"Um pequeno passo para o homem e um grande salto para a humanidade". Hoje está completando 50 anos que o astronauta Neil Armstrong disse a frase que ficaria célebre ao se tornar o primeiro ser humano a pisar na Lua naquele 20 de julho de 1969.
A data me fez lembrar dos tempos de infância. Quando moleque, passava férias escolares na fazenda do meu tio, bem no alto da Serra da Mantiqueira.Tio Simeão, um senhor rústico, muito inteligente, mesmo sem ter tido oportunidade de ir à escola - legítimo representante do que chamamos "caipira".
Adorava ouvir seus "causos" de assombrações que ele contava à noite, perto do fogão à lenha. Dava um medo! E também histórias incríveis que lhe foram passadas pelo seu pai que ouviu do seu avô e assim por diante, de geração em geração.
Admirava sua sagacidade, menos quando tio Simeão dizia não acreditar no fato de que o homem foi à Lua. "Apareceu na televisão, mas a televisão conta tanta mentira, por que essa não seria mais uma?", questionava, rindo do espanto que provocava nos presentes. Em minha ingenuidade de criança da cidade pensava: "que bobo!".
Hoje, em tempos de pós-verdade e fake news, a incredulidade do tio Simeão faz todo sentido. Estados Unidos e União Soviética disputavam naquele momento histórico a posição de maior potência mundial. Em plena guerra fria, o país que primeiro chegasse à Lua teria enorme vantagem sobre o opositor. Ou seja, por em xeque a conquista da Apollo 11 não é, assim, algo absurdo.
Bom, fato é que muita gente boa duvida da façanha dos norte-americanos. Tanto que a Shutterstock, que tem certeza que o feito de fato aconteceu, lançou um comercial aproveitando o gancho da dúvida para o aniversário de 50 anos do primeiro homem na Lua.
O filme é parte da campanha "It’s not stock, it’s Shutterstock". Chamado "Moon Landing 'Exposed'", Pouso na Lua 'desmascarado', em livre tradução, mostra que o acervo de imagens e vídeos da empresa pode ajudar a criar histórias "de outro mundo".
Tio Simeão na sua terrinha lá no alto da serra ainda não assistiu ao vídeo, mas certeza que ele iria adorar.
Veja também:
Primeira foto de buraco negro é divulgada. Imagem inédita repercute e vira meme. Marcas aproveitam
Lego vai lançar linha 'Mulheres da Nasa' inspirada no filme 'Estrelas Além do Tempo'
Around the World in 80 Clips | Shutterstock
Sabe de nada, inocente | Bom Negócio fail, Joanna e seu marido
Atenção blogs e companhia, 35 milhões de imagens do Getty Images grátis para produção de conteúdo
85 segundos para contar uma história de amor | Getty Images
Do amor ao bingo