Em apoio a Bolsonaro, conhecido admirador da ditadura, Silvio Santos determinou que o SBT exibisse um famoso slogan dos anos de chumbo: "Brasil. Ame-o ou deixe-o".
A ordem que surpreendeu até os funcionários da emissora trouxe de volta a frase que atacava quem se opunha ao regime.
Quem tá minimizando o "Brasil, ame-o ou deixe-o" da propaganda não deve entender o peso histórico dessa frase.— Quebrando o Tabu (@QuebrandoOTabu) 6 de novembro de 2018
Nunca foi sobre amar o Brasil. O sentido real da frase era mais ou menos: aceite cegamente tudo que estamos fazendo no país, ou seja expulso.
O homem do baú sempre bajulando quem está no poder. Bolsonaro disse que queria o Brasil como há 50 anos. Silvio Santos atendeu ao pedido. Bizarro e sombrio.https://t.co/2NbrIQr5QN— Ivan Valente (@IvanValente) 6 de novembro de 2018
Sem assinatura do SBT, nem de qualquer anunciante, as peças de 15 segundos. veiculadas a partir da terça-feira, 6, fazem alusão à músicas e frases de campanhas nacionalistas do governo do general Médici [1969-1974], um dos períodos mais repressivos da ditadura militar [1964-1985].
Melhor jair lambendo a bota. https://t.co/6xnwNPZAdU— Carapanã (@carapanarana) 6 de novembro de 2018
Após o buzz negativo, a assessoria de imprensa do SBT afirmou, na mesma tarde, que não trataria do assunto por "questões estratégicas", seja lá o que isso quer dizer.
No início da noite, entretanto, a emissora retirou do ar a vinheta com a mensagem. "O SBT cometeu um equívoco", reconheceu.
“Eu te amo meu Brasil,eu te amo,meu coração é”e“Brasil ame-o ou deixe-o” são propagandas da ditadura militar.Nós amamos o BR.O de todas as cores, credos e opiniões políticas.Enaltecer a ditadura não é amar ao Brasil, mas repugnar a democracia e as conquistas da Constituição de 88 pic.twitter.com/iSUAQkFqLF— Manuela (@ManuelaDavila) 6 de novembro de 2018
Além delas, mais três mensagens, "Pra frente Brasil", com a marchinha composta por Miguel Gustavo, que se tornou tema da seleção brasileira na Copa de 1970; "Brasil, pátria amada", com o Hino da Independência; e "Brasil, terra adorada", ao som do Hino à Bandeira.
"Ame-o ou deixe-o" é a coisa mais triste que uma concessão pública pode se prestar em pleno 2018. Resgatar uma expressão da Ditadura em que a frase, tida como nacionalista, na verdade era para sufocar o contraditório e movimentos sociais.— Jandira Feghali (@jandira_feghali) 6 de novembro de 2018
Enquanto isso, seguidores de Bolsonaro:
O Sílvio Santos botando comercial pra aterrorizar a esquerda hahahahahahaha mito demaispic.twitter.com/pR3dSXLsPs— Isentões (@lsentoes) 6 de novembro de 2018
O apresentador Celso Portiolli resolveu se manifestar:
Que tal essa? pic.twitter.com/1EpEtN34Hk— CELSO PORTIOLLI (@celsoportiolli) 8 de novembro de 2018
Tacale vergonha alheia:
Parabéns Silvio Santos ,por isso te 😍😍 pic.twitter.com/cOjxgwBrIu— Alexandre Frota💛💚💛💚☉☇🌟 (@alefrotabrasil) 6 de novembro de 2018
Confira mais reações no final do post.
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Quem aí lembra do meu vídeo sobre o Regime Militar?— Felipe Castanhari (@FeCastanhari) 6 de novembro de 2018
Pois é, isso não é print do vídeo e sim uma propaganda que está passando no SBT com o MESMO slogan do período mais violento e de maior censura da ditadura do governo Médici
Cada vez mais o Brasil vai perdendo sua memória pic.twitter.com/ZYF19Gdawq
O SBT achou por bem resgatar um lema da ditadura — "Brasil: ame-o ou deixe-o" — em uma vinheta ufanista que começou a ir ao ar.— Alexandre Aragão (@araga0) 6 de novembro de 2018
A emissora disse que "não irá se pronunciar por questões estratégicas": https://t.co/Qbsjq5dE3V https://t.co/FkrKc2BJiS
"Brasil, ame-o ou deixe-o" não é sobre amor e patriotismo. É sobre a violência do exílio e do desterro. Tirem o cavalinho da chuva: VAMOS FICAR, lutar e defender a democracia. Por amor ao Brasil 🇧🇷❤— Manuela (@ManuelaDavila) 6 de novembro de 2018
A disputa pela verba publicitária não pode fazer com que empresas de Comunicação se tornem "lambedoras de botas" bizarras.— Jandira Feghali (@jandira_feghali) 6 de novembro de 2018
dias atrás lembrei do triste slogan da ditadura militar "brasil, ame-o ou deixe-o" para lamentar a ameaça que bolsonaro fez aos cidadãos de esquerda.— cynara menezes (@cynaramenezes) 6 de novembro de 2018
agora o SBT está divulgando comerciais com a frase e outras da ditadurahttps://t.co/Q8vdKXK7Gi
O SBT está usando o lema da ditadura militar: "Brasil, ame-o ou deixe-o". A mesma imprensa que foi censurada na ditadura revela um saudosismo masoquista na tentativa de agradar Bolsonaro. O medo de perder verba publicitária é maior que a dignidade.— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) 6 de novembro de 2018
SBT e Silvio Santos escolhem as verbas publicitárias ao invés da dignidade democrática. Uma vergonha a utilização do slogan "Brasil, ame-o ou deixe-o", símbolo da Ditadura Militar. Topa tudo por dinheiro?— PSOL 50 (@psol50) 6 de novembro de 2018
É bom lembrar que Silvio Santos ganhou a concessão do general Figueiredo depois de puxar-lhe o saco e criar o quadro chamado O Dia do Presidente, desbancando as favoritas Abril e JB https://t.co/1JBE3RgYCJ via @VEJA— Marcelo Rubens Paiva (@marcelorubens) 6 de novembro de 2018
A vocação governista do Silvio Santos, conhecemos. Mas até aí ninguém precisa resgatar slogan da ditadura...— Luiz Yassuda (@luizyassuda) 6 de novembro de 2018
Nada novo. Silvio Santos sempre esteve por aqueles lados. pic.twitter.com/eOmIIeE68g— Carina Vitral (@carinavitral) 6 de novembro de 2018
PT entra com representação contra o SBT exigindo retirada de vinheta que remete à ditadura #sitenatelinha https://t.co/EBBqzS3BtO— Portal NaTelinha (@sitenatelinha) 8 de novembro de 2018
Vendo os Minions endeusando Silvio Santos depois que O SBT "reviveu" vinhetas que eram usadas na época da ditadura só mostra que eles AINDA não entenderam porra nenhuma do que esta por vir.— Caroline Barros (@calu_barros) 6 de novembro de 2018