As fotos mais engraçadas do mundo animal em 2021

 


Nem só de exuberância e perigos é feita a vida selvagem. Há um outro lado da natureza um tanto prosaico e divertido. Que o diga o "Comedy Wildlife Photography Awards". O concurso criado no Reino Unido, em 2015, elege anualmente as fotos de animais selvagens mais engraçadas

A ideia da premiação é mostrar um lado mais leve da fotografia da vida selvagem e usar o humor para promover a conservação de animais. Em 2021, o "Comedy Wildlife Photo" está apoiando um projeto de proteção para orangotangos.


Primeiro colocado 

O grande vencedor deste ano foi "Ouch!" ["Ai!", em tradução literal]. A foto mostra um macaco gritando em cima de um fio. Registrada pelo fotógrafo amador Ken Jensen, a imagem dá a impressão que o bicho está com dor nas partes por ter caído sentado em cima do bendito fio. O clique feito na província de Yunan, na China, em 2016, superou mais de 7 mil inscrições.

"Ough, fio feladaputa!"

"Isso é, na verdade, uma demonstração de agressão, mas na posição em que o macaco está, parece bastante doloroso!", diz a descrição da foto.

Segundo Jensen, grupos de macacos vivem livremente em uma área de florestas próxima ao rio Xun e não costumam ser ariscos perto de humanos. O macaco da foto mostrava sinais de agressividade quando sentou no fio, dando a deixa para o clique campeão.

"É um ótimo sentimento saber que uma imagem [clicada por mim] está fazendo as pessoas sorrirem ao redor do mundo e ajudar causas importantes de conservação animal", disse o fotógrafo. O vencedor ganhou um safari no Quênia e um troféu feito à mão na Tanzânia.

Além do prêmio principal [Overall winner] conquistado por Jansen, a competição cujo resultado foi divulgado em 16 de novembro possui outras categorias. Foram escolhidos vencedores nos quesitos animais voadores, animais aquáticos, animais terrestres, melhor portfólio e votação popular.

Confira as fotos premiadas por categoria.

Creatures in the Air [Criaturas no Ar]

A imagem de um pombo com uma folha cobrindo o rosto, intitulada "I guess summer's over" [Eu acho que o verão acabou], foi a campeã da categoria. O clique do fotógrafo John Speirs também ganhou na categoria Votação Popular.

"Quem apagou a luz?"


Creatures on the Land [Criaturas na Terra]

O cão-da-pradaria que parece assustar uma águia, nos EUA, foi a foto que deu ao fotógrafo Arthur Trevino a primeira colocação da categoria. Trevino intitulou a imagem como "Ninja Prairie Dog" [Cão de pradaria ninja].

"Quando esta águia careca falhou em agarrar este cão-da-pradaria, ele saltou em direção à águia e a assustou por tempo suficiente para escapar para uma toca próxima. Uma verdadeira história de Davi contra Golias!", diz a descrição da imagem.

Boo!!! 


Creatures Under the Water [Criaturas dentro d'Água] 

A foto tirada por Chee kee Teo, em Singapura, de uma mamãe lontra que carrega seu filhote na boca para ensiná-lo a nadar levou o prêmio da categoria. 

"Uma lontra de pelo liso mordeu sua lontra bebê para trazê-la de volta para a aula de natação", descreve a legenda da imagem, intitulada "Time for School" [Hora da Escola].

"Vai fazer natação, sim!"


Melhor Portfólio

A categoria teve como vencedora a fotógrafa Vicki Jauron que registrou vários cliques de um elefante se divertindo na lama, no Zimbábue. Aprecie "The Joy of a Mud Bath" [A alegria de um banho de lama].





Veja também: