Mentiras que os jornais contam e a gente gosta. E ainda: Bolsonaro Day bomba no Twitter


Algumas mentiras são como segunda-feira, podem ser duras de encarar, mas uma hora chegam ao fim.




Nesta segunda feat 1º de Abril, o Claraboia traz um comercial memorável da Publicidade BR que tem a mentira como mote.

"É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Por isso é preciso tomar muito cuidado com a informação no jornal que você recebe. Folha de S.Paulo, o jornal que mais se compra e o que nunca se vende", diz o aclamado anúncio da W/Brasil para a Folha, de 1988.


Intitulado "Hitler", o comercial ganhou inúmeros prêmios, incluindo o cobiçado Leão de Ouro em Filme no Festival de Cannes, em 1989. A ficha técnica traz Nizan Guanaes na redação, Gabriel Zellmeister na direção de arte e Andrés Bukowinski na direção do filme. Washington Olivetto, então dono da W/Brasil, assina como diretor de criação.

Em tempos de "mamadeira de piroca" e "Terra plana", um comercial absolutamente necessário. Confira:



Falando em "verdades" construídas e fake news, confira como alguns dos principais jornais do país estão explorando o Dia da Mentira em 2019:

Folha de S.Paulo


A Folha apostou no humor. Com uma coluna dentro do Ilustrada, desde 2017, o roteirista e documentarista Renato Terra criou uma versão satírica da primeira página: "Folha de S.Olavo". A capa do jornal destaca manchetes como "Canonização de Bolsonaro é barrada no Vaticano" e "Flávio Bolsonaro é promovido a office-boy".

Sobrou deboche para todas as linhas partidárias, de petistas a tucanos. Dicas de astrologia para Lula, "Seus pensamentos parecerão presos este ano", e Dória, "Lua favorável para se vestir de gari". O editorial ironiza o "futuro" da imprensa BR, às voltas com a intenção dos evangélicos de dominar o mundo, "Como símbolo da nova era, os antigos Manuais de Redação foram incinerados. Finalmente os meios de comunicação terão independência para implementar o julgamento isento e correto dos fatos. O novíssimo Manual da Inquisição, com exemplares ungidos por pastores neopentencostais, será o Santo Graal do jornalismo moderno", brinca o texto. Por fim, ainda é possível ler os "Classificados do Queiroz"

Estadão


Já o Estadão preferiu um tom mais sério e aproveitou o 1º de Abril para uma campanha contra fake news. A ação #TodoDiaÉDiaDaVerdade, criada pela FCB Brasil, tem como objetivo fortalecer o jornalismo.

"Neste momento em que se questiona tanto os veículos de credibilidade é essencial reafirmarmos nosso compromisso com o jornalismo de profundidade, credibilidade e qualidade", comenta Paulo Pessoa, diretor executivo comercial do Grupo Estado. A campanha inclui anúncio no impresso e peças no digital

Meia Hora

Bom, a capa do tabloide é puro creme do deboche com a derrota do Vasco para o Flamengo pela Taça Rio, no domingo, 31. O Vasco vencia o adversário até os 48 minutos do 2º tempo, mas levou o empate e perdeu a final nos pênaltis.


Enquanto isso, no Twitter

Nesta segunda-feira, as hashtags #1deAbril e #BolsonaroDay estão bombando no Trending Topics. Enquanto uma é autoexplicativa, a outra refere-se à homenagem dos tuiteiros a Mijair.

Eles renomearam o Dia da Mentira como Bolsonaro Day por conta da enorme contribuição do presidente à propagação de fake news. Tacale uma lorota mais cabeluda do que a outra:

















O país inteiro, uma vírgula, só os eleitores dele:


















Veja também:

Tá tendo Páscoa no 1º de Abril: o coelhinho trouxe outras coisas
Netflix libera Pornozão para assinantes, atendendo a pedidos