O Metrô carioca instalou um painel para promover a linha 4, destacando sua capacidade de ligar o Rio de Janeiro de "ponta a ponta". Na imagem, há dois casais, um de cada "lado" da cidade.
Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom, não fosse um casal branco à direita e um casal negro à esquerda. O painel acaba passando a mensagem de que há dois Rios, o dos brancos e ricos e o dos negros e pobres.
O @metro_rio conectando os negros aos brancos. O morro ao Leblon. As empregadas aos aptos das madames. Triste! Precisamos vencer o #racismo. pic.twitter.com/a611A22sVm— Bruno (@euibruno) 18 de setembro de 2017
Porra, Metrô! Errou feio, errou rude.
Mesmo que do lado do casal negro houvesse um Sol e o Pão de Açúcar e do lado do casal branco, a Apoteose e o Cristo, ícones que não remetem a nenhuma característica social, a peça corrobora e legitima as desigualdades, contribuindo para que elas sejam naturalizadas.
Não acredito que tenha sido intencional, mas o erro está feito.
O painel gerou críticas nas redes sociais.
Em tempos de pós-verdade quando o que importa é a própria opinião, descolada de qualquer embasamento, haverá sempre quem diga o oposto.
Antes de a turma do "Deixa disso" afirmar não ter visto nada demais e acusar quem protesta de mimimi, é importante ressaltar que em uma campanha de comunicação todos os elementos, verbais ou não, são produtores de significados - um campo de estudo conhecido como semiótica.
Quando a mensagem subliminar não é tão subliminar assim.— Hybris (@miocardiopatia_) 18 de setembro de 2017
Estou envergonhada pela @metro_rio pic.twitter.com/jUlHLkNnB7
Cabe aos responsáveis cuidar para que o objetivo inicial da comunicação seja cumprido sem que haja ruídos na transmissão da mensagem. Precavendo-se de crises que possam afetar a reputação da empresa ou sabendo lidar com elas, caso ocorram.
Filho feio não tem pai
O MetrôRio recusou-se a divulgar o nome da empresa responsável pela criação do painel. Há boatos, entretanto, de que a peça foi desenvolvida pela sua própria equipe de comunicação. A empresa está sem agência de publicidade há mais de um ano, após desfazer a parceria com a Havas [atual Z+].
Com a repercussão, o MetrôRio retirou a peça do local e por nota declarou que "é totalmente contrário à qualquer forma de discriminação e sempre primou pela valorização à diversidade em suas campanhas de comunicação. Em relação à peça publicitária 'Ligando o Rio de ponta a ponta', a concessionária lamenta que tenha gerado uma interpretação oposta às nossas convicções e informa que vai retirá-la da estação, em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas".
Confira outras reações:
Da Pavuna a barra. mais claro impossível no metrô rio. pic.twitter.com/TAoZ0y5Qvi— Filipe Machado (@filipe_machado) 18 de setembro de 2017
Somos dois Rios? Já ouço que isso "não existe", sempre estou de "mimimi" pic.twitter.com/oNy5xeOQcS— cliv 🌈 (@clivstt) 18 de setembro de 2017
Veja também:
Sobre o Santander e o cancelamento da exposição 'Queermuseu': Intolerância e vacilação – quando a marca não sabe o que quer
Mulheres ironizam campanha com nomes | #homensrisque Fail
Cú nublado: Extra publica palavrão e pedido de desculpas faz sucesso na internet
Friboi usa picanha vencida em comercial e fail vira piada nas redes sociais
Operação Carne Fraca: entenda a treta e confira os melhores memes e reações
Sabe de nada, inocente | Bom Negócio fail, Joanna e seu marido
Você não me avisou, amor | Fail de jornalistas da Globo News viraliza e cria novo meme
#FAIL Estadão
Foto oficial de Temer com photoshop disaster vira piada
Pornô no outdoor: telão de shopping exibe busca pornográfica e fail bomba na internet
Imagem de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, é usada em outdoor | Epic fail
Logo fail: marca de clínica odontológica remete a posição sexual
Logo fail: marca de clínica odontológica remete a posição sexual
Angela Bismarchi passa perfume em cachorro e deixa o bicho daquele jeito | Fail
Abaixamos as calcinhas
Micos homéricos com fones de ouvido para enfrentar gigantes | Epic Fail
Coma gente... WTF?! | Outdoor fail
Publicidade fail
Outdoor fail
As frases mais fail de todos os tempos ever
Starbucks sucks
Via Kika Pimentel
Abaixamos as calcinhas
Micos homéricos com fones de ouvido para enfrentar gigantes | Epic Fail
Coma gente... WTF?! | Outdoor fail
Publicidade fail
Outdoor fail
As frases mais fail de todos os tempos ever
Starbucks sucks
Via Kika Pimentel