Cannes Lions 2015: divulgado shortlist de Outdoor, Media, PR e Creative Effectiveness | Brasil soma 111 finalistas

Animais Valiosos [NBS] já ganhou Leão em Wellness, concorre também em PR

No terceiro dia de Cannes - 2º da competição principal, o 1º foi de Lions Health -, foram divulgados os finalistas de Outdoor, Media, PR e Creative Effectiveness.

O Brasil conseguiu 111 trabalhos no shortlist. Só em Outdoor foram 77 peças, muitas como parte de campanha.


OUTDOOR - 77 peças no shortlis para o Brasil

O Outdoor Lions é uma categoria confusa no Festival. Vale qualquer coisa, exceto peças em revista ou jornal. Acaba que muitos trabalhos criados para revista/jornal também são inscritos. Só imprimir a peça, colocar na parede e pronto, tá valendo para Outdoor em Cannes. O jeitinho rende uma enxurrada de finalistas. Ao todo, são 77 trabalhos do Brasil, mais do que os 72 que conseguimos em Press.

Cow Kama Sutra: finalista em Outdoor da Africa Rio

Confira os finalistas brasileiros em Outdoor:

Baby selfie Bobby/Baby selfie Kim/Baby Selfie Sawyer, da Africa para Carta Branca
Cow-kama sutra/Pig Kama Sutra, da Africa para De Cabron
ESPN eye test/buss shelter, da Africa para ESPN
Parking radio, da Africa para FMA Brasil Insurance
Ticket books, da Africa para L&PM
Bush, da Africa para Mitsubishi
Hydrat, da Africa para Mitsubishi
Unforgettable shots, da Africa para Shopping SP Market
Maned wolf, da AlmapBBDO para Audi
Anna's Foot, da AlmapBBDO para Bayer
Carpet-wine, da AlmapBBDO para Bayer
Car-vase, da AlmapBBDO para Bayer
Church-Ball, da AlmapBBDO para Bayer
Jose's Foot, da AlmapBBDO para Bayer
Nelson's Foot, da AlmapBBDO para Bayer
Paparazzi troll, da AlmapBBDO para Casa do Zezinho
Amur Leopard, da AlmapBBDO para Getty Images
Bill Clinton/Prince William/Scarlet Johansson, da AlmapBBDO para Getty Images
ACC bus back, da AlmapBBDO para VW
Kidney", da DM9DDB para Beneficência Portuguesa
+5/6-8, da DM9DDB para Tok & Stok
Metamorphosis/The little prince/Treasure/Twenty thousand leagues under the sea/ War and peace, da F.Biz para Saraiva
Soundlab-a leap in the rain, da F/Nazca S&S para Leica Gallery
Soundlab-raise the Soviet flag, da F/Nazca S&S para Leica Gallery
Soundlab-run girl run, da F/Nazca S&S para Leica Gallery [2 categorias]
Soundlab-sailor's kiss, da F/Nazca S&S para Leica Gallery
Soundlab-sailor's kiss, da F/Nazca S&S para Leica Gallery
Nivea Doll, da FCB para Nivea
Donation Badges, da Leo Burnett Tailor Made para ABTO
Safety wi-fi, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat
Morse code, da Leo Burnett Tailor Made para Jeep
Smoke signal, da Leo Burnett Tailor Made para Jeep
B&W dress/Blue Dess, da Lew'Lara\TBWA para Abrinq
Pullover/Sweater/ Tunic, da Lew'Lara\TBWA para Abrinq [2 categorias]
The HIV positive poster, da Ogilvy para GIV [2 categorias]
Bedroom, da Ogilvy para Philips
Office, da Ogilvy para Philips
Security Moms, da Ogilvy para Sport Club do Recife
Michael Jackson, da Propeg para Advertising Association of Bahia
Pope", da Propeg para Advertising Association of Bahia
Titanic, da Propeg para Advertising Association of Bahia
Starbucks and go, da Rai para Starbucks
Keep out of children's reach, da Revolution para Santana Drugstore
Crying airplane, da We para EMS
Crying restaurant, da We para EMS
Bet, da Y&R para Danone
Cabbage, da Y&R para Danone
Little Girl, da Y&R para Freddo [2 categorias]
Hamburguer, da Y&R para Penguin Cia das Letras
Hotdog, da Y&R para Penguin Cia das Letras
Cyclist, da Y&R para Peugeot
Chocolate, da Y&R para Santa Casa de Misericórdia
Lollipop, da Y&R para Santa Casa de Misericórdia [2 categorias]
Soda, da Y&R para Santa Casa de Misericórdia
Judite/Mirtes/Noemia, da Y&R para Tekbond


Media - 18 peças no shortlist para o Brasil

Entre os finalistas no Media Lions estão dois trabalhos cariocas. Ticket Books, da Africa Rio para L&PM, e Animais Valiosos, da NBS. 

Dá o play para ver o videocase de Ticket Books:


Confira o video da campanha Animais Valiosos, da NBS:


No total da categoria foram 294 inscritos. Veja os representantes brasileiros:

First Step Project, da Africa para Kanui
Ticket Books, da Africa para L&PM
Unforgetable Shots, da Africa para Shopping SP Market
ACC Bus Track, da AlmapBBDO para Volkswagen do Brasil
Hello Pizza, da FCB para CNA
Trip Book Smiles, da FCB para Smiles [2 categorias]
Houses in Exhibition, da FCB para ZAP
The Lullaby Match, da FOX International Channels Latam para FOX Sports
Mortein Hidden AD, da Havas para Reckit Benckiser
Sky Tip, da Isobar Brasil para Sky
Donation Badges, da Leo Burnett Tailor Made para ABTO
Together Against Leaks, da Leo Burnett Tailor Made para Procter & Gamble
Eye Makeup Remover, da Lew Lara para Casa Sofia
Animais Valiosos, da NBS para Purina / Quatro Patinhas
Security Moms, da Ogilvy Brasil para Sport Clube do Recife
Skip Ad Festival, da Publicis Brasil para Sony Entertainment Television [2 categorias]


PR LIONS - 12 peças no shortlist para o Brasil

O Brasil conseguiu emplacar 12 finalistas em Public Relations. Incluindo o carioca Animais Valiosos, da NBS.

Hidden Messages, da Africa para Instituto Maria da Penha
Speaking Exchange, da FCB para CNA
Aruba Image Bank, da Grey Brasil para Aruba Tourism
The art of waiting, da Grey Brasil para Reclame Aqui
Donation Badges, da Leo Burnett Tailor Made para ABTO
Animais Valiosos, da NBS para Purina/Quatro Patinhas
180 Make Up Line, da New Style / FSB para Avon Company [2 categorias]
Security Moms, da Ogilvy para Sport Clube do Recife [2 categorias]
Side by side, da Sport Club Internacional Porto Alegre para Sport Club Internacional
Tam's Museum on a Trolley, da Wunderman para TAM


CREATIVE EFFECTIVENESS - 4 peças no shortlist para o Brasil

A categoria costuma apresentar menos inscrições. O que é bastante compreensível porque só podem concorrer trabalhos premiados no ano anterior em Cannes. E, também, porque as agências precisam apresentar resultados comprovados do trabalho - o que nem sempre é possível com trabalhos fantasmas proativos.

Esse ano, a organização do festival programou um seminário para explicar com detalhes a premiação. Quem sabe em 2016 mais trabalhos são inscritos.

Kombi Last Wishes, da AlmapBBDO para VW
Speaking Exchange, da FCB Brasil para CNA
Bentley Burial, da Leo Burnett Tailor Made para ABTO
Bald Cartoons, da Ogilvy Brasil para Graacc.

Cannes Lions 2015: Press, Promo, Direct e Mobile | Brasil cai em relação a 2014


O Brasil faturou 26 Leões no 2º dia do Festival mais competitivo da publicidade mundial. Sendo 11 na categoria Press [1 Ouro, 1 Prata e 9 Bronze], 12 em Promo & Activation [3 Ouro, 4 Prata e 5 Bronze] e 3 em Direct [1 Ouro e 2 Bronze].

Nenhum deles virá para o Rio, tínhamos a Artplan e a África concorrendo mas não deu. Rolou apenas uma casquinha por conta do trabalho Masturbation/Xerox/Fetiche, da agência baiana Revolution, que contou com ilustração do Studio Nuts, do carioca Tico Moraes.

Fuén fuén para o Brasil

Em Mobile, não ganhamos um Leãozinho sequer, após 14 Leões em 2014, incluindo o GP. O Brasil onseguiu apenas quatro trabalhos no shortlist, mas o júri não premiou nenhum deles. O Grand Prix da categoria foi para o projeto Cardboard, criação do Google para ele mesmo.


Dá o confere:

PRESS - 11 Leões para o Brasil

No ano em que Cannes Lions resolveu fazer algo de diferente e os jurados foram impedidos de levantar os braços para votar - agora é tudo secreto - o Brasil volta pra casa com metade do que conquistou no ano passado, quando abiscoitamos 22 Leões.

Squirrel: uma das peças da campanha que levou o GP de Press.

O GP foi para os hermanos argentinos, por Dog/Baby/Squirrel/Moths, da La Comunidad de Miami para a cidade de Buenos Aires. Curioso é que há 4 brasileiros na ficha técnica.

*Ouro*
Grandma/Broke Up/Move Out, AlmapBBDO, Volkswagen

*Prata*
Litle Girl, Y&R, Freddo

*Bronze*
Mathematics/Paintinig, Lew'sLara\TBWA, Cacau Show
Judite/Noemia/Mirtes, Wuderman, Tekbon
Masturbation/Xerox/Fetiche, Revolution, Philips
New York/Paris/Bora Bora, Y&R, Flying Pet
To Istambul/To Barcelona, Leo Burnett Tailor Made, Jeep
Ice Cream Store/Fish Market/Flower Boutique, AlmapBBDO, MAN
France/Germany/Spain, AlmapBBDO, Editora Todas as Culturas
The HIV Positive Ad, Ogilvy, GIV
Blind Spot Child/Blind Bridge/Blind Spot Bike, F.Biz, Singulares


PROMO & ACTIVATION - 12 Leões para o Brasil

Nivea Doll, da FCB, foi o grande vencedor brazuca. O trabalho converteu todas as suas 3 entradas no shortlist em Leões, sendo 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze.

Em Promo, o Brasil foi melhor do que em 2014, quando trouxemos 9 Leões.

O Grand Prix da categorai foi para o inglês Lifepaint, da Grey London para Volvo. Aperte o play:



Dá o confere na lista com os prêmios brasileiros:

Security Moms, Ogilvy, Sport Club Recife - 2 Ouro
Nivea Doll, FCB Brasil, Nivea - 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze
Print for Help, FCB Brasil, HP - 1 Prata e 1 Bronze
MASP Loosers Fress Pass, DM9DDB, MASP - 1 Prata
Cartoon Helpline, Ogilvy, GRAAC - 1 Prata
IBM Bitcoin Rain, Ogilvy, IBM - 1 Bronze
The Contagious Billboard, Lew'sLara\TBWA, Café Cacique - 1 Bronze
Skip Ad Festival, Publicis, Sony - 1 Bronze


DIRECT - Apenas 3 Leões para o Brasil

Nivea Doll garantiu seu lugar como o representante brasileiro mais premiado do dia, com mais dois Leões de Bronze. O GP ficou com Interception, da Grey USA para Volvo. Aperte o play:



Os trabalhos brasileiros premiados:

Soundlab Box, F/Nazca, Leica Gallery - Ouro
Nivea Doll, FCB Brasil, Nivea - 2 Bronzes

Caralivro: nova rede social que está sendo chamada de o Facebook brasileiro


O Brasil agora tem uma rede social pra chamar de sua. O Caralivro foi criado na semana passada e, como você pode ver pelo nome, é descaradamente ~inspirada~ no Facebook.

A cara de pau é tão grande que dá pra fazer login com a própria conta do Face. O visual parece uma mistura da rede do Mark Zuckerberg com o saudoso Orkut. A plataforma possui espaço para perfil, postagens, fotos, vídeos, curtidas, álbuns, mensagens e vários recurso de interação.


Segundo a nova rede social, "o objetivo é proporcionar ao usuário a melhor experiência possível, oferecendo ferramentas que permitam a configuração do ambiente conforme o gosto de cada um. Atualmente a rede social, que ainda opera em beta teste, conta apenas com funcionalidades básicas. Novas funcionalidades estão sendo adicionadas diariamente e serão disponibilizadas na página oficial do Caralivro."

Depois de tentativas fails como o Ello, será que o Caralivro se tornará a rede social que unirá todas as tribos como foi o "Orkot"? Quem viver verá.