30 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Cartaz,
Frase,
Li por aí,
Tipografia,
Tumblr,
Young e Rubicam
}
Hoje é 6ª feira. Inspire-se.
Mas não transborde.
Do not let this botle serve as an inspiration to call your ex ia a pathetic attempt to get back together. Some very fine grapes have died in the making of his wine. Show some respect.
Cheio de
ideias fora da caixa e autor de
frases e
sacadas incríveis,
Shahir Zag cria posters
tipográficos e
layouts minimalistas que questionam o status quo. São dele as imagens que ilustram este post.
"Para fazer sonhos acontecerem, você precisa assistir menos TV", aconselha o quadro. Já o rótulo é mais enfático: "Não deixe que esta garrafa sirva de inspiração para ligar para o seu ex numa patética tentativa de voltar a namorarem. Algumas uvas muito finas morreram na produção deste vinho. Mostre algum respeito".
Engana-se quem pensa que o cara é escritor, filósofo, pensador ou qualquer coisa que o valha. Shahir é Diretor de Criação da
Y&R Mena.
Publicitário como eu e muitos leitores do
Claraboia. Sim, caro colega, você também pode ser um "vendido ao sistema", segundo os críticos de plantão, e ser útil a sociedade por inspiração.
Para ver mais de Zag, dê uma olhada no seu
Tumblr.
29 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Avenida Brasil,
Campanha,
Crédito pessoal,
Filmes,
Prêmio,
Redação
}
Há muitas formas de contar histórias, gostei especialmente destas. A narrativa vai sendo contada de forma inteligente e mostra o crédito pessoal como raramente visto – com viés humanizado.
Conheça Karen e Jeremiah:
Conheça Joe:
Conheça Steve:
Criação da Goody Silverstein & Parners, San Francisco, para a TD Ameritrade.
De lambuja, Zezé, a coadjuvante que roubou a cena em Avenida Brasil e abiscoitou o Prêmio Extra de Televisão como Revelação de 2012, nesta 3ª feira. Eu fui!
28 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Computadores e etc.,
Design
}
Que tal um teclado que pode ser personalizado de acordo com seus gostos e usos? Isso mesmo, o designer Wan Fu Chan apresentou um modelo conceito que pode ter as teclas rearranjadas ou removidas, criando combinações customizadas para tornar a digitação mais eficiente. Diga adeus à LER [Transtorno por Movimentos Repetidos].
O teclado também pode ser usado como controle remoto quando você assistir a filmes ou shows no computador. Ideia supimpa, daquelas que você olha e diz "como não tinha pensando nisso antes".
Via
27 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Adoção,
Criança,
Filmes,
Pai
}
Taí uma campanha bacana não só pelas boas intenções, mas principalmente pela criatividade.
De modo bem-humorado, as peças incentivam a adoção de crianças sem apelar para sentimentalismos, o que é muito comum nesse tipo de campanha.
Criação é da
Kirshenbaum Bond Senecal + Partners, de Nova York, para o
Ad Council/Adopt Us Kids.
Veja o 2º filme:
26 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Calvin,
Calvin e Haroldo,
História em quadrinhos,
Humor,
Quadrinhos
}
O que pode ser pior do que uma segunda-feira chuvosa?
25 de novembro de 2012
at
17:55
Tags:
{
Facebook,
Humor
}
Algum pastor com ares de publicitário usou o ~onipresente~ Facebook para atrair fiéis.
Acredite, com um pouco de dedicação, ele teria futuro na profissão. O título está adequado ao público e une universos distintos - a rede social e o reino de Deus - através de analogias criativas [excesso no uso de palavras comuns].
Exceção para o nome. Savebook, convenhamos, um pecado de trocadilho hahaha.
Agora, larga o face vá viver a vida ;)
23 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Campanha,
Conceitos,
Filmes,
Jogo
}
Mesmo que o nome lhe soe estranho, você certamente conhece o
Scrabble. O famoso joguinho de montar
palavras ganhou uma campanha global bem bacana.
O conceito tem tudo a ver com a dinâmica do jogo -
Letter and Words personifica letras e palavras, atribuindo lhes comportamentos e atitudes beem humanos.
Veja os filmes da campanha. Não deixe de reparar na trilha sonora. Iradaaaa.
Os comerciais de TV estão sendo veiculados na Alemanha, na França, na Espanha e em países da América Latina. Os brasileiros Paulo Coelho e Arício Fortes, agora na Áfica, entram na ficha técnica.
A criação é da
Pereira & O'Dell.
Via
22 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Fotos,
Pai,
Video,
Viral,
YouTube
}
Ao completar 21 anos, o jovem Cory ganhou do pai, Ian McLeod, um presente pra lá de especial: um vídeo que traz uma foto de cada um dos seus dias, desde que era bebê.
McLeod teve a ideia da
homenagem antes mesmo do garoto nascer. São aproximadamente 7.665 imagens, exibidas em pouco mais de 6 minutos. Esperta, a edição começa lenta, acelera até atingir supervelocidade e diminui o ritmo à medida que se aproxima do final.
O mais bacana é acompanhar o crescimento do garoto e tentar identificar os diferentes momentos que viveu ao longo de 21 anos - como aquele em que aparece visivelmente
puto entediado por ter sido acordado pelo pai pra tirar a foto ou os desenhos feitos pelo próprio moleque.
A dedicação do pai caiu no gosto do público e acabou
viralizando. Até o momento o vídeo já atingiu mais de 5 milhões de visualizações.
21 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Ação,
Coca-Cola,
Making of,
Vending machine,
Video
}
Ao comentar sobre desafios e justificativas dias atrás, usei como exemplo uma ação em que pessoas eram desafiadas a liberar o seu lado James Bond por uma vending machine da Coca-Coca Zero [veja aqui].
Confira agora o
making of de
Unlock The 007 In You que mostra aqueles que não conseguiram cumprir a missão.
Em tempo, a criação é da
Guillaume Modem.
Via
19 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Humor,
Porta dos Fundos,
Video
}
Segunda-feira enforcada pra uns, vontade de enforcar [os outros, hehe] pra outros [amanhã é feriado no
Rio]. Estando de folga ou não, hoje pode ser um dia bacana. Depende do seu ponto de vista hehe.
18 de novembro de 2012
at
11:26
Tags:
{
Ação,
Bebida,
Branding,
Red Bull,
Streaming
}
Se pensa que o espaço fascina somente os pequenos [veja o post anterior], está redondamente enganado. Há pouco tempo, a Red Bull patrocinou o primeiro salto de para-quedas da estratosfera, numa ação de marca de perder o ar, literalmente, hehe.
Durante a realização da façanha, o austríaco Felix Baumgartner fez história e ultrapassou a velocidade do som 1.342km/h, diante os olhos de todo o planeta, que acompanhava ao vivo, por
streaming.
Tudo poderia dar errado, mas com planejamento e um pouco de sorte ocorreu tudo bem. Amplamente divulgada,
Red Bull Stratos contribuiu para reforçar o posicionamento e os valores da marca: relacionados a esportes radicais, aventura, superação, criatividade, energia...
at
10:30
Tags:
{
Ação,
Balão,
Coca-Cola,
Criança,
Pai
}
Esta é a história de um garotinho de 4 anos e de "Stanley", um trem de brinquedo. O menino acredita que o maior sonho do "Sanley" é conhecer o espaço.
Ron Fugelseth, sabe que seu filho vê o brinquedo favorito quase como uma pessoa e por isso resolveu realizar o "sonho do trenzinho".
Planejou a aventura durante 6 meses, cuidando para que tudo acontecesse da melhor forma. Pegou um celular com gps, uma câmera de vídeo, um balão estratosférico e construiu um equipamento para levar o Stanley à estratosfera.
Ron ainda teve o cuidado de fazer uma animação do rosto do trem, pois é a imagem que seu filho deve ter do Stanley. Assim, o menino pôde acompanhar as emoções do amigo durante a viagem.
O pai já havia feito um vídeo há dois anos, mostrando a relação do filho com o seu brinquedo, veja:
A atitude amorosa do pai é louvável... mas pensa comigo: Ron Fugelseth constrói um equipamento capaz de levar um objeto ao espaço, recuperá-lo com segurança e ainda entende de animação! Além do que os vídeos são muitooo bem produzidos.
Nosso herói é
Magaiver ou contou com o apoio de uma mega empresa? Desconfiança confirmada ao ver o 2º vídeo, quando aparece "despretensiosamente" o logo da
Coca-Cola em primeiro plano no copo de refrigerantes do garotinho.
Ao revelar a participação da marca, espero não ter acabado com o lirismo da história. Pelo contrário, isso demonstra que a Coca-Cola realmente investe para mostrar que
há razões para acreditar [
aqui,
aqui e
aqui]. Se até uma empresa acredita, por que você não?
Via
17 de novembro de 2012
at
21:42
Tags:
{
Automóveis,
Do tempo do onça,
Humor,
Print,
Site,
Túnel do Tempo
}
Anúncio das antigas com título pra lá de bem-humorado, bastante pertinente para um sábado à noite: "Leva cinco vezes mais mulheres do que um Lamborghini".
Não sei se é real, vi no
9Gag, site gringo excelente pra quem procura coisas divertidas na net.
16 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Animação,
iPad,
Mídia inteligente,
Ong,
Tablet
}
Ó só esse anúncio que usa o movimento do I Pad para reforçar a comunicação. Criação esperta da
FNazca brazuca para a
ActionAid,
ong internacional de combate à pobreza.
Ah, a foto está invertida de propósito - interatividade de fato.
Novos formatos de comunicação surgem num ritmo cada vez mais intenso, é preciso estar atento para aproveitar as características de cada um deles. Clique
aqui para ver
Since, animação bacaninha que ilustra esse processo ao longo do tempo.
15 de novembro de 2012
at
22:01
Tags:
{
Criança,
Humor,
Internet
}
14 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Abrinq,
Campanha,
Facebook,
filme,
Futebol,
Giovanni+DraftFCB,
Mãe,
Print
}
Criatividade ~fértil~ para incentivar futuras mamães a fazer o acompanhamento médico durante a gravidez.
Craques do futebol foram convocados a "doar um gol", comemorando como se estivessem "grávidos". A inciativa espera o engajamento de locutores e jornalistas para explicar que o gesto é um símbolo da luta pelo pré-natal.
A campanha conta com a participação de diversos jogadores - inclusive do artilheiro do campeonato brasileiro, Fred - e inclui spot para rádio, peças para jornais e revistas, mídia alternativa, painéis eletrônicos e
página no
Facebook.
13 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Facebook,
Fotos,
Instagram,
Rio de Janeiro,
Tumblr,
Twitter
}
A
cidade maravilhosa tem muitos ângulos. Uns fotogênicos, outros nem tanto. Realizado de forma colaborativa, o projeto Rio365 pretende registrar em imagens o dia a dia da cidade ao longo de um ano. Serão selecionadas 365 fotos, uma por dia.
E você pode participar, basta ter o olhar curioso e conta no
Instagram. Fique atento às missões fotográficas propostas toda semana pelo perfil
@Rio365. Serão 52 temas no total. Uma equipe de curadores irá escolher, diariamente, as melhores imagens clicadas pelo público.
A melhor foto de cada missão, do mês, do bimestre e do ano receberá menções e prêmios especiais. A cada dois meses será realizado um #Instameet [encontro de usuários do Instagram] para expor as fotos selecionadas, promover troca de ideias e premiações em ambiente real.
Multiplataforma na essência, o material será divulgado a partir do Instagram, passando pelo
Tumblr [ué, não vi nada por lá! #fail], pelo
Twitter e pela
fanpage [essa, sim, tá a pleno vapor!]. Ao final, as 365 fotos selecionadas nas 52 missões irão compor o livro @Rio365, com tiragem inicial prevista para 3 mil exemplares.
A inspiração para o "documentário fotográfico" veio da iniciativa de
Duane Keiser. Em 2004, o artista pintou um quadro por dia e postou os resultados na web, através do blog
A painting day.
10 de novembro de 2012
at
15:57
Tags:
{
Ação,
Amizade,
Argentina,
Bebê,
Calendário,
Dia do Amigo,
Ogilvy
}
Iniciativa singela e comovente em celebração ao Dia do Amigo. Pra aquecer o coração nessa tarde chuvosa...
A ação é da
Ogilvy e Mather Argentina para a
Huggies, marca de produtos para
bebês. Assista:
Veja também:
9 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Bebida,
Design,
Produto,
Red Bull,
Refrigerantes,
Vodca,
Whisky
}
6ª feira, sua linda, venha que eu quero lhe usar! Ó só esse canivete pra preparar incríveis drinks.
No estilo
Magaiver, o
Bar10der é uma ferramenta dez em um. Descasca, mistura, espreme, corta, coa... pula num pé só, busca a bolinha e ainda finge de morto.
Ele é superútil.
O
design mega prático, tipo canivete, permite levar o Bar10der pros esquentas da vida. Daí, é só você sacar do bolso e impressionar os amigos.
Para mais fotos e funções,
clique aqui.
Retificando o título do post: Váaarios brindes à sexta-feira hehe
Via
8 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Barack Obama,
Facebook,
Fotos,
Política,
Recorde,
redes sociais,
Redes socias,
Twitter
}
A imagem da reeleição de
Barack Obama postada em sua
página oficial no
Facebook teve mais de 2,7 milhões de likes - a foto ficou incrível mesmo.
No
Twitter, a
mensagem da vitória atingiu o pico de 327.452 tuítes por minuto - números até as 10h de ontem.
Barack Obama foi
reeleito presidente dos EUA na madrugada desta quarta-feira, 7.
7 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Absorvente intimo,
Homem,
Mulher,
redes sociais,
Spoleto,
Trollagem
}
Admiro marcas inteligentes que aproveitam situações
adversas para, digamos, rir por último. Para citar um exemplo, temos
o onipresente case das Havaianas, que passaram de chinelos de pobre a símbolo
de status.
Em tempos turbinados pelas redes sociais, reverter uma
situação crítica assume nova dimensão – o Spoleto e o divertido filme do Porta dos Fundos exemplifica perfeitamente o que estou falando. Veja aqui.
Recentemente, outro caso chamou atenção – Richard Neil
resolveu dar uma trollada na indústria de produtos íntimos femininos, abrindo o
coração sobre como nós homens nos sentimos em relação aos comerciais de
absorventes. Na fanpage de uma das marcas, o inglês expôs toda a farsa sobre as
mulheres ficarem mais confiantes, aventureiras e sedutoras quando estão usando
um absorvente.
Veja a tradução do post [o original, tá aqui].
Sim, o cara jogou a merd@ no ventilador. Ficava e
expectativa de como seria a reação da Bodyform diante a denúncia, que embora
tivesse um tom irônico e bem-humorado, expunha não só a marca, mas a forma de
se comunicar com o público de todo um segmento de mercado.
Ela veio mais rápido do que se poderia imaginar. Em
menos de 24h após o post, a CEO da Bodyform veio a público, através do vídeo a
seguir:
HAHAHAHAHA diante a trollada, a marca trollou o cara
de volta. Em vez de ignorar ou, pior, se esconder atrás de discursos
vazios que ninguém entende sobre ética e profissionalismo, a Bodyform entrou na
brincadeira e assumiu que é assim mesmo que a banda toca.
Vamos ao por trás das câmeras do case:
VERSÃO OFICIAL
Diante a repercussão do post (até agora, 101.513 likes
e 4.652 comentários), a responsável pelo branding, Yulia Kretova, achou que era
hora de a marca entrar na conversa. Então, pediu para o diretor de marketing uma solução e eis aí o vídeo.
VERSÃO EXTRAOFICIAL
Tudo não passou de uma estratégia da Bodyform para
gerar buzz em torno da marca, inclusive o post do Richard. Ou seja, só mais uma
marca querendo aparecer. Diga-se de passagem, conseguiu. Ah, publicidade, sua
linda!
6 de novembro de 2012
at
08:00
Tags:
{
Ação,
Branding,
Fotografia,
Nebacetin,
Remédio,
Site
}
Quer conquistar e fidelizar consumidores? Torne-se relevante para eles. A regra nº 1 dos manuais de branding foi levada à risca por Nebacetin.
Para se aproximar do seu público e reforçar o conceito
As famílias mudam. O jeito de cuidar não a marca apostou na plataforma digital
O Restaurador. O site recupera fotos antigas ou envelhecidas.
"Todo mundo guarda suas fotos com muito carinho. Mas elas têm muitos inimigos. O tempo, os descuidos e os imprevistos. Por isso, criamos O Restaurador Nebacetin, que vai cuidar dessas fotos como Nebacetin cuida das famílias", declara o diretor de criação Sergio Lobo, da
Santa Clara, agência responsável pela ação.
"Se a foto tem algum ralado, queimadura ou corte, é só enviá-la para o site que O Restaurador Nebacetin vai restarurá-la".
A ideia é provocar a sensação de que há alguém cuidando pessoalmente das suas fotos. Você pode visualizar vídeos do Restaurador, interagir com o personagem e acompanhar todo o processo de recuperação.
Bacana, né?
A ação que vai até 31 de março de 2013 foi escolhida como melhor campanha da semana pelo
CCSP pelo grau de pertinência e inovação. Veja o Making of da iniciativa:
Nebacetin, do laboratório farmacêutico
Takeda, é recomendado para tratamento de cortes, ralados e queimaduras de pele.