Amizade entre garota alien e adolescente inspira o aguardado comercial de Natal da John Lewis



 
Seria um fim de ano como qualquer outro para Nathan, não fosse uma visita inesperada de muito, muito longe que tornaria aquele Natal mágico como se fora o primeiro.

Os comerciais natalinos da rede britânica de lojas de departamento John Lewis costumam emocionar o público a cada fim de ano. Já virou tradição. Afinal, são mais de 10 natais brindando as pessoas com filmes incríveis e inspiradores. Por esse motivo, são esperados pelos ingleses e por amantes da boa propaganda em todo o mundo, como um marco que dá início à temporada de Natal.

Vem comigo.




Em "Unexpected Guest", Nathan encontra Skye, uma garota alienígena cuja nave cai na Terra, numa floresta perto de sua casa. Com cenas que lembram "ET", o jovem de 14 anos se esforça para se comunicar com a visitante, enquanto ela tenta consertar o veículo espacial. 

Ali nasce uma amizade cativante e improvável, embalada por uma versão da bela "Together in Electric Dreams", de Philip Oakey e Giorgio Moroder, de 1984, que virou um single na voz da artista britânica Lola Young, de 20 anos, produzido especialmente para a campanha.



A trilha sonora de Chris de Burgh serve de guia para toda a narrativa. Nathan apresenta à amiga [ou seria crush?] tradições natalinas no Reino Unido, como enfeitar a casa, preparar torta de carne moída, brincar na neve e vestir suéteres temáticos. Enquanto isso, ela é capaz de usar seus poderes alienígenas, como acender as luzes de uma árvore de Natal apenas com um gesto - uma forma de se juntar à celebração. A amizade entre eles se fortalece até o momento em que a nave fica finalmente pronta. 

No momento da despedida, na manhã de Natal, Nathan dá a Skye uma suéter com luzes que se acendem, especialmente customizada por ele - o rapaz havia reparado que a viajante espacial usava trajes luminosos. A menina fica sensibilizada com a atitude e eles acabam trocando um singelo beijo.

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Com direção de Ewen Brown e Mark Molloy e produção da Smuggler, o comercial termina com a frase "Por um Natal tão mágico quanto o seu primeiro".

O objetivo de "Unexpected Guest", "Convidado Inesperado" em livre tradução, é contar uma história cativante e leve, especialmente após o último Natal, sem visitas, sem abraços e sem encontros devido à pandemia. 

"As pessoas estão apostando tudo no Natal deste ano para compensar o que não tivemos no ano passado, diz a Adweek, Claire Pointon, diretora de clientes na John Lewis & Partners. "Queríamos transmitir os momentos do Natal, desde decorar uma árvore até hospedar amigos e família - esses foram os momentos que os clientes realmente perderam no ano passado, na véspera do Natal", explica. Nas palavras da executiva, o filme é uma espécie de "escapismo alegre".


A ideia de trazer uma hóspede inesperada e de outro planeta veio do aumento do interesse das pessoas pelo espaço. "O espaço é realmente interessante agora - há civis indo para o espaço e muitos filmes sendo lançados", afirma Claire. "O espaço é atual e é isso que o bom marketing deve fazer para explorar o que as pessoas estão pensando", completa.

Para o Natal 2021,a John Lewis repetiu sua bem-sucedida parceria com a Adam&Eve/DDB. Campanha criada pela agência estreou o comercial na TV britânica uma semana antes do costumeiro, na noite de quinta-feira, 4. A antecipação foi motivada por pesquisas da rede de varejo e do mercado que indicam que os consumidores iniciaram mais cedo seus preparativos para o Natal, principalmente por receio da falta de produtos nas prateleiras. A constatação da John Lewis de estoque suficiente para garantir a demanda no período ajudou a dar base para tal decisão.

Neste ano, a campanha não traz um produto específico como carro-chefe. Ainda assim as peças exibidas no comercial podem ser adquiridas nas lojas. O suéter que Nathan usa, por exemplo, é encontrado nos tamanhos infantil e adulto. O montante de 10% dos lucros com a venda da peça serão doados a entidades de caridade parceiras de muitos anos da John Lewis.



A Adam&Eve/DDB repete a dobradinha com a Waitrose, que pertence ao mesmo grupo. A agência já havia participado da campanha de Natal no ano passado, "Give a little love". Dessa vez, entretanto, há peças separadas sob a batuta exclusiva da Waitrose.

Além de TV, o plano de mídia contempla digital, cinema, redes sociais, ativações nas lojas e ainda um filtro no Snapchat que transforma o rosto do usuário em um viajante do espaço.

Assista ao making of do comercial:



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