Brasil conquista GP e soma 41 Leões no 2º dia de Cannes


Cannes Lions 2019: a Publicidade BR já tem um Grand Prix pra chamar de seu - mérito da AKQA. A agência conquistou o GP de Entertainment for Muisc com o case "Bluesman", para o rapper baiano Baco Exu do Blues, com produção da Coala.lab [plataforma de música do Coala Festival], Stink Films e Satelite Audio.

O prêmio máximo é o 12º do Brasil na história do mais consagrado evento da publicidade mundial. É para aplaudir de pé.


O Brasil conquistou 17 Leões no segundo dia de Festival. Com os resultados das seis categorias que entregaram troféus nesta terça, 18, o país acumula 41 Leões: 1 Grand Prix, 4 Ouros, 11 Pratas e 25 Bronzes.

Os prêmios divulgados foram para as áreas Entertainment, Entertainment for Music, Entertainment for Sport, Film Craft, Industry Craft e Digital Craft. Somente em Entertainment não houve troféus para as agências BR - o único finalista da categoria, "History Blocks", da Africa para Unesco, não se converteu em Leão.

Na comparação com o ano passado, considerando as 11 áreas já divulgadas e lembrando que Entertainment for Sport estreou esse ano, o Brasil fecha o segundo dia com sete troféus a menos do que em 2018. No primeiro dia, a diferença era de dez.


Em Entertainment for Music, faturamos 3 Leões [1 GP, 1 Ouro, 1 Bronze]. Além do Grand Prix da AKQA, a Artplan conquistou um Ouro, com "Coração pede socorro", para o Governo Federal", e a Talent Marcel faturou um Bronze, com "Música para os olhos", para OSESP.

Este ano, a categoria teve 391 trabalhos inscritos e distribuiu 14 Leões, incluindo 2 Grand Prix. O outro GP foi para Doomsday Entertainment Los Angeles, com "This is America", para Childish Gambino.


Em Entertainment for Sport, área estreante na edição 2019, o Brasil volta pra casa com 3 troféus [1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze]. A Y&R garantiu um Ouro, com "E-Quality", para Vivo. A NBS levou uma Prata com "Paixão cega", para o Flamengo e a Tech and Soul conquistou um Bronze, para Uber.




Na sua estreia em Cannes, a categoria Entertainment for Sport teve 702 cases inscritos e entregou 29 prêmios.


Film Craft rendeu 2 Leões para o país [1 Ouro, 1 Bronze]. A W+K abiscoitou um Ouro com "Mundo de chocolate", para Lacta 5Star da Mondelez e a Artplan garantiu um Bronze com "Catálogo Beatbox", para Etna.

A categoria teve 1924 inscrições e premiou 78 trabalhos.


Em Industry Craft, o Brasil conquistou 8 troféus [1 Ouro, 3 Prata, 4 Bronze], 5 a mais do que no ano passado.

J. Walter Thompson levou Ouro com "Black box" para Faculdade Zumbi dos Palmares. A BETC/Havas garantiu duas Pratas com "The 9’58 Biography" para Puma e a AlmapBBDO ficou com a terceira Prata por "Let's summer, para Havaianas. A Almap garantiu ainda dois Bronzes pelos cases: "Beba o poster" para Guaraná Antarctica e "Let's Samba/Let's Carnaval" para Havaianas. O terceiro Bronze foi para o case "110 years of the Striding Man", da CPB+ para Johnnie Walker; e o último Bronze para "The pan", da J.Walter Thompson para Avon.

Industry Craft contou com 1697 trabalhos inscritos e distribuiu 41 Leões.


Digital Craft rendeu apenas um Bronze para o Brasil, com "Trending botics", da FCB para Congresso em Foco. Um resultado negativo na comparação com 2018, quando conquistamos cinco Leões.

A categoria teve 797 inscrições e entregou 23 troféus.


Ranking das agências

Ostentando 1 Grand Prix, a AKQA assume a primeira posição. A agência conquistou ainda 1 Prata e 1 Bronze. Na segunda posição vem a Y&R, com 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes. Fechando o Top 3 está a Africa, 2 Pratas e 4 Bronzes. Em seguida vêm Arplan e J. Walter Thompson, 1 Ouro e 1 Bronze cada; AlmapBBDO, 1 Prata e 3 Bronzes; W+K, 1 Ouro; BETC/Havas, 2 Pratas e 1 Bronze; David, Grey e NBS, com 1 Prata e 1 Bronze cada. Também levaram Leões: McCann Health, 1 Prata; Tech and Soul, 2 Bronzes; e CPB+, FCB, GTB, Leo Burnett Tailor Made, Ogilvy, Talent Marcel e Z+, 1 Bronze cada.

