Após 28 anos, criador de Calvin e Haroldo retorna com Graphic Novel sombria para adultos

 


O mundo dos quadrinhos nunca superou o fim das tirinhas de Calvin & Haroldo. Pois agora, 28 anos depois, Bill Watterson, o reclusivo criador das histórias do menino e seu tigre de pelúcia, retorna em uma nova obra totalmente diferente: uma graphic novel enigmática e sombria voltada para o público adulto.

Intitulada "The Mysteries", a obra que demorou mais de dez anos para ser finalizada não se trata de uma história em quadrinhos, mas de um livro com enredo de Watterson e arte de John Kascht. Foi definido por seu editor, Andrews McMeel, como "uma fábula enigmática e ricamente ilustrada que explora o desconhecido". 


A narrativa nos conduz a um reino medieval atormentado por eventos catastróficos e inexplicáveis cujo rei despacha seus cavaleiros para uma viagem surreal a fim de investigar e solucionar o mistério das calamidades, mas apenas um cavaleiro alquebrado retorna muitos anos depois.

Parceria inédita

The Mysteries conta com ilustrações em preto e branco numa fusão de pintura, desenho, fotografia e escultura. A obra é resultado de uma colaboração inédita entre Bill Watterson e John Kascht, artista gráfico e caricaturista de renome nos EUA que já trabalhou numa ampla gama de publicações, incluindo Mad, New York Times, Golf Digest. Algumas de suas pinturas estão em exibição no Smithsonian National Portrait Gallery. A parceria entre os dois artistas levou anos para se materializar, segundo conta Watterson à imprensa.



Os desafios enfrentados pela dupla para alinhar seus estilos e visões, que inicialmente pareciam incompatíveis, foram abordados no vídeo de lançamento de The Mysteries. A obra foi concebida por Watterson há dez anos como um projeto pessoal de pintura, mas ficou em sua mesa de trabalho por anos, revelou. Ele admite que ficou ''atônito ao perceber que não tinha visão clara das ilustrações que deveriam acompanhar seu texto".

Nesse momento, Kascht entra no projeto. "Estávamos em busca de criar imagens indefinidas para uma narrativa igualmente vaga, talvez o aspecto que mais me encantou na obra", diz Watterson. A colaboração, entretanto, não foi exatamente fácil, em especial pela resistência de Watterson em "dividir a criação" com outro artista, algo que sempre foi visto por ele como um desafio. O cartunista é conhecido pela rigidez em lidar com sua própria obra, especialmente quando se trata de licenciar produtos relacionados a Calvin and Hobbes.



De cara, o realismo detalhista de Kascht entrou em choque com a abordagem mais fluida e improvisada de Watterson. A dupla precisou de um longo percurso para aparar arestas e encontrar um caminho de entendimento. Eles trabalharam juntos na produção das ilustrações, por cinco anos, alinhando seus métodos e estilos tradicionais. "Resolver nossas diferenças em prol de um objetivo comum é quase um ato revolucionário hoje em dia; e estou tão orgulhoso disso quanto de qualquer outro aspecto da colaboração", conta o pai de Calvin & Haroldo.

Assista ao vídeo:



The Mysteries tem 72 páginas, capa dura e formato quadrado, 20,95 cm x 20, 95 cm. Por enquanto, a graphic novel lançada pela editora Andrews McMeel em 10 de outubro último está disponível apenas no exterior. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil, mas é possível adquirir pela Amazon



Em tempo, as tirinhas de Calvin & Haroldo foram publicadas durante dez anos, de 1985 a 1995. Embora tenha recebido muitos pedidos em todos esses anos, Watterson jamais autorizou a produção de filmes com seus personagens.

Veja também: