Cannes Lions 2016: Leões de Film, Film Craft, Titanium & Integrated


O Festival Internacional de Criatividade de Cannes está se despedindo. Divulgadas as derradeiras categorias, o Brasil levou Leões em Film [3 Bronze] e Integrated [1 Bronze].

Film Craft e Titanium, onde o país concorria com 2 finalistas em cada, não houve Leão para o Brasil.

Vamos aos prêmios por categoria.

FILM

*Bronze*
Opening Doors, da AlmapBBDO para Volkswagen



Endless Possibilities, da AlmapBBDO para Getty Images



Don't Look Away, da AKQA, para o cantor Usher

Após o Grand Prix no ano passado, natural a expectativa brazuca pelo resultado da categoria. Mas o Brasil teve um desempenho bem mais humildão. Apenas três Leões, todos Bronze.

Apesar do baixo número de prêmios, a participação brasileira em Film pode ser considerada boa. Todos os cases do shortlist foram convertidos em Leões. Dois deles para a AlmapBBDO, o que serviu para diminuir a vergonha após a devolução de troféus por conta da treta com a campanha da Bayer

“Considerando que o país está em crise, não há como esperar uma participação maravilhosa do Brasil. Se a publicidade destoa da maré econômica e política atual do Brasil é porque alguma coisa está errada. Então, por isso, acho que conseguir converter os shortlists em Leões é um ótimo desempenho”, analisa Rodrigo Castellari, diretor de criação da F/Nazca S&S e membro do júri de Film.


O GP da categoria surpreendeu. O case vencedor foi Shoplifters, da Adam&EveDDB Londres para a Harvey Nichols.

O resultado mostra nova dinâmica de Cannes sobre como uma ideia pode ser aplicada em Film. “Houve uma proposta do júri de buscar o inusitado e diferente e que fosse realmente centrado em um filme”, analisa Rodrigo.

Confira:




FILM CRAFT

Embora tenha sido distribuído 77 Leões na categoria que analisa a produção dos comerciais [trilha, luz, som, etc.], nenhum deles veio para o Brasil.

♫ Fuen fuen, fuen! 

O Grande Prêmio de Film Craft foi para Under Armour Phelps, da Droga5 Nova York para Under Armour.

A execução do filme é realmente incrível. Veja:




TITANIUM

O Brasil não conquistou troféus na categoria, que entregou apenas 5 criteriosos Leões.

Já o mega master blaster aguardado Grand Prix de Titanium foi para Opt Outside, da VENABLES BELL & PARTNERS San Francisco para REI.


Ousado, inusitado e provocativo, o trabalho reúne qualidades invejáveis para qualquer campanha publicitária.

"A execução da ideia é mais importante do que a ideia em si", a afirmação do fundador da BBH John Hegarty, presidente do júri de Titanium & Integrated foi o que norteou os jurados na definição dos cases vencedores.


Em plena Black Friday, o feriado mais importante para o comércio nos EUA, quando todas as grandes lojas lançam incríveis promoções, digladiando-se pelos consumidores, a rede de artigos esportivos REI decidiu fechar as portas.

A marca alegou que a decisão tinha como objetivo incentivar o público a curtir aquele dia fora de casa, praticando esportes ao ar livre. A iniciativa fora da caixa conquistou a imprensa gringa e também os jurados de Cannes. Hegarty avaliou a ideia como corajosa e capaz de fazer os consumidores repensarem valores.

Confira:



A campanha também faturou o GP de Promo. O presidente do júri da categoria, Rob Reilly, da McCann Worldgroup, disse, inclusive, que esse case é a melhor ideia já vista em Cannes nos últimos dez anos.


INTEGRATED

*Bronze*
Endless Possibilities, da AlmapBBDO para Getty Images.

Nesta edição, o festival separou as inscrições de Titanium e Integrated, porém as campanhas foram avaliadas pelo mesmo júri.

O único Leão brasileiro da categoria foi para AlmapBBDO, Bronze pela campanha Endless Possibilities para Getty Images.


O Grand Prix de melhor campanha integrada foi para House of Cards, da BBH Nova York para Netflix.

O case foi capaz de mobilizar toda a cultura norte-americana ao criar a campanha de Frankie Underwood à presidência para promover a estreia da quarta temporada da série. Para o jurado Jeremy Craigen, CCO global da Innocean Worldwide, “é, de longe, a melhor peça integrada do ano. E dialoga muito bem com o momento de m*** a que estamos vivenciando com a política nos EUA e, agora, no Reino Unido”.

