YouTube muda logo pela 1ª vez em 12 anos: destaque para o famoso 'play', ainda mais vermelho



O YouTube deu um 'tapão' no visual. Não um pequeno retoque ou redesenho, como aconteceu outras vezes desde que foi criado, em 2005, agora o redesign é pra valer. As mudanças incluem adoção de um 'novo' ícone e ressignificação de simbologia. A novidade foi divulgada pelo Google na terça, 29.

O novo logo incorpora o já clássico ícone do play, que no decorrer da trajetória da empresa veio se tornando sua maior referência. As cores branco, vermelho e preto permanecem, mas o vermelho assume uma tonalidade mais vibrante. A tipologia também mudou, está mais destacada e coesa.


A caixa vermelha que remete ao "Tube" [palavra em inglês para aquelas televisões antigas, da época das TVs de tubo] vai pra frente do nome. Esta foi a principal mudança. No início, o ícone serviu para associar o YouTube à TV, colocando-o como uma alternativa. A plataforma já não precisa mais desse tipo de associação.

A caixa, agora destacada, reforça o YT como lugar para assistir a vídeos, seja em smartphones, tablets ou desktops. O que explica a entrada do "play" - o ícone confere à plataforma reconhecimento instantâneo como um local para vídeos.


A fonte, antes uma Alternate Gotic number 2, de 1903, está mais 'vazada'. O vermelho, pensado para se destacar nos monitores RGB, ganha um tom mais forte e puro, identificado como #FFoooo pelos designers. Para os leigos, incluindo o blogueiro, "tudo de vermelho, nada de verde e nada de azul".


A nova identidade visual já pode ser vista no site e app. Ela vem acompanhada de alterações em layout e funcionalidades, especialmente no ambiente mobile.

Agora o aplicativo oferece uma adaptação orgânica ao formato ou posição da tela e, também, ao modo como o vídeo foi captado - horizontal, vertical ou quadrado. Com essas novidades, o YouTube busca aprimorar a experiência do usuário via smartphone e extinguir, na medida do possível, aquelas terríveis barras pretas.


Segundo a empresa, outras mudanças estão programadas para os próximos meses.

Veja também:

'Despacito' quebra recorde de vídeo mais visto do YouTube em apenas 7 meses 
Gangnam Style perde o posto de vídeo mais visto do YouTube. Adivinha quem é o atual nº 1
Top 10 marcas mais influentes no Brasil: Google mantém liderança. Netflix estreia na lista | The Most Influent Brands
BR tem 2º youtuber mais influente do mundo e mais 3 no Top 10. Whindersson Nunes e Felipe Neto no Top 3
Os anúncios mais amados do YouTube | Top 5
Os 101 maiores virais dos 10 anos do YouTube
O dia em que Gangnam Style quebrou o YouTube e obrigou o Google a mudar a contagem de visualizações