Zé Gotinha viraliza na gringa após comparação a Ku Klux Klan. BRs defendem mascote e treta acaba em meme


 
Muito querido pelos brasileiros, Zé Gotinha faz parte da memória afetiva de várias gerações. Personagem que se tornou símbolo da vacinação no Brasil surgiu em 1986 como mascote do SUS nas campanhas contra a poliomelite a fim de atrair o interesse das crianças. A imunização contra a pólio se dá por via oral, vem daí a explicação para o cabeção em forma de gota.

Para os gringos, porém, Zé Gotinha desperta alguns gatilhos. O personagem foi comparado por uma usuária do Twitter a integrantes do grupo supremacista branco Ku Klux Klan


"O mascote da vacina do Brasil talvez pudesse ter passado por mais alguns níveis de verificação e aprovação"

A gringa postou a foto em que se baseou para fazer o comentário. Na imagem, que aparece no início do texto, é possível ver um brasileiro vestido com uma fantasia de Zé Gotinha ao lado de uma criança. Segundo a gringa, a roupa usada para compor o personagem, capuz pontiagudo e cor branca, remete à KKK. Pode isso?


A Ku Klux Klan ficou conhecida em todo o mundo por ter praticado diverso atos de violência contra a população negra nos EUA. O período de maior atuação e influência da organização terrorista ocorreu entre 1960 e 1970, ainda assim é possível identificar sua ideologia execrável nos dias atuais em alguns grupos extremistas.

A comparação com o Zé Gotinha, boa gente que já fez bico no Carreta Furacão, com membros da KKK gerou uma puta polêmica na internet. Brasileiros, obviamente, estamos pistolas com a petulância dos gringos.

A treta repercutiu internacionalmente:



Não mexe com o nosso Zé Gotinha, não!  Vamos defender a honra do ícone da vacinação.













Ok, sejamos sinceros, reparando na foto usada para comparação dá pra entender os motivos de os gingos terem observado semelhanças. Vários usuários brasileiros foram explicar a eles, então, que a referência à KKK é distante da realidade brasileira. 

Zé Gotinha, aqui, é apenas uma gota com braços e pernas e estamos muito orgulhosos dele. Além disso, a fantasia usada pelo mascote na imagem foi feita de modo caseiro porque muitos lugares no Brasil não têm condições de arcar com os custos de produção de uma fantasia mais elaborada.



"Você deveria pedir desculpas para o Zé Gotinha.  Ele é um ícone brasileiro e foi desenhado para ser a gota da vacina da polio e criado para encorajar crianças a não terem medo. A fantasia que você postou era uma de baixo custo de uma região extremamente pobre. Nós estamos muito orgulhosos desse mascote"



"Zé Gotinha é literalmente só uma gota com braços, pernas e olhos. Foi desenhado para ter uma aparência amigável. É triste que essa fantasia parece com outra coisa, mas isso é só o que o símbolo brasileiro de saúde é"

No Brasil tudo acaba em meme













A foto que repercutiu na gringa toi tirada em 2018 durante uma campanha de vacinação no município de Maracaju [MS]. Na época, outro clique do Zé Gotinha havia virado motivo de piada por conta justamente da tal fantasia com sérias restrições orçamentárias. A imagem mais parece saída de um filme de terror.


Em tempo, o design do Zé Gotinha foi desenvolvido pelo artista plástico Darlan Manoel Rosa como uma figura amigável com o objetivo de dissipar o medo das crianças da vacinação. Na época do lançamento do mascote, inclusive, o Ministério da Saúde fez um concurso com estudantes para escolher o seu nome.

Veja também: