Game of Thrones rende 2,3 bilhões de dólares em publicidade a Starbucks. Copo de café nem era da marca


Depois de Daenerys celebrar a vitória da Batalha de Winterfell com "cafézinho", a Starbucks é quem tem motivos pra comemorar. Sem gastar um centavo, a gigante norte-americana faturou 2,3 bilhões de trumps em mídia espontânea, graças à falha feat mico da HBO.

Vem comigo que no caminho te explico.


Um copo de café da Starbucks parecido ao da Starbucks vem chacoalhando a internet. O infame copinho foi flagrado em cena na história medieval de GoT - sobre uma mesa onde a Mãe dos Dragões celebrava a vitória junto a outros guerreiros e cavaleiros.

A internet não deixou o erro de produção passar em branco e tacale memes e menções nas timelines. O micão chegou a entrar para os trending topics do Twitter.


Muita gente boa, elegante e sincera chegou a pensar que o tal "esquecimento" fosse disfarce para uma ação de product placement - estratégia de marketing que insere um produto de forma sútil em uma atração. Mas não foi o caso.

A HBO assumiu o erro e até já corrigiu a cena, removendo digitalmente o copo do cenário medieval. No final das contas, é bom lembrar, o copo nem era da Starbucks e sim do serviço de alimentação da TV por assinatura.


Sem desembolsar uma doleta, a Starbucks se deu bem com o buzz gerado nas redes sociais. O valor aproximado envolvendo toda a repercussão, incluindo toró de memes, pedidos de desculpas e correções, é de US$ 2,3 bilhões. O cálculo é da consultoria de marketing Hollywood Branded, do EUA.

E pensar que tudo foi por conta de um infame copinho.


Para chegar a tal soma, a consultoria considerou o valor hipotético que a Starbucks teria de pagar para anunciar em um programa com a audiência ostentação de GoT, série de maior sucesso da HBO. Considerou também as mais de 10,6 mil menções à rede de cafeterias relacionadas à série em todo o mundo, na web, no rádio e na TV, contabilizadas pela agência PR Critical Mention.

"Esta é uma colisão de oportunidade única para a Starbucks", garante Stacy Jones, CEO da Hollywood Branded à CNBC. Para ela, o levantamento realizado pela consultoria é apenas "a ponta do iceberg" do tanto de visibilidade que a série rendeu à marca de cafeteria.


Para se ter uma ideia, em uma medição realizada pela plataforma de monitoramento de redes sociais Talkwalker, considerando as timelines e blogs, o número de vezes que as duas marcas aparecem chega a 193 mil.

Embora surpreendente, números assim são esperados considerando-se a gigantesca popularidade atual da série. Vale dizer que a oitava e última temporada estreou dia 14 de abril e vem atraindo, uma audiência de mais de dez milhões na reta final da trama, superando a média global de todas as séries de TV lançadas nos últimos anos, de acordo com a Parrot Analytics, empresa de análise de mídia televisiva, em parceria com o Guinness World Records. Segundo especialistas, um eventual product placement em GoT atingiria um valor da casa do seis dígitos. Wow!

GoT é nome de peso, sem dúvida, mas o retorno em mídia gratuita em nível estratosférico só foi possível graças ao poder da marca Starbucks. Bastou um copo, que nem dela era, pra chamar atenção em meio a um mundo mágico e medieval.

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