação do pai caiu no gosto do público e acabou viralizando. Até o momento o vídeo já atingiu mais de 5 milhões de visualizações.


James Bond FAIL

Ao comentar sobre desafios e justificativas dias atrás, usei como exemplo uma ação em que pessoas eram desafiadas a liberar o seu lado James Bond por uma vending machine da Coca-Coca Zero [veja aqui].


Confira agora o making of de Unlock The 007 In You que mostra aqueles que não conseguiram cumprir a missão.



Em tempo, a criação é da Guillaume Modem.

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Feliz 2ª feira | Ponto de Vista do Porta dos Fundos


Segunda-feira enforcada pra uns, vontade de enforcar [os outros, hehe] pra outros [amanhã é feriado no Rio]. Estando de folga ou não, hoje pode ser um dia bacana. Depende do seu ponto de vista hehe.

Salto do espaço para a história | Red Bull

Se pensa que o espaço fascina somente os pequenos [veja o post anterior], está redondamente enganado. Há pouco tempo, a Red Bull patrocinou o primeiro salto de para-quedas da estratosfera, numa ação de marca de perder o ar, literalmente, hehe.


Durante a realização da façanha, o austríaco Felix Baumgartner fez história e ultrapassou a velocidade do som 1.342km/h, diante os olhos de todo o planeta, que acompanhava ao vivo, por streaming.



Tudo poderia dar errado, mas com planejamento e um pouco de sorte ocorreu tudo bem. Amplamente divulgada, Red Bull Stratos contribuiu para reforçar o posicionamento e os valores da marca: relacionados a esportes radicais, aventura, superação, criatividade, energia...

O pai que mandou o brinquedo favorito de seu filho para o espaço


Esta é a história de um garotinho de 4 anos e de "Stanley", um trem de brinquedo. O menino acredita que o maior sonho do "Sanley" é conhecer o espaço.

Ron Fugelseth, sabe que seu filho vê o brinquedo favorito quase como uma pessoa e por isso resolveu realizar o "sonho do trenzinho".

Planejou a aventura durante 6 meses, cuidando para que tudo acontecesse da melhor forma. Pegou um celular com gps, uma câmera de vídeo, um balão estratosférico e construiu um equipamento para levar o Stanley à estratosfera.

Ron ainda teve o cuidado de fazer uma animação do rosto do trem, pois é a imagem que seu filho deve ter do Stanley. Assim, o menino pôde acompanhar as emoções do amigo durante a viagem.












O pai já havia feito um vídeo há dois anos, mostrando a relação do filho com o seu brinquedo, veja:



A atitude amorosa do pai é louvável... mas pensa comigo: Ron Fugelseth constrói um equipamento capaz de levar um objeto ao espaço, recuperá-lo com segurança e ainda entende de animação! Além do que os vídeos são muitooo bem produzidos.

Nosso herói é Magaiver ou contou com o apoio de uma mega empresa? Desconfiança confirmada ao ver o 2º vídeo, quando aparece "despretensiosamente" o logo da Coca-Cola em primeiro plano no copo de refrigerantes do garotinho.

Ao revelar a participação da marca, espero não ter acabado com o lirismo da história. Pelo contrário, isso demonstra que a Coca-Cola realmente investe para mostrar que há razões para acreditar [aqui, aqui e aqui]. Se até uma empresa acredita, por que você não?

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Você não é feio. Seu carro que é barato

Anúncio das antigas com título pra lá de bem-humorado, bastante pertinente para um sábado à noite: "Leva cinco vezes mais mulheres do que um Lamborghini". 


Não sei se é real, vi no 9Gag, site gringo excelente pra quem procura coisas divertidas na net.

Inversão | Publicidade nas novas mídias


Ó só esse anúncio que usa o movimento do I Pad para reforçar a comunicação. Criação esperta da FNazca brazuca para a ActionAidong internacional de combate à pobreza. 

Ah, a foto está invertida de propósito - interatividade de fato.



