A palavra do ano é 'Pós-verdade'


2016 já tem uma palavra para chamar de sua: "Pós-verdade", post-truth, em inglês.

O termo eleito pelo Dicionário Oxford significa "relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influenciadores na formação da opinião pública do que apelos à emoção ou à crença pessoal".

Trocando em miúdos, é aquela mentira compartilhada nas redes sociais pelo coleguinha que acredita piamente que seja verdade, mesmo a lógica, o bom senso e todos os fatos mostrando o contrário.

Exemplo claro é o da manifestante que confundiu a bandeira do Japão com um símbolo comunista. No geral, a pós-verdade costuma ser mais sutil e ardilosa.

O uso da palavra teria aumentado 2.000% em relação ao ano anterior, de acordo com jornal The Guardian, devido a discussões políticas.

Meça sua pós-verdade, parça!


A cada ano, a Oxford University Press elege a palavra que bombou naquele período - mas não é só buzz que importa na escolha da instituição britânica. As palavras candidatas ao prêmio são debatidas por um júri que considera aspectos como "potencial duradouro" e "significância cultural" para dar o veredito final.

Interessante observar que as palavras eleitas, de fato, acabam por se tornar comuns dentro da cultura britânica, das conversas de bar e salas de bate-papo.

Depois de pelo menos quatro anos elegendo verbetes do universo digital - incluindo um emoji -, nesta edição, o termo tem uma conotação política.

"Pós-verdade" ganhou relevância e popularidade nas campanhas do plebiscito do Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia, e da vitória de Donald Trump nos EUA. Os eventos foram notoriamente caracterizados pela disseminação de notícias falsas nas redes sociais e de mentiras por candidatos ou figuras-chave de campanha.


Neste ano, as palavras concorrentes ao título também representavam o período de fortes debates políticos no mundo. O shortlist incluía alt-right, algo como “direita alternativa”, Brexiteer, a pessoa defensora da saída do Reino Unido da UE, e latinx, designação com gênero neutro para latino-americanos.


Os BRs sabem bem o que é "Pós-verdade".

A eleição em que Dilma bateu Aécio ficou marcada pela treta provocada pelo candidato derrotado. O clima de boatos gerou instabilidade política tamanha que serviu de estopim para o golpe de estado.

Veja também:

E a palavra do ano é... um emoji