Bem-vindo ao clube, mano! O povo brasileiro sabe bem o que é isso.

Confira:



Veja também:

Fantasmas em Cannes: AlmapBBDO devolve Leões após treta de anúncios da Bayer
Leões do Brasil em Cyber, Mobile, Creative Data e Media. Não deu BR em Innovation e Entertainment
Leões do Brasil em Outdoor, Design, Digital Craft e PR. Product Design não deu BR
Cannes Lions 2016: GP de Creative Effectiveness fica com a incrível Monty's Christmas da Adam & Eve DDB
Leões do Brasil em Direct, Promo & Activation, e Radio. Glass não deu BR
Brasil conquista 14 Leões em Print
Cannes Lions 2016: divulgado o shortlist de Print & Publication, Direct, Promo & Activation, Radio e Glass
Cannes Lions 2016: Brasil conquista 5 Leões no Lions Health


Fantasmas em Cannes: AlmapBBDO devolve Leões após treta de anúncios da Bayer


Festa boa tem treta. Cannes Lions não seria diferente. Vem que no caminho te explico.

A campanha da AlmapBBDO para Bayer, Aspirina e CafiAspirina, conquistou Bronze na categoria Outdoor e Bronze em Print & Publishing. As peças comparam vídeos íntimos a dor de cabeça.

Apesar do aviso, a inscrição .MOV indica formato de arquivo de vídeo

Adicionar legenda MP3 indica formato de arquivo em áudio

DOC é o bom e velho Word

Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom, até que, logo após a premiação, o trabalho começou a ser esculachado nas redes sociais. Tacale publicações e comentários acusando a campanha de machista.








A chapa esquentou mesmo nesta 6ª feira, 24, quando a repercussão chegou à imprensa internacional. A Adweek afirmou que a Almap pagou a veiculação das peças somente para que elas concorressem em Cannes e que o cliente não permitiria o uso da campanha em outra situação.

Em nota, a Bayer repudiou a campanha, reconhecendo que ela foi criada com o objetivo de ser exibida no festival e que teve mídia paga pela própria agência. Veja o comunicado:

"Em relação à campanha publicitária criada pela AlmapBBDO para a marca Aspirina, a Bayer esclarece que a agência apresentou o conceito para a empresa no Brasil, assim como de outras campanhas que pretendia exibir no festival Cannes Lions deste ano. A veiculação foi de responsabilidade da agência a fim de atender os requisitos para submissão em Cannes. A Bayer solicitou à Almap BBDO a descontinuidade da campanha bem como a divulgação, promoção subsequente ou adicional do anúncio."

A agência confirmou as informações e pediu desculpas pela campanha.

Deu ruim. Além de ser considerada sexista, o trabalho é um belo fantasma ou scam ad, jargão publicitário para peças criadas apenas para disputar festivais.

Diante da polêmica, a AlmapBBDO retirou todas as peças da Bayer do Cannes Lions, a ordem veio diretamente de David Lubars, global creative chief da BBDO. “Fiquei sabendo, na noite passada, que uma de nossas agências tinha um anúncio fantasma no festival, e ele ganhou um Leao. Eu pedi que eles devolvessem. Porque eu não quero esse tipo de Leão. A BBDO não quer esse tipo de Leão”, falou duramente em Cannes.

Dessa forma, o ranking do Brasil perde dois Bronzes, um em Outdoor e outro em Print. Apesar disso, a AlmapBBDO se mantém como agência brasileira mais premiada na edição deste ano do festival.

Veja também:

Leões do Brasil em Cyber, Mobile, Creative Data e Media. Não deu BR em Innovation e Entertainment
Leões do Brasil em Outdoor, Design, Digital Craft e PR. Product Design não deu BR
Cannes Lions 2016: GP de Creative Effectiveness fica com a incrível Monty's Christmas da Adam & Eve DDB
Leões do Brasil em Direct, Promo & Activation, e Radio. Glass não deu BR
Brasil conquista 14 Leões em Print
Cannes Lions 2016: divulgado o shortlist de Print & Publication, Direct, Promo & Activation, Radio e Glass
Cannes Lions 2016: Brasil conquista 5 Leões no Lions Health