Brasil conquista 90 Leões em Cannes: vem ver a lista dos Leões brasileiros


A caçada chegou ao fim. Sete dias e 24 categorias depois, BR se despede de Cannes Lions 2016 trazendo para casa 90 Leões [10 Ouro, 22 Prata, 58 Bronze] em 17 categorias. Desempenho mais modesto que nos anos anteriores. Em 2015, foram 108 e o recorde em 2014, 116 Leões.

No ranking de troféus, o país se manteve na 3ª posição. O Reino Unido conquistou o 2º lugar com 164 Leões e os EUA garantiu a liderança, ostentando 354 Leões.

O título de Agência do Ano também é brasileiro, da AlmapBBDO São Paulo. As agências Grey Nova York e INGO Estocolmo, ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. A Almap faturou 21 Leões [3 Ouro, 6 Prata, 12 Bronze]. Seriam 23, mas a agência devolveu dois Bronzes, em Outdoor e Print, por conta da treta envolvendo a campanha da Bayer para Aspirina.


Também em Outdoor e Print, o trabalho mais premiado da Almap, Endless possibilities para a Getty Images, conquistou dois Ouros. Mesmo abrindo mão de Leões, foi a agência brasileira mais premiada em Cannes. Como diria a pensadora contemporânea, Inês Brasil, "Segura essa marimba, monamour!".

Outro destaque BR foi o Leão de São Marcos em homenagem a Marcello Serpa.

No apagar das luzes do festival, o título de Holding do Ano ficou com a WPP, o de Rede de Agências do Ano, com a Ogilvy & Mather, o Palme d'Or, que premia a melhor produtora, com a Tool EUA e o Creative Marketer of the Year, com a Samsung Electronics. Já a Droga5, uma das agências que o blogueiro mais admira, é a Agência Independente do Ano.

Confira todos os Leões brazucas:

Desempenho agências brasileiras Cannes Lions 2016
Agências
Ouro
Prata
Bronze
3
6
12
3
9
2
1
4
2
2
2
1
6
7
1
4
AKQA
1
3
Ogilvy
2
2
10ª
1
1
1
11ª
W3Haus
1
3
12ª
Havas Life
1
1
13ª
LDC
1
1
13ª
1
1
15ª
1
16ª
Triunfo Sudler Campinas
1
16ª
1
16ª
WMCANN
1
TOTAL = 90
10
22
58

Veja também:

Depois da Coca Verde, Coca-cola lança sabores cereja e baunilha no Brasil em edição limitada


Os loucos por Coca-Cola piram.

A marca lança hoje, 29, duas novas versões do seu refri: cereja e baunilha.

Bem famosos em países como Estados Unidos e Reino Unido, os sabores "chery" e "vanilla" terão edição limitada no Brasil e poderão ser encontrados em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, em latas 310 ml, pelo preço sugerido de 4,65.

Made in Brazil, as bebidas virão com o nome impresso em inglês nas latinhas, mas os sabores também aparecerão em letras miúdas, escritos em português.

A versão cereja está mais para um recordar é viver do que propriamente uma estreia. Lançada nos anos 90, a Cherry Coke não fez muito sucesso com o paladar brasileiro.


Em abril desse ano, a marca trouxe a Coca-Cola verde para o Brail. A bebida já existia em 25 países. Com 50% menos açúcares. a versão verde, chamada lá fora de Life, é adoçada com folha da stevia [estévia], um adoçante natural, e açúcar da cana.

No país, a mistura de tipos diferentes de açúcares e edulcorantes na composição era proibida. Somente após a norma do Ministério da Agricultura ser derrubada, a Verde pôde dar as caras por aqui.

A Coca "mais saudável" tem o objetivo de atingir consumidores que gostam do refrigerante mas querem reduzir o consumo diário de açúcar. A campanha do novo sabor estreou esse mês na TV e internet. A marca também vai aproveitar o apoio aos Jogos do Rio e o mote esporte/saúde para divulgar o produto.


De lambuja, trouxe um comercial da Cherry Coke direto do túnel do tempo, estrelado por ninguém mais ninguém menos que Edmundo, o Animal, no auge da carreira no futebol.

Repare a camisa que o jogador está usando, parece a do Flamengo, mas é uma com o logo do refrigerante. Pelo visto, tentaram associar a bebida ao clube mais amado do Brasil. Confira:



Postado por um usuário do YouTube em 2009, o vídeo  traz a seguinte descrição "Essa é demais. O jogador Edmundo fazendo propaganda para esse refrigerante horrível, o tal de cherry coke... coca-cola de cereja... não podia dar certo mesmo". Mas o melhor são os comentários, clique aqui para ver.

Veja também:

Coca-Cola celebra 100 anos da sua garrafa com pack de garrafas comemorativas
Os Cem anos da garrafa de Coca-Cola
Uma Ponte para Noel | Conto de Natal
Seu Snapchat na lata de Sprite: taí a chance de aumentar o número de seguidores na rede social mais hype do momento
Gentileza gera gentileza e, às vezes, viagens grátis | Share a Coke with Humanity
Logo da Coca-Cola é recriado com órgãos internos que a bebida afeta | Uncover the Truth
6 Homens são reunidos numa sala escura. O que acontece ao acender das luzes é surpreendente
Coca-Cola traz seu Urso pra curtir o Rio e as Olimpíadas
Soquinho entre amigos: aposta Coca-Cola para reforçar amizades | El Rumor
Evangélicos tiram sarro da própria religião com paródia gospel de Call Me Maybe | Só Bebo Coca
Coca -Cola copiona? Marca é suspeita de plágio na campanha das latas sem rótulo
Coca-cola retira marca das latinhas para combater o preconceito
A fantástica aventura de um cachorro e seu humano
Dinossauros estão na moda
Velho é seu preconceito: Let's Take an Extra Second | Gradma
Paulista faz pedido de casamento com lata de Coca-Cola exclusivamente criada para a namorada

Gatinho pula vitrine de pet shop para brincar com filhote de cão: vídeo bomba na internet



Ninguém é feliz sozinho.

As câmeras do JoLinn Pet House, em Taiwan, flagraram as peripécias de um gatinho. Chateado e forever alone, o filhote decidiu pular a barreira de acrílico que o separava de um cãozinho.

Ele teve de se remexer muito para não sucumbir às leis da física. O cão, ao perceber as intenções do amigo, corre para ajudar na missão [quase] impossível. Felizmente, a aventura acabou bem.

O vídeo mais fofura do dia está bombando nas timelines. Dê o play aí em cima.


Se cair de amores, antes de sair correndo pra comprar um pet, lembre-se, mais bacana é adotar de abrigo de animais ;)

Veja também:

Cannes Lions 2016 Prêmios Especiais: AlmapBBDO SP leva Agência do Ano e Leão de São Marcos em homenagem a Marcello Serpa


No sábado, 25, encerrou-se a 63ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.

Os orgulhosos vencedores já podem ostentar seus Leões, afinal conquistar um troféu na mega moder fucker maior e mais importante premiação de publicidade do mundo não é para os fracos.

Nas categorias especiais, mais dois prêmios são brasileiros, o cobiçado Agência do Ano, para AlmapBBDO São Paulo e o Leão de São Marcos, para o bamba Marcello Serpa.

Confira os vencedores do Cannes Lions Special Awards:

Agency of the Year

1ª AlmapBBDO, São Paulo
Grey New York
3ª INGO, Stockholm

Pela quarta vez, a AlmapBBDO São Paulo é consagrada Agência do Ano. Além do título, a agência se despede dessa edição do festival com 21 Leões [3 Ouro, 6 Prata e 12 Bronze].


Este prêmio especial é concedido com base no número de troféus e de cases finalistas. O Brasil levou nove vezes o título de Agência do Ano, que já foram para DM9DDB [1998, 1999 e 2009], F/Nazca S&S [2001] e Ogilvy & Mather [2013].

Os outros vencedores foram R/GA Nova York [2015], Adam&EveDDB Reino Unido [2014], Wieden+Kennedy Portland Estados Unidos [2012], BBDO Nova York [2008], Saatchi&Saatchi Nova York [2007], TBWA Paris França [2006], TBWA Paris [2003, 2004, 2005], Saatchi&Saatchi Reino Unido [1996, 2002], BBDO Estados Unidos [1997], Lowe Howard-Spink Reino Unido [1995] e BBH Reino Unido [1993, 1994].


Independent Agency of the Year

Droga5, New York
Jung von Matt, Hamburg
3ª Wieden+Kennedy, Portland


Network of the Year

1ª Ogilvy & Mather
2ª BBDO
Y&R


Holding Company of the Year

1ª WPP
2ª Omnicom
3ª Interpublic


Palme d’Or 

1ª Tool, EUA
2ª Epoch Films, EUA
3ª Stink, Reino Unido

Prêmio oferecido à melhor produtora.



Grand Prix for Good - Cannes Lions 

Unfairy Tales, da 180LA Santa Monica [EUA], para Unicef.

Troféu dedicado a trabalhos realizados para ongs ou serviços públicos, que não se enquadram nos critérios de Grand Prix em outras categorias do festival.

O case vencedor relata o sentimento de crianças refugiadas através de três filmes de animação. O principal deles, Malak & the Boat, conta com dez brasileiros na ficha técnica e teve a brasileira Hefty como produtora de som.


Os brasileiros são os diretores de criação Rafael Rizuto e Eduardo Marques, da 180LA; o diretor de design da House of Colors, Adhemas Batista; o diretor do filme e roteirista André Holzmeister; o produtor e compositor musical da Hefty, Edu Luke; a editora de áudio da Hefty, Elisa Gatti; os animatic freelancers Ricardo Almeida e Guilherme Neder, o gerente de produção freelancer Luiz Abud e o renderizador freelancer Luiz Abud.

Além deste prêmio, a campanha levou Ouro em Cyber, Prata em Film Craft e Bronze em duas categorias, Entertainment e Film.

Confira Malak & the Boat:



No ano passado, o GP for Good foi para o movimento “The Ice Bucket Challenge”, o Desafio do Balde de Gelo, lembra dele?


Grand Prix for Good -  Lions Health

Man Boobs, da David Buenos Aires para Movimiento Ayuda Cancer de Mama – Macma.


Prêmio dedicado a trabalhos realizados para ongs ou serviços públicos.

A campanha usa as tetas de um gordinho para mostrar às mulheres como prevenir o câncer de mama. Apelar para os peitinhos masculinos foi um modo genial de escapar da censura aos seios nas redes sociais.


Bem-humorado, o vídeo chama a atenção para a autoprevenção ao mostrar uma mulher apalpando fazendo o exame de toque no sujeito enquanto explica o procedimento.

Confira:



Além do Grand Prix For Good, o case também faturou dois Leões de Ouro no Lions Health, em Branded Content: Digital e em Digital: Online Video.


Healthcare Agency of the Year

1ª Medulla Communications, Mumbai
2ª Langland, Windsor
McCann Health, Hong Kong


Healthcare Network of the Year

1ª McCann Health
Publicis Healthcare Communications Group
3ª Ogilvy Commonhealth


Prêmios honorários previamente anunciados

Leão de São Marcos

Entre os maiores nomes da publicidade mundial, o brasileiro Marcello Serpa, ex-sócio da AlmapBBDO, foi o homenageado desse ano.


"O Lion of St. Mark reconhece os indivíduos que fizeram contribuições excepcionais e significativas para a criatividade em toda a nossa indústria", disse Philip Thomas, CEO do Cannes Lions.

Reconhecido como o Diretor de Arte mais premiado no Brasil, Serpa conquistou mais de 160 Leões ao longo da carreira. Prêmios memoráveis como o Grand Prix de Print em 1993 para o Guaraná Antarctica e o GP de Print em 2010 para Billboard, Britney, Eminem, Marilyn, Bono e Amy.

Peça premiada com o GP de Print, AlmapBBDO para o Guaraná Antarctica, 1993

"As realizações do Marcello são conhecidas em todo o mundo, mas, talvez mais notavelmente, foi responsável por levar para casa o 1º Grand Prix da América Latina, em 1993. Desde então, participou de quatro júris, duas vezes como presidente, e durante seu mandato na AlmapBBDO a agência ganhou o Agency of the Year três vezes", acrescenta Thomas.

Sobre a homenagem, Marcello Serpa comentou: "Minha vida e carreira seriam completamente diferentes, e provavelmente um pouco chatas, se Cannes Lions nao existisse. Essas pequenas escadas para o palco estão ligadas a mim e eu sempre assisti com inveja e admiração algumas lendas da criatividade ficarem no topo delas. Sinto-me honrado e extremamente feliz por ser reconhecido como um stand-out dentro da indústria. Este prêmio é como receber uma injeção de adrenalina diretamente no ego de qualquer pessoa".

Parabéns, Serpa!

Amy, GP de Print 2010: AlmapBBDO para Billboard

O primeiro Leão de São Marcos foi concedido em 2011. Já receberam o troféu Bob Greenberg [R/GA, em 2015], Joe Pytka [diretor, em 2014], Lee Clow [Media Arts Lab, em 2013, Dan Wieden [W+K, em 2012] e John Hegarty [BBH, em 2011].


Cannes Lion Heart

Blake Mycoskie, filantropo e criador da marca de calçados TOMS [Shoes for Better Tomorrows] é o homenageado na edição deste ano.


Criado em 2014, o Lion Heart Award é dedicado àqueles cujo pensamento inovador sobre o uso da força das marcas fez diferença para as pessoas e o planeta. No ano passado, foi concedido a Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA e presidente do The Climate Reality Project. O primeiro vencedor do troféu foi Bono, vocalista do U2.



Media Person of the Year

Shane Smith, fundador e CEO da Vice Media.

Em 2015, o prêmio foi dedicado ao o chinês Sy Lau, presidente do ITS Online Media Group e vice-presidente da Tencent.

O troféu, concedido desde 1999, já teve ganhadores como Silvio Berlusconi [1999], Steve Ballmer [Microsoft, em 2008], Mark Zuckerberg Facebook, em 2010], Eric Schmidt [Google, em 2011], Jack Dorsey [Twitter, em 2012], Salar Kamangar [YouTube, em 2013] e Richard Pelpler [HBO, em 2014].


Creative Marketer of the Year

Samsung Electronics, que somente em 2015 conquistou 27 Leões no Cannes Lions.

Criado em 1992, o prêmio especial já foi entregue para executivos de empresas como McDonald´s [2014], Coca-Cola [2013], Mars [2012], Ikea [2011], Unilever [2010], entre outras. Apenas Nike [2003 e 1994] e Heineken [2015 e 1995] receberam duas vezes.

Veja também:

Cannes Lions 2016: Leões de Film, Film Craft, Titanium & Integrated
Fantasmas em Cannes: AlmapBBDO devolve Leões após treta de anúncios da Bayer
Leões do Brasil em Cyber, Mobile, Creative Data e Media. Não deu BR em Innovation e Entertainment
Leões do Brasil em Outdoor, Design, Digital Craft e PR. Product Design não deu BR
Cannes Lions 2016: GP de Creative Effectiveness fica com a incrível Monty's Christmas da Adam & Eve DDB
Leões do Brasil em Direct, Promo & Activation, e Radio. Glass não deu BR
Brasil conquista 14 Leões em Print
Cannes Lions 2016: divulgado o shortlist de Print & Publication, Direct, Promo & Activation, Radio e Glass
Cannes Lions 2016: Brasil conquista 5 Leões no Lions Health

Poluição está mais perto do que você pensa: copo descartável chama atenção para problemas ambientais


Impactante. Pensou duas vezes antes de dar uma golada, não? Belo uso de mídia alternativa para reforçar a mensagem.

Iniciativa da Friends of the Earth, uma rede mundial de entidades não-governamentais atuantes em mais de 75 países na defesa do meio ambiente, com ações na área de biodiversidade, alimentos, mudanças climáticas, etc.

