E aí, você é Team "Não me venha falar em aprendizados" ou daquele tipo de pessoa que consegue se manter otimista mesmo quando a bad é algo do nível de 2020? - e pensar que tudo começou com batata frita.
A marca El Pozo King, do grupo espanhol El Pozo Alimentación, se enquadra no segundo tipo, certeza. Num outdoor com uma mensagem especial de despedida para esse ano de pandemia feat. isolamento social e outros "etas", a marca manda o papo reto: "Foda-se 2020, até nunca mais".
Direta ao ponto, a frase acompanha a imagem das salsichas da empresa fazendo o "dedo do meio", ao lado de um "Eu tinha que dizer isso". Convenhamos, Lavou a alma de muita gente.
Quer mais? A ousadia da El Pozo King não está só no outdoor. A marca que produz salsichas outros produtos 100% veganos possui um posicionamento bem direto e cheio de atitude.. "Somos inconformistas, somos corajosos, somos o que sonhamos, mas acima de tudo somos o que fazemos. Somos #FKINGGREAT. Somos King".
Pra quem quiser conferir, a peça fica instalada até hoje, 31 de dezembro, na rua Zurbarán, 8, esquina com Almagro, ou basta acessar as redes da marca, como o instagram.
Após o YouTube divulgar seus destaques do ano, o Twitter também botou pra jogo sua retrospectiva. A rede social querida dos tuiteiros mostrou em seu blog os assuntos, tags e tweets que mais repercutiram em 2020
Apesar do eita atrás de eita de 2020, tuiteiros tiveram um "renovado senso de gratidão", segundo observou a rede social. Neste ano, tweets expressando gratidão aumentaram 20% em todo o mundo, em especial aos profissionais de saúde, +1'35%, e professores, +30%.
Outro dado interessante, as frases "trabalhadores essenciais" e "trabalhadores da linha de frente" foram tuitadas mais de 17 milhões de vezes.
Uma brincadeira para quebrar o tédio da quarentena se tornou o quarto tuíte mais retuitado de 2020. Afinal, quem resiste a um dragãozinho devorador de carros?
Kobe was a legend on the court and just getting started in what would have been just as meaningful a second act. To lose Gianna is even more heartbreaking to us as parents. Michelle and I send love and prayers to Vanessa and the entire Bryant family on an unthinkable day.
Lembram do garotinho do filme "Esqueceram de Mim"? Pois é, o ator Macaulay Culkin que interpretou o famoso personagem infantil foi ao Twitter alertar os desavisados que completou 40 anos. "Fala galera, querem se sentir velhos?", brincou ele.
Com 3.4 milhões de curtidas e avantes, o tweet contendo um vídeo da vice-presidente eleita dos EUA atendendo uma ligação de Biden, que derrotou o republicano Donald Trump nas eleições norte-americanas. " "Nós vencemos, Joe!"
Ganha uma estadia em casa quem adivinhar a hashtag Top 1 em 2020. Isso mesmo: #COVID19. O segundo lugar vai para #BlackLivesMatter e, fechando o pódio, #StayHome.
Top Personalidades
O nome mais citado nas timelines tuiteiras foi o de Donald Trump. Seu sucessor à frente dos EUA, Joe Biden, aparece na segunda posição. A terceira posição é ocupada por George Floyd, seguido por Kobe Bryant, Barack Obama e o grupo de K-pop BTS.
Top Programas de TV
BBB20 e A Fazenda 12 aparecem respectivamente na primeira e segunda posições das atrações que geraram mais buzz no Twitter. Além dos reality shows brasileiros vale destacar a performance das séries no ranking. "Grey's Anatomy aparece na 5ª posição, Game of Thrones em 8º e Stranger Things fecha o Top 10.
Top Emoji
O emoji mas usado pelos tuiteiros foi o "Chorando de Rir". Diante da situação pandêmica pela qual passa o mundo, isso seria estranho se nós não estivéssemos falando da rede social mais zoeira ever.
O YouTube lançou a lista dos vídeos de maior sucesso e também a dos criadores que mais bombaram na plataforma em 2020 - um ano marcado pelos recordes de visualizações por motivos de isolamento social.
Cadeê o Rewind?
O YouTube abriu mão de produzir sua tradicional retrospectiva. Escaldado pela chuva de críticas que vêm recebendo nas últimas edições do "Rewind", a plataforma optou por não apresentar o famoso vídeo que faz todo fim de ano com os conteúdos e youtubers mais hypes do período. O que explica as aspas no título do publicação.
O vídeo mais assistido no Brasil em 2020
Em um ano em que as lives cresceram e apareceram, a lista divulgada na terça-feira, 1, traz no Top 1 de vídeo mais assistido a transmissão do jogo Flamengo X Fluminense pela Taça Rio, em 8 de julho, ostentando uma audiência de 3,6 milhões de visualizações simultâneas.
Confira o ranking completo:
Vídeos em alta
Segundo visualizações locais de vídeos publicados em 2020, exceto videoclipes, trailers e vídeos infantis.
A live da partida contra o Flamengo realizada durante o período de isolamento social, sem público presente, e transmitida pelo canal oficial do Fluminense registrou o pico de 3,6 milhões de visualizações simultâneas.
O jogo realizado no Maracanã, também com portões fechados devido à pandemia, e exibido ao vivo pela FLA TV bateu 2,2 milhões de visualizações simultâneas.
No vídeo, Whindersson Nunes fala sobre dinheiro e fama e também anuncia a season 2 da série YouTube Original "Whindersson Nunes - Próxima Parada", prevista para 2021.
Em março, o creator eleito pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo fez a estreia em seu canal de uma nova série em que mostra suas aventuras no "Minecraft, o famoso joguinho que possui visual em formato de blocos e permite a criação de objetos e cenários.
O filme que acompanha a história de campistas em um acampamento de verão envolvidos em diversos mistérios foi publicado na íntegra em janeiro pela Viih Tube. A criadora protagoniza a trama ao lado de outros youtubers. Seu canal também possui vlogs e vídeos mais curtos.
Com a participação de equipes brasileiras, como Corinthians, paiN Gaming e LOUD, a Copa América de Free Fire reuniu os 12 melhores times da América Latina em um torneio na Cidade do México, em janeiro. A transmissão do evento ocupa o oitavo lugar do ranking.
Um dos maiores virais do ano, o meme do caixão ganhou em abril um vídeo do canal Você Sabia contando a origem dos homens dançando ao som de música eletrônica, enquanto carregam um caixão em um funeral
Segundo os inscritos locais ganhos em 2020, excluindo canais de artistas, marcas, empresas de mídia e conteúdo infantil. Apenas canais com crescimento de + 200% YoY em 2020 - ou seja, que triplicaram de tamanho.
Nas montanhas do México, um curioso "colibri" se aventura no coração de uma floresta onde repousam em pinheiros milhões de borboletas.
Conhecidas pelas características asas em cor laranja com fios pretos e manchas brancas, as monarcas [Danaus Plexippus] descansam agrupadas de modo a conservar o calor após uma viagem de milhares de quilômetros para fugir do frio do Canadá e do norte dos EUA até que os dias voltem a ficar mais longos e possam migrar de volta.
Enquanto repousam, são filmadas por um drone disfarçado de beija-flor. Dessa forma, camuflado pela produção do documentário como um pássaro que se alimenta de néctar, o artefato não é visto como ameaça e pode se aproximar sem perturbar as borboletas.
À medida que o sol aquece, as monarcas começam a se agitar e se mover. O espião captura, então, imagens espetaculares do momento em que o panapaná alça voo.
"Eu adoro como a turbina do drone do beija-flor é coberta para garantir que não machuque as asas frágeis das borboletas. Coisas saudáveis e adoráveis para assistir durante a quarentena para iluminar um pouco as coisas", diz um espectador nos comentários do vídeo no YouTube.
"Inside a Monarch Swarm" faz parte da série "Spy in the Wild", da PBS. Assista:
Pensaram que hoje não teria post de sexta porque é Natal? Pensaram errado, consagrados. Para celebrar o sextou feat Christmas, trouxe um vídeo com sonzeira retrô e distanciamento social.
Não sei dizer se o Padre DJ lançando dance music é real ou um surto coletivo, mas vai salvar o rolê de quem ficou em casa porque está com a família ou por motivos de coronavírus.
Impossível ficar parado, não é mesmo? Entre na dancinha com os dedinhos para cima ou bata palminhas como a ~animação da plateia e pega a referência: "Dance (If You Can Not)", de Alter Ego featuring Daisy Dee, música direto do ano 1994.
Se no Natal crianças aguardam ansiosas pela chegada do bom velhinho, os britânicos - e amantes da publicidade em todo o mundo - ficam na expectativa pela campanha de fim de ano da John Lewis. Os famosos comerciais natalinos da loja de departamentos são uma tradição no Reino Unido.
Pois dessa vez o filme quase não saiu, acredite. Em 2020, a marca vem passando por dificuldades devido à pandemia, apesar disso, conseguiu lançar a comunicação a tempo para o Natal.
A campanha "Give A Little Love", em parceria com a Waitrose e mais uma vez sob a batuta da Adam&Eve/DDB, mostra o impacto que as demonstrações de carinho no dia a dia podem provocar na vida das pessoas, especialmente em tempos de pandemia e distanciamento social.
Com dois minutos de duração, o filme lançado em novembro, 13, caminha por diferentes formatos, da animação stop motion, passando pelo CGI, ao live-action. Oito artistas participaram do projeto, nomes como Chris Hopewell e Sylvain Chomet, dirigidos por Oscar Hudson. As inúmeras trocas de estilo ajudam a ressaltar cada elo, cada trecho, cada realidade, na composição de toda a cadeia do bem.
Embora o filme tenha vários protagonistas, o poder da gentileza é o centro da trama - tudo isso ao som de "A Little Love', na voz de Celeste.
Campanha de doação: como ajudar
Esse ano, devido à vulnerabilidade provocada pela pandemia, a John Lewis e a Waitrose estão promovendo junto aos esforços de comunicação uma campanha de doações com a meta de arrecadar até 4 milhões de libras para as instituições de caridade FareShare e Home-Start, que dão suporte a famílias em risco social no Reino Unido. Para doar ou saber mais detalhes, assista ao filme de apoio neste link
Chuva de amor
Todo ano, os bichinhos fofos que protagonizam os comerciais da John Lewis rendem milhões para a marca com a venda de animais de pelúcia e merchandising. Esse ano é diferente. Alguns itens que aparecem no filme, como o adorável guarda-chuva em formato de coração, poderão ser adquiridos e todo o valor arrecadado com a venda será destinado às instituições de caridade.
Confira no início do post o aguardado comercial de Natal da John Lewis.
Embalado por uma deliciosa versão de "Forever Young" capaz de aquecer qualquer coração entristecido, o filme de Natal do McDonald's UK celebra a oportunidade que essa época nos traz de resgatarmos nossa criança interior.
"Inner child", criança interior, em livre tradução, é encantador. O comercial nos apresenta a Tom, um adolescente que trava uma luta interna entre a criança que foi um dia e o adulto que deseja ser. A mãe tenta engajar o garoto nos preparativos para o Natal, mas Tom rejeita os esforços resistindo a se deixar tocar pelo espírito natalino. Sua "criança interior", entretanto, revela uma outra reação.
Em campanha assinada pela Leo Burnett Londres, o filme em formato de animação dirigido por Againstallodds, da Passion Pictures, mostra o McDonald's como uma alternativa às ceias e rituais tradicionais comuns no período. Além do comercial que estreou em novembro, 15, a campanha é composta por peças para mídia digital e ações nas redes sociais.
Sem menções à pandemia, marca opta por campanha de doação
A rede de restaurantes fast food no Reino Unido optou por não mencionar a pandemia em sua campanha de fim de ano. Trazer como trilha sonora "Forever Young", cuja letra poderosa fala de se manter otimista e confiante mesmo em face de momentos difíceis, talvez seja a única referência à situação pandêmica.
Em contrapartida, O McDonald's UK vai doar 10 pence [centavos de euro] por cada play da canção para instituição de caridade FareShare - o cover da música da cantora e compositora britânica Becky Hill foi lançado em um single.
Após ameaças, processos e bombas, o Porta dos Fundos não se intimidou com os ataques do ano passado e lançou seu Especial de Natal: "Teocracia em Vertigem". Na edição 2020, Jesus gay cede a vez a um Cristo rapper e à crítica política e contra o extremismo.
O especial é inspirado em "Democracia em Vertigem", documentário de Petra Costa indicado ao Oscar e conta com a participação especial de Emicida, Teresa Cristina e da própria Petra. O Porta dos Fundos falou sobre a atração, do processo de criação aos medos de retaliação em uma coletiva de imprensa com Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Antônio Tabet [Kibe], João Vicente, o diretor Rodrigo Vander, e o CEO Christian Rôças [Crocas].
Com "Teocracia em Vertigem", o Porta enfrentou o desafio de fazer uma produção digna de alcançar a qualidade de Emmy - prêmio conquistado por "A Primeira Tentação de Cristo", de 2019, - e de modo remoto por motivos de coronavírus.
Além disso, após a repercussão de seu último especial, o grupo precisou superar os ataques nas redes, tentativas de censura por deputados, processos de igrejas e pastores e até um perigoso ataque de coquetéis molotov em sua sede, no Rio de Janeiro. O ataque terrorista aconteceu na madrugada da véspera do Natal de 2019, o local estava vazio e, por sorte, ninguém se feriu.
Um dos suspeitos, Eduardo Fauzi, foi preso na Rússia, extraditado, virou réu e teve a prisão preventiva decretada em setembro de 2020. Tenho certeza que só estamos vivos porque Jesus era só gay… Se fosse gay e preto, seriam seis bombas, brincou Tabet.
A trupe esclarece, porém, não ter ficado abalada pelo acontecido. "Nos sentimos mais tristes do que sentimos medo,” contou João. Nem por um segundo, no entanto, eles pensaram em desistir de continuar com o próximo especiais. Era algo sabido e acertado: ele existiria.
Processo de criação e pandemia
Os especiais de Natal já são uma tradição do Porta. "É o nosso Super Bowl. As pessoas esperam por isso o ano todo", brincou Crocas. Por isso, são bem planejados. O processo de criação começa no início do ano, perto de março, e se estende até outubro, aproximadamente.
Este ano foi igual, mas eles tiveram de se adaptar por conta da covid. Eles precisaram desenvolver o projeto de modo a não criar aglomerações - um desafio e tanto, Jesus tinha 12 seguidores, isso já é multidão.
Tacale reuniões de brainstoming até que Gabriel Estevez, roteirista, lançou a braba: um documentário. Assim, raramente seria preciso mais de uma pessoa por cena, afinal eram na maioria entrevistas individuais. Também na hora, Estevez sugeriu o tema, uma paródia do doc de Petra Costa sobre a fase do PT na política brasileira.
Para se preparar, a fim de que o especial saísse bem feito e com base, nível Grammy, Porchat resolveu ler o Novo Testamento. Além da fidelidade à Bíblia, outra preocupação foi que o especial não fosse desrespeitoso aos cristãos. Porchat entregou o roteiro pronto para pastores lerem. Eles adoraram, deram risada e até sugestões de piadas. Emicida no papel de Simão, inclusive, foi dica de um pastor, afinal, o apóstolo era negro.
"Nossa ideia nunca foi destruir os valores cristãos, ao contrário disso, o especial é cristão. É sempre um resgate do Cristo vivo, tornamos ele vivo quando fazemos o especial", pontua Duvivier.
A política veio como tema de forma natural, além do assunto estar em voga é algo presente na vida das pessoas. "Só se fala em política. Todo assunto termina em Bolsonaro - criança fala de política, o vírus é política, futebol é política. Então, por que não colocar no especial?", questiona Porchat.
Filmagens e elenco
Para superar a dificuldade de fazer audições e testes sem contato direto em meio à quarentena para a escalação dos atores, o Porta optou por priorizar atores próprios e chamar quem já conhecem. Já as filmagens, algumas foram externas, em locais amplos de Vargem Grande [SP], outras em estúdio, ventilado, limpo constantemente e cheio de máscara e afins. Não houve um só caso de contaminação por coronavírus durante a produção.
Curiosidade: a produção contou com apenas um figurante que se revezava em vários papéis para evitar muitas pessoas juntas no estúdio. Porchat, que acompanhou todo o processo das filmagens, também fez figuração.
Campanha de divulgação
O mote da estratégia de lançamento foi todo em cima da ação perpetrada pelos haters contra o Porta dos Fundos nos acontecimentos do ano passado. A hashtag #NãoAssista foi lançada com um pedido irônico para as pessoas evitarem o novo especial..
Polêmicas, traições, muitas convicções e poucas provas. O messias virou mito. É hora de ir fundo na história que polarizou a Galileia: Jesus sofreu golpe ou não? #NãoAssista#EspecialdeNataldoPorta
"Teocracia em Vertigem" foi lançada no dia 10 de dezembro, no YouTube, ao invés da Netflix ,como ocorreu nos dos dois últimos anos. Aí vi vantagem, agora todo mundo pode assistir.
No YT, o vídeo está com restrição de idade e pode ser assistido diretamente na plataforma de vídeos, neste link, ou na Pluto TV.
Confira algumas reações a seguir:
caralhoo, a perspicácia na abordagem, a ousadia satírica, a crítica socio-política, isso sim faz o humor inteligente. esse especial de natal, 'teocracia em vertigem' do @portadosfundos, tá impecável.
Não assistam! Tá uma merda. Tive que assistir TRÊS vezes pra ver como é ruim. E já mandei para outras pessoas o link, para que não vejam. Vou até, assistir mais uma vez, só pra passar raiva.
Gente, NÃO ASSISTAM TEOCRACIA EM VERTIGEM do @portadosfundos. Muita reflexão disfarçada de humor e altas doses de realidade jogadas na cara, vcs não vão gostar. Lembrando que qualquer coincidência política é mera semelhança.
#TeocraciaEmVertigem Aí a galera fala os roteiristas do Porta dos fundos são ótimos. Sim são ótimos mesmos . Mas não há roteiro de piada melhor as política brasileira : pic.twitter.com/L72m6XIF8y