Metrô Rio é acusado de racismo em painel


O Metrô carioca instalou um painel para promover a linha 4, destacando sua capacidade de ligar o Rio de Janeiro de "ponta a ponta". Na imagem, há dois casais, um de cada "lado" da cidade.

Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom, não fosse um casal branco à direita e um casal negro à esquerda. O painel acaba passando a mensagem de que há dois Rios, o dos brancos e ricos e o dos negros e pobres.




Porra, Metrô! Errou feio, errou rude.

Mesmo que do lado do casal negro houvesse um Sol e o Pão de Açúcar e do lado do casal branco, a Apoteose e o Cristo, ícones que não remetem a nenhuma característica social, a peça corrobora e legitima as desigualdades, contribuindo para que elas sejam naturalizadas.

Não acredito que tenha sido intencional, mas o erro está feito.

O painel gerou críticas nas redes sociais.


Em tempos de pós-verdade quando o que importa é a própria opinião, descolada de qualquer embasamento, haverá sempre quem diga o oposto.

Antes de a turma do "Deixa disso" afirmar não ter visto nada demais e acusar quem protesta de mimimi, é importante ressaltar que em uma campanha de comunicação todos os elementos, verbais ou não, são produtores de significados - um campo de estudo conhecido como semiótica.




Cabe aos responsáveis cuidar para que o objetivo inicial da comunicação seja cumprido sem que haja ruídos na transmissão da mensagem. Precavendo-se de crises que possam afetar a reputação da empresa ou sabendo lidar com elas, caso ocorram.


Filho feio não tem pai

O MetrôRio recusou-se a divulgar o nome da empresa responsável pela criação do painel. Há boatos, entretanto, de que a peça foi desenvolvida pela sua própria equipe de comunicação. A empresa está sem agência de publicidade há mais de um ano, após desfazer a parceria com a Havas [atual Z+].

Com a repercussão, o MetrôRio retirou a peça do local e por nota declarou que "é totalmente contrário à qualquer forma de discriminação e sempre primou pela valorização à diversidade em suas campanhas de comunicação. Em relação à peça publicitária 'Ligando o Rio de ponta a ponta', a concessionária lamenta que tenha gerado uma interpretação oposta às nossas convicções e informa que vai retirá-la da estação, em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas".

Confira outras reações:







Veja também:

Sobre o Santander e o cancelamento da exposição 'Queermuseu': Intolerância e vacilação – quando a marca não sabe o que quer
Mulheres ironizam campanha com nomes | #homensrisque Fail
Cú nublado: Extra publica palavrão e pedido de desculpas faz sucesso na internet
Friboi usa picanha vencida em comercial e fail vira piada nas redes sociais
Operação Carne Fraca: entenda a treta e confira os melhores memes e reações
Sabe de nada, inocente | Bom Negócio fail, Joanna e seu marido 
Você não me avisou, amor | Fail de jornalistas da Globo News viraliza e cria novo meme
#FAIL Estadão
Foto oficial de Temer com photoshop disaster vira piada
Pornô no outdoor: telão de shopping exibe busca pornográfica e fail bomba na internet