Veja também:

Outdoor usa portas giratórias de edifício para promover batedeira
Outdoor alerta motoristas do nível da neve pela altura do creme no café
Gordinho vira atleta em mala direta criativa
O primeiro comercial em 140 caracteres
Anúncio real e virtual integrados: o papel ganha vida em campanha da Lexus
Matinhos que nascem através de rachaduras para promover fio dental
Anúncio usa movimento do tablet: bom uso das novas mídias
Casal na porta giratória: o efeito Axe
Top 10 Mídias Alternativas
Cachorrinhos perdidos promovem aspirador de pó ultra potente
Nyele alisa as curvas do Calçadão de Copacabana
Tecla ESC do teclado promove carro off road
Marcas de batom como cartão de visita
Joguinho de encaixar promove lavanderia
Adesivo gigante transforma pessoas em pulgas
Sabor que você vê: Wimpy, hamburguers em braile
Pedaços de corpos escapam por caminhão The Walking Dead
Cartão de visita no formato de caixa transportadora para a TAM Cargo
Você tem uma nova solicitação de paternidade: campanha de camisinha usa recurso do Facebook
Trechos de livros impressos em purificadores de ar para ler durante o nº 2
O impacto de uma lambida: verso da tampa de iogurte surpreende como mídia
Faixa de pedestre simboliza número de mortes no trânsito
Cuidado! Piso escorregadio: adesivo de chão promove shampoo

A Nova Loira do Trust no Zorra: Globo zoa mulher do Cunha e vídeo bomba na web



♫ Essa é a mistura do Brasil com a Suíça
Tem que ter grana para fugir da Justiça

A nova loira do Trust é rica de sonegar
É rica, só quer gastar
É RICAAAAAAAAA

Lava a granaaaaaaa
Que gasta, que gasta
Que gasta. que gasta
Que gasta

E quem paga essa contáááááá?

Botox no seu olho, comida de primeira
ela compra roupa só em loja estrangeira 

O Zorra resolveu fazer algo de diferente. O programa da Globo contratou humoristas de peso, espanou a poeira das velhas esquetes e mudou bastante nos últimos tempos.




Prova disso é a paródia que faz piada com Claudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha [PMDB RJ], presidente afastado da Câmara e corrupto mais odiado do Brasil.


Super, ultra, mega, master, blaster hilário, a começar pelo nomeA Nova Loira do Trust foi exibido no programa do último sábado, 25, e está ~roubando~ atenção na internet ao ironizar as contas na Suíça do político e os gastos milionários da loira. Os pombinhos devem R$ 98,4 milhões aos cofres públicos, segundo cálculos do Ministério Público Federal [MPF].



No vídeo, a humorista Dani Calabresa vem de Cláudia-olhos-arregalados-Cruz e outros atores vivem os integrantes do grupo de axé É o Tchan. Rindo até 2018.


O post no feice do Zorra está com mais de dois milhões de views e avante.



A moral do Cunha anda em baixa, mas a criatividade do brasileiro continua nas alturas. Taí, bela maneira de começar de bom humor a segundona.

Clique para assistir ao vídeo, caso ele seja removido do YouTube.

Boa semana!

Cannes Lions 2016: Leões de Film, Film Craft, Titanium & Integrated


O Festival Internacional de Criatividade de Cannes está se despedindo. Divulgadas as derradeiras categorias, o Brasil levou Leões em Film [3 Bronze] e Integrated [1 Bronze].

Film Craft e Titanium, onde o país concorria com 2 finalistas em cada, não houve Leão para o Brasil.

Vamos aos prêmios por categoria.

FILM

*Bronze*
Opening Doors, da AlmapBBDO para Volkswagen



Endless Possibilities, da AlmapBBDO para Getty Images



Don't Look Away, da AKQA, para o cantor Usher

Após o Grand Prix no ano passado, natural a expectativa brazuca pelo resultado da categoria. Mas o Brasil teve um desempenho bem mais humildão. Apenas três Leões, todos Bronze.

Apesar do baixo número de prêmios, a participação brasileira em Film pode ser considerada boa. Todos os cases do shortlist foram convertidos em Leões. Dois deles para a AlmapBBDO, o que serviu para diminuir a vergonha após a devolução de troféus por conta da treta com a campanha da Bayer

“Considerando que o país está em crise, não há como esperar uma participação maravilhosa do Brasil. Se a publicidade destoa da maré econômica e política atual do Brasil é porque alguma coisa está errada. Então, por isso, acho que conseguir converter os shortlists em Leões é um ótimo desempenho”, analisa Rodrigo Castellari, diretor de criação da F/Nazca S&S e membro do júri de Film.


O GP da categoria surpreendeu. O case vencedor foi Shoplifters, da Adam&EveDDB Londres para a Harvey Nichols.

O resultado mostra nova dinâmica de Cannes sobre como uma ideia pode ser aplicada em Film. “Houve uma proposta do júri de buscar o inusitado e diferente e que fosse realmente centrado em um filme”, analisa Rodrigo.

Confira:




FILM CRAFT

Embora tenha sido distribuído 77 Leões na categoria que analisa a produção dos comerciais [trilha, luz, som, etc.], nenhum deles veio para o Brasil.

♫ Fuen fuen, fuen! 

O Grande Prêmio de Film Craft foi para Under Armour Phelps, da Droga5 Nova York para Under Armour.

A execução do filme é realmente incrível. Veja:




TITANIUM

O Brasil não conquistou troféus na categoria, que entregou apenas 5 criteriosos Leões.

Já o mega master blaster aguardado Grand Prix de Titanium foi para Opt Outside, da VENABLES BELL & PARTNERS San Francisco para REI.


Ousado, inusitado e provocativo, o trabalho reúne qualidades invejáveis para qualquer campanha publicitária.

"A execução da ideia é mais importante do que a ideia em si", a afirmação do fundador da BBH John Hegarty, presidente do júri de Titanium & Integrated foi o que norteou os jurados na definição dos cases vencedores.


Em plena Black Friday, o feriado mais importante para o comércio nos EUA, quando todas as grandes lojas lançam incríveis promoções, digladiando-se pelos consumidores, a rede de artigos esportivos REI decidiu fechar as portas.

A marca alegou que a decisão tinha como objetivo incentivar o público a curtir aquele dia fora de casa, praticando esportes ao ar livre. A iniciativa fora da caixa conquistou a imprensa gringa e também os jurados de Cannes. Hegarty avaliou a ideia como corajosa e capaz de fazer os consumidores repensarem valores.

Confira:



A campanha também faturou o GP de Promo. O presidente do júri da categoria, Rob Reilly, da McCann Worldgroup, disse, inclusive, que esse case é a melhor ideia já vista em Cannes nos últimos dez anos.


INTEGRATED

*Bronze*
Endless Possibilities, da AlmapBBDO para Getty Images.

Nesta edição, o festival separou as inscrições de Titanium e Integrated, porém as campanhas foram avaliadas pelo mesmo júri.

O único Leão brasileiro da categoria foi para AlmapBBDO, Bronze pela campanha Endless Possibilities para Getty Images.


O Grand Prix de melhor campanha integrada foi para House of Cards, da BBH Nova York para Netflix.

O case foi capaz de mobilizar toda a cultura norte-americana ao criar a campanha de Frankie Underwood à presidência para promover a estreia da quarta temporada da série. Para o jurado Jeremy Craigen, CCO global da Innocean Worldwide, “é, de longe, a melhor peça integrada do ano. E dialoga muito bem com o momento de m*** a que estamos vivenciando com a política nos EUA e, agora, no Reino Unido”.

Bem-vindo ao clube, mano! O povo brasileiro sabe bem o que é isso.

Confira:



Veja também:

Fantasmas em Cannes: AlmapBBDO devolve Leões após treta de anúncios da Bayer
Leões do Brasil em Cyber, Mobile, Creative Data e Media. Não deu BR em Innovation e Entertainment
Leões do Brasil em Outdoor, Design, Digital Craft e PR. Product Design não deu BR
Cannes Lions 2016: GP de Creative Effectiveness fica com a incrível Monty's Christmas da Adam & Eve DDB
Leões do Brasil em Direct, Promo & Activation, e Radio. Glass não deu BR
Brasil conquista 14 Leões em Print
Cannes Lions 2016: divulgado o shortlist de Print & Publication, Direct, Promo & Activation, Radio e Glass
Cannes Lions 2016: Brasil conquista 5 Leões no Lions Health