*O dono do Habib's liga pra agência, eufórico:
- Tenho uma ideia genial pro comercial!!!
- Mas mudar tudo agora...
O "Sr. Habib's" interrompe:
- Vai ser o seguinte: um cidadão de bem recebe uma ligação e sem entender direito pergunta "Caiu?", de repente todo mundo vestido de verde e amarelo começa a comemorar: Caiu! Caiu! Caiu!
Entre surpreso e puto pela possibilidade de perder o trabalho de semanas inteiras, o dono da agência tenta ponderar:
- Mas "Seu Habib's", o golpe, digo, o impeachment não foi votado ainda. Aproveitar pra se promover em cima do impedimento pode pegar mal...
Interrompendo mais uma vez:
- Não importa, não podemos perder essa oportunidade. Quem é a favor não se importa com esses meros detalhes e pra agradar quem é contra o impeachment a gente vai criar um novo sabor: esfirra de mortadela!
- Isso vai onerar a produção e não vai convencer os que defendem a democracia.
- Hum... mais custos de jeito nenhum. Pode dizer que o preço da esfirra caiu. Todas não, só a de frango. Quase ninguém compra mesmo! O povão adora uma promoção.
O dono da agência tenta argumentar mais uma vez:
- Lembra daquela conversa que tivemos? Sobre os riscos de marcas se meterem em assuntos que não tem nada a ver com o universo onde atuam. Principalmente uma disputa que está dividindo o país. Isso não vai ser bom para a rede...
- Diz, então, que o Habib's uniu o Brasil e bota uns atores vestidos de vermelho! Vai ser um comercial histórico! Faz o que eu to mandando, o Cunha me garantiu, não há o que TEMER!
*O diálogo acima é fruto da imaginação do blogueiro.
Numa situação de crise, contrariando o que dizem os especialistas de branding, a marca assumiu publicamente uma postura, chegando a convocar a população para manifestações pró-impeachment - o que esfirras tem a ver com política? A ação foi arriscada. Ainda mais levando em conta a profunda divisão dos brasileiros sobre o impedimento.
Agora o Habib's volta a se promover em cima do impeachment. Embora o filme aborde o tema de forma mais amena - será que alguém tentou alertar a marca? - o contexto faz clara referência ao impeachment da presidente Dilma.
Assista ao comercial criado pela Publicis para a rede no alto do post.
Nas redes sociais, a reação da maioria ao filme foi altamente negativa. E você o que achou? Oportunista ou os fins justificam os meios?