Liberte o James Bond que há em você | Sobre desafios e justificativas


Criativo apresentando uma ideia:

- É o seguinte, o cara vai comprar refrigerante e recebe o desafio de correr até outro local em 70 segundos. Sem saber que uma série de obstáculos irão atrapalhá-lo, tornando a missão digna de James Bond...

Diretor de criação ou cliente responsável pela aprovação interrompe:

- Peraí, vc quer que o consumidor que está ali, tranquilo da vida, saia correndo, de repente, e que a marca ainda o atrapalhe a vencer o que ela mesma propôs?

O criativo tenta responder e, novamente, é interrompido...

- Se fosse eu, eu nunca sairia correndo como um louco... cara, esquece, trabalha mais a ideia!


Bom, isso não aconteceria se o responsável pela aprovação fosse a Coca-Cola. Ó só o vídeo aí de baixo:



A iniciativa é mais uma que explora as vending machines, dessa vez para comemorar os 50 anos da franquia de filmes do agente secreto mais famoso do cinema. O participante que vence o desafio ganha ingressos para a estreia do novo 007– Operação Skyfall. Ação sumpimpa, não?


Mas voltando ao diálogo que deu início a este post...

Ideias criativas exigem mais que mentes criativas. É preciso que os responsáveis pela aprovação – do Diretor de Criação ao cliente – estejam preparados para receber propostas aparentemente inusitadas e, sim, apostar nelas.

Pra ser sincero, nada mais desestimulante do que um NÃO [in]justificado pelo simples “Se fosse eu, eu nunca faria...”.

Outdoor de cupons | Antes e Depois

Que tal um outdoor feito inteiramente com cupons de desconto? Ideia supimpa que reinventa a estratégia do Antes & Depois para promover o efeito de hidratação intensa dos produtos Burt's Bee.


O efeito visual escamado, dando a impressão de uma pele ressecada, é pouco a pouco atenuado à medida que as pessoas retiram os cupons.


Ao final, a peça ainda convida os passantes a acessar o facebook. Saca só:



Feliz 2ª feira | Sinais do universo


Para mais Calvin & Haroldo, clique aqui. Pra mais quadrinhos, aqui.

Get up and Go



O post de hoje ta saindo só agora porque fiz exatamente o que aconselha a ilustração. Domingo de sol e praia no Rio de Janeiro.


Energia lá do fundo

Intervenção bacana de uma empresa especializada em energia geotérmica [obtida a partir do calor proveniente da Terra]. Criação da super Jung von Matt.


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Sobre pinturas e escritos

A vida tem as cores que você pinta. Ou, como mostra Stephanie Brooks em Politeness Strategy, as palavras que você escolhe.

Que layout terá a sua 6ª feira?



Curtiu? Para ver mais, clique aqui.


Trollagem no elevador | LG

Imagine a cena. Você tá num elevador e começa a ouvir barulhos estranhos. De repente, o piso desaba deixando o fosso à mostra... assustador, não?


Não é pesadelo, mas uma iniciativa da LG para promover os novos monitores com tecnologia IPS que apresenta imagens mais definidas.



Ousada essa LG, já pensou a merd@ que poderia dar se cardíacos ~caíssem~ na brincadeira? A criatividade venceu o medo - ponto para o poder argumentativo da SuperHeroes, agência de Amsterdam que criou a ação.

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Seu nome na embalagem de Coca-Cola Zero 2

Se ainda não encontrou uma Coca com o seu nome, não fique triste. Chegou a vez de Astrogildos, Epitáfios e Bucetildes [lembra dela?] terem uma Coca-Cola para chamar de sua.


Depois de embalagens com os 150 nomes mais populares do país e das personalizações via Face, a campanha Descubra a sua Coca-Cola Zero [aqui] segue adiante.


A marca instalou quiosques itinerantes em shoppings centers de algumas cidades, onde é possível customizar em alguns minutos a sua Coca Zero, através de ultrabooks da Intel. Os quiosques estão próximos aos cinemas da rede Cinemark.


A iniciativa, em parceria com a Intel, também tem por objetivo promover o Ultrabook Experience, novo conceito em notebook desenvolvido pela marca de processadores.


Confira o serviço:

19 a 21 de Outubro [Perdeu, playboy!]
SÃO PAULO: Shopping Aricanduva
GOIÂNIA: Goiânia Shopping

26 a 28 de Outubro
CURITIBA: Shopping Mueller
SOROCABA: Shopping Esplanada

02 a 04 de Novembro
PORTO ALEGRE: Barra Shopping Sul
RIO DE JANEIRO: Shopping Downtown

05 a 07 de Novembro
CAMPINAS: Iguatemi
BELO HORIZONTE: BH Shopping

Sexta: 14 às 22h
Sábado: 15 às 23h
Domingo: 14 às 22h

Veja mais:
Nome na lata está de volta | Bebendo uma Coca-Cola com
Quanto mais viagens melhor | Coca Zero
Seu nome na embalagem de Coca-Cola Zero 2
Seu nome na embalagem de Coca-Cola Zero
Coca-Cola muda o nome impresso no rótulo | Compartilhe uma coca

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Absolut Vodka ao som do Swedish House Mafia | Greyhound


Vida noturna, sensualidade, atrevimento... a marca Greyhound e seu universo criativo encontram a sonoridade perfeita, celebrados pelo filme Greyhound.


O trio de DJs do Swedish House Mafia é responsável pela trilha e protagoniza o comercial. Steve Angello, Axwell e Sebastian Ingrosso têm como coadjuvantes cães da raça galgo totalmente criados em 3D. A animação é iradaaa, os animais disputam uma corrida tendo por cenário o deserto de Salt Flats, na Califórnia.


Greyhound estreia hoje e faz parte da campanha global Inspiring Creations. Acesse o hotsite da Absolut aqui.


Criação da TBWA\Chiat\Day e adaptação para o Brasil da Lew'Lara\TBWA.


Confira a incrível versão estendida e, a seguir, o making:



O som dos caras é PHODAAA e não sai da minha playlist. Saca só:

Com quem Buzz Lightyear se parece

Criação genial do artista 3D Raoni Nery [ex-Seagulls Fly]. Muito bacana ver o talento brazuca reconhecido e admirado em todo o mundo. Clique aqui e veja a matéria original.


Feliz 2ª feira | Porta dos Fundos em KKKKKK

Vídeo imperdível do Porta dos Fundos, trupe que não pede licença para entrar. Nem o riso pra sair.

Live more

Domingo.
Que singelo dia
Tão desprezadamente lindo.


Há tempos não acordava tão cedo num domingo.

E se a novela Avenida Brasil fosse uma agência de publicidade

Com o fim da novela, o refrão nunca mais será o mesmo... #FoiFoiFoi.

Lindamente maluca: com lista criativa de presentes, Boticário lança campanha de Natal

Avestruz, submarino nuclear e até poesia. Cada pessoa tem o que merece na lista de compras de um garotinho.

Com estreia para hoje, Lista Maluca apresenta a nova assinatura d'O Boticário - A vida é linda - e convida as pessoas a começarem a pensar no que vão dar de presente de Natal.



Além do filme, a campanha da AlmapBBDO conta com anúncios impressos e spot de rádio.


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Como as mulheres te veem

Ação simples e divertida para incentivar homens a fazer a barba.



Criação da Leo Burnett Tailor Made para Gillette Prestobarba Gel, da P&G.

Garotas "Propaganda": publicitárias peladas na Trip


Cinco gostosas mulheres fotografaram nuas para a revista Trip. Num especial dedicado ao mundo da publicidade, elas falam sobre os respectivos trabalhos.

A reportagem da seção Trip Girl, maliciosamente intitulada "garotaspropaganda", traz Priscila Navarro, 22, recepcionista da agência Taterka; Sabrina Monteiro, 29, executiva de contas de um grande jornal [qual?]; Débora Finamor, 24, recepcionista da Y&R; Patrícia Aloi Moreira, 28, profissional de atendimento da Ogilvy; e Patrícia Braga, 35, gerente de marketing de uma grande empresa de cosméticos.

Da esq. para dir.: Patrícia Braga, Débora Finamor, Patrícia Aloi Moreira, Sabrina 
Monteiro e Priscila Navarro

Priscila Navarro e Sabrina Monteiro como vieram ao mundo.

Para ver mais sobre mulheres, peladas inclusive, clique aqui.

Você sabe o que é Ativismo de Sofá?

O termo ganhou força nos últimos tempos. Compartilhar, espalhar, promover... tudo isso ficou muitooo mais fácil com o advento do Facebook e companhia. É, digamos, uma modalidade nova de fazer algo em prol de uma causa. Só dar um clique e pronto. Você já se sente bem por ter contribuído. Mas será que ajudou mesmo ou teve APENAS uma falsa impressão?


Claro, compartilhar nas redes sociais é um modo de manisfestar sua opinião a favor das causas que acredita - veja o exemplo do #VetaTudoDilma, quando a sociedade brasileira pode mostrar o quão descontente estava com a proposta do Código Florestal apresentada pelo Congresso - o problema é compartilhar por modismo, por desencargo de consciência ou, pior, porque pega bem passar a ideia de que é uma pessoa antenada.

Koni 2012 é exemplo recente de que sua boa intenção pode bater à porta de ações minimamente questionáveis. Fique atento.


Para ilustrar o que estou dizendo, ó só essa ação iradaaa que questiona: Você ajudaria a salvar um desconhecido sem ser através das redes sociais?


O Ativismo de Sofá tem vez e voz num mundo cada vez mais presente nas redes sociais. Só não se limite a ele. Levante-se daí e faça acontecer de verdade, nesse mundão nosso de cada dia.

Feliz 2ª feira | De saco cheio

Politicamente incorreto e divertidoOO ;)


Globos é mais uma animação para o Beldent Sensations produzida pela Gizmo. A parceria tem rendido excelentes comerciais.


Veja também Orugas, que consegue ser ainda mais ácido e engraçado.

Por um fio: campanha criativa incentiva o uso do cinto de segurança


Ainda hoje, motoristas e passageiros morrem em acidentes de trânsito porque não usaram o cinto de segurança. O emprego do equipamento reduz pela metade o risco de morte ou ferimentos graves em um acidente.

Quanto mais tarde da noite, menor a probabilidade de um motorista apertar o cinto. Esse fato preocupante vem de uma pesquisa da Quebec Automobile Insurance Corporation, que diz que, enquanto 96% dos ocupantes de veículos em Quebec, Canadá, usam cinto de segurança, essa estatística cai para 91,4% entre 2h e 3h30.

Para ampliar a sensibilização a respeito da condução segura e utilização do cinto de segurança, uma campanha de utilidade pública da agência Lg2 para o órgão canadense de segurança no trânsito Societe de l’assurance automobile [SAAQ] espalhou cartazes em bares e restaurantes de Quebec, de 27 de agosto a 23 de setembro de 2012.. 

Os prints trazem um conceito visual poderoso de forma simples e direta. Nota 10 para a Direção de Arte. A imagem acompanha o slogan "Buckle up. Stay alive", em tradução livre, "Prenda o cinto. Siga com sua vida".

Confira os outros pôsteres:



A campanha incluí ainda anúncio para rádio e web banner.

Mãos de cerveja

Ele, deficiente e solitário. Ela, gostosa bondosa e linda. O resultado: um filme que tira sarro de clichês do cinema para lançar a nova cerveja Andes, hehe. Pra animar esse feriadão de frio e chuva.


A Singular Man conquistou Prata como Melhor Filme de agosto na seleção do Ads. Criação da Del Campo Saatchi & Saatchi [Argentina].

A novela continua | Globo e Vivo disputam Tufão de Avenida Brasil


Há mais mistérios entre a criação e o planejamento do que sonha nossa vã filosofia. Depois de tirar proveito do personagem Tufão para vender seu plano de internet, a Vivo retirou o filme do YouTube em menos de 24h [veja aqui].

Parecia uma sacada ~esperta~. Parecia! Pois, o buraco é mais embaixo do que se imagina. O vídeo foi criado pela VML em parceria com a Y&R, sem autorização da Globo. A ~toda-poderosa~ não ganhou um centavo dos direitos de imagem a que faz jus e, claro, está put@ da vida.

A emissora divulgou um comunicado hoje sobre o episódio:

"A Globo notificou a Vivo  e as agências VML e Y&R exigindo o cancelamento da campanha que se apropriou, sem sua concordância, da imagem do personagem “Tufão” e do universo da novela “Avenida Brasil” .

Consideramos que foi praticada uma das formas mais baixas de publicidade, conhecida com “marketing de emboscada”.

Além de aética, a Globo considera que essa ação é ilegal porque desrespeita deliberadamente os direitos autorais da obra e do personagem e os demais envolvidos na criação e produção da novela.

O ator Murilo Benício informou que gravou com a informação que a campanha seria negociada com a emissora e quando viu no ar sem autorização também pediu que fosse tirada do ar.

A Globo considera esse episódio gravíssimo e, além das notificações e de ir ao Conar, estuda uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos."

Para saber mais detalhes sobre a novela o caso, clique aqui.

No fundo do mundo: projeção 3D impressiona público

Misto de realidade aumentada com projeção em 360º de tirar o fôlego. Literalmente.

Da JWT para a organização não governamental Friends Of The Earth.

Vivo aproveita Tufão de Avenida Brasil em anúncio de oportunidade

Impossível ficar indiferente à repercussão de Avenida Brasil, mesmo pra quem não assiste à trama. A novela bomba, seja na hora do cafezinho, nas conversas de bar ou nas redes sociais.

Marcas espertas trataram de pegar carona na esteira deste sucesso. Primeiro foi o Extra com [sem] o pendrive da Nina [hehe], agora a Vivo faz um anúncio de oportunidade pra TV usando o personagem de Murilo Benício: Tufão. Logo ele, que de vivo não tinha nada [desculpe o trocadalho haha]. O corno último a saber, quem diria, vai ganhar uma grana com os chifres, hehe.



A criação da VML Brasil tem por objetivo promover o plano Vivo Sempre Internet. “Enquanto o pessoal tava lá por dentro, eu ficava fazendo cara de bobo. Mas agora não tem mais essa, não... To na internet, todo dia, toda hora”. Veja a seguir:

Ué, LP, cadê o vídeo?

Explico. Ao acessar o YouTube para finalizar este post, apareceu a mensagem "Este vídeo é privado. Desculpe" [aqui]. Como assim?!?? Pois é, a operadora tirou o filme do ar e postou na sua fan page a seguinte mensagem:


Veja o segundo filme:



Isso ta me cheirando a estratégia pra bombar o buzz em torno da ação. Duvido nada de que daqui a pouco virá outra mensagem, dessa vez com os dizeres "Atendendo aos pedidos de milhares de pessoas, disponibilizamos o vídeo novamente" ou algo parecido.

Danada, bancando a espertinha, né Vivo!

Vou ali trocar uma ideia com o [santo] Google e já volto... Pronto, consegui o primeiro filme, tae [não sei por quanto tempo, haha]

Anúncio de revista vira amplificador de som para iPhone


Sacada genial da JWT brazuca para comemorar o aniversário da rádio Coca-Cola FM. A agência criou um anúncio que se transforma em amplificador de som.


É só enrolar a revista e encaixar o iPhone no local indicado.


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Without You | Hora do Planeta 2013

Imagens inspiradoras ao som de Without You convidam geral a apagar as luzes no dia 23 de março do próximo ano. A escolha não poderia ser mais apropriada, a música cai como uma luva para o evento que vai rolar num sábado, das 20h30 às 21h30.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF para sinalizar ao mundo, especialmente aos governantes, sobre a necessidade de agir contra o aquecimento global. A campanha começou em 2007, em Sidney, na Austrália e se espalhou pelo globo. A edição 2012 foi prestigiada por 7 mil cidades em 152 países. No Brasil, foram 133 cidades, incluindo todas as capitais.


video traz imagens da celebração do ano passado e apresenta o novo slogan: I will if you will. Curte aí:



Veja também o clipe de Without You - com imagens gravadas no Brasil - do DJ e produtor David Guetta. É irado, é 10!



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Feliz 2ª feira | Dois iguais e um diferente

Animação ~fofinha~ owwnnn... politicamente incorreta e pra lá de divertida hehehe.



Criação da JWT Argentina e produção da Gizmo [phoddaaa] para o Beldent Sensations.


Hoje é dia de eleição, bebê


#Fikadika: O site do Ficha Limpa vale a visita.

The Star Wars That I Used To Know: uma incrível paródia do sucesso de Gotye

O excelente clipe de Something That I Used To Know, do Gotye, surpreendeu pelo fantástico efeito sonoro criado a partir de uma ideia incrivelmente simples. Tanto que virou febre lá fora e rendeu memes e releituras de toda sorte.

Pois lançaram uma paródia com o tema Star Wars. Está aí:



Essa outra é repleta de memes e, também, hiláriaaaa:


Você ajudaria a salvar um desconhecido sem ser através das redes sociais?


Em tempos de curtis, compartilhamentos e retuítes é importante refletir: você vai além do clique para ajudar realmente quem precisa ou isto é suficiente para lhe proporcionar a sensação de que fez a boa ação do dia?

Divulgar ideias e compartilhar opiniões têm seu valor. Claro! Porém, limitar-se ao Ativismo de Sofá [lembra-se de Koni 2012?] não é a forma mais adequada para fazer deste planetinha um lugar melhor pra se viver. Definitivamente.


Quem levanta esse questionamento? A Publicidade. Ora, ora, ora, logo ela, julgada como vendida ao diabo sistema.

A DDB Stockholm desenvolveu uma ação de risco real para os possíveis [corajosos] participantes. O objetivo da iniciativa era recrutar candidatos para o alistamento nas Forças Armadas da Suécia.

A agência pensou fora da caixa e construiu, literalmente, uma caixa gigante onde o participante - para provar sua coragem e fé no próximo - se auto-aprisionava na esperança de que outra pessoa viesse lhe ajudar, oferecendo em troca a própria liberdade.

Era possível acompanhar a clausura [momentos de angustiante solidão] por um outdoor bem no centro de Estocolmo, onde aconteceu a ação, e também pelas redes sociais. O painel tinha como título um provocativo Who cares? [Quem se importa?].

Você abriria mão de sua liberdade para ajudar um desconhecido? Veja o videocase da ação:



Pasme. O resultado foi totalmente surpreendente.

Afinal, não foi um simples like, retuíte ou qualquer outro gesto virtual que levou a caixa a ter alta rotatividade de participantes, mas o sacrifício de se doar por um estranho sem saber se receberia a mesma consideração.

Inspirador.

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A creative life


O que nos conecta | Facebook atinge 1 bilhão de pessoas


Cadeiras, campainhas, pontes, aviões... o que tudo isso tem a ver com o Facebook? Aliás, se você está na rede social que disputa com o Google a dominação do mundo, definitivamente não está sozinho - o ~Face~ comemora o bilionésimo usuário ativo com o lançamento do comercial The Things That Connect Us.


Conceitualmente, o filme começa bem ao usar tais objetos como metáfora para a conexão entre pessoas. Mas ao tentar comover pela emoção [o texto é impecável até os 44 do segundo tempo], perde a mão no tom, esbarrando no ufanismo e na pieguice.

Menos Mark Zuckerberg, menos.


Não acredite em minhas palavras. Aperte o play e tire as próprias conclusões ;)



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