Novos formatos de comunicação surgem num ritmo cada vez mais intenso, é preciso estar atento para aproveitar as características de cada um deles. Clique aqui para ver Since, animação bacaninha que ilustra esse processo ao longo do tempo.

Tempos Modernos: Qual teu endereço?


Veja também:

Tempos Modernos: softwares
Tempos Modernos: celular e Twitter
Tempos Modernos: máquina de escrever
Tempos Modernos: Hitchocock - Os Pássaros
Tempos Modernos: cartas de amor

Ccraques do futebol surgem 'grávidos' para incentivar mulheres a fazer pré-natal


Criatividade ~fértil~ para incentivar futuras mamães a fazer o acompanhamento médico durante a gravidez.


Craques do futebol foram convocados a "doar um gol", comemorando como se estivessem "grávidos". A inciativa espera o engajamento de locutores e jornalistas para explicar que o gesto é um símbolo da luta pelo pré-natal.



A campanha conta com a participação de diversos jogadores - inclusive do artilheiro do campeonato brasileiro, Fred - e inclui spot para rádio, peças para jornais e revistas, mídia alternativa, painéis eletrônicos e página no Facebook.



Criação da Giovanni+DraftFCB para a Fundação Abrinq - Save the Children.


Rio365: um olhar caleidoscópico sobre a cidade


A cidade maravilhosa tem muitos ângulos. Uns fotogênicos, outros nem tanto. Realizado de forma colaborativa, o projeto Rio365 pretende registrar em imagens o dia a dia da cidade ao longo de um ano. Serão selecionadas 365 fotos, uma por dia.


E você pode participar, basta ter o olhar curioso e conta no Instagram. Fique atento às missões fotográficas propostas toda semana pelo perfil @Rio365. Serão 52 temas no total. Uma equipe de curadores irá escolher, diariamente, as melhores imagens clicadas pelo público.


A melhor foto de cada missão, do mês, do bimestre e do ano receberá menções e prêmios especiais. A cada dois meses será realizado um #Instameet [encontro de usuários do Instagram] para expor as fotos selecionadas, promover troca de ideias e premiações em ambiente real.


Multiplataforma na essência, o material será divulgado a partir do Instagram, passando pelo Tumblr [ué, não vi nada por lá! #fail], pelo Twitter e pela fanpage [essa, sim, tá a pleno vapor!]. Ao final, as 365 fotos selecionadas nas 52 missões irão compor o livro @Rio365, com tiragem inicial prevista para 3 mil exemplares.


A inspiração para o "documentário fotográfico" veio da iniciativa de Duane Keiser. Em 2004, o artista pintou um quadro por dia e postou os resultados na web, através do blog A painting day.

Feliz 2ª feira | Fotos tremidas


Para mais Calvin & Haroldo, clique aqui. Pra mais quadrinhos, aqui.

Meu primeiro amigo: uma linda mensagem sobre a amizade

Iniciativa singela e comovente em celebração ao Dia do Amigo. Pra aquecer o coração nessa tarde chuvosa...


A ação é da Ogilvy e Mather Argentina para a Huggies, marca de produtos para bebês. Assista:


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Um brinde a sexta-feira: canivete ostentação para o preparo de drinks

6ª feira, sua linda, venha que eu quero lhe usar! Ó só esse canivete pra preparar incríveis drinks.


No estilo Magaiver, o Bar10der é uma ferramenta dez em um. Descasca, mistura, espreme, corta, coa... pula num pé só, busca a bolinha e ainda finge de morto.

Ele é superútil.


O design mega prático, tipo canivete, permite levar o Bar10der pros esquentas da vida. Daí, é só você sacar do bolso e impressionar os amigos.

Para mais fotos e funções, clique aqui.


Retificando o título do post: Váaarios brindes à sexta-feira hehe

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A foto mais curtida de todos os tempos ever: Obama reeleito presidente dos Estados Unidos


A imagem da reeleição de Barack Obama postada em sua página oficial no Facebook teve mais de 2,7 milhões de likes - a foto ficou incrível mesmo.

 No Twitter, a mensagem da vitória atingiu o pico de 327.452 tuítes por minuto - números até as 10h de ontem.

Barack Obama foi reeleito presidente dos EUA na madrugada desta quarta-feira, 7.

Sobre oportunidades e trollagens | Os felizes comerciais de absorventes

Admiro marcas inteligentes que aproveitam situações adversas para, digamos, rir por último. Para citar um exemplo, temos o onipresente case das Havaianas, que passaram de chinelos de pobre a símbolo de status.

Em tempos turbinados pelas redes sociais, reverter uma situação crítica assume nova dimensão – o Spoleto e o divertido filme do Porta dos Fundos exemplifica perfeitamente o que estou falando. Veja aqui.

Recentemente, outro caso chamou atenção – Richard Neil resolveu dar uma trollada na indústria de produtos íntimos femininos, abrindo o coração sobre como nós homens nos sentimos em relação aos comerciais de absorventes. Na fanpage de uma das marcas, o inglês expôs toda a farsa sobre as mulheres ficarem mais confiantes, aventureiras e sedutoras quando estão usando um absorvente.
Veja a tradução do post [o original, tá aqui].

Sim, o cara jogou a merd@ no ventilador. Ficava e expectativa de como seria a reação da Bodyform diante a denúncia, que embora tivesse um tom irônico e bem-humorado, expunha não só a marca, mas a forma de se comunicar com o público de todo um segmento de mercado.

Ela veio mais rápido do que se poderia imaginar. Em menos de 24h após o post, a CEO da Bodyform veio a público, através do vídeo a seguir:
HAHAHAHAHA diante a trollada, a marca trollou o cara de volta. Em vez de ignorar ou, pior, se esconder atrás de discursos vazios que ninguém entende sobre ética e profissionalismo, a Bodyform entrou na brincadeira e assumiu que é assim mesmo que a banda toca.
Vamos ao por trás das câmeras do case:
VERSÃO OFICIAL
Diante a repercussão do post (até agora, 101.513 likes e 4.652 comentários), a responsável pelo branding, Yulia Kretova, achou que era hora de a marca entrar na conversa. Então, pediu para o diretor de marketing uma solução e eis aí o vídeo.
VERSÃO EXTRAOFICIAL
Tudo não passou de uma estratégia da Bodyform para gerar buzz em torno da marca, inclusive o post do Richard. Ou seja, só mais uma marca querendo aparecer. Diga-se de passagem, conseguiu. Ah, publicidade, sua linda!

O Restaurador | Nebacetin recupera fotos danificadas

Quer conquistar e fidelizar consumidores? Torne-se relevante para eles. A regra nº 1 dos manuais de branding foi levada à risca por Nebacetin.


Para se aproximar do seu público e reforçar o conceito As famílias mudam. O jeito de cuidar não a marca apostou na plataforma digital O Restaurador. O site recupera fotos antigas ou envelhecidas.


"Todo mundo guarda suas fotos com muito carinho. Mas elas têm muitos inimigos. O tempo, os descuidos e os imprevistos. Por isso, criamos O Restaurador Nebacetin, que vai cuidar dessas fotos como Nebacetin cuida das famílias", declara o diretor de criação Sergio Lobo, da Santa Clara, agência responsável pela ação. "Se a foto tem algum ralado, queimadura ou corte, é só enviá-la para o site que O Restaurador Nebacetin vai restarurá-la".


A ideia é provocar a sensação de que há alguém cuidando pessoalmente das suas fotos. Você pode visualizar vídeos do Restaurador, interagir com o personagem e acompanhar todo o processo de recuperação.


Bacana, né?


A ação que vai até 31 de março de 2013 foi escolhida como melhor campanha da semana pelo CCSP pelo grau de pertinência e inovação. Veja o Making of da iniciativa:



Nebacetin, do laboratório farmacêutico Takeda, é recomendado para tratamento de cortes, ralados e queimaduras de pele.