Se for levado em conta o número de troféus, a agência BR mais premiada até o momento segue sendo a Africa, com 6 Leões; seguida pela VML Y&R e a AlmapBBDO, com 4 Leões cada.

Grand Prix

Foram 12 Cannes Lions GPs distribuídos em 11 categorias. São eles:
1. "Nike Dream Crazy", da Wieden+Kennedy Portland para Nike, em Outdoor
2. "The Blank Edition", da ImpactBBDO Dubai para An-Nahar, em Print&Publishing
3. "Creatability", do Google Creative Lab para Google, em Design
4. "Breath of life", da McCann Health China para GSK, em Pharma
5. "Thisables", McCann TelAviv para Ikea, em Health & Welness
6. "Address the future", da Virtue Copenhagen ara Carlings, em Digital Craft
7. "Resolve (Myanmar)", "Rigor (Taxes)", "Courage (Mexican Spyware)", "Perseverence (Immigration)", "Fearlessness (ISIS)", da Droga5 para The New York Times, em Film Craft
8. "Just do It HQ At the Church", da Momentum NY e Canadá para Nike, em Industry Craft
9. "Nike Dream Crazy", da Wieden+Kennedy Portland para Nike, em Entertainment Lions for Sport
10. "Bluesman", da AKQA SP para Baco Exu do Blues, em Entertainment Lions for Music
11. "This is America", da Doomsday para Childish Gambino, em Entertainment Lions for Music
12. "5B", da UM Studios  NY para Johnson&Johnson, em Entertainment Lions

Vamos aos prêmios por categorias:

ENTERTAINMENT FOR MUSIC- 3 Leões para o Brasil [de 14 no total da categoria]

*Ouro*
"Mistaken love song", da Artplan para Federal Government of Brazil



*Bronze*
"See the music", da Talent Marcel para OSESP



A categoria Entertainment for Music entregou dois GPs. "Bluesman", da AKQA SP para Baco Exu do Blues e "This is America", da Doomsday para Childish Gambino [Assista aqui].




ENTERTAINMENT FOR SPORT - 3 Leões para o Brasil [de 29 no total da categoria]

*Ouro*
"E-Quality", da VML Y&R para Vivo


*Prata*
"Blind Passion", da NBS para Flamengo



*Bronze*
"Distracted goalkeeper", da Tech and Soul para Uber 


A Wieden+Kennedy Portland levou o GP de Entertainment for Sport por "Nike Dream Crazy" para Nike.



FILM CRAFT - 2 Leões para o Brasil [de 78 no total da categoria]

*Ouro*
"Astronault", "Garage", "Skier", "Boy Scouts" e “City", da Wieden+Kennedy SP para Lacta 5Star [(Mondelez]






*Bronze*
"The Beatbox Catalogue", da Artplan para Etna


O Grande Prêmio de Film Craft foi para "Resolve (Myanmar)", "Rigor (Taxes)", "Courage (Mexican Spyware)", "Perseverence (Immigration)", "Fearlessness (ISIS)", da Droga5 para The New York Times








INDUSTRY CRAFT - 8 Leões para o Brasil [de 41 no total da categoria]

*Ouro*
"Black Box", da Wunderman Thompson para Faculdade Zumbi dos Palmares


*Prata*
"The 9´58 Biography", da BETC/Havas para Puma 
"The 9´58 Biography", da BETC/Havas para Puma 
"Let´s Summer", da AlmapBBDO para Alpargatas 

*Bronze*
"Let´s Samba", "Let´s Carnival", da AlmapBBDO para Alpargatas
"Drink with this Poster", "Pirarucu", "Jibóia", da AlmapBBDO para Guaraná Antarctica
"110 Years of the Striding Man", da CP+B para Diageo
"The pan", "The broom", "The Pillow", "The Heels", da Wunderman Thompson para Avon

O GP de Industry Craft foi para o case "Just do It HQ At the Church", da Momentum NY e Canadá para Nike



DIGITAL CRAFT - 1 Leão para o Brasil [de 23 no total da categoria]

*Bronze*
"Trending botics", da FCB Brasil para Congresso em Foco


O case "Address the future", da Virtue Copenhagen para Carlings faturou o Grand Prix da categoria.


Veja também: