Se você não estava num monastério, deve ter visto a
foto acima passando alguma vez pela timeline. O
bar Caixaça Econômica atingiu a fama na internet graças ao
nome inusitado, um trocadilho da
palavra "
cachaça",
bebida que é patrimônio nacional, com o nome da instituição financeira pública brasileira, Caixa Econômica Federal.
Genial, não?
[confira mais reações a seguir]
Após a história viralizar, o dono do bar que na realidade é uma distribuidora de bebidas foi procurado pela imprensa. Ele e a esposa contaram que batizaram o negócio, mas não esperavam a repercussão. Dois dias depois de publicado nas
redes sociais, um dos vídeos em que um rapaz mostra a placa do "bar" somou mais de 2,5 milhões de visualizações.
Com tamanho buzz, a história, claro, chegou ao conhecimento da Caixa. O proprietário contou ter sido notificado pela instituição e estabelecimento precisou alterar o nome e retirar referências ao
banco da placa.
"A Caixa fez uma visita para a gente e pediu pra desvincular o 'X' dela, para tirar a ideia de Caixa Econômica. Nós mexemos na
logo e substituímos o "X" pelo "CH". Vai continuar se chamando Cachaça Econômica, mas nada que lembre a Caixa Econômica Federal", explicou Adilson.
A Caixa confirmou à imprensa a notificação para a retirada das marcas de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet. Reforçou ainda que é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e que a utilização indevida constitui crime contra a propriedade intelectual.
Um brinde às boas ideias
O bar, digo, a distribuidora de bebidas fica em Cariacica, na região metropolitana de Vitória. O nome foi uma ideia do empresário Adilson Ramos e de sua esposa, Francini Moreira, ambos de 28 anos, com o objetivo de fazer o estabelecimento "repercutir localmente". O que eles não esperavam era o efeito megafone gerado pela internet.
"Eu tive a ideia do 'Caixa', associando ao logo da Caixa, e a minha esposa matou a charada falando 'Econômica!'. Quando ela falou isso eu pensei: xeque-mate! A gente pensava num nome pra chamar a atenção da região, a gente não chegou a pensar que fosse correr o mundo como correu", contou o empresário.
Da caixa à caixaça
Adilson e Francini tinham uma loja de utensílios domésticos no local antes da atual distribuidora. Como os negócios da loja de utilidades não iam bem, eles decidiram abrir a nova distribuidora. O casal atua no ramo do varejo de
bebidas há seis anos.
Definido o nome, eles encomendaram a placa. De início, a ideia não agradou exatamente, mas logo depois caiu no gosto. "A gente viu um menino para fazer a arte, ele não gostou muito, mas depois de pronto ele me ligou e falou que tinha ficado genial. Imprimimos e colamos. No terceiro dia, passa um rapaz e grava um vídeo e coloca nas redes sociais, e teve a repercussão que teve", contou o empreendedor.
Cachaça Econômica
Devido à notificação da Caixa, o casal fez uma alteração no letreiro. Trocaram o "X" nas cores branco e laranja do banco pelo "CH", mas mantiveram o azul escuro e a
tipografia que lembra a utilizada pela instituição.
Outra mudança foi retirar da placa a
frase "Vem pra Caixaça você também", referência direta ao
slogan "Vem pra Caixa você também", utilizado pelo banco.
A nova placa da distribuidora com a nova marca já está devidamente instalada. Agora, além do novo nome também exibe algumas bebidas vendidas no estabelecimento.
Confira mais algumas reações ao "bar" Caixaça Econômica:
Veja também: