Depois de Daenerys celebrar a vitória da Batalha de Winterfell com "cafézinho", a Starbucks é quem tem motivos pra comemorar. Sem gastar um centavo, a gigante norte-americana faturou 2,3 bilhões de trumps em mídia espontânea, graças à falha feat mico da HBO.
Vem comigo que no caminho te explico.
Um copo de café
A internet não deixou o erro de produção passar em branco e tacale memes e menções nas timelines. O micão chegou a entrar para os trending topics do Twitter.
Muita gente boa, elegante e sincera chegou a pensar que o tal "esquecimento" fosse disfarce para uma ação de product placement - estratégia de marketing que insere um produto de forma sútil em uma atração. Mas não foi o caso.
A HBO assumiu o erro e até já corrigiu a cena, removendo digitalmente o copo do cenário medieval. No final das contas, é bom lembrar, o copo nem era da Starbucks e sim do serviço de alimentação da TV por assinatura.
Sem desembolsar uma doleta, a Starbucks se deu bem com o buzz gerado nas redes sociais. O valor aproximado envolvendo toda a repercussão, incluindo toró de memes, pedidos de desculpas e correções, é de US$ 2,3 bilhões. O cálculo é da consultoria de marketing Hollywood Branded, do EUA.
E pensar que tudo foi por conta de um infame copinho.
Para chegar a tal soma, a consultoria considerou o valor hipotético que a Starbucks teria de pagar para anunciar em um programa com a audiência ostentação de GoT, série de maior sucesso da HBO. Considerou também as mais de 10,6 mil menções à rede de cafeterias relacionadas à série em todo o mundo, na web, no rádio e na TV, contabilizadas pela agência PR Critical Mention.
"Esta é uma colisão de oportunidade única para a Starbucks", garante Stacy Jones, CEO da Hollywood Branded à CNBC. Para ela, o levantamento realizado pela consultoria é apenas "a ponta do iceberg" do tanto de visibilidade que a série rendeu à marca de cafeteria.
Para se ter uma ideia, em uma medição realizada pela plataforma de monitoramento de redes sociais Talkwalker, considerando as timelines e blogs, o número de vezes que as duas marcas aparecem chega a 193 mil.
Embora surpreendente, números assim são esperados considerando-se a gigantesca popularidade atual da série. Vale dizer que a oitava e última temporada estreou dia 14 de abril e vem atraindo, uma audiência de mais de dez milhões na reta final da trama, superando a média global de todas as séries de TV lançadas nos últimos anos, de acordo com a Parrot Analytics, empresa de análise de mídia televisiva, em parceria com o Guinness World Records. Segundo especialistas, um eventual product placement em GoT atingiria um valor da casa do seis dígitos. Wow!
GoT é nome de peso, sem dúvida, mas o retorno em mídia gratuita em nível estratosférico só foi possível graças ao poder da marca Starbucks. Bastou um copo, que nem dela era, pra chamar atenção em meio a um mundo mágico e medieval.
Veja também:
Esqueceram um copo da Starbucks em Game of Thrones: mico ou merchan? A internet só quer memes
Game of Thrones: última temporada tem orçamento recorde e canal liberado na estreia. Confira a repercussão
Se Game of Thrones comemorasse o Dia das Mães
Netflix vem de Game of Thrones com todos os episódios
As pin ups de Game of Thrones | Andrew Tarusov
Rainha Elizabeth II faz photobomb em selfie de garotas, e senta no trono de Game of Thrones [SQN]
Loja aumenta preço de utensílios domésticos para que não virem presentes do Dia das Mães
Netflix vem de Game of Thrones com todos os episódios
As pin ups de Game of Thrones | Andrew Tarusov
Rainha Elizabeth II faz photobomb em selfie de garotas, e senta no trono de Game of Thrones [SQN]
Loja aumenta preço de utensílios domésticos para que não virem presentes do Dia das Mães