- É o seguinte, o cara vai comprar refrigerante e recebe o desafio de correr até outro local em 70 segundos. Sem saber que uma série de obstáculos irão atrapalhá-lo, tornando a missão digna de James Bond...
Diretor de criação ou cliente responsável pela aprovação interrompe:
- Peraí, vc quer que o consumidor que está ali, tranquilo da vida, saia correndo, de repente, e que a marca ainda o atrapalhe a vencer o que ela mesma propôs?
O criativo tenta responder e, novamente, é interrompido...
- Se fosse eu, eu nunca sairia correndo como um louco... cara, esquece, trabalha mais a ideia!
Bom, isso não aconteceria se o responsável pela aprovação fosse a Coca-Cola. Ó só o vídeo aí de baixo:
A iniciativa é mais uma que explora as vending machines, dessa vez para
comemorar os 50 anos da franquia de filmes do agente secreto mais famoso do
cinema. O participante que vence o desafio ganha ingressos para a estreia do
novo 007– Operação Skyfall. Ação sumpimpa, não?
Mas voltando ao diálogo que deu início a este post...
Ideias criativas exigem mais que mentes criativas. É preciso que os responsáveis
pela aprovação – do Diretor de Criação ao cliente – estejam preparados para
receber propostas aparentemente inusitadas e, sim, apostar nelas.
Pra
ser sincero, nada mais desestimulante do que um NÃO [in]justificado pelo simples “Se
fosse eu, eu nunca faria...”.
Imagine a cena. Você tá num elevador e começa a ouvir barulhos estranhos. De repente, o piso desaba deixando o fosso à mostra... assustador, não?
Não é pesadelo, mas uma iniciativa da LG para promover os novos monitores com tecnologia IPS que apresenta imagens mais definidas.
Ousada essa LG, já pensou a merd@ que poderia dar se cardíacos ~caíssem~ na brincadeira? A criatividade venceu o medo - ponto para o poder argumentativo da SuperHeroes, agência de Amsterdam que criou a ação.
Se ainda não encontrou uma Coca com o seu nome, não fique triste. Chegou a vez de Astrogildos, Epitáfios e Bucetildes [lembra dela?] terem uma Coca-Cola para chamar de sua.
Depois de embalagens com os 150 nomes mais populares do país e das personalizações via Face, a campanha Descubra a sua Coca-Cola Zero [aqui] segue adiante.
A marca instalou quiosques itinerantes em shoppings centers de algumas cidades, onde é possível customizar em alguns minutos a sua Coca Zero, através de ultrabooks da Intel. Os quiosques estão próximos aos cinemas da rede Cinemark.
A iniciativa, em parceria com a Intel, também tem por objetivo promover o Ultrabook Experience, novo conceito em notebook desenvolvido pela marca de processadores.
Confira o serviço:
19 a 21 de Outubro [Perdeu, playboy!]
SÃO PAULO: Shopping Aricanduva
GOIÂNIA: Goiânia Shopping
26 a 28 de Outubro
CURITIBA: Shopping Mueller
SOROCABA: Shopping Esplanada
02 a 04 de Novembro
PORTO ALEGRE: Barra Shopping Sul
RIO DE JANEIRO: Shopping Downtown
05 a 07 de Novembro
CAMPINAS: Iguatemi
BELO HORIZONTE: BH Shopping
Sexta: 14 às 22h
Sábado: 15 às 23h
Domingo: 14 às 22h
Vida noturna, sensualidade, atrevimento... a marca Greyhound e seu universo criativo encontram a sonoridade perfeita, celebrados pelo filme Greyhound.
O trio de DJs do Swedish House Mafia é responsável pela trilha e protagoniza o comercial. Steve Angello, Axwell e Sebastian Ingrosso têm como coadjuvantes cães da raça galgo totalmente criados em 3D. A animação é iradaaa, os animais disputam uma corrida tendo por cenário o deserto de Salt Flats, na Califórnia.
Greyhound estreia hoje e faz parte da campanha global Inspiring Creations. Acesse o hotsite da Absolut aqui.
Criação genial do artista 3D Raoni Nery [ex-Seagulls Fly]. Muito bacana ver o talento brazuca reconhecido e admirado em todo o mundo. Clique aqui e veja a matéria original.
Avestruz, submarino nuclear e até poesia. Cada pessoa tem o que merece na lista de compras de um garotinho.
Com estreia para hoje, Lista Maluca apresenta a nova assinatura d'O Boticário - A vida é linda - e convida as pessoas a começarem a pensar no que vão dar de presente de Natal.
Cinco gostosasmulheres fotografaram nuas para a revistaTrip. Num especial dedicado ao mundo da publicidade, elas falam sobre os respectivos trabalhos.
A reportagem da seção Trip Girl, maliciosamente intitulada "garotaspropaganda", traz Priscila Navarro, 22, recepcionista da agência Taterka; Sabrina Monteiro, 29, executiva de contas de um grande jornal [qual?]; Débora Finamor, 24, recepcionista da Y&R; Patrícia Aloi Moreira, 28, profissional de atendimento da Ogilvy; e Patrícia Braga, 35, gerente de marketing de uma grande empresa de cosméticos.
Da esq. para dir.: Patrícia Braga, Débora Finamor, Patrícia Aloi Moreira, Sabrina
Monteiro e Priscila Navarro
Priscila Navarro e Sabrina Monteiro como vieram ao mundo.
Para ver mais sobre mulheres, peladas inclusive, clique aqui.
O termo ganhou força nos últimos tempos. Compartilhar, espalhar, promover... tudo isso ficou muitooo mais fácil com o advento do Facebook e companhia. É, digamos, uma modalidade nova de fazer algo em prol de uma causa. Só dar um clique e pronto. Você já se sente bem por ter contribuído. Mas será que ajudou mesmo ou teve APENAS uma falsa impressão?
Claro, compartilhar nas redes sociais é um modo de manisfestar sua opinião a favor das causas que acredita - veja o exemplo do #VetaTudoDilma, quando a sociedade brasileira pode mostrar o quão descontente estava com a proposta do Código Florestal apresentada pelo Congresso - o problema é compartilhar por modismo, por desencargo de consciência ou, pior, porque pega bem passar a ideia de que é uma pessoa antenada.
Koni 2012 é exemplo recente de que sua boa intenção pode bater à porta de ações minimamente questionáveis. Fique atento.
O Ativismo de Sofá tem vez e voz num mundo cada vez mais presente nas redes sociais. Só não se limite a ele. Levante-se daí e faça acontecer de verdade, nesse mundão nosso de cada dia.
Ainda hoje, motoristas e passageiros morrem em acidentes de trânsito porque não usaram o cinto de segurança. O emprego do equipamento reduz pela metade o risco de morte ou ferimentos graves em um acidente.
Quanto mais tarde da noite, menor a probabilidade de um motorista apertar o cinto. Esse fato preocupante vem de uma pesquisa da Quebec Automobile Insurance Corporation, que diz que, enquanto 96% dos ocupantes de veículos em Quebec, Canadá, usam cinto de segurança, essa estatística cai para 91,4% entre 2h e 3h30.
Para ampliar a sensibilização a respeito da condução segura e utilização do cinto de segurança, uma campanha de utilidade pública da agência Lg2 para o órgão canadense de segurança no trânsito Societe de l’assurance automobile [SAAQ] espalhou cartazes em bares e restaurantes de Quebec, de 27 de agosto a 23 de setembro de 2012..
Os prints trazem um conceito visual poderoso de forma simples e direta. Nota 10 para a Direção de Arte. A imagem acompanha o slogan "Buckle up. Stay alive", em tradução livre, "Prenda o cinto. Siga com sua vida".
Confira os outros pôsteres:
A campanha incluí ainda anúncio para rádio e web banner.
Ele, deficiente e solitário. Ela, gostosa bondosa e linda. O resultado: um filme que tira sarro de clichês do cinema para lançar a nova cerveja Andes, hehe. Pra animar esse feriadão de frio e chuva.
A Singular Man conquistou Prata como Melhor Filme de agosto na seleção do Ads. Criação da Del Campo Saatchi & Saatchi [Argentina].
Há mais mistérios entre a criação e o planejamento do que sonha nossa vã filosofia. Depois de tirar proveito do personagem Tufão para vender seu plano de internet, a Vivo retirou o filme do YouTube em menos de 24h [veja aqui].
Parecia uma sacada ~esperta~. Parecia! Pois, o buraco é mais embaixo do que se imagina. O vídeo foi criado pela VML em parceria com a Y&R, sem autorização da Globo. A ~toda-poderosa~ não ganhou um centavo dos direitos de imagem a que faz jus e, claro, está put@ da vida.
A emissora divulgou um comunicado hoje sobre o episódio: "A Globo notificou a Vivo e as agências VML e Y&R exigindo o cancelamento da campanha que se apropriou, sem sua concordância, da imagem do personagem “Tufão” e do universo da novela “Avenida Brasil” . Consideramos que foi praticada uma das formas mais baixas de publicidade, conhecida com “marketing de emboscada”. Além de aética, a Globo considera que essa ação é ilegal porque desrespeita deliberadamente os direitos autorais da obra e do personagem e os demais envolvidos na criação e produção da novela. O ator Murilo Benício informou que gravou com a informação que a campanha seria negociada com a emissora e quando viu no ar sem autorização também pediu que fosse tirada do ar. A Globo considera esse episódio gravíssimo e, além das notificações e de ir ao Conar, estuda uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos."
Para saber mais detalhes sobre a novela o caso, clique aqui.
Impossível
ficar indiferente à repercussão de Avenida Brasil, mesmo pra
quem não assiste à trama. A novela bomba, seja na hora do cafezinho, nas
conversas de bar ou nas redes sociais.
Marcas
espertas trataram de pegar carona na esteira deste sucesso. Primeiro foi o
Extra com [sem] o pendrive da Nina [hehe], agora a Vivo faz um anúncio de oportunidade
pra TV usando o personagem de Murilo Benício: Tufão. Logo ele, que de vivo não
tinha nada [desculpe o trocadalho haha]. O corno último a saber, quem diria,
vai ganhar uma grana com os chifres, hehe.
A criação da VML Brasil tem por objetivo promover o plano Vivo Sempre Internet. “Enquanto o pessoal tava lá
por dentro, eu ficava fazendo cara de bobo. Mas agora não tem mais essa, não...
To na internet, todo dia, toda hora”. Veja a seguir:
Explico. Ao acessar o YouTube para finalizar este post, apareceu a mensagem "Este vídeo é privado. Desculpe" [aqui]. Como assim?!?? Pois é, a operadora tirou o filme do ar e postou na sua fan page a seguinte mensagem:
Veja o segundo filme:
Isso ta me cheirando a estratégia pra bombar o buzz em torno da ação. Duvido nada de que daqui a pouco virá outra mensagem, dessa vez com os dizeres "Atendendo aos pedidos de milhares de pessoas, disponibilizamos o vídeo novamente" ou algo parecido.
Danada, bancando a espertinha, né Vivo!
Vou ali trocar uma ideia com o [santo] Google e já volto... Pronto, consegui o primeiro filme, tae [não sei por quanto tempo, haha]
Imagens inspiradoras ao som de Without You convidam geral a apagar as luzes no dia 23 de março do próximo ano. A escolha não poderia ser mais apropriada, a música cai como uma luva para o evento que vai rolar num sábado, das 20h30 às 21h30.
A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF para sinalizar ao mundo, especialmente aos governantes, sobre a necessidade de agir contra o aquecimento global. A campanha começou em 2007, em Sidney, na Austrália e se espalhou pelo globo. A edição 2012 foi prestigiada por 7 mil cidades em 152 países. No Brasil, foram 133 cidades, incluindo todas as capitais.
O video traz imagens da celebração do ano passado e apresenta o novo slogan: I will if you will. Curte aí:
Veja também o clipe de Without You - com imagens gravadas no Brasil - do DJ e produtor David Guetta. É irado, é 10!
O excelente clipe de Something That I Used To Know, do Gotye, surpreendeu pelo fantástico efeito sonoro criado a partir de uma ideia incrivelmente simples. Tanto que virou febre lá fora e rendeu memes e releituras de toda sorte.
Pois lançaram uma paródia com o tema Star Wars. Está aí:
Essa outra é repleta de memes e, também, hiláriaaaa:
Em tempos de curtis, compartilhamentos e retuítes é importante refletir: você vai além do clique para ajudar realmente quem precisa ou isto é suficiente para lhe proporcionar a sensação de que fez a boa ação do dia?
Divulgar ideias e compartilhar opiniões têm seu valor. Claro! Porém, limitar-se ao Ativismo de Sofá [lembra-se de Koni 2012?] não é a forma mais adequada para fazer deste planetinha um lugar melhor pra se viver. Definitivamente.
Quem levanta esse questionamento? A Publicidade. Ora, ora, ora, logo ela, julgada como vendida ao diabo sistema.
A DDBStockholm desenvolveu uma ação de risco real para os possíveis [corajosos] participantes. O objetivo da iniciativa era recrutar candidatos para o alistamento nas Forças Armadas da Suécia.
A agência pensou fora da caixa e construiu, literalmente, uma caixa gigante onde o participante - para provar sua coragem e fé no próximo - se auto-aprisionava na esperança de que outra pessoa viesse lhe ajudar, oferecendo em troca a própria liberdade.
Era possível acompanhar a clausura [momentos de angustiante solidão] por um outdoor bem no centro de Estocolmo, onde aconteceu a ação, e também pelas redes sociais. O painel tinha como título um provocativo Who cares? [Quem se importa?].
Você abriria mão de sua liberdade para ajudar um desconhecido? Veja o videocase da ação:
Pasme. O resultado foi totalmente surpreendente.
Afinal, não foi um simples like, retuíte ou qualquer outro gesto virtual que levou a caixa a ter alta rotatividade de participantes, mas o sacrifício de se doar por um estranho sem saber se receberia a mesma consideração.
Cadeiras, campainhas, pontes, aviões... o que tudo isso tem a ver com o Facebook? Aliás, se você está na rede social que disputa com o Google a dominação do mundo, definitivamente não está sozinho - o ~Face~ comemora o bilionésimo usuário ativo com o lançamento do comercial The Things That Connect Us.
Conceitualmente, o filme começa bem ao usar tais objetos como metáfora para a conexão entre pessoas. Mas ao tentar comover pela emoção [o texto é impecável até os 44 do segundo tempo], perde a mão no tom, esbarrando no ufanismo e na pieguice.