Cannes Lions: no penúltimo dia, BR leva 14 Leões e vai a 59 - Africa e AKQA somam 29. Seis categorias entregam 9 GPs

 


A caça aos Leões chegou ao quarto e penúltimo dia em Cannes. O Brasil ganhou 14 Leões e vai a 59 no total - incluindo dois prêmios máximos. Duas agências se destacam: África e AKQA. Com 18 e 11 troféus, respectivamente, elas somam metade das conquistas brasileiras na edição 2021 do Festival Mundial de Criatividade.

Sete categorias anunciaram campeões nesta quinta-feira, 24: Mobile, Radio & Audio, Creative Business Transformation, Creative E-Commerce, Brand Experience & Activation, Innovation e Creative Effectiveness. Chega-se, assim, a 24 áreas com vencedores divulgados, de 28 que compõem o evento.

Das sete categorias, seis delas concederam nove Grand Prix

Vai, Brasil!

Até o momento, o Brasil abocanhou 59 Leões [2 GPs, 12 Ouros, 17 Pratas, 28 Bronzes]. O país estreou na segunda, 21, com 16 Leões [2 Ouros, 6 Pratas e 8 Bronzes]. Na terça, 22, conquistou mais 15 Leões [3 Ouros, 4 Pratas e 8 Bronzes], já na quarta, 23, foram 14 Leões [2 GPs, 2 Ouros, 3 Pratas e 7 Bronzes].

Nesta quinta-feira, 24, BR ganhou outros 14 Leões [5 Ouros, 4 Pratas, 5 Bronzes]. São eles: 5 Leões em Mobile [3 Ouros, 1 de Prata e 1 Bronze], 3 Leões em Radio & Audio [1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze], 1 Leão em Creative Business Transformation [Bronze], 1 Leão em Creative E-Commerce [Bronze] e 4 Leões em Brand Experience & Activation [1 Ouro, 2 Prata, 1 Bronze]. Nas categorias Innovation e Creative Effectiveness, deu ruim, ficamos sem Leões. 

O destaque do 4º dia de premiação foi mais uma vez a AKQA que abiscoitou cinco dos Leões brasileiros, 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze em Mobile, além de Ouro e Prata em Radio & Audio.

Leões por categoria

MOBILE - 5 Leões para o Brasil [3 Ouro, 1 Prata, 1 Bronze]

O trabalho "Feed Parade", da GUT para o Mercado Livre, conquistou 1 Ouro. "Code of Conscience", da AKQA para o Instituto Raoni, ganhou 1 Ouro [Activation by Location] e 1 Bronze [Innovative Use of Tchnology] e "Stranger Antenna" [veja aqui], da AKQA para Netfllix, levou 1 Ouro [Innovative Use of Tchnology] e 1 Leão de Prata [Brand-led Mobile Apps].





RABIO & AUDIO - 3 Leões para o Brasil [1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze]

O Ouro e a Prata da área foi para o case "Beck’s Frenquenci", da AKQA para a Beck's Beer. Já o case "Alexa`s Burnout", da Africa para Associação Brasileira de Psiquiatria, garantiu o Bronze. A campanha chama atenção para um dos distúrbios que mais afetou os brasileiros nos últimos tempos: burnout. 




CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION - 1 Leão de Bronze para o Brasil

"Santander Ela", da VMLY&R para o banco Santander, único case brasileiro finalista na categoria, converteu em Leão. 


Com o objetivo de falar sobre crédito programado para mulheres que desejam empreender, a campanha parte de pesquisas históricas de grandes mulheres que realizaram importantes feitos, mas não obtiveram o reconhecimento merecido.



CREATIVE E-COMMERCE - 1 Leão de Bronze para o Brasil

O único Leão concedido na categoria a uma agência brasileira foi para o trabalho "Shopping Inside", da Ogilvy para Magazine Luiza Musical Instrumental. A campanha, realizada em parceria com a Deezer, criou o Decifrei para a venda de instrumentos dentro da plataforma de streaming de música.

Assista ao comercial da campanha:


Assista ao videocase apresentado aos jurados do Festival:



BRAND EXPERIENCE & ACTIVATION - 4 Leões para o Brasil [1 Ouro, 2 Prata, 1 Bronze]

BR representou com quatro troféus na categoria. Destaque para o trabalho #GOEQUAL, da Africa para a Go Equal Movement, que garantiu o Ouro. A campanha lançou um movimento de combate a desigualdade de gênero a fim de que todas as pessoas sejam reconhecidas e incentivadas desde a infância à prática de esportes



O case também ganhou Prata na área, Leão que divide com I am Starbucks, da VMLY&R.




Já o Bronze foi para o trabalho "She Can", da Africa para o Guaraná Antártica.



CREATIVE E FFECTIVENESS - 0 Leões para o Brasil

INNOVATION - 0 Leões para  Brasil


9 GPs em 6 categorias

No penúltimo dia do evento, Cannes Lions entregou nove prêmios máximos distribuídos em seis categorias das sete anunciadas: Creative Effectiveness, Creative E-commerce, Creative Business Transformation, Brand Experience, Radio & Audio e Mobile.

Campanhas premiadas foram as dos clientes Nike, Abinbev, Burger King e Carrefour. Confira os GPs por categorias.

CREATIVE EFFECTIVENESS

"Nike Crazy Dreams", da W+K Portland para Nike



CREATIVE ECOMMERCE - 2 GPs

"Tienda Cerca", da Draftline, Colômbia, para Abinbev



"Raising Profiles", da FCB Londres para The Big Issue e LinkedIn



CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION

"Act for Food", da Marcel Paris para Carrefour



BRAND EXPERIENCE - 2 GPs

"Stevenage Challenge", da David Miami e David Madrid para Burger King


"True Name", da McCann Nova York para Mastercard



RADIO & AUDIO

"Sick Beats", da Area 23 para Woojer



MOBILE

"Naming the Invisible by Digital Birth Registration", da Telenor Paquistão e Ogilvy Paquistão para Telenor 4